Cotidiano
Gladson Cameli divulga lista oficial com nomes de 10 novos secretários

Governador eleito Gladson Cameli, anunciou a lista dos novos secretários para 2019 – Foto: divulgação
Durante a tarde desta sexta-feira, dia 23, na capital do Acre, o governador eleito Gladson Cameli (PP), reuniu a imprensa para divulgar a lista de seu secretariado que irão tomar posse a partir de janeiro de 2019.
Alguns nomes chegaram a ser anunciados nas últimas 24 horas, mas, por questões técnicas e pessoais, desistiram e/ou, ainda estão em fase de análise. Diante dessas decisões que serão tomadas futuramente, alguns especularam uma possível desunião entre Gladson e seu vice, Major Rocha, o que foi desmentido pelo próprio.
Cameli ainda deve anunciar o diretor-presidente do Detran, o chefe da PGE, os diretores do Ise e do Iapen e os secretários de Segurança e Polícia Civil.
Ao falar que vai enxugar o Estado, o governador reafirmou que em seu governo, o Estado terá no máximo 14 secretarias.
Veja lista divulgada abaixo.
SECRETARIADO DO GOVERNADOR ELEITO GLADSON CAMELI (PROGRESSISTAS)
JOSÉ RIBAMAR TRINDADE DE OLIVEIRA (Gabinete Civil) – ADVOGADO – Coordenador da Equipe de Transição – Graduado em Direito, tem especialização em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e em Direito Tributário pela Universidade Cândido Mendes. Atualmente é Assessor Técnico do Tribunal de Contas do Estado (TCE) há 17 anos, já presidiu várias comissões de licitações, atuou como gerente administrativo do Serviço de Abastecimento e Água de Rio Branco (Saerb), e também no setor empresarial e bancário.
MARIA ALICE ARAÚJO (Secretaria de Gestão Administrativa) – ENGENHEIRA CIVIL – Funcionária de carreira da Caixa Econômica Federal (CEF), foi secretária municipal de obras de Rio Branco, presidente da COHAB/Acre, assessora no Senado Federal e Câmara Federal, Diretora do Departamento do Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento Social-MDS, entre outros.
SEMÍRAMES MARIA PLÁCIDO DIAS (Secretaria da Fazenda, Indústria e Tecnologia) – CONTABILISTA – MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria e MBA em Gestão Pública com ênfase em Controle Externo. É Auditora de Controle Externo no Tribunal de Contas do Estado do Acre, desde janeiro de 2009. Atuou como Inspetora Geral de Controle Externo da 3ª IGCE; Inspetora Geral de Controle Externo da 2ª IGCE; atualmente exercendo o cargo de Diretora de Auditoria Financeira e Orçamentária – DAFO e na Coordenação do Grupo de Informações Estratégicas do Controle Externo (GAICE).
MAURO SÉRGIO FERREIRA DA CRUZ (Secretaria de Educação, Cultura e Esporte) – FILÓSOFO – Mestre em Educação, Especializado em Gestão Escolar, Graduado em Teologia e Mariologia pela Pontifícia Facoultà Marianum de Roma/Itália. Atualmente é diretor de ensino da escola estadual Professora Heloísa Mourão Marques e vice-diretor de ensino da Faculdade Diocesana São José (FADISE).
RAPHAEL LUIZ BASTOS JÚNIOR (Secretaria de Planejamento) – Graduado em Sistema de Informação. Atuou como Superintendente Regional da Fundação Nacional de Saúde; Secretario Parlamentar na Câmara Federal; Assessor Especial de Planejamento, na Secretária de Articulação Institucional; Gerente de Logística e Suporte na PMRB; Chefe de Divisão de Desenvolvimento da PMRB.
THIAGO RODRIGUES GONÇALVES CAETANO (Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo) – ENGENHEIRO CIVIL – Especializado em Avaliações e Perícias de Engenharia, especializado em MBA Executivo em Segurança no Trabalho e Meio Ambiente, Mestre em Processos Construtivos e Saneamento Urbano. Um dos pioneiros em Avaliações e Perícias no Estado do Acre. Atuou como Supervisor da unidade local do DNIT de 2015 a 2017 e como Superintendente do DNIT de 2017 a 2018. Foi o primeiro fiscal do DNIT nas obras da Ponte sobre o Rio Madeira.
ANA PAULA CAMELI (Secretaria de Inclusão Social) – ADVOGADA -especializada em Direito Público. Trabalhou no Ministério Público do Estado (MPE); atua como presidente de honra do Movimento Mulher Progressista e em vários projetos voltados para questões sociais como o Berço da Cidadania, que trabalha pela conscientização e apoio a jovens que engravidam na adolescência.
SILVANIA PINHEIRO DINIZ (Secretaria de Comunicação) – JORNALISTA – Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela União Educacional do Norte (Uninorte). Especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing Político pela União Educacional do Norte (Uninorte). Mestre em Letras: Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Ingressou no jornalismo aos 17 anos, atuando como repórter, tornando-se posteriormente editora-chefe do jornal O Rio Branco. Foi editora de política e editora-chefe do jornal A Gazeta, além de cofundadora do portal ContilNet Notícias. Trabalhou como assessora parlamentar na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, sempre ao lado de Gladson Cameli. É primeira-secretária da executiva do Progressistas no Acre.
ELIANE PEREIRA SINHASIQUE (Secretaria de Turismo e Economia Empreendedora) – JORNALISTA – Graduada em Comunicação Social/Publicidade e pós-graduada em Didática e Docência do Ensino Superior. É jornalista, radialista, publicitária, foi a primeira assessora de comunicação do Sebrae-AC, foi professora universitária, é escritora e empresária. Foi também a deputada estadual mais votada na capital do Acre nas eleições de 2014. É presidente da Fundação Ulysses Guimarães no Acre. É também presidente do MdBelas Rio Branco.
ALYSSON BESTENE LINS (Secretaria de Saúde) – CIRURGIÃO DENTISTA – Especialista em prótese dentária, com área de atuação em Implante Dentário. Professor do Centro Universitário Uninorte, no Curso de Odontologia. Especialização em Didática e Docência do Ensino Superior. Já presidiu o Sindicato dos odontólogos por dois mandatos, foi membro efetivo do Conselho Estadual e Municipal de saúde e Vereador do Município de Rio Branco de 2009 a 2012.
Comentários
Cotidiano
Fluminense vira sobre o Sport com gol no fim e volta a vencer no Brasileiro

Everaldo comemora gol da vitória do Fluminense sobre o Sport, no Maracanã • Lucas Merçon/Fluminense
O Fluminense venceu o Sport de virada por 2 a 1 na noite deste sábado (3), no Maracanã, em confronto válido pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Os pernambucanos abriram o placar ainda na primeira etapa, com o centroavante Pablo, que cabeceou firme após cruzamento de Lucas Lima. O triunfo momentâneo tirava o Sport da lanterna e jogava o Santos para a última colocação do Brasileirão.
Contudo, no segundo tempo, os donos da casa chegaram ao empate, com Serna, também de cabeça depois de assistência de Jhon Arias.
O colombiano ainda sofreria um pênalti, mas que foi anulado pelo árbitro Rafael Rodrigo Klein após revisão no VAR, gerando muita reclamação dos jogadores do Tricolor.
Já nos minutos finais, aos 51, Arias fez boa jogada pelo lado direito e cruzou na cabeça de Everaldo, que testou para virar o jogo.
Com esse resultado, o Fluminense do técnico Renato Gaúcho vai a 13 pontos e volta a vencer no Brasileiro após um empate (Vitória) e uma derrota (Botafogo).
O Sport, que ainda não venceu em sua volta à Série A, vai a 2 pontos e permanece na lanterna da competição.
Na próxima rodada, o Tricolor enfrenta o Atlético-MG, na Arena MRV, no próximo domingo (11). Também no domingo, o Sport recebe o Cruzeiro, na Ilha do Retiro.
Fonte: CNN
Comentários
Cotidiano
Com hat-trick de Yuri Alberto, Corinthians bate Inter pelo Brasileirão

Yuri Alberto fez hat-trick contra o Inter • Foto: ETTORE CHIEREGUINI/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
Na noite deste sábado (3), Corinthians e Internacional protagonizaram um grande duelo pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Na Neo Química Arena, o Timão contou com noite inspirada de Yuri Alberto, que anotou um hat-trick na vitória alvinegra por 4 a 2.
O primeiro tempo foi praticamente dominado pelo Corinthians. O time de Dorival Júnior esteve mais presente no campo de ataque e abriu o placar aos 25 minutos, com um belo gol de Yuri Alberto após assistência de Memphis Depay.
Quando a partida parecia ir para o intervalo com vitória parcial do Timão, o Inter apareceu para jogo e conseguiu uma virada relâmpago. Aos 38. após falha generalizada da defesa do Corinthians, Braian Aguirre apareceu no segundo pau, sozinho, para empatar o jogo. Três minutos mais tarde, o Colorado empatou com Wesley, depois de grande jogada coletiva e (mais uma) assistência de Alan Patrick.
No começo da segunda etapa, o Corinthians chegou a empatar rapidamente com Yuri Alberto, mas o lance foi anulado após recomendação do VAR por conta de uma falta de Matheuzinho no começo da jogada. Aos 16 minutos, Bruno Henrique fez falta em Raniele, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.
Com um a mais, o Corinthians pressionou e logo conseguiu empatar o duelo. Após Matheus Bidu escorar cruzamento para o meio da área, Yuri Alberto completou de cabeça para fazer o segundo do Timão. Aos 35 minutos, o Timão chegou a virada com Memphis Depay, mas, mais uma vez, o VAR encontrou falta na origem da jogada e o lance foi anulado.
Aos 45 minutos da segunda etapa, Matheus Bidu foi solado por Oscar Romero na área. Após mais uma recomendação do VAR, o árbitro assinalou pênalti. Na cobrança, Yuri Alberto bateu forte e fez seu terceiro gol na partida contra seu ex-clube.
Já nos acréscimos, aos 57 minutos, Igor Coronado ainda fez o quarto do Timão. O camisa 77 saiu cara a cara com Anthoni e deu uma cavadinha para fechar o placar.
Próximos jogos
As duas equipes voltam a jogar no meio de semana, em compromissos internacionais.
Na Neo Química Arena, o Corinthians recebe o América de Cali, em jogo válido pela quarta rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. A bola rola às 21h30 (de Brasília), na terça-feira (6).
O Inter descansa um pouco mais e só volta a entrar em campo na quinta (8). Na Colômbia, o Colorado encara o Atlético Nacional, pela Libertadores.
Fonte: CNN
Comentários
Cotidiano
Zelensky diz que discutiu defesa aérea e sanções com Trump no Vaticano

Serviço de Imprensa Presidencial Ucraniano/Divulgação via REUTERS
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que discutiu sistemas de defesa aérea e sanções à Rússia com Donald Trump durante o funeral do Papa Francisco no Vaticano, no que ele chamou de o melhor encontro que os dois já tiveram.
Em comentários divulgados por sua administração presidencial, Zelensky também disse que ele e o presidente dos EUA concordaram que um cessar-fogo de 30 dias entre Kiev e Moscou era o primeiro passo correto para acabar com a guerra na Ucrânia.
Ele disse que levantou o assunto das sanções com Trump na reunião improvisada da semana passada, e que a resposta de Trump a essa questão foi “muito forte”. Zelensky não deu detalhes.
Ele também disse que o acordo sobre minerais essenciais assinado pelos dois países na quarta-feira foi mutuamente benéfico e que permitiria à Ucrânia defender futuros investimentos dos EUA, bem como seu próprio território e povo.
O acordo, amplamente divulgado por Trump, dará aos Estados Unidos acesso preferencial a novos acordos de minerais ucranianos e liberará investimentos americanos na reconstrução da Ucrânia.
Zelensky disse que o dinheiro seria, pelo menos inicialmente, reinvestido e não sairia da Ucrânia.
“Só se as partes, no futuro, concordarem que em 20 anos o fundo estará bem, as coisas estarão sendo construídas, haverá produção”, disse ele, aparentemente se referindo à possibilidade de retiradas a longo prazo.
O acordo visa estabelecer um fundo para gerir investimentos e reter lucros. Zelensky afirmou que haverá uma divisão de 3-3 entre os indicados ucranianos e americanos no conselho de supervisão do plano, que escolherá seu diretor.
Sobre o elemento de segurança do acordo, Zelensky destacou a importância de defesas aéreas mais eficazes, que continuaram sendo um dos principais pedidos de Kiev aos seus aliados durante a invasão em grande escala da Rússia, que já dura três anos.
Você precisa fazer login para comentar.