Acre
Gladson pede ao presidente Michel Temer que prossigam os investimentos no Acre
“Tratamos da crise. O presidente está muito otimista, tenho certeza de que o país, até o final do ano, sairá da crise com o apoio do Congresso Nacional”, contou Gladson
G1
O senador Gladson Cameli (PP-AC) se reuniu nesta quinta-feira (23) com o presidente da República em exercício, Michel Temer, no Palácio do Planalto, para discutir a crise econômica e financeira que atingiu o país. Gladson aproveitou para dizer ao presidente que, embora esteja consciente da responsabilidade com os gastos públicos, existem no Acre obras fundamentais que não podem ser paralisadas.
“Tratamos da crise. Eu o parabenizei pela renegociação das dívidas dos estados com a União, falei para ele sobre a importância de nós fazermos as grandes reformas que o país precisa. O presidente está muito otimista, tenho certeza de que o país, até o final do ano, sairá da crise com o apoio do Congresso Nacional”, contou Gladson.
O senador aproveitou para explicar ao presidente a urgência das obras de recuperação da BR 364 e manutenção da BR 317 durante o verão amazônico, quando as chuvas diminuem consideravelmente permitindo o acesso das máquinas. “Falei que se nós não tivermos uma ação imediata do ministério dos Transportes na BR 364 ficará totalmente fechada este ano. Ele me garantiu que não vai permitir que a BR 364 seja fechada”, afirmou o parlamentar.
Gladson Cameli também pediu a garantia dos recursos necessários para concluir a ponte do Abunã, que liga o Acre a Rondônia. Outro assunto tratado pelo senador acriano foi a criação de uma superintendência do Dnit no Acre, desvinculado da Superintendência de Rondônia. O senador entende que essa autonomia poderá desburocratizar o processo e permitir a continuação de obras de infraestrutura, importantes para o estado, de maneira mais eficaz.
“Pedi a ele que o Dnit licite imediatamente o trecho de Sena Madureira a Cruzeiro do Sul, quando o presidente me garantiu que, nos próximos dias, irá, sim, licitar o trecho. Tratamos também dos nossos voos para o estado do Acre, os voos diurnos; tive essa garantia também. Fiz o convite a ele para ir ao Acre dar a Ordem de Serviço da BR 364, e ele irá, sim, com certeza”, informou o senador acriano.
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.