fbpx
Conecte-se conosco

Destaque Texto

Gladson Cameli participa da posse de Ribamar Trindade no cargo de conselheiro do TCE

Publicado

em

Em sessão remota por videoconferência, o governador Gladson Cameli participou na manhã desta sexta-feira, 15, da posse do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), José Ribamar Trindade.

Sessão remota com a presença do governador deu posse ao novo conselheiro Foto: Diego Gurgel/Secom

O novo conselheiro foi chefe da Casa Civil do Estado durante os dois primeiros anos da gestão atual e teve seu nome indicado para a vaga, aberta após a morte do conselheiro José Augusto de Farias, pelo próprio governador Gladson Cameli.

O nome do ex-secretário foi indicado para assumir a vaga no dia 28 de outubro e, no dia 30, a Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) o aprovou por unanimidade para o cargo. Trindade foi exonerado do Executivo no último dia 8 de janeiro. Quem assumiu a Casa Civil foi o ex-diretor de Assuntos Políticos do gabinete do governador, Flávio Pereira da Silva.

Para Gladson Cameli, o TCE ganha hoje um profissional comprometido e adequado ao exercício da função Foto: Diego Gurgel/Secom

Para Gladson Cameli, o TCE ganha hoje um profissional comprometido e adequado ao exercício da função, dono de um currículo bastante elogiável. Sempre muito alinhado institucionalmente junto ao Tribunal, o governador aproveitou para agradecer a parceria e o trabalho conjunto pelo desenvolvimento do estado.

“A minha intenção é que esse seja um tribunal cada dia mais forte. Que ajude esse estado, pois todas as atitudes e cobranças que fazem ao Executivo nos dão uma grande ajuda no dia a dia. Temos ainda uma doença que não passou, as pessoas precisam rever suas prioridades, e eu quero dizer que o que me conforta é que estamos fazendo de tudo para proteger o povo. Peço para que nos demos as mãos, todos os órgãos, porque se não estivermos juntos, é a população que vai pagar o preço”, destacou o governador.

Aptidão para o cargo

José Ribamar Trindade de Oliveira é natural de Rio Branco, Acre. Tem 52 anos. Filho de Lino Duarte de Oliveira e Zuleide Trindade de Oliveira, nasceu em 1 de janeiro de 1968, na cidade de Rio Branco. É advogado, sob a OAB nº 2.259-AC, e é casado com a odontóloga Fabíola Melo Aguiar Trindade, com quem tem os filhos Enzo e Heitor.

Novo conselheiro Ribamar Trindade (E) foi indicado pelo governador Gladson Cameli Foto: Diego Gurgel/Secom

Em seus títulos, é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Acre (Ufac), pós-graduado em Direito Financeiro e Tributário pela Universidade Cândido Mendes (Ucam) – Porto Velho/Rondônia e pós-graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) – Rio Branco/Acre.

Ele iniciou sua vida profissional aos 14 anos como balconista. Entre o exercício da advocacia e atuações em gestão pública, também foi assessor de gabinete do conselheiro Antônio Jorge Malheiros no próprio TCE, exercendo atividades na análises de processos, elaboração de relatórios e votos, além de presidente e membro da Comissão Permanente de Licitação e pregoeiro.

Honrado por sua posse, o novo conselheiro assumiu o compromisso de um trabalho árduo, respeitando todos os princípios da administração pública Foto: Diego Gurgel/Secom

No Governo do Estado tem o título de chanceler da Ordem da Estrela do Acre, e recebeu as distinções honrosas do Diploma e Medalha de Mérito Plácido de Castro, outorgado pelo Comando Geral da Polícia Militar do Estado do Acre, de acordo com o Decreto nº 374 de 18 de outubro de 1984, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à causa pública e notável colaboração para o progresso e renome da corporação.

Honrado por sua posse, o novo conselheiro assumiu o compromisso de um trabalho árduo, respeitando todos os princípios da administração pública.

Governador Gladson Cameli cumprimenta o conselheiro empossado Foto: Diego Gurgel/Secom

“É com muito respeito e dignidade que inicio essa nova jornada, com zelo e ética pela gestão pública. Não é apenas ter os conhecimentos técnicos necessários, mas também uma experiência de vida que trago para esse trabalho em que também estou apto a aprender todos os dias com os novos colegas”, destacou o empossado.

Solenidade aconteceu nesta sexta-feira, com acompanhamento remoto por convidados Foto: Diego Gurgel/Secom

O atual presidente do TCE-AC, conselheiro Ronald Polanco, aproveitou sua fala para não só dar as boas vindas ao novo colega, como agradecer ao governo do Estado por todo o trabalho desenvolvido em momentos tão difíceis para todos.

“Reconhecemos o esforço de dialogar com todos os setores para unificar o Acre. O Tribunal de Contas sempre esteve à disposição e o governador sempre nos abriu as portas para contribuir  com o trabalho. Conte conosco, governador Gladson Cameli, agradeço a parceria e parabenizo a chegada do nosso novo colega, Ribamar Trindade”, disse em seu discurso.

Reconhecimento

Durante a posse de Ribamar Trindade, conselheiros de longa data do TCE aproveitaram para tecer palavras de reconhecimento ao novo colega, autenticando sua capacidade para preencher o cargo e dar respostas de trabalho dignas para a sociedade.

Emocionada, a conselheira Naluh Gouveia destacou que acompanhou todo o processo de posse de Ribamar Trindade, reforçando que ele é um homem íntegro, honesto e que se destacou por 17 anos trabalhando junto ao TCE com muito afinco, se tornando bastante capacitado para o cargo. Ela ainda destacou que o próprio Ribamar passou por uma grande provação ao se tornar uma vítima grave da Covid-19, mas que sua recuperação tem até mesmo um significado espiritual.

Conselheiro-presidente do TCE, Ronald Polanco, deu posse a Ribamar Trindade Foto: Diego Gurgel/Secom

O conselheiro Antônio Malheiros completou: “Hoje estou felicitando-o pelo empenho, dedicação e a luta que tiveram. É uma pessoa que passou muito tempo aqui e conhece o Tribunal de dentro pra fora. Em nenhum momento foram questionados seus conhecimentos, hoje inclusive aprimorados com a presença por dois anos como secretário do governo do Estado. Tudo isso aumenta seu gabarito e atestamos. Tenho certeza que sua carreira será exímia”.

Comentários

Continue lendo

Destaque Texto

Nova frente fria chega ao AC nesta semana e temperatura atingirá 18ºC, diz Friale

Publicado

em

Pesquisador Davi Friale – Foto: Alexandre Lima/Arquivo

O pesquisador Davi Friale divulgou em seu site O Tempo Aqui, nesta segunda-feira (10), uma nova previsão de diminuição das temperaturas na próxima semana.

Além disso, o “mago” destacou que até o próximo domingo (16) haverá calor abafado, chuvas, possibilidade de temporais e tempo seco e ventilado.

Na quarta-feira (12), mais uma frente fria chegará ao Acre, a partir do fim da tarde, mas será na quinta-feira que os ventos serão mais intensos, devido à penetração de mais uma onda de frio polar, declinando levemente a temperatura.

“Desta vez, a massa de ar frio não será intensa no Acre. As temperaturas, ao amanhecer, de quinta-feira e de sexta-feira, deverão oscilar entre 18 e 20ºC, em Rio Branco, Brasileia e demais municípios do leste e do sul do estado”, comentou.

Comentários

Continue lendo

Destaque Texto

IBGE: mais de 12% dos acreanos já sofreram violência psicológica, física ou sexual

Publicado

em

A pesquisa apontou que 68 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram agressão psicológica nos 12 meses anteriores à entrevista, ou seja, 11,5% da população

IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta segunda-feira (10) os resultados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019.

O Acre figurou em muitos cenários. Um deles foi o de violência psicológica, física ou sexual. Pelo menos 12,4% da população já foi alvo de uma das agressões.

Os dados apontam ainda que 72 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram os tipos de violência destacados, nos 12 meses anteriores à entrevista.

“O percentual de mulheres que sofreram alguma violência foi de 14,0% e o de homens foi de 10,8%. Considerando a faixa etária, a prevalência de casos de violência é mais acentuada nas populações mais jovens: de 18 a 29 anos (16,5,0%); de 30 a 39 anos (8,9%); de 40 a 59 anos (13,5%) e 60 anos ou mais (6,9%). As pessoas pretas (20,2%) e pardas (10,9%) sofreram mais com a violência do que as pessoas brancas (14,6%), diz o órgão.

Outro resultado preocupante tem a ver com o afastamento das atividades laborais e habituais em decorrência da violência sofrida. 9 mil pessoas foram afetadas – o que representa 12,9% das vítimas de violência, seja psicológica, física ou sexual. As mulheres foram mais atingidas do que os homens, com 18,3% e 5,4%, respectivamente.

Violência psicológica

A pesquisa apontou que 68 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram agressão psicológica nos 12 meses anteriores à entrevista, ou seja, 11,5% da população.

O percentual de mulheres vitimadas foi maior do que o dos homens, 12,9% contra 10,1%, respectivamente. A população mais jovem (18 a 29 anos) sofreu mais violência psicológica do que a população com idade mais elevada (60 anos ou mais), 15,4% contra 6,9%. Mais pessoas pretas (18,0%) e pardas (10,2%) sofreram com este tipo de violência do que pessoas brancas (13,4%).

“Considerando o rendimento domiciliar per capita, o grupo com menor rendimento apresentou um percentual maior de vítimas: 15,2% das pessoas sem rendimento até 1/4 do salário mínimo, em comparação a 10,5% das pessoas com mais de 5 salários mínimos”, destaca a pesquisa.

Violência física

A PNS estimou que 17 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram violência física nos 12 meses anteriores à entrevista, o que representa 2,8% da população. O percentual de vítimas do sexo feminino foi de 3,4%, enquanto o dos homens, 2,2%.

Violência sexual

Para as pessoas que responderam que não sofreram agressão sexual nos últimos 12 meses, foi perguntado se ela sofreu essa violência alguma vez na vida. Considerando essas duas perguntas, estima-se que 25 mil pessoas de 18 anos ou mais de idade foram vítimas de violência sexual, independentemente do período de referência, o que corresponde a 4,3% desta população, 2,6% dos homens e 5,9% das mulheres.

Comentários

Continue lendo

Destaque Texto

Internações por covid na UTI e enfermarias estão em queda no Acre, diz subsecretária de Saúde

Publicado

em

Ala Covid-19 no Acre – Foto: Odair Leal/Secom/arquivo

A subsecretária de Saúde do Acre, Paula Mariano, disse em entrevista que o número de internações por covid-19 vem diminuindo consideravelmente nos últimos dias.

A notícia tem a ver com a ocupação de leitos comuns e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Temos percebido uma diminuição satisfatória nos últimos 15 dias no Pronto-Socorro e no Into, além de uma queda no número de internações também em Cruzeiro do Sul, no Hospital de Campanha”, disse Paula.

Na última quarta-feira (5) o Into registrou 11 leitos disponíveis de UTI, e o PS desocupou outras 7 vagas. Em Cruzeiro do Sul, 6 leitos estavam disponíveis.

No maior hospital de referência do Acre, apenas 49 leitos de enfermaria, dos 160 disponíveis, estavam ocupados na data.

De acordo com o consórcio de veículos de imprensa do Brasil, o Acre está em queda no número de novas mortes pela doença.

Comentários

Continue lendo