Acre
Gladson Cameli busca recursos para revitalização total de ponte na fronteira do Acre
Alexandre Lima
O senador acreano Progressista, Gladson Cameli, soube através de redes sociais e matérias jornalistas, dos problemas relacionados a ponte que liga duas cidades do Acre (Brasiléia e Epitaciolândia), além de ser a principal ligação da BR 317 que dá acesso a transpacífico, no país vizinho, o Peru, principal rota de exportação.
A ponte em questão, seria a que foi construída em ferro na década de 1980, batizada de José Augusto, época da gestão ex-governador Nabor Júnior e desde então, passou a ligar os municípios da fronteira ajudando no desenvolvimento. Consequentemente, foi a vez da ponte binacional Wilson Pinheiro de mão única, ligando Brasiléia à Cobija (Bolívia) em 2004 e depois, a de mão dupla na cidade de Assis Brasil em 2006, concretizando de vez a ligação do Brasil ao Peru.
Passados as décadas, a ponte José Augusto foi se deteriorando uma vez que o fluxo de veículos aumentou para uma mão única. Veículos de grande, médio e pequeno porte dividem o tráfego constante e como consequência, sem uma manutenção constante.
Passado os anos, a ponte metálica se tornou palco de reclamações em vários aspectos, seguidos de acidentes e quase foi incendiada. Foi quando Estado do Acre, através do Deracre, resolveu fazer um recapeamento asfáltico na via principal e nas passarelas, que durou por cerca de um ano.
No final de outubro passado de 2017, os problemas começaram e as reivindicações por parte dos moradores das cidades da fronteira volta a ser pauta, chegando na Assembleia Legislativa do Acre pelos deputados Antonio Pedro, Eliane Sinhasique e no Senado Federal em Brasília, pelo senador acreano Gladson Cameli.
Por telefone à redação do jornal oaltoacre, Gladson comunicou que já está buscando recursos para serem investidos na ponte José Augusto, destacando que a mesma é um principal elo do Brasil com o Peru e não pode ficar abandonada, atrapalhando o desenvolvimento de municípios da região do Alto Acre.
“Estou acertando com o Dnit através de meu gabinete, para que seja realizado um trabalho de revitalização dessa ponte que liga Brasiléia e Epitaciolândia. Já estamos finalizando a questão dos recursos e o projeto irá deixar essa ponte como nova”, disse o senador.
Comentários
Acre
Com apoio de Eduardo Velloso, ‘Opera Acre’ deve devolver visão a 200 pacientes em Brasileia
Nesta sexta-feira (9) e sábado (10), o município de Brasileia, no Alto Acre, será palco do “Opera Acre”, um mutirão de cirurgias organizado pelo governo do Estado que beneficiará toda a região. Entre os serviços oferecidos, que incluem procedimentos ginecológicos e de vesícula, destacam-se as mais de 300 cirurgias de catarata (em 200 pacientes) lideradas pelo deputado estadual e médico oftalmologista Eduardo Velloso, que está à frente de sua equipe de cirurgiões, em parceria com a deputada estadual Maria Antônia. A iniciativa visa atender populações de cidades como Xapuri, Assis Brasil, Epitaciolândia e a própria Brasiléia, onde muitas pessoas não têm condições de custear um tratamento especializado.
Velloso reforçou o caráter transformador da ação. “Serão mais de 200 pessoas que terão a sua visão de volta. É dessa forma que queremos fazer política: levando saúde a locais onde a população não tem acesso a médicos especialistas”, afirmou. O parlamentar agradeceu ainda a parceria do governador Gladson Cameli e do secretário de Saúde, Pedro Pascual, responsáveis pela estruturação do mutirão no Hospital Regional do Alto Acre, em Brasiléia.
Além das cirurgias oftalmológicas, o Opera Acre contemplará também outros procedimentos cirúrgicos. Para Velloso, a iniciativa reflete um compromisso do seu mandato e do Estado com uma Saúde pública e de qualidade. “Quero aqui parabenizar o secretário Pedro Pascual por este grande ato. Juntos, estamos escrevendo um novo capítulo na saúde pública do Acre”, destacou.
Para os moradores do Alto Acre, onde o acesso a hospitais de referência é limitado, iniciativas como o Opera Acre representam alívio imediato. “Muitos pacientes esperam anos por uma cirurgia de catarata. Restaurar a visão não é só um procedimento médico; é devolver dignidade”, concluiu o deputado.
A atuação do deputado Eduardo Velloso nos mutirões une sua expertise médica ao mandato legislativo. Com mais de duas décadas de experiência em oftalmologia, Velloso já realizou milhares de procedimentos, tanto na zona urbana quanto em comunidades isoladas, consolidando-se como uma das vozes mais ativas na defesa de políticas de saúde no estado.
Comentários
Acre
Bocalom anuncia construção de 96 moradias com apoio do Minha Casa, Minha Vida
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom anunciou nesta sexta-feira (9) a construção de mais 96 apartamentos dentro do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, em parceria com a Caixa Econômica e o Governo Federal. As novas unidades fazem parte de um conjunto de ações voltadas ao reassentamento de famílias que vivem em áreas de risco, como às margens do Rio Acre e sobre igarapés.
“Com esses 96 apartamentos, voltados para as famílias que moram em áreas de risco, como a beira do Rio Acre, em cima de igarapés, nós completamos 445 casas e apartamentos”, afirmou o prefeito. Segundo ele, já foram autorizadas anteriormente a construção de 250 casas no conjunto Rosalinda, 83 no Santa Afonso, 16 apartamentos no Tucumã, além dos 64 no bairro Rui Lino e 32 no Bom Sucesso, nesta nova etapa.
Os novos apartamentos terão 42 metros quadrados e serão construídos em prédios de quatro andares. “Tem família, por exemplo, que não quer morar em apartamento, mas aí vai ter casas também. As famílias vão ter até o direito de escolher se querem ir numa casa ou morar num apartamento, numa área mais nobre”, disse o prefeito.
A previsão da Prefeitura é entregar as primeiras unidades até o fim do ano. “O acordo que eu tenho com as empreiteiras é que as primeiras 250 mais 83, que são casas, vão ser apresentadas até dezembro. Os apartamentos que nós demos ordem de serviço agora, o acordo é para que até janeiro a gente possa ter esses apartamentos prontos.”
O prefeito também destacou que os terrenos onde serão erguidas as novas moradias são áreas valorizadas da cidade. “Um deles é no Rui Lino, onde nós vamos ter quatro prédios de 16 apartamentos, que dá 64, e no Bom Sucesso mais dois prédios de 16 apartamentos. Região muito valorizada”, pontuou.
O superintendente da Caixa Econômica Federal em exercício, Victoram Costa, explicou que após a assinatura dos contratos, o próximo passo será a submissão ao Ministério para análise e liberação das cláusulas suspensivas. “Uma delas era a contrapartida financeira que está sendo, nesse momento, regularizada. E, a partir de então, as empresas apresentam os seus projetos para que a gente consiga finalizar e dar início à obra”, detalhou. Ele destacou ainda o papel da Prefeitura de Rio Branco como ente apoiador, tanto pela doação dos terrenos quanto pela contrapartida financeira. “É ela que vai indicar as famílias que irão ocupar essas unidades habitacionais, tendo em vista que a prefeitura é administradora e gestora do CadÚnico”, completou.
Comentários
Acre
Evento de 50 horas de louvor reúne igrejas evangélicas na Praça da Revolução, em Rio Branco
A Associação dos Ministros Evangélicos do Acre (AMECRE) deu início, na manhã desta quinta-feira (8), a um grande evento de adoração e louvor na Praça da Revolução, em Rio Branco. Com duração de 50 horas ininterruptas, o encontro reúne 50 igrejas evangélicas com o objetivo de promover a união entre os fiéis e interceder pela cidade, autoridades e famílias acreanas.
De acordo com o pastor Celson Costa, um dos organizadores, o evento tem como principal propósito formar um elo de oração e comunhão entre as denominações. “Começamos às seis horas da manhã de hoje e vamos até às sete da manhã de sábado. O objetivo é orar por Rio Branco, pelas famílias, pelas autoridades e também pela Marcha para Jesus”, explicou o pastor.
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, que apoia a iniciativa pelo segundo ano consecutivo, participou da abertura do evento. Segundo os organizadores, a presença do gestor municipal reforça a importância do diálogo entre as igrejas e o poder público, especialmente em ações voltadas ao fortalecimento da fé e da comunidade.
O evento é aberto ao público e segue até a manhã de sábado, com momentos de louvor, oração e apresentações de grupos evangélicos locais.
Você precisa fazer login para comentar.