Flash
Gonzaga destaca participação de empresários acreanos em feira no Peru: ‘É fundamental ampliar o comércio’

O Acre esteve bem representado na feira de negócios Expo Amazônica, em Puerto Maldonado, Peru, que ocorreu entre os dias 19 a 22 deste mês. Empresários acreanos e representantes do governo do Acre e Legislativo estiveram presentes no evento que reúne empreendedores do Brasil, Peru, Bolívia e Argentina. A feira tem como objetivo promover novas oportunidades de negócios e consolidar parcerias comerciais entre os países vizinhos.
Graças aos esforços do presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga, que defende a integração comercial entre Acre e Peru, empresas acreanas estão se instalando em solo peruano e apresentando produtos do Acre para novos mercados.
Além do presidente da Aleac, estiveram presentes à feira, empresários acreanos e representantes das secretarias de Estado, como a de Agricultura, Ciência, Indústria, Tecnologia e Turismo.
A presença de autoridades acreanas também fortaleceu os laços comerciais entre o Brasil e o Peru. Representando o governador Gladson Cameli, o presidente Luiz Gonzaga elogiou a feira e destacou a importância de eventos como a Expo Amazônica para fortalecer o comércio bilateral.

“Estamos aqui com produtos de Cruzeiro do Sul, como o guaraná Cruzeiro, além de outros itens da nossa indústria. É fundamental ampliar esse comércio entre o Brasil e o Peru, e já estamos trabalhando para incluir a Bolívia nesse intercâmbio”, afirmou o deputado.
Gonzaga também anunciou que está sendo planejada uma feira internacional para o próximo ano, com a participação de Brasil, Peru e Bolívia, reforçando o compromisso de fortalecer as relações comerciais na região.
Entre os destaques da participação acreana, está a empresa representada pelo engenheiro Vinicios Félix, que apresentou um sistema inovador de aquecimento solar de água. O produto chamou a atenção por sua versatilidade e aplicações em diferentes setores, desde o uso doméstico até indústrias e hospitais.
“Esse sistema de aquecimento solar é normalmente associado a residências, mas ele tem diversas utilidades, como na limpeza e esterilização de equipamentos na indústria e no setor de saúde. Também pode ser utilizado em restaurantes, hotéis e até em tratamentos de fisioterapia”, explicou Vinicios.
O engenheiro detalhou o funcionamento do produto, que se baseia em um reservatório térmico capaz de armazenar água aquecida diretamente pelo sol, sem o uso de energia elétrica.
“Nosso sistema utiliza uma placa solar específica para a parte hidráulica. A água aquecida é armazenada e pode ser usada em diferentes processos, o que oferece uma grande liberdade energética, especialmente em locais onde o acesso à energia é limitado”, completou.
A tecnologia atraiu o interesse de cooperativas peruanas, especialmente produtores de café, que buscam soluções sustentáveis e eficientes para suas atividades.

“Já captamos alguns produtores que estão interessados em nossos projetos, e em breve iniciaremos a implementação no Peru, com produtos e equipes brasileiras.”
Outro empresário acreano que chamou a atenção foi Esmerino Ribeiro do Vale Neto, proprietário da Butinorte, empresa fundada em 2017 e que já tem forte presença no mercado de calçados. Durante a Expo Amazônica, Esmerino destacou a importância da parceria com a distribuidora Mercedes, que agora representa a Butinorte em todo o território peruano.
“Eu acredito muito no mercado peruano e essa parceria com a Mercedes é um marco para nossa expansão. A partir de Porto Maldonado, temos a oportunidade de crescer e explorar esse novo horizonte”, comentou o empresário, que se mostrou animado com as perspectivas de negócios no país vizinho.
Assurbanipal Mesquita, secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre, também esteve presente no evento e ressaltou a importância da participação acreana.
“Essa é a segunda vez que o Acre participa da Expo Amazônica, e estamos trazendo o que há de melhor na nossa produção. Temos produtos turísticos, confecções, bebidas como guaranás e energéticos, além de produtos alimentícios e calçados da Butinorte. A procura tem sido muito interessante, o que mostra que o mercado peruano é promissor para o Acre”, destacou o secretário, que elogiou o empenho dos empresários em apoiar a iniciativa.
A Expo Amazônica se consolidou como um espaço crucial para promover a integração econômica entre os países da América do Sul, e o Acre tem aproveitado essa oportunidade para ampliar sua presença no cenário internacional. Com produtos inovadores, parcerias estratégicas e a participação ativa de autoridades e empresários, o estado vem se destacando como um polo de inovação e negócios na região amazônica.
Comentários
Flash
Aleac encerra o ano com a tradicional entrega de títulos de cidadão acreano e mais de 90 moções de aplauso
A Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) realizou na manhã desta quinta-feira (18), uma sessão solene no auditório do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), destinada à entrega de mais de 50 Títulos de Cidadão Acreano e mais de 90 Moções de Aplauso a personalidades e instituições que se destacaram pelos relevantes serviços prestados ao Estado.
A solenidade reuniu deputados estaduais, autoridades civis e militares, representantes de instituições públicas e privadas, além de familiares e convidados dos homenageados. A entrega das honrarias é um ato tradicional do Parlamento acreano e tem como finalidade reconhecer cidadãos e entidades que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento social, econômico, institucional e humano do Acre.
Entre os Títulos de Cidadão Acreano que foram entregues durante a sessão, destacam-se os concedidos, por proposição da Mesa Diretora da Aleac, às senhoras Débora Ribeiro da Cunha e Miriam do Carmo Paiva e Silva, além do título destinado ao senhor Andryo Marrane Amaral.
Durante a cerimônia, o Parlamento também fez a entrega de mais de 90 Moções de Aplauso, homenageando cooperativas, forças de segurança, profissionais liberais, servidores públicos, lideranças políticas, empreendedores e instituições que atuam em áreas estratégicas como agricultura familiar, segurança pública, transporte, saúde, educação, justiça, cultura e esporte.
Entre as Moções de Aplauso entregues destaca-se a homenagem à Cooperativa de Produtores de Café do Vale do Juruá (Coopercafé), em reconhecimento ao papel fundamental que a instituição vem desempenhando no fortalecimento da cafeicultura no Acre. A cooperativa tem se destacado pelo incentivo à agricultura familiar, oferecendo suporte técnico, logístico e organizacional aos produtores, contribuindo diretamente para a geração de renda, o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da economia regional.
A sessão solene também homenageou a vice-governadora Mailza de Assis, com a entrega da honraria de Cidadã Benemérita, uma das mais importantes distinções concedidas pela Assembleia Legislativa do Estado do Acre. O reconhecimento é destinado a personalidades que se destacam pelos serviços prestados à sociedade acreana e pela contribuição relevante ao desenvolvimento social e institucional do Estado, simbolizando o reconhecimento do Parlamento à trajetória e ao compromisso da vice-governadora com as causas públicas e com a população do Acre.
Os deputados estaduais ressaltaram que a sessão solene representa um momento de reconhecimento e gratidão do Poder Legislativo àqueles que, com dedicação e compromisso, ajudam a fortalecer o Estado e melhorar a qualidade de vida da população acreana. Para eles, as homenagens reafirmam o papel da Aleac como instituição que valoriza o mérito, o serviço público e o trabalho coletivo em prol do bem comum.
“Essa é uma forma simples, mas muito sincera, de dizer obrigado a quem faz a diferença no Acre. Cada homenagem entregue aqui representa histórias de trabalho, de dedicação e de amor pelo nosso estado. A Assembleia faz questão de reconhecer essas pessoas e instituições que ajudam, todos os dias, a construir um Acre melhor”, enfatizou o presidente Nicolau Júnior.
A realização da solenidade reforça o compromisso do Parlamento com a aproximação institucional e a valorização dos espaços públicos, promovendo um momento de celebração, reconhecimento e respeito às trajetórias que contribuem para o desenvolvimento do Acre.
Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac
Fotos: Sérgio Vale e Ismael Medeiros
Para acessar todas as fotos do evento, clique no link abaixo:https://drive.google.com/file/d/1Akcy51-awJlrGLrIJ57C09seP7HBUAHn/view?usp=drive_link
Comentários
Flash
Prefeitura de Brasiléia realiza mutirão de cardiologia e ultrassonografias beneficiando centenas de pacientes

Nesta quarta-feira (17), a Prefeitura de Brasiléia, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou um importante mutirão de atendimentos em cardiologia e ultrassonografia, beneficiando centenas de pacientes previamente agendados pela Regulação do Município.
A iniciativa integra a estratégia da gestão municipal voltada à prevenção, à ampliação do acesso aos serviços especializados e à redução das filas de espera, evitando o agravamento de doenças.
Durante ação, foram ofertadas consultas cardiológicas e diversos tipos de exames de ultrassonografia, entre eles mama, endovaginal, abdômen total e tireoide, assegurando diagnóstico precoce, acompanhamento médico e mais qualidade de vida à população.
O prefeito Carlinhos do Pelado acompanhou de perto os atendimentos e destacou o compromisso da administração com o fortalecimento da saúde pública. “Nosso objetivo é cuidar das pessoas, garantir atendimento digno e reduzir o tempo de espera por consultas e exames especializados. Esse mutirão é resultado de planejamento e compromisso com a prevenção, que salva vidas e evita complicações futuras”, afirmou o prefeito.
O secretário municipal de Saúde, Francélio Barbosa, reforçou a importância da ação para a organização da rede de atendimento. “Todos os pacientes foram regulados e agendados previamente, o que garante eficiência, transparência e melhor aproveitamento dos serviços. Estamos trabalhando para diminuir as filas reprimidas e oferecer atendimento resolutivo, com foco na prevenção e no cuidado contínuo”, explicou.
A Prefeitura de Brasiléia informou ainda que segue investindo em ações estratégicas na área da saúde, ampliando o acesso da população a serviços especializados e fortalecendo a rede municipal de atendimento.
Comentários
Flash
Polícia Civil realiza operação na fronteira. Homem questiona uso de tornozeleira a magistrado e recebe voz de prisão
Operação em Brasiléia e Epitaciolândia prendeu ao menos quatro pessoas com pendências judiciais
A Polícia Civil dos municípios de Brasiléia e Epitaciolândia realizou, ao longo do dia desta quarta-feira (17), uma operação para cumprir mandados de prisão e de busca contra pessoas que estavam em débito com a Justiça. A ação resultou na prisão de pelo menos quatro indivíduos na região de fronteira.
Entre os casos que chamaram a atenção das autoridades está o de um homem que foi preso por determinação judicial após procurar um magistrado sua residência para “tirar satisfação” sobre a utilização de tornozeleira eletrônica.
Segundo apurado, o indivíduo era considerado foragido da Justiça de outro estado e acabou sendo detido em razão da ousadia e da situação irregular em que se encontrava.
Além desse caso, as demais prisões ocorreram por descumprimento de determinações judiciais, incluindo falta de pagamento de pensão alimentícia, descumprimento de medidas protetivas e violação do equipamento de monitoramento eletrônico.
Após as prisões, todos os detidos foram encaminhados para a realização de exames de corpo de delito e, em seguida, conduzidos ao presídio estadual na capital. Os presos permanecem à disposição da Justiça, que irá analisar individualmente a situação de cada um.




















Você precisa fazer login para comentar.