fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Governador Gladson Cameli apresenta plano Convívio sem Covid nesta segunda-feira

Publicado

em

Governador Gladson Cameli – Foto: Odair Leal/Secom

Depois de fazer uma visita técnica no Hospital de Campanha do Juruá na manhã deste domingo (21) e garantir a inauguração com a presença do ministro da saúde Eduardo Pazuello, o governador do Acre, Gladson Cameli apresenta o plano de flexibilização na tarde desta segunda-feira (22) na Casa Civil.

De acordo com a estatal de comunicação o plano é um conjunto de diretrizes voltadas ao controle, estabilização e redução da curva da doença, foi embasado cientificamente.

A medida foi elaborada pelas secretarias da Casa Civil, de Planejamento e Gestão (Seplag), de Saúde (Sesacre), da Fazenda (Sefaz), de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), de Empreendedorismo e Turismo (Seet), Comunicação (Secom); Indústria, Comércio e Tecnologia (Seict); Procuradoria-Geral do Estado (PGE-AC); e contou ainda com importante colaboração de outras instituições públicas e da iniciativa privada, por meio de suas entidades representativas.

O governador apresenta o projeto Convívio sem Covid no momento em que o estado tem 300 mortes. Ainda de acordo informações da Secretaria de Estado de Saúde, subiu de 11.263 para 11.381 o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no estado, neste domingo, 21. O aumento foi de 118 novos casos nas últimas 24 horas.

Com relação à capacidade de internação, uma das regras principais do projeto de flexibilização, o Acre tem apenas um leito vago de UTI. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, essa porcentagem muda a cada 24 horas com o fluxo de entrada e saída de pacientes.

Com a inauguração do Hospital de Campanha em Cruzeiro do Sul, prevista para acontecer essa semana, será dobrada na região a capacidade de internação saindo dos atuais 100 leitos para 190 leitos, serão entregues ainda 20 leitos semi-intensivos e 10 novos leitos de UTI.

A adesão ao “novo normal” divide opiniões de setores e até de especialistas. Cameli não quer nem ouvir falar na chamada flexibilização, prefere tratar o tema como Convívio sem Covid, que é uma ação compartilhada de responsabilidades entre o Estado, Municípios e órgãos ligados à Justiça.

A expectativa em torno do que será apresentado nesta segunda-feira é grande. A pressão também. Empresários do setor alimentício usam as redes sociais para amostrar medidas sanitárias adotadas que aguardam apenas o decreto governamental.

A apresentação do plano está prevista para acontecer na tarde desta segunda-feira na Casa Civil.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura de Brasiléia realiza I Rock na Fronteira com sucesso de público

Publicado

em

Evento idealizado pelo prefeito Carlinhos do Pelado promove cultura do rock e deve integrar o calendário cultural do município.

A Prefeitura de Brasiléia, por meio das secretarias de Cultura, Gabinete e Comunicação, realizou neste sábado (15) o I Rock na Fronteira, um evento que reuniu centenas de amantes do rock na cidade. O projeto foi idealizado pelo prefeito Carlinhos do Pelado, inspirado por sua participação no Moto Rock de 2024.

O prefeito chegou ao evento pilotando uma motocicleta – simbolicamente, sendo recebido com aplausos e entusiasmo pelo público presente. O Rock na Fronteira tem como objetivo incentivar e valorizar o gênero musical que surgiu nos Estados Unidos na década de 1950 e conquistou fãs em todo o mundo, incluindo o Brasil.

O evento contou com o apoio de diversas secretarias municipais e atraiu centenas de pessoas, que prestigiaram as apresentações e celebraram a cultura do rock. O prefeito Carlinhos do Pelado já anunciou que o Rock na Fronteira deve se tornar parte do calendário cultural oficial de Brasiléia, consolidando-se como um importante evento para a região.

A iniciativa foi elogiada por moradores e visitantes, que destacaram a importância de promover atividades culturais que unam a comunidade e valorizem diferentes expressões artísticas. O sucesso do I Rock na Fronteira reforça o compromisso da administração municipal em fomentar a cultura e o entretenimento no município.

Comentários

Continue lendo

Flash

Justiça decreta prisão preventiva de Geilson Barbosa, acusado de estuprar adolescente de 15 anos em Rio Branco

Publicado

em

Suspeito foi espancado por populares após o crime e só não foi linchado graças à intervenção da Polícia Militar; caso ocorreu próximo a bar no Conjunto Novo Horizonte.

A Justiça do Acre decretou a prisão preventiva de Geilson da Silva Barbosa, de 26 anos, acusado de estuprar uma adolescente de 15 anos na madrugada deste sábado (15), próximo a um bar no Conjunto Novo Horizonte, em Rio Branco. A decisão foi tomada pelo Juiz Estadual da Vara das Garantias durante audiência de custódia realizada no Fórum Criminal da capital.

Segundo as investigações, a vítima estava no local acompanhada do namorado, também de 15 anos, quando se afastou para fazer necessidades fisiológicas em um terreno baldio. Foi nesse momento que Geilson Barbosa a atacou. A adolescente conseguiu escapar e pedir ajuda, enquanto o suspeito tentou fugir, mas foi interceptado por populares.

Indignados com o crime, os presentes agrediram Geilson com socos, chutes e pedaços de madeira, deixando-o desacordado. A intervenção da Polícia Militar impediu que o suspeito fosse linchado. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado ao pronto-socorro da capital. Após receber atendimento médico, Geilson foi levado à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), onde foi preso em flagrante.

O caso chocou a comunidade local e reforça a necessidade de medidas de segurança e conscientização para proteger menores de idade em ambientes de risco. A polícia segue investigando o crime e a possível participação de outras pessoas. Geilson Barbosa permanecerá preso enquanto aguarda julgamento.

Comentários

Continue lendo

Flash

Adolescente de 15 anos é estuprada e agredida em terreno baldio atrás de bar no bairro Vila Nova

Publicado

em

Suspeito, Geilson da Silva Barbosa, foi linchado por populares e preso pela PM; caso é investigado pela DEAM com suspeita de envolvimento do namorado da vítima.

Uma adolescente de 15 anos foi vítima de agressão física e estupro na madrugada deste sábado (15), em um terreno baldio localizado atrás do Liras Bar, na Avenida Antônio da Rocha Viana, no bairro Vila Nova, em Rio Branco. O crime ocorreu enquanto a jovem participava de uma bebedeira no local, acompanhada de seu namorado, E.P., também de 15 anos.

Segundo relatos, a adolescente saiu do bar para fazer suas necessidades fisiológicas no terreno baldio quando foi seguida por Geilson da Silva Barbosa, de 26 anos, que a atacou. Os gritos de socorro da vítima foram ouvidos por uma pessoa que passava pela Rua Copaíba, que alertou os frequentadores do bar. Populares foram até o local e encontraram a jovem nua, sendo violentada e agredida pelo suspeito.

Indignados, os presentes agrediram Geilson com ripas, pedras e tijolos, causando-lhe ferimentos na cabeça, rosto, braços e pernas. A vítima também apresentava hematomas e inchaços pelo corpo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e encaminhou ambos ao pronto-socorro da capital.

Geilson recebeu alta médica horas depois e foi levado à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), onde responderá por estupro e agressão, com agravante de a vítima ser menor de idade. Já a adolescente foi acolhida pela equipe médica e está sob cuidados.

Uma cena gravada pelo circuito de segurança do bar chamou a atenção das autoridades. Nas imagens, o namorado da vítima, E.P., aparece conversando com Geilson e outros dois homens momentos antes do crime. Em um dos momentos, um dos homens parece entregar dinheiro ao adolescente, que, em seguida, começa a empurrar a vítima. O fato levanta suspeitas sobre o possível envolvimento do namorado no crime, que está sendo investigado pela DEAM.

A polícia segue apurando os detalhes do crime e a possível participação de outras pessoas.

Comentários

Continue lendo