Acre
Gladson participa de inauguração de comitês de campanhas dos candidato do PP no Alto Acre
“Vou cumprir com tudo que eu disse. Eu vou cuidar dessa campanha como se fosse a minha. E vou voltar. Acredite nesse caboquinho aqui, que está junto com vocês nessa jornada”. A afirmação foi feito pelo governador Gladson Cameli na noite desta sexta-feira, no Alto Acre.
Cameli participou da inauguração dos comitês centrais dos candidatos do PP em Xapuri, Maxwel Maia, de Epitaciolândia, Everton Soares e de Brasileia, Carlinhos do Pelado.
“Vamos fazer uma campanha com propostas e limpa conquistar voto a voto, eu confio e acredito nesses três. E é com Deus e com o povo, que quero ajudar a eleger esses guerreiros do Vale do Acre”, disse Cameli.
Participaram das agendas o deputado federal Zezinho Barbary, os deputados estaduais Manoel Moraes, Tadeu Hassem e Nicolau Júnior e a prefeita de Brasileia Fernanda Hassem, além do deputado Roberto Duarte que se junto ao grupo em Brasileia.
Ao final das agendas, Cameli lembrou que, sempre que possível,estará presente em todas agendas dos candidatos do Progressistas nos 22 municípios acreanos.
“Essa campanha também é minha. Vocês me ajudaram na minha reeleição e este é o momento de retribuir. De Assis Brasil a Marechal Thaumaturgo, de Rio Branco a Cruzeiro do Sul, somos um só coração para continuar cuidando do Acre e do nosso povo”, destaca Cameli, hoje a maior liderança política do Estado.
Comentários
Acre
No Acre, médicos decidem deflagrar greve a partir de sexta (9)

Foto: Cedida
Os médicos decidiram pela deflagração de greve por tempo indeterminado a partir de sexta-feira, 9. A decisão foi tomada durante a assembleia geral extraordinária realizada na noite de segunda-feira, 5, pelo Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC).
A mobilização deverá paralisar os serviços não urgentes, ou seja, apenas as consultas ambulatoriais e as cirurgias eletivas (procedimentos operatórios que podem ser reagendados). Os serviços de urgência e emergência serão mantidos, entre eles o atendimento das crianças, que neste período sofrem com as doenças respiratórias.
A categoria exige gratificações e plantões extras. “A decisão foi coletiva. Agora, a decisão é retornar ao trabalho apenas depois do pagamento”, explicou o presidente do Sindmed-AC, Guilherme Pulici.
Comentários
Acre
Sesacre cria núcleos de educação permanente em saúde na rede estadual

Foto: Odair Leal/Sesacre
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) oficializou a criação dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde (NEPS) em todas as unidades da rede estadual. A medida foi publicada por meio da Portaria nº 933, assinada pelo secretário Pedro Pascoal, publicada nesta terça-feira (06) no Diário Oficial do Estado (DOE). A medida visa fortalecer a formação e o desenvolvimento profissional dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.
Os núcleos terão a função de planejar, executar e acompanhar ações educativas e científicas, como capacitações, atualizações, estágios supervisionados, pesquisas e processos de qualificação profissional dentro das unidades da Sesacre. A iniciativa é respaldada por legislações federais e estaduais que reconhecem a importância da educação permanente como instrumento estratégico de melhoria na qualidade dos serviços prestados à população.
Segundo a portaria, o NEPS será coordenado por servidores indicados pelas gerências das unidades, preferencialmente de nível superior ou médio, com carga horária entre 12 e 40 horas semanais, a depender da complexidade do serviço. Os profissionais atuarão em articulação direta com o Departamento de Ensino e Pesquisa da Sesacre (DEP), órgão responsável por implementar as políticas de educação permanente em saúde no estado.
Entre as competências dos NEPS, destacam-se: identificar demandas de qualificação a partir da realidade local; elaborar planos de ação anuais; organizar e divulgar eventos educativos; coordenar estágios; garantir o cumprimento das normas de aprendizagem em serviço; e promover parcerias com instituições de ensino superior e escolas técnicas.
Os núcleos também serão responsáveis pela certificação de qualificações com até 40 horas de duração, enquanto cargas horárias superiores deverão ser encaminhadas ao DEP para emissão de certificados conforme as normas vigentes.
Comentários
Acre
Sejusp realiza translado de fígado de Rondônia para o Acre

Foto: Dharcules Pinheiro/Sejusp
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), realizou o translado de um fígado, destinado a transplante, de Porto Velho para Rio Branco nessa segunda-feira, 5.
O órgão será transplantado em um paciente do Amazonas que está em tratamento no Acre. A ação foi possível graças ao termo de cooperação firmado entre a Sejusp e a Secretaria de Saúde (Sesacre).
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, afirma que a ação mostra o resultado positivo que a Sejusp, por meio do Ciopaer, vem desenvolvendo. “Os helicópteros fazem toda diferença na hora de salvar vidas e essa parceria com a Sesacre demonstra o compromisso do Estado com a vida das pessoas”, destacou.

Foto: Dharcules Pinheiro/Sejusp
Segundo o coordenador do Centro Integrado de Operações Aéreas, Sergio Albuquerque, o número de transporte de órgãos chegou a 10 nos últimos anos, e a agilidade no transporte garante segurança e eficiência no processo. “Além dos serviços de segurança pública, o Ciopaer também realiza resgate de pessoas e transporte aeromédicos”, informou.
Você precisa fazer login para comentar.