Acre
Gladson participa da 18º Marcha Contra o Crack e aniversários de municípios acreanos
Gladson deu continuidade a sua agenda no município de Senador Guiomard onde participou da entrega de cadeiras de rodas para os 22 municípios através do projeto Viver Melhor
O senador Gladson Cameli (Progressistas) cumpriu uma agenda movimentada neste final de semana nos municípios de Senador Guiomard, Rio Branco, Capixaba e Bujari. O parlamentar acreano iniciou o dia tomando café no Mercado Municipal Elias Mansuor, seguindo para participar de um aula para profissionais de várias categorias na faculdade Fameta.
Gladson deu continuidade a sua agenda no município de Senador Guiomard onde participou da entrega de cadeiras de rodas para os 22 municípios através do projeto Viver Melhor idealizado pela ex-deputada federal Antônia Lúcia Câmara.
Dentro das atividades sociais Cameli participou no final da tarde ao lado da esposa Ana Paula e do filho Guilherme da 18º Marcha Contra o Crack e Outras Drogas, em frente ao Palácio Rio Branco, que reuniu mais de seis mil pessoas como objetivo de conscientizar a população sobre o risco das drogas.
ANIVERSÁRIOS – Cameli parabenizou nesta sábado os 10 municípios acreanos que comemoraram aniversário, sendo eles Acrelândia, Bujari, Capixaba, Epitaciolândia, Jordão, Marechal Thaumaturgo, Porto Acre, Porto Walter, Rodrigues Alves e Santa Rosa do Purus. No 26º aniversário de Capixaba, ele caminhou com o prefeito José Augusto (Progressistas) ao lado de populares na tradicional cavalgada e almoçou no galpão municipal de Feira Livre acompanhado de sua esposa Ana Paula e do filho Guiherme, e da população.
No início da noite, Gladson também participou de atividades em comemoração aos 26 anos de aniversário de Bujari.
“Como senador da República tenho andado todos os municípios do Acre, ouvido a população e trabalhando para melhorar as condições das nossas cidades através de emendas individuais. Tenho me colocado a disposição para contribuir com o desenvolvimento do nosso estado e continuar lutando por qualidade de vida para nossa gente”, disse Cameli.
Comentários
Acre
Ieptec convoca candidatos aprovados em processos seletivos de 2024 e 2025
Na edição desta quinta-feira, 19, do Diário Oficial do Estado do Acre (DOE/AC), o governo do Acre, por meio do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), torna públicas convocações de candidatos bolsistas que participaram de processos seletivos nos anos de 2024 e 2025.
A publicação se refere aos editais nº 08/2024, nº 04/2025, nº 03/2025 e nº 06/2024, e contemplam as modalidades de profissional bolsista não docente mensalista e docente mensalista, ambos para atuação em cursos de educação profissional e tecnológica oferecidos nos centros do Ieptec que atendem Rio Branco, Acrelândia, Assis Brasil, Bujari, Epitaciolândia, Manoel Urbano, Porto Acre, Plácido de Castro e Cruzeiro do Sul.

Os profissionais bolsistas docentes vão trabalhar com mediação em sala de aula ou assessoria pedagógica, enquanto os profissionais não docentes desempenharão atividades administrativas e acadêmicas ou nos apoios operacional ou executivo.
A apresentação da documentação, para todos os convocados, deve ser efetuada nesta quinta-feira, 19, na sexta, 20, ou na segunda, 23.
Os lotados em Rio Branco, Acrelândia, Assis Brasil, Bujari, Epitaciolândia, Manoel Urbano, Porto Acre, devem comparecer à unidade central do Ieptec, na Rua Riachuelo, 138, José Augusto, das 8h às 12h, na capital acreana. Lotados em Plácido de Castro devem se dirigir ao Centro João de Deus, na rodovia AC-40, km 3, bairro Cageacre, e os lotados em Cruzeiro do Sul, procurar o Ceflora, na Rua Paraná, 865.
The post Ieptec convoca candidatos aprovados em processos seletivos de 2024 e 2025 appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Acre
Nova lei permite que estudantes de medicina do exterior realizem internato em hospitais da rede estadual acreana
A Lei nº 4.775, de 19 de janeiro deste ano, foi publicada nesta segunda-feira,19, no Diário Oficial do Estado (DOE) e garante que estudantes de Medicina formados no exterior possam realizar o internato nos hospitais da rede estadual de saúde.
O internato é a última etapa prática obrigatória para a conclusão da graduação, realizada nos dois últimos anos do curso (5º e 6º anos). Essa fase é supervisionada por preceptores, profissionais de saúde qualificados que atuam como mentores diretos de estudantes em ambientes práticos, como hospitais e unidades de saúde.

Os preceptores integram ensino e serviço, sendo responsáveis por planejar, orientar e avaliar o desempenho prático dos alunos. Sua atuação é essencial tanto para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto para a formação médica.
Antes da nova legislação, apenas estudantes formados no Brasil podiam realizar o internato na rede estadual. Com a mudança, brasileiros que cursam medicina no exterior poderão atuar diretamente na área clínica, especialmente nas áreas de clínica médica, cirurgia, pediatria, medicina da família, ginecologia e obstetrícia.
O Projeto de Lei nº 49/2025, de autoria do deputado estadual Pablo Bregense, entra em vigor na data de sua publicação. Segundo o parlamentar, a estimativa é de que mais de 30 mil estudantes brasileiros, a maioria acreanos que residem em países de fronteira com o Acre, sejam beneficiados pela nova legislação.
The post Nova lei permite que estudantes de medicina do exterior realizem internato em hospitais da rede estadual acreana appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Acre
Briga entre mulheres marca noite de carnaval no Centro de Xapuri
Confusão foi registrada em vídeos e circulou nas redes sociais; não há informações sobre feridos
Uma briga envolvendo homens e mulheres foi registrada na noite desta quarta-feira (17) no Centro de Xapuri, no interior do estado. A confusão ocorreu durante as festividades de carnaval e rapidamente repercutiu nas redes sociais.
Vídeos divulgados na internet mostram um grupo de mulheres discutindo e trocando provocações antes do confronto físico. Em seguida, as imagens registram agressões com tapas, murros e puxões de cabelo em meio ao público que acompanhava o evento.
Durante a briga, uma das jovens caiu no chão e, logo depois, puxou a outra envolvida, intensificando o tumulto. A confusão só foi encerrada após a intervenção de pessoas que estavam no local e conseguiram separar as participantes.
Até o momento, não há confirmação sobre o registro de boletim de ocorrência nem informações oficiais a respeito de possíveis ferimentos. O episódio gerou ampla repercussão e comentários entre moradores da cidade.




Você precisa fazer login para comentar.