Acre
Gladson Cameli pede ajuda do governo federal para combater guerra entre facções no Acre
O senador Gladson Cameli (Progressistas) subiu na tribuna do Senado nesta quarta-feira (7) para pedir ajuda do governo federal no combate à guerra das facções no estado do Acre. Ele pediu um olhar diferenciado e urgente para os mais de 1.400 km de fronteira entre Bolívia e Peru. O discurso do senador foi postado nas redes sociais.
“Venho nesta tribuna pedir aquilo que o governador do Acre não tem humildade para fazer. Mas em nome das famílias do meu estado que sofrem com essa onda de violência, peço ajuda do governo federal para vencermos essa batalha contra o crime organizado”, disse.
Voltando a defender uma força-tarefa para a crise de segurança pública vivida em todo o país, Cameli pediu apoio das bancadas dos estados da região norte para pressionar o governo federal na liberação dos recursos contingenciados no setor.
“Convoco nossa bancada do Acre e da Amazônia para agirmos juntos. Sei que a raiz do problema da violência passa por mais justiça social, igualdade, mas, a curto prazo, precisamos dar as mãos. A política de segurança pública precisa de mudanças”, acrescentou.
Para o progressista, o Senado Federal deve assumir papel importante, de protagonista, na adoção de uma nova política de segurança nacional. Projeto de lei complementar 32/2018 que obriga a instalação de bloqueadores de sinais de telefones celulares em penitenciárias e presídios pela União, foi colocado em pauta nesta quarta-feira. Os recursos para instalação dos bloqueadores serão do Fundo Penitenciário.
“Temos no Acre a polícia mais honesta do Brasil. Nossos soldados militares, nossa polícia judiciária, estão dando o sangue pelo Acre. Isso é fato. Mas trabalham com pouca estrutura, precisam de reforço na área de inteligência”, analisou.
O senador lembrou ainda o encontro que fez ano passado com prefeitos e instituições ligadas a Segurança Pública no Acre, que apresentou várias propostas relacionadas ao tema. Para Cameli, é pobre o debate que procura culpados, “se não fizermos uma força-tarefa, reunindo todos, inclusive a sociedade, não vamos avançar” concluiu.
Comentários
Acre
Médico retira prego do intestino de criança de 3 anos por colonoscopia no Hospital do Juruá
Procedimento evitou cirurgia invasiva; menino havia ingerido o objeto há oito dias e passa bem
Comentários
Acre
Riozinho do Rola apresenta leve recuo e indica estabilidade no nível do Rio Acre
Afluente do Rio Acre caiu cerca de 6 centímetros nas últimas horas, segundo o SGB, enquanto o rio principal segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco

Comentários
Acre
Rio Acre atinge 14,26 metros e segue acima da cota de transbordamento

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre alcançou 14,26 metros na medição das 9h deste sábado, 17, mantendo-se acima da cota de transbordamento em Rio Branco, que é de 14,00 metros, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal.
De acordo com os dados oficiais, o rio apresentou elevação em relação à primeira medição do dia. Às 5h, o nível estava em 14,22 metros, indicando uma subida de 4 centímetros em poucas horas. A situação reforça o estado de atenção para áreas ribeirinhas da capital acreana.
Nas últimas 24 horas, o volume de chuva registrado foi de 2,40 milímetros, quantidade considerada baixa, mas que ainda contribui para a manutenção do nível elevado do manancial, somando-se ao volume de água proveniente das cabeceiras e de afluentes.
A cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, já havia sido ultrapassada anteriormente, e o cenário atual mantém a Defesa Civil em monitoramento permanente.


Você precisa fazer login para comentar.