Conecte-se conosco

Acre

Goleiro acreano Weverton fecha com Palmeiras e é terceiro reforço para 2018

Publicado

em

 

Campeão olímpico com a Seleção Brasileira, Weverton foi revelado pelo Corinthians

O Palmeiras fechou com o seu terceiro reforço para 2018. O goleiro Weverton, de 29 anos, vai defender o clube alviverde na próxima temporada. O acerto foi informado nesta segunda-feira pelo repórter Raphael Thebas, da Rádio Jovem Pan.

A única dúvida que ainda existe é sobre quando Weverton deixará o Atlético-PR. Ele tem contrato até maio de 2018 e já sabe que, no mínimo, reforçará o Palmeiras a partir de então. O clube alviverde, no entanto, quer adiantar a chegada e trabalha para contar com o arqueiro a partir de janeiro. Para isso, pode até oferecer alguma compensação financeira ao Furacão, que não ganhará nada se perder o jogador apenas em maio.

Weverton tem 29 anos e foi campeão olímpico com a Seleção Brasileira em 2016/Foto: reprodução

Weverton desembarcará na Academia de Futebol para fazer sombra a Fernando Prass, que tem contrato até dezembro, mas deve renovar por mais uma temporada. Além dele, o Palmeiras conta com Jaílson (36 anos e voltando de lesão) e Vinícius Silvestre (23 anos) para a posição.

Campeão olímpico com a Seleção Brasileira, Weverton foi revelado pelo Corinthians e rodou por Oeste, América-RN, Botafogo-SP e Portuguesa antes de explodir no Atlético-PR, clube que defende desde 2012.

Ele é o terceiro reforço alviverde para 2018 – além do goleiro, o Verdão já acertou as contratações do zagueiro Emerson Santos (Botafogo) e do lateral-esquerdo Diogo Barbosa (Cruzeiro).

O lateral-direito Rafinha (Bayern de Munique) e o meia Lucas Lima (Santos) seguem na mira.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Bolívia proíbe celulares em escolas e anuncia calendário de matrículas para 2026

Publicado

em

Novos alunos se matriculam em 19 e 20 de janeiro; quem troca de escola tem prazo em 21 e 23 de janeiro. Portaria foi publicada pelo Ministério da Educação

As inscrições começam dia 19 de janeiro, ou seja, daqui a duas semanas, e há datas definidas dependendo se são alunos novos ou antigos que confirmam a continuidade no mesmo estabelecimento. Foto: captada 

O Ministério da Educação da Bolívia publicou a Resolução Ministerial 01-2026, que estabelece as datas para as matrículas escolares do ano letivo de 2026. As inscrições começam na próxima segunda-feira (19) e seguem até 23 de janeiro, com prazos diferenciados para alunos novos e para aqueles que mudam de unidade educacional.

De acordo com a portaria, os novos alunos do primeiro ou segundo ano de inicial, fundamental e secundário, em escolas fiscais, privadas ou conveniadas, devem se matricular nos dias 19 e 20 de janeiro. Já os estudantes que trocam de escola têm prazo nos dias 21 e 23 de janeiro. A ministra da Educação, Beatriz García, confirmou que o retorno às aulas em todo o país está marcado para 2 de fevereiro.

A medida organiza o fluxo de matrículas em nível nacional e busca garantir o acesso e a continuidade dos estudos no ano letivo que se inicia.

As medidas buscam reduzir distrações, cortar custos e redirecionar o foco para atividades pedagógicas no ano letivo de 2026. Foto: captada 

A grande novidade divulgada pelo Ministério da Educação da Bolívia foi a Resolução Ministerial 01/2026, que estabelece uma série de mudanças radicais no sistema escolar do país. Entre as principais medidas está a proibição total do uso de celulares por alunos e professores dentro das unidades educacionais, em todos os níveis, incentivando em seu lugar o uso de computadores para fins pedagógicos.

A normativa também proíbe a realização de cerimônias de formatura no nível inicial e primário, permitindo apenas atos de colação de grau para o sexto ano do ensino médio. Além disso, elimina a distribuição de livros didáticos, exigindo que os professores elaborem seus próprios materiais educativos com base no currículo oficial e em bibliografia externa.

As medidas começam a valer a partir do ano letivo de 2026, que terá início em 2 de fevereiro, conforme calendário já divulgado. A resolução busca redirecionar o foco para atividades pedagógicas e reduzir distrações e custos no ambiente escolar.

Bolívia proíbe uso de celulares em escolas e acaba com formaturas no ensino infantil e fundamental. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia da Bolívia prende boliviano armado com tesoura cirúrgica ameaçando pessoas em avenida movimentada de Cobija

Publicado

em

Suspeito ameaçava transeuntes e atacou patrulha com pedra; agentes usaram spray para imobilizá-lo

O suspeito, de nacionalidade boliviana, ameaçava transeuntes e chegou a atacar uma patrulha policial com uma pedra antes de ser imobilizado com spray químico e detido. Foto: captada 

Em uma ronda de rotina, policiais da Patrulha de Socorro e Cooperação Cidadã (P.A.C.) do Comando Departamental de Pando, na Bolívia, prenderam um homem de nacionalidade boliviana que ameaçava pessoas na movimentada Avenida Madre Nazaria, em Cobija, cidade fronteiriça com o Brasil. O indivíduo portava uma tesoura de uso cirúrgico e um afiador de faca.

Segundo a polícia, o suspeito ainda atacou a patrulha com uma pedra, o que levou os agentes a usarem spray químico para imobilizá-lo. Após a prisão, ele foi transferido para a Força Especial de Combate ao Crime (FELLC).

O caso foi registrado pela Patrulha de Socorro e Cooperação Cidadã (P.A.C.) e o detido foi encaminhado à força especial de combate ao crime local. Foto: captada 

O caso ocorreu em uma região comercial e turística de grande circulação, reforçando a preocupação com a segurança pública na área de fronteira.

O caso ocorreu em uma região comercial e turística de grande circulação, reforçando a preocupação com a segurança pública na área de fronteira. Foto: captada 

Veja vídeo com TVU Pando:

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre terá terça-feira de calor intenso e chuvas pontuais, aponta previsão do tempo

Publicado

em

Clima abafado predomina em todas as regiões do estado, com possibilidade de pancadas de chuva fortes em áreas isoladas

A previsão do tempo para esta terça-feira (6) indica a permanência do clima quente e abafado em todo o Acre, com ocorrência de chuvas pontuais ao longo do dia, que podem ser intensas em algumas regiões. As informações são do portal O Tempo Aqui.

De acordo com o boletim meteorológico, o padrão climático que atua sobre o estado também se estende ao sul e sudoeste do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, além de áreas da Bolívia, nas regiões de planície, e do Peru, na faixa de selva. Em parte dessas localidades, especialmente em Rondônia, Goiás e no Distrito Federal, há previsão de pancadas de chuva mais fortes.

No leste e sul do Acre, abrangendo as microrregiões de Rio Branco, Brasiléia e Sena Madureira, o tempo deve seguir quente e abafado, com presença de sol entre nuvens e chuvas rápidas e localizadas. A probabilidade de chuvas fortes é considerada média. A umidade relativa do ar mínima varia entre 55% e 65% durante a tarde, enquanto a máxima pode alcançar entre 85% e 95% ao amanhecer. Os ventos sopram fracos ou calmos, predominando do norte, com variações de noroeste e nordeste.

Já no centro e oeste do estado, nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o cenário climático é semelhante, com calor, sensação de abafamento e chuvas pontuais, que podem ganhar força em algumas áreas. A chance de chuvas fortes também é classificada como média. A umidade mínima varia entre 60% e 70% à tarde, e a máxima pode atingir entre 90% e 100% nas primeiras horas do dia. Os ventos permanecem fracos a calmos, com direção predominante do norte e variações de noroeste e nordeste.

Em relação às temperaturas, as mínimas devem oscilar entre 20°C e 24°C em todo o estado, enquanto as máximas variam entre 28°C e 31°C, dependendo da região. Em Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, os termômetros devem marcar entre 21°C e 23°C nas mínimas, e entre 29°C e 31°C nas máximas. Em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, as máximas ficam um pouco mais amenas, entre 28°C e 30°C.

A recomendação é de atenção às mudanças rápidas no tempo, especialmente em áreas onde há previsão de chuvas mais intensas ao longo do dia.

Comentários

Continue lendo