Acre
Gladson Cameli e deputados federais se reúnem com embaixador do Peru e falam sobre saídas econômicas
Em Brasília, o senador Gladson Cameli e os deputados federais vão agendar encontros como os ministros Marcos Pereira (Comércio Exterior) e Blairo Maggi (Agricultura) para se estabelecer a busca das resoluções dos entraves apresentados na reunião com o embaixador.
O senador Gladson Cameli (PP-AC) e os deputados federais Major Rocha (PSDB-AC) e Alan Rick (PRB-AC), apontaram na manhã deste domingo (2) durante café-da-manhã com o embaixador Peruano, Vicente Rojas, no Hotel Holiday, em Rio Branco, a integração fronteiriça e econômico-comercial como pauta prioritária para que ocorra definitivamente a sonhada integração com o pacífico. O vice-presidente da Associação Comercial do Acre, Jurilande Aragão, e o cônsul peruano no Acre, Félix Germán Vásquez Solis, participaram do encontro.
O senador Gladson Cameli representa o Senado Federal na agenda que está sendo executada pelo embaixador no Acre. Ele fez uma explanação do andamento das obras da ponte sobre o Rio Madeira, a recuperação da BR-364 até Cruzeiro do Sul e a manutenção da BR-317 até Assis Brasil. Cameli também falou sobre o anel viário entre as cidades de Epitaciolândia e Brasileia.
“Nós precisamos estabelecer uma linha comercial sem tantas burocracias, e estamos aqui para saber quais são os entraves existentes para essa relação comercial para lutarmos junto ao governo federal pela integração definitiva do Brasil com o Peru”, disse Cameli.

Encontro aconteceu no Hotel Holiday, em Rio Branco e contou com a presença do vice-presidente da Associação Comercial do Acre, Jurilande Aragão.
O deputado federal Major Rocha afirmou que o embaixador peruano tem razão quando diz que Brasil e Peru estão próximos, mas distantes. “O Brasil está olhando para o atlântico e o Peru para o Pacífico. Precisamos colocar os dois países de frente e buscarmos os interesses comerciais que visam o desenvolvimento de cada região”, acrescentou Rocha.
Alan Rick lembrou que várias tratativas do comércio bilateral já foram feitas através de Madre de Dios e o Acre, mas ressalta que tais acordos só vão se concretizar com a redução das burocracias de comércio exterior de ambos os lados e uma política de facilitação.
“É fundamental a presença aqui da Câmara dos Deputados através da minha pessoa, do deputado Rocha e do Senado na pessoa do Gladson Cameli, que tem sido um grande parceiro nesse trabalho de crescimento da região, assim como a Associação Comercial, também representada aqui na pessoa do Jurilande”, acrescentou Alan Rick.
Jurilande Aragão afirmou que a visita do embaixador no Acre é mais uma demonstração do que o Peru deseja priorizar as relações comerciais com o Brasil. Para ele, cabe as autoridades brasileiras lutar pela quebra das barreiras existentes.
“O senador Gladson Cameli abraçou essa bandeira e colocou debaixo do braço. É a segunda reunião que eu participo somente essa semana, ou seja, ela está indo direto ao ponto. Pediu as autoridades brasileiras e peruanas a descrição das dificuldades existentes, para tentar resolver junto com a bancada federal do Acre e ao governo federal”, destacou Jurilande.
Na próxima terça-feira, dia 4, o senador Gladson Cameli volta a participar da agenda oficial do embaixador na cidade de Assis Brasil junto com governadores do Acre e Madre de Dios, prefeitos e secretários municipais da região.
Em Brasília, o senador Gladson Cameli e os deputados federais vão agendar encontros como os ministros Marcos Pereira (Comércio Exterior) e Blairo Maggi (Agricultura) para se estabelecer a busca das resoluções dos entraves apresentados na reunião com o embaixador.
Em 2015, o intercâmbio comercial com o Peru foi de US$ 3 bilhões, com superávit brasileiro de US$ 559 milhões. O Brasil foi o quarto maior parceiro comercial do Peru. Brasil e Peru compartilham 2.899 km de fronteiras, constituindo a maior fronteira do Peru e a segunda maior fronteira do Brasil.
Comentários
Acre
Governo monitora elevação do Rio Juruá após atingir cota de alerta
Com a previsão de chuvas acima da média para o período, o governo do Acre intensificou, nesta quinta-feira, 15, o monitoramento dos níveis do Rio Juruá e de seus principais afluentes. A ação é coordenada pelo Corpo de Bombeiros, com parceria da Defesa Civil, como medida preventiva para reduzir riscos à população ribeirinha.
De acordo com os dados mais recentes, o nível do Rio Juruá ultrapassou a cota de alerta pela segunda vez este ano. A medição atual é de 11,96m, o que acende um sinal de atenção para possíveis impactos, especialmente em áreas historicamente vulneráveis a alagações. As equipes técnicas acompanham a evolução do volume de água de forma contínua, realizando medições diárias e vistorias nas comunidades mais próximas das margens.

Segundo o major Josadac Cavalcante, do Corpo de Bombeiros, o monitoramento antecipado é fundamental para garantir uma resposta rápida, caso o cenário se agrave. “Estamos acompanhando de perto a elevação do rio e mantendo nossas equipes em prontidão. O objetivo é agir de forma preventiva, orientando a população e adotando medidas necessárias para minimizar danos”, destacou o oficial.
A Defesa Civil Estadual disse que, até o momento, não há registro de ocorrências graves, mas alerta para que moradores de áreas de risco fiquem atentos às orientações dos órgãos oficiais.
The post Governo monitora elevação do Rio Juruá após atingir cota de alerta appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Acre
Governo convoca 92 aprovados no concurso do Detran/AC para inspeção médica e entrega de documentos
Chamamento contempla cargos de níveis superior e técnico em dez municípios; posse deve ocorrer até 13 de fevereiro

Comentários
Acre
Empresas participantes registraram crescimento de 48% no indicador de produtividade no ciclo 01/2025
Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) do Baixo Acre e do Juruá já podem se inscrever para participar do ciclo 2026 do Programa ALI Produtividade, uma iniciativa do Sebrae que tem como objetivo melhorar processos, aumentar a produtividade e impulsionar o faturamento dos pequenos negócios.
As inscrições estão abertas até 27 de fevereiro de 2026 e são totalmente gratuitas. O programa é 100% subsidiado pelo Sebrae, ou seja, não há nenhum custo para as empresas participantes.
As empresas interessadas devem estar localizadas nas cidades de Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.
Como funciona o ALI Produtividade
As empresas selecionadas recebem acompanhamento por seis meses de um Agente Local de Inovação (ALI), que atua diretamente no negócio, ajudando a:
• Identificar gargalos e oportunidades;
• Melhorar processos internos;
• Reduzir custos e aumentar resultados;
• Implantar soluções inovadoras de forma prática.
De acordo com Katiele Maia, gestora do projeto no Baixo Acre, os resultados alcançados durante o ciclo 01/2025 comprovam a eficácia do Programa ALI Produtividade. “As empresas participantes registraram aumento médio de 23,8% no faturamento e crescimento de 48% no indicador de produtividade. Esses resultados são fruto de uma jornada acompanhada, que une inovação, melhoria de processos e aplicação prática de soluções para os desafios reais dos pequenos negócios”, declarou.
O ALI Produtividade faz parte do Programa Brasil Mais Produtivo, uma parceria entre o Sebrae e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Como se inscrever
Para participar, os interessados devem:
- Preencher o formulário de inscrição on-line: https://forms.office.com/r/
jkn6GwYXVk - Aguardar o contato da equipe do Sebrae para validação das informações.
Mais informações estão disponíveis pelo telefone (68) 3216-2226 ou pelo site https://cloud.divulga.





Você precisa fazer login para comentar.