Conecte-se conosco

Acre

Gladson Cameli busca recursos para revitalização total de ponte na fronteira do Acre

Publicado

em

Ponte José Augusto que liga Brasiléia à Epitaciolândia – Foto: Alexandre Lima

Alexandre Lima

O senador acreano Progressista, Gladson Cameli, soube através de redes sociais e matérias jornalistas, dos problemas relacionados a ponte que liga duas cidades do Acre (Brasiléia e Epitaciolândia), além de ser a principal ligação da BR 317 que dá acesso a transpacífico, no país vizinho, o Peru, principal rota de exportação.

A ponte em questão, seria a que foi construída em ferro na década de 1980, batizada de José Augusto, época da gestão ex-governador Nabor Júnior e desde então, passou a ligar os municípios da fronteira ajudando no desenvolvimento. Consequentemente, foi a vez da ponte binacional Wilson Pinheiro de mão única, ligando Brasiléia à Cobija (Bolívia) em 2004 e depois, a de mão dupla na cidade de Assis Brasil em 2006, concretizando de vez a ligação do Brasil ao Peru.

Passados as décadas, a ponte José Augusto foi se deteriorando uma vez que o fluxo de veículos aumentou para uma mão única. Veículos de grande, médio e pequeno porte dividem o tráfego constante e como consequência, sem uma manutenção constante.

Passado os anos, a ponte metálica se tornou palco de reclamações em vários aspectos, seguidos de acidentes e quase foi incendiada. Foi quando Estado do Acre, através do Deracre, resolveu fazer um recapeamento asfáltico na via principal e nas passarelas, que durou por cerca de um ano.

Senador Gladson Cameli – Foto: Divulgação

No final de outubro passado de 2017, os problemas começaram e as reivindicações por parte dos moradores das cidades da fronteira volta a ser pauta, chegando na Assembleia Legislativa do Acre pelos deputados Antonio Pedro, Eliane Sinhasique e no Senado Federal em Brasília, pelo senador acreano Gladson Cameli.

Por telefone à redação do jornal oaltoacre, Gladson comunicou que já está buscando recursos para serem investidos na ponte José Augusto, destacando que a mesma é um principal elo do Brasil com o Peru e não pode ficar abandonada, atrapalhando o desenvolvimento de municípios da região do Alto Acre.

“Estou acertando com o Dnit através de meu gabinete, para que seja realizado um trabalho de revitalização dessa ponte que liga Brasiléia e Epitaciolândia. Já estamos finalizando a questão dos recursos e o projeto irá deixar essa ponte como nova”, disse o senador.

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Prefeitura de Rio Branco recebe aval do Rio Branco FC para avançar em projeto de revitalização do centro

Publicado

em

Reunião realizada pela Prefeitura marca início das negociações para empreendimento que prevê torres residenciais, comerciais e shopping

A Prefeitura de Rio Branco deu mais um passo importante rumo à revitalização do centro da cidade. Em reunião realizada, no gabinete municipal, a gestão recebeu o aval positivo da diretoria do Rio Branco Football Club para avançar nas discussões de um amplo projeto urbanístico na área do Estádio José de Melo.

O prefeito Tião Bocalom ressaltou que o projeto vem sendo idealizado há mais de um ano e que agora começa a se concretizar com o apoio da nova diretoria do clube.

“Esse é um projeto com o qual venho sonhando há mais de um ano. Já iniciamos conversas anteriormente e, agora, com a nova diretoria, conseguimos avançar. Trata-se de um empreendimento grandioso, com duas torres de 40 andares, sendo uma residencial e outra comercial, além de mais de 1.200 vagas de estacionamento e um shopping center com dois pavimentos”, destacou o prefeito.

Segundo o prefeito, o projeto inclui a construção de moradias para mais de 500 famílias e deve impulsionar a geração de emprego e renda no município. (Foto: David Rangel/Secom)

De acordo com o gestor, o projeto também prevê a construção de unidades habitacionais que poderão beneficiar mais de 500 famílias, além de fomentar a geração de emprego e renda no município.

“O objetivo é revitalizar o centro de Rio Branco, seguindo uma tendência mundial de recupação dessas áreas. Esse projeto, aliado a outras iniciativas, como melhorias no mercado municipal e no terminal urbano, vai transformar completamente a região central da cidade”, afirmou.

O prefeito enfatizou ainda que a iniciativa representa um avanço significativo para o desenvolvimento urbano e econômico da capital acreana.

“A população de Rio Branco será a maior beneficiada. Estamos confiantes de que esse projeto sairá do papel e se tornará motivo de orgulho para todos”, concluiu.

“Com aval do conselho, as tratativas começaram com base em estudo técnico, mas o processo ainda está no início e requer novas etapas”, disse Gerson Boaventura. (Foto: David Rangel/Secom)

O encontro contou com a presença do defensor público e presidente do clube, Gerson Boaventura, além de representantes da diretoria. Segundo Boaventura, a aprovação do conselho superior do clube representa o início de uma nova fase de negociações com o poder público.

“Hoje viemos conversar com o prefeito após o nosso conselho autorizar o avanço das discussões. Uma avaliação técnica da área já foi realizada gratuitamente e servirá como ponto de partida para as negociações. Ainda estamos no início do processo, que envolve outras etapas, como a contratação, pela prefeitura, de uma empresa especializada”, explicou.

O presidente destacou ainda o entusiasmo do clube com a proposta e a necessidade de modernização do espaço. “O Estádio José de Melo apresenta diversas deficiências, e esse projeto representa uma mudança de paradigma tanto para o clube quanto para a cidade”, afirmou.

Com o aval do clube, a proposta segue agora para as próximas etapas técnicas e administrativas, marcando o início de um processo que pode redefinir o cenário urbano do centro da cidade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Temporal alaga ruas e assusta moradores em Brasiléia e Epitaciolândia

Publicado

em

Chuva intensa provoca pontos de alagamento; nível do Rio Acre segue em queda

Uma forte chuva registrada na tarde desta terça-feira (31) causou alagamentos e assustou moradores de Brasiléia, Epitaciolândia e Cobija.

De acordo com dados da Agência Nacional de Águas, o volume acumulado foi de aproximadamente 31,8 milímetros nas últimas quatro horas. Apesar da intensidade da chuva, o nível do Rio Acre apresentou queda, passando de 8,42 metros entre domingo e segunda-feira para 5,92 metros ao final do dia.

Em Brasiléia, bairros da parte alta, como José Moreira e Ferreira Silva, registraram ruas alagadas devido ao grande volume de água, evidenciando limitações no sistema de drenagem urbana. Moradores relataram susto com a rapidez do acúmulo de água nas vias.

Até o momento, não há registros de danos materiais em residências atingidas. Segundo informações, a prefeitura trabalha em projetos para melhorar a drenagem e minimizar os impactos de temporais futuros.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mailza Assis destaca protagonismo feminino em encontro do Mulheres Progressistas no Acre

Publicado

em

Vice-governadora participou de evento que reuniu lideranças de todo o estado; presidente da sigla afirmou que “lugar de mulher é onde ela quiser estar, mas como liderança ativa e transformadora”

Encontro com Líderes Femininas, promovido pelo Mulheres Progressistas, em Rio Branco. Foto: capada 

Mailza reforça união feminina em evento que celebrou trajetória de mulheres na política acreana

Encerrando o mês dedicado às mulheres com uma noite marcada por união, inspiração e fortalecimento do protagonismo feminino, a vice-governadora Mailza Assis participou, nesta segunda-feira (30), do Encontro com Líderes Femininas, promovido pelo Mulheres Progressistas, em Rio Branco.

O evento reuniu lideranças de todo o estado, incluindo a deputada federal Socorro Neri, as deputadas estaduais Maria Antônia e Antônia Sales, vereadoras da capital e do interior, além de representantes de diversos movimentos sociais, em uma celebração à força, à trajetória e à presença das mulheres na política acreana.

“Política como instrumento de transformação”

Mailza destacou sua trajetória construída ao lado de mulheres simples, reforçando que sua caminhada na política sempre esteve conectada com a realidade da população.

“Esse é um encontro de mulheres que sonham, que resistem e que dedicam suas vidas a cuidar do próximo. Eu me somo a cada uma de vocês. Sou como vocês. A política é um instrumento de transformação e nós, mulheres, temos um papel fundamental nesse processo”, afirmou.

O evento reuniu lideranças de todo o estado, além de representantes de diversos movimentos sociais. Foto: captada 

Ela também fez questão de reconhecer a atuação dos diversos movimentos que integram o Progressistas e fortalecem a participação social no estado.

“Agradeço ao presidente da executiva do Progressistas Acre, governador Gladson Cameli, e aos movimentos afro, jovem, comunitário, indígena e a todas as lideranças e correligionárias progressistas que constroem esse projeto com dedicação”, destacou.

União feminina e protagonismo

A vice-governadora ressaltou a importância da união feminina na construção de um Acre mais justo e destacou que as mulheres representam a maioria do eleitorado no estado, o que reforça a responsabilidade de ocuparem espaços de decisão.

“Esse encontro representa uma aliança feminina pelas causas das famílias, das mães e de todas as mulheres acreanas. Precisamos assumir esse protagonismo com coragem, responsabilidade e compromisso”, enfatizou.

Mailza destacou sua trajetória construída ao lado de mulheres simples, reforçando que sua caminhada na política

Ao relembrar sua atuação como senadora, secretária de Assistência Social e Direitos Humanos e vice-governadora, Mailza destacou programas e investimentos que impactaram diretamente a vida da população, especialmente das mulheres, como o Mulheres Mil, Mães da Ciência, Mentes Azuis, Juntos pelo Acre e o Guarda-Roupa Social.

Fortalecimento da presença feminina

A presidente do Mulheres Progressistas no Acre, Nazaré Souza, destacou a importância de fortalecer a presença feminina nos espaços de poder.

“Queremos propor um gesto de reconhecimento de uma mulher pela outra. Porque quando uma mulher reconhece a outra, todas crescem. Lugar de mulher é onde ela quiser estar, mas não apenas como presença simbólica, e sim como liderança ativa, estratégica e transformadora”, afirmou.

Nazaré também reforçou que o protagonismo feminino é resultado de uma construção histórica e que a presença das mulheres nos espaços de decisão representa um avanço significativo para a sociedade.

“Mulheres sempre estiveram na política, mas agora estamos também nos espaços de decisão. E isso muda tudo. Seguiremos avançando com estratégia, coragem e compromisso”, completou.

A participação de Mailza no encontro reforça sua liderança entre as mulheres acreanas e sua trajetória marcada pela defesa de políticas públicas voltadas à inclusão, ao cuidado e à promoção da igualdade.

A vice-governadora também ressaltou a importância da união feminina na construção de um Acre mais justo

Comentários

Continue lendo