Acre
Gladson Cameli leva seminário de combate às drogas para Brasileia
A iniciativa do senador Gladson Cameli (PP-AC) de levar o seminário “Drogas Por Quê? Desafios Para Educação” para vários municípios do Acre chega a Brasileia, localizada no sul do estado. O evento será no dia 24 de junho, no Centro Cultural, e tem como objetivo capacitar monitores para trabalhar no combate às drogas em escolas e instituições da área de saúde, educação e assistência social da rede pública e privada.
O seminário conta com apoio da Fundação Milton Campos (FMC), da prefeitura municipal de Brasileia, e inclui ainda os municípios de Assis Brasil, Epitaciolândia, Xapuri, além de setores dos países vizinhos como Bolívia e Peru
De acordo com o senador Gladson Cameli (PP-AC), vice-presidente da FMC, o evento para combater às drogas está sendo realizado em vários estados do país e já capacitou milhares de monitores para atuar em diversas esferas dos setores públicos e privados.
“Com a realização do seminário pretendemos garantir às instituições o desenvolvimento de ações de cidadania voltadas ao combate às drogas, e dessa forma contribuir para que a sociedade permaneça firme para impedir que problemas como esse avancem contra as famílias”, disse Gladson.
O prefeito de Brasileia, Everaldo Gomes (PMDB-AC), agradeceu a iniciativa do senador e a Fundação Milton Campos, e lembrou que a cidade os municípios adjacentes enfrentam graves problemas relacionados ao tráfico de drogas por ser uma região de fronteira com dois países considerados os maiores produtores de droga do mundo: Bolívia e Peru. “Aqui o acesso a entorpecentes é fácil, e por isso enfrentamos sérios problemas. A realização do seminário representa grandes benefícios para toda nossa sociedade”, disse.
SOBRE A FMC E O PROJETO “DROGAS POR QUÊ? ”
Desde sua fundação, em 1975, a Fundação Milton Campos para Pesquisas e Estudos Políticos “busca promover o estudo e a reflexão crítica sobre a realidade brasileira e formar quadros para o exercício consciente da cidadania”, enquanto entidade privada e sem fins lucrativos.
O projeto “Drogas Por Quê? Desafios Para Educação” tem como principal objetivo identificar ações estratégicas de alcance nacional que despertem nos educadores a importância da prevenção do uso indevido de drogas junto aos jovens, por meio da realização de eventos presenciais de capacitação focados em agentes multiplicadores, na figura de diretores e coordenadores de escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio.
Um dos instrumentos utilizados pela Fundação Milton Campos para a divulgação de suas ideias e para a promoção da formação política dos cidadãos é a realização ou o patrocínio de eventos (seminários, simpósios, mesas redondas, painéis, fóruns, palestras, conferências, debates, entre outros).
Desta maneira, além deste projeto estar ancorado na proposta de ações da Fundação Milton Campos, os eventos presenciais escolhidos promovem a interação das pessoas e contribuem para a geração e o fortalecimento das relações sociais, industriais, culturais e comerciais. Por ser dirigido, o evento consegue, num curto período de tempo e de uma só vez, atingir a maioria do público-alvo.
PRINCIPAIS AÇÕES
– Proporcionar uma visão fundamentada, atualizada e livre de preconceitos, das questões relacionadas ao uso de drogas.
– Esclarecer o papel dos educadores e de outros agentes sociais na prevenção do uso indevido de álcool e outras drogas e discutir as posturas mais adequadas para realizar o trabalho de forma confiante, crítica e eficaz.
– Fornecer instrumentos para a elaboração de planos e ações de prevenção de drogas na escola ou em outras instituições.
CARTILHAS
– Cartilhas para Educadores – Para cada escola serão entregues 03 cartilhas (uma para o profissional presente e duas para serem colocadas na biblioteca).
– Cartilhas sobre maconha, cocaína e inalantes. Para cada escola serão distribuídas 50 (cinquenta) cartilhas, para que os professores proponham atividades em sala de aula com os alunos.
PÚBLICO
Direcionados na formação de diretores e coordenadores de escolas públicas e privadas de Ensino Fundamental e Médio, representantes dos serviços de saúde e assistência social e ainda entidades que trabalham na prevenção ao uso indevido de drogas. Eles serão capacitados para serem agentes multiplicadores orientando jovens, famílias, professores e integrantes da comunidade sobre o risco e os perigos que estão por trás das drogas. (Assessoria de Imprensa Senador Gladson Cameli com Informações da Fundação Milton Campos)
Comentários
Acre
Dois jovens ficam feridos em grave acidente de moto na AC-475, entre Acrelândia e Plácido de Castro

Dois jovens ficaram feridos na tarde desta quinta-feira (4) após um grave acidente de motocicleta registrado na Rodovia AC-475, no trecho que liga os municípios de Acrelândia e Plácido de Castro. O condutor da moto, João Gustavo Muniz, de 19 anos, perdeu o controle do veículo ao passar por uma curva. A motocicleta saiu da pista, arrancou uma estaca e arremessou os dois ocupantes a cerca de oito metros, lançando-os em uma área de pasto.
A dupla trafegava em uma Honda Fan 160, de cor prata. Com o impacto, João Gustavo sofreu fraturas no fêmur, na tíbia e na fíbula da perna esquerda, além de fratura exposta em um dos dedos da mão esquerda. Mesmo com a gravidade das lesões, seu quadro é considerado estável.
O garupa, Antônio Taguá da Silva Monteiro, de 18 anos, também teve ferimentos significativos. Ele apresentou fratura na clavícula esquerda, ferimento com exposição óssea em um dedo do pé esquerdo e um corte profundo na mão direita. Assim como o condutor, permanece em estado estável.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou uma ambulância de suporte básico de Plácido de Castro para o resgate. Após os primeiros atendimentos, as vítimas foram levadas à Unidade Mista de Saúde do município e, devido à gravidade dos ferimentos, transferidas ainda na noite desta quinta-feira para o Pronto-Socorro de Rio Branco em uma ambulância municipal.

A Polícia Militar esteve no local e deve apurar as circunstâncias que resultaram no acidente.
Comentários
Acre
Atualização: Idosa de 90 anos é encontrada desorientada em via pública é resgatada pelo filho

Uma idosa identificada como Antônia Moraes da Silva, de 90 anos, foi encontrada desorientada na noite desta quinta-feira (4) na Rua Fátima Maia, próximo à UniNorte, no bairro Jardim de Alah, em Rio Branco.
Populares perceberam que ela não conseguia informar seu endereço nem fornecer contatos de familiares, e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe realizou os primeiros atendimentos no local e conduziu a idosa ao Pronto-Socorro da capital.
Até o momento, Antônia não foi reconhecida por nenhum parente. As equipes de saúde pedem que, caso alguém a conheça ou possua informações sobre seus familiares, procure o Pronto-Socorro para auxiliar na identificação e no contato com a família.
A direção da unidade reforça a importância da colaboração da comunidade para que a idosa possa retornar em segurança ao convívio familiar.
Atualizacão
Momentos após a publicação desta nota e de outros meios de comunicação, o filho devidamente identificado, soube e se deslocou até o pronto-socorro para buscar sua genitora. O caso devidamente esclarecido, resultou no resgate da idosa para sua residência.
Comentários
Acre
Câmara de Epitaciolândia convoca gerente do Banco do Brasil para explicar falta de dinheiro em caixas e falhas no atendimento
Problema se agrava nos finais de semana e limita saques de moradores e turistas; agência do Banco do Brasil na cidade será convidada a dar explicações na Câmara Municipal

Vereador Rosimar do Rubicon denuncia que problema se agrava nos finais de semana e prejudica moradores e turistas na região de fronteira com a Bolívia. Foto: captada
A constante falta de dinheiro nos caixas eletrônicos da única agências bancária do Banco do Brasil de Epitaciolândia, cidade acreana na fronteira com a Bolívia, foi tema de discussão na Câmara Municipal na sessão da última segunda-feira (1). O vereador Rosimar do Rubicon (Republicanos) foi o autor da reclamação em plenário, relatando que o problema se intensifica nos finais de semana e afeta moradores e turistas.
Segundo o parlamentar, ao buscar explicações com a única agência bancária do município, foi informado de que os bancos têm um limite de valores para abastecimento dos terminais. A situação piora quando o quinto dia útil do mês cai em uma sexta-feira – período em que saques costumam aumentar –, resultando na alta probabilidade de os caixas ficarem sem cédulas durante o sábado e o domingo.
— É um absurdo o cidadão não poder sacar um dinheiro que é dele, conquistado com o suor do seu trabalho durante um mês inteiro — protestou vereador Rosimar do Rubicon.
O problema ganha dimensão adicional por Epitaciolândia ser uma cidade fronteiriça, vizinha a Cobija, na Bolívia – um polo turístico e de compras da zona franca (Zonfra) que atrai visitantes. A falta de dinheiro nos caixas impacta tanto a população local quanto o fluxo de turistas que circulam pela região.

A Câmara Municipal de Epitaciolândia recebeu o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos em relação a constante falta de cédulas nos caixas Foto: captada
Diante da repercussão, insatisfação generalizada com a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos e outros problemas nos serviços bancários, a Câmara Municipal de Epitaciolândia convocou o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos. O gerente foi questionado sobre três questões principais: a constante falta de cédulas nos caixas, os transtornos causados pela reformas na agência e as intermitências no serviço de internet que comprometem o atendimento. O objetivo foi pressionar por uma solução que garanta o abastecimento regular, especialmente em períodos de maior demanda.




Você precisa fazer login para comentar.