fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Governador do Acre recebe André Hassem e firma parceria para Epitaciolândia

Publicado

em

Prefeito também se reuniu com o deputado federal do Acre pelo PT, Sibá Machado

Alexandre Lima, de Rio Branco

Governador Tião Viana recebeu André Hassem e seu secretário de saúde James andrade, em seu gabinete - Fotos: Alexandre Lima

Governador Tião Viana recebeu André Hassem e o secretário de saúde James andrade, em seu gabinete – Fotos: Alexandre Lima

O prefeito da cidade de Epitaciolândia, André Hassem, esteve na capital do Acre, Rio Branco, para cumprir uma extensa agenda para tratar de assuntos relacionados ao Município e também, no que diz respeito aos brasileiros que estão passando por um momento difícil após uma rebelião no presídio de Villa Bush.

O assunto foi passado à deputados da Assembleia Legislativa do Acre, precisamente na Comissão de Direitos Humanos, onde alertou o caso que poderá resultar em manifestaçõess popular e até mesmo, o fechamento das pontes que ligam o Brasil, através do Acre, ao país vizinho da Bolívia.

Em entrevista com Woshington Aquino, ao vivo no programa Gente em Debate e Rede Aldeia de televisão ao vivo - Foto: Alexandre Lima

Em entrevista com Woshington Aquino, ao vivo no programa Gente em Debate e Rede Aldeia de televisão – Foto: Alexandre Lima

André Hassem passou por uma extensa agenda junto à imprensa televisiva, eletrônica, impressa e de rádio da Capital, onde foi abordado o tema. “Não quero que pensem que estou aqui somente como político, mas sim, como humano que viu uma situação sub-humana onde tem pessoas sofrendo, independentemente do que fizeram”, disse.

“Nós precisamos que todas às autoridades do Acre e do Brasil, achem alguma solução para esse problema urgente. Minha vinda até aqui, foi para alertar todos sobre o caso e acredito que estamos fazendo nossa parte lá na fronteira”. Finalizou André Hassem.

André Hassem (e), ficou feliz em saber das boas notícias sobre investimentos queirão ser anunciados pelo governador Tião Viana (d), dia 26, em Epitaciolândia - Foto: Alexandre Lima

André Hassem (e), ficou feliz em saber das boas notícias sobre investimentos que irão ser anunciados pelo governador Tião Viana (d), dia 26, em Epitaciolândia – Foto: Alexandre Lima

No período da tarde, após seu retorno de Brasília e uma agenda apertada no Acre, o governador Tião Viana recebeu o Prefeito e seu secretário de saúde, James Andrade, em seu gabinete para uma reunião com seus assessores onde foram tratados assuntos de suma importância para o Município.

André Hassem foi convidado pelo governador, para que juntos em prol do Município, juntassem forças e consolidasse uma parceria que irá trazer benefícios em todas as áreas sociais, sem distinção partidária. Sendo esse, um dos destaques relevantes para uma parceria que trará importantes resultados.

Por parte do Governador, disse que estará cumprindo uma grande agenda na regional do Alto Acre, e quer dar continuidade aos trabalhos que estão em andamento além dos que irão ser investidos. Ficou feliz em saber que estará ajudando no quesito segurança.

Em rede estadual, André agradeceu ao governador pela futura instalação do 10º Batalhão da Polícia Militar que irá ser construído na entrada da cidade, juntamente com o anel viário que ligará os dois Municípios na fronteira, através da 3ª ponte. Somente nesse assunto, é importante destacar que serão três grandes investimentos.

Secretário de Saúde de Epitaciolândia, James Andrade (e), falou dos investimentos na saúde - Foto: Alexandre Lima

Secretário de Saúde de Epitaciolândia, James Andrade (e), falou dos investimentos no setor – Foto: Alexandre Lima

Além da continuidade do Ruas do Povo, Tião Viana falou da construção da maternidade. Assunto esse que alegrou saber que se juntará ao novo centro de saúde a ser inaugurado brevemente, onde irá oferecer uma gama de tratamentos e equipamentos médicos aos munícipes.

Nesse contexto, o secretario de Saúde, James Andrade aproveitou para pedir uma parceria importante, no que diz respeito a uma ambulância que possa atender àqueles que necessitem ser transferidos ao hospital em Brasiléia, ou para a Capital. Tião Viana pediu que fosse passado o assunto à Secretaria de Saúde para providencias.

Em coletica com a imprensa impressa e eletrônica, onde falou sobre os problemas dos brasileiros no lado boliviano - Foto: Alexandre Lima

Em coletiva com a imprensa na Aleac, onde falou sobre os problemas dos brasileiros no lado boliviano – Foto: Alexandre Lima

André Hassem também aproveitou o momento, para convidar o Governador e o secretário da Seaprof, Lourival Marques, para que juntos visitassem os trabalhos de ampliação da piscicultura, juntamente com o laboratório que está pronto para receber alevinos. Dessa forma, irá beneficiar o mercado de criadores e aumentar a renda e abastecimento para os países vizinhos da Bolívia e Peru.

No quesito esporte, o prefeito falou da necessidade de investimentos, como melhoramento das quadras esportivas convencionais e de grama sintética na cidade onde irá beneficiar centenas de jovens e adultos que estão carentes de atividades físicas.

Finalizando, pensando no desperdício do dinheiro público, André pediu parceria para que fosse construído de forma definitiva, as pontes em alvenaria nos Bairros José Hassem e Fontenele de Castro. Dessa forma, levaria muito mais segurança para os moradores.

Tião Viana ouviu atentamente os pedidos do prefeito André Hassem e disse em poucas palavras: “Fico feliz em saber que estamos consolidando uma parceira importante em prol de Epitaciolândia, estarei lá no dia 26. Juntos iremos anunciar essas boas novas”, finalizou o Governador.

Encontro com Sibá Machado poderá ajudar no desenvolvimento de Epitaciolândia

Deputado federal do PT pelo Acre, Sibá Machado (e), firmou parceria para ajudar Epitaciolândia - Foto: Alexandre Lima

Deputado federal do PT pelo Acre, Sibá Machado (e), firmando parceria para ajudar Epitaciolândia – Foto: Alexandre Lima

Finalizando o dia, André Hassem concluiu sua agenda nas Capital, numa visita onde aposta em resultados futuros. Desta vez foi com o deputado federal do Partido dos Trabalhadores (PT), Sibá Machado, que o recebeu em seu escritório.

O motivo da visita, acredita André, foi em fortalecer uma aliança que poderá bons frutos nos próximos anos. Com o apoio do Deputado, acredita que algumas emendas parlamentar irá beneficiar, e muito, os munícipes de Epitaciolândia.

A conversa aconteceu em meio à assuntos de desenvolvimentos na área de saúde, transporte, educação, saneamento básico e esporte, além de outros benefícios. Como bom entusiasta sabendo que poderá ajudar, Sibá ouviu atentamente os pedidos e garantiu que estará sempre a disposição do povo do Acre.

Mais uma vez, o mais novo prefeito da região do Alto Acre, saiu com uma promessa de parceria importante, que poderá chegar aos epitaciolandenses como melhorias em vários segmentos. “Esses encontros se pode dizer que é uma semente que foi plantada e com a certeza que trará dias melhores ao povo de Epitaciolândia”, finalizou André Hassem.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Vereadores de Epitaciolândia recebem presidente da Associação de Cafeicultores para discutir fortalecimento do setor

Publicado

em

William Muniz destaca potencial do café na região e crescimento da produção devido a preços favoráveis; parceria busca impulsionar desenvolvimento sustentável

A visita foi solicitada pelo vereador Miro Bispo, que busca aproximar os representantes do setor agrícola da Casa Legislativa para discutir o fortalecimento da cafeicultura em nosso município. Foto: cedida 

Na manhã desta quinta-feira (08), os vereadores de Epitaciolândia receberam a visita de William Muniz, presidente da Associação de Cafeicultores do Acre (ACA). O encontro, solicitado pelo vereador Miro Bispo, teve como objetivo aproximar os representantes do setor agrícola da Casa Legislativa e discutir estratégias para impulsionar a cafeicultura no município.

Durante a reunião, Muniz destacou o alto potencial do café na região, afirmando que a cultura se destaca pelo melhor custo-benefício entre as atividades agrícolas locais. Ele ressaltou ainda que o número de produtores tem crescido, impulsionado pela alta nos preços de mercado, o que tem elevado a produção e gerado lucros significativos para os agricultores.

Durante o encontro, William Muniz destacou o grande potencial do café na região, ressaltando que a cultura apresenta um dos melhores custos-benefícios entre as culturas agrícolas locais. Foto: cedida 

O presidente da Associação de Cafeicultores do Acre (ACA) agradeceu aos parlamentares pela receptividade e pelo interesse em apoiar o setor, reforçando a importância econômica do café para a região. A visita reforça o compromisso da Câmara em promover o desenvolvimento sustentável da agricultura, criando novas oportunidades para os cafeicultores de Epitaciolândia.

A expectativa é que a parceria entre o Legislativo e os produtores resulte em políticas públicas que fortaleçam a cadeia produtiva, garantindo mais renda e empregos para a população local.

Comentários

Continue lendo

Acre

Cultura das Cavalgadas prestes a sumir devido exigências severas no Acre: Gladson quer diálogo

Publicado

em

Por Wanglézio Braga

O que antes era símbolo de cultura, união e identidade do povo do campo, hoje caminha para a extinção no Acre. As tradicionais cavalgadas, que animavam cidades e comunidades rurais, estão sendo dizimadas por uma série de exigências burocráticas e altos custos impostos por órgãos de fiscalização, como o Idaf-AC, Polícia Militar e outros órgãos de controles.

No quesito financeiro, o participante precisa emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), somada aos exames (Anemia) obrigatórios que chegam a custar de R$ 250 a R$ 300 por cabeça, carteira de vacinação contra a influenza, além do frete dos animais, tem inviabilizado a presença de muitos produtores, pecuaristas e amantes da vida do campo.

Esses eventos não envolvem apenas vaqueiros montados e animais desfilando; eles representam uma rede econômica fundamental. A cavalgada movimenta setores como alimentação, vestuário, postos de combustíveis, selarias, oficinas, transportadoras e ambulantes. Cada cavalo que não vai à rua é uma bota que deixa de ser vendida, uma carroça que não é contratada, uma barraca que não abre. A ausência de incentivo e a crescente fiscalização têm afastado famílias inteiras desses encontros, resultando em ruas vazias e impacto direto na economia local.

Em Rio Branco, por exemplo, muitos organizadores de cavalgadas estão evitando fazer esses eventos por conta das máximas exigências. A exemplo da Expoacre, maior vitrine do agronegócio e comércio no estado, a transformação é visível. Antes, multidões tomavam conta das ruas em festas populares com cavalgadas que abriam oficialmente o evento e enchiam os olhos dos visitantes. Hoje, restam poucos carros com som automotivo e movimentação discreta, enquanto comerciantes amargam prejuízos e empreendedores perdem uma das melhores janelas de vendas do ano.

O esvaziamento da Expoacre é o retrato de um abandono silencioso das tradições que construíram a identidade rural do Acre. No meio de tudo isso, ninguém fala nada.

Governador na cavalgada em Epitaciolândia. Foto: Felipe Freire/Secom

GLADSON É QUESTIONADO

Fã de cavalgada, o governador Gladson Cameli (PP) foi provocado pela reportagem do Portal Acre Mais, durante o aniversário de Acrelândia, no final do mês passado, sobre a situação. Ele reconheceu o problema e prometeu reunir os órgãos de fiscalização para debater uma solução.

“Nós temos que criar oportunidades e deixar a população expor o que ela faz de melhor, que é aquecer a economia do Estado”, disse o governador, ao lado do prefeito Olavo Boiadeiro que promoveu uma linda festa.

Apesar da boa intenção, o setor produtivo cobra mais do que palavras: quer medidas concretas que desburocratizem e incentivem a retomada dessas manifestações culturais e econômicas. Já em Epitaciolândia, também participando de cavalgada, Gladson voltou a ser questionado por nossa reportagem que sinalizou que breve vai conversar com os responsáveis e procurar uma saída para o problema.

E O FUTURO?

Se o governo não agir rápido, a cavalgada deixará de ser apenas uma memória nostálgica para se tornar um símbolo perdido de resistência rural. Mais do que um desfile, essas festas representam um elo entre tradição, identidade e geração de renda. O Acre, estado com raízes profundas no campo, não pode se dar ao luxo de deixar suas expressões culturais e produtivas morrerem pela falta de visão e apoio. É hora de reavaliar prioridades e garantir que a cultura do campo volte a ocupar seu lugar nas ruas — com orgulho, e sem sufoco.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Assis Brasil inaugura Escola Recife no Ramal do Recife

Publicado

em

Em comemoração ao aniversário de Assis Brasil, a Prefeitura entregou nesta semana mais uma importante obra para a comunidade rural: a nova Escola Recife, localizada no Ramal do Recife. A entrega contou com a presença do prefeito Jerry Correia, da secretária municipal de Educação, Vanderleia, do vereador Jurandir, além de pais, alunos e moradores da região.

A nova escola representa um avanço significativo na educação do campo, oferecendo uma estrutura adequada para que crianças e adolescentes tenham acesso a um ensino de qualidade, perto de casa. A unidade conta com sala de aula equipadas, banheiros, área de convivência e foi construída respeitando as necessidades da comunidade local.

Durante a cerimônia, o prefeito Jerry Correia reforçou o compromisso de sua gestão com a melhoria da educação e o desenvolvimento das áreas rurais. Ele também destacou que essa entrega integra o plano de entregar uma obra por mês, como forma de garantir avanços contínuos em todas as áreas do município.

“A Escola Recife é mais um sonho realizado para as famílias do Ramal do Recife. Nosso compromisso é seguir trabalhando com responsabilidade, entregando uma obra por mês, transformando a vida do nosso povo”, declarou o prefeito.

A inauguração da Escola Recife reforça o compromisso da Prefeitura com a valorização da educação e a melhoria da qualidade de vida no campo, marcando mais um passo importante no desenvolvimento do município.

Comentários

Continue lendo