Extra
Gladson anuncia novos geradores de energia para 9 cidades do Acre
Benefícios atingem uma população de 211,6 mil pessoas em nove municípios que viviam da geração de energia de motores ineficientes ou com o fim de vida útil. Cameli fez intervenções junto a Aneel e Eletrobras – Acre no sentido de acelerar o processo e implantação dos geradores ainda este ano.
O senador Gladson Cameli (PP-AC) anunciou no final da tarde de terça-feira (6), em Rio Branco, investimentos de R$ 30 milhões para aquisição de novos grupos geradores de energia para os municípios de Manoel Urbano, Tarauacá, Feijó, Cruzeiro do Sul, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Santa Rosa do Purus, Jordão e Assis Brasil. Os equipamentos contam com tecnologia de ponta que vão substituir motores ineficientes ou com fim de vida útil, assim como atender toda a demanda de carga das localidades.
Os benefícios chegam aos lugares mais distantes e isolados da Amazônia, na última fronteira por água com o Peru, em Marechal Thaumaturgo, até Assis Brasil na tríplice fronteira do Brasil com Peru e Bolívia.
“Esses novos motores começaram a ser instalados e até o final do ano vão atender as regiões do Juruá e da Regional Tarauacá/Envira levando a essas localidades energia elétrica suficiente para atender as demandas” disse Cameli.
Os municípios de Assis Brasil e Manoel Urbano já receberam os novos geradores. Para o representante da Eletrobras no Acre, Ricardo Xavier, essa aquisição representa maior economia no consumo de combustível, menos ruído e maior qualidade na distribuição de energia para os consumidores.
“São 7.746 unidades consumidoras assistidas com os novos investimentos, um total de 6.500 kw, nas cidades mais isoladas a energia que será gerada é sustentável” garantir Xavier.
As cidades de Porto Walter e Jordão, na região mais isolada do estado, foram as primeiras a receber geradores. Marechal Thaumaturgo vai inaugurar o novo grupo gerador no próximo dia 10 e Santa Rosa do Purus, dia 17.
Ainda segundo Xavier, as intervenções feitas pelo senador Gladson Cameli desde 2015 junto ao Ministério das Minas e Energia e na Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foram fundamentais para acelerar o processo de leilão e a implantação dos geradores este ano.
Energia sustentável – Outro fato destacado é a geração de energia através do biodiesel nas cidades de Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Jordão e Santa Rosa do Purus, reduzindo as emissões de gases do efeito estufa e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Para a produção do biodiesel as comunidades poderão ser beneficiadas com geração de emprego e renda.
“É um passo muito importante para quem vive no interior, algo que não conseguíamos há muito tempo. Hoje estamos melhorando a qualidade de distribuição de energia para localidades isoladas e distantes” destacou.
Na região do Juruá e Tarauacá/Envira além dos novos motores, os parques de geração estão sendo modernizados. Controladores e painéis de proteção estão sendo trocados. “Tudo para melhorar a distribuição” concluiu Cameli.
Comentários
Extra
Quaest: desaprovação a Lula ultrapassa 60% em SP, RJ e MG; aprovação cai mais de 15 pontos na BA e em PE

Presidente Lula — Foto: EVARISTO SA / AFP
Pela 1ª vez, desaprovação supera aprovação mesmo onde o presidente venceu as eleições em 2022, como Bahia e Pernambuco. Pesquisa foi feita em 8 estados que representam 62% do eleitorado brasileiro.
Levantamento da Genial/Quaest divulgado nesta quarta-feira (26) aponta que o 3º governo do presidente Lula (PT) é reprovado por 50% ou mais dos eleitores em 8 estados pesquisados. De acordo com a pesquisa, a desaprovação supera os 60% em SP, RJ e MG e a aprovação cai mais de 15 pontos na BA e em PE, estados onde Lula venceu as eleições em 2022. Pela 1ª vez, a desaprovação do presidente numericamente superou a aprovação nesses dois estados.
A pesquisa Genial/Quaest, contratada pela Genial Investimentos, foi feita entre os dias 19 e 23 de fevereiro com 6.630 brasileiros de 16 anos ou mais nos seguintes estados: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. A margem de erro é de 3 pontos em 7 estados, com a exceção de SP, em que é de 2 pontos para mais ou menos.
É a primeira vez que a Genial/Quaest inclui RJ e RS em suas pesquisas sobre a avaliação ao governo Lula. Os demais 6 estados possuem levantamentos anteriores (veja o histórico abaixo).
Veja os números de cada estado:
A desaprovação de Lula subiu 14 pontos em SP, de 55% em dezembro de 2024, para 69% no levantamento divulgado nesta quarta-feira. Aprovação caiu de 43% para 29%. Foram ouvidas 1.644 pessoas e margem de erro é de 2 pontos para mais ou menos. Veja:
A Genial/Quaest realizou pela primeira vez pesquisa com eleitores do estado: 64% desaprovam a gestão de Lula, enquanto 35% aprovam. Foram ouvidas 1.400 pessoas e a margem de erro é de 3 pontos para mais ou menos. Veja:
Os eleitores mineiros indicam desaprovação de 63% ao governo Lula, crescimento de 16 pontos em relação aos 47% registrados em dezembro de 2024. A aprovação caiu 17 pontos: de 52% para 35%. Foram ouvidas 1.482 pessoas e a margem de erro é de 3 pontos para mais ou menos. Veja:
A desaprovação a Lula superou numericamente a aprovação pela primeira vez no estado: 51% desaprovam, enquanto 47% aprovam o governo federal. Houve crescimento de 18 pontos entre os que avaliam negativamente o petista e queda de 19 pontos entre aqueles que aprovam. Foram ouvidas 1.200 pessoas e a margem de erro é de 3 pontos para mais ou menos. Veja:
Assim como na Bahia, Pernambuco é outro estado em que a desaprovação supera a aprovação pela 1ª vez: 50% contra 49%, dentro da margem de erro, que é de 3 pontos para mais ou menos.
Em dezembro de 2024, a desaprovação era de 33%, aumento de 17 pontos para a pesquisa desta quarta, enquanto a aprovação era de 66% e sofreu queda para 49%, recuo de 16 pontos. Foram ouvidas 1.104 pessoas e a margem de erro é de 3 pontos para mais ou menos. Veja:
A desaprovação ao presidente subiu 15 pontos no Paraná: está em 68%, contra 53% no levantamento feito em dezembro do ano passado. A aprovação caiu 14 pontos: é de 30%, enquanto registrava 44% na última pesquisa. Foram ouvidas 1.104 pessoas e a margem de erro é de 3 pontos para mais ou menos. Veja:
A primeira pesquisa da Quaest sobre o tema com eleitores do RS indica desaprovação de 66% dos entrevistados com o trabalho de Lula, já 33% aprovam o seu terceiro mandato. Foram ouvidas 1.404 pessoas e a margem de erro é de 3 pontos para mais ou menos. Veja:
A desaprovação ao governo Lula subiu 14 pontos entre os entrevistados em GO: de 56% em dezembro de 2024 para 70%. Enquanto a aprovação caiu 13 pontos: de 41% para 28%. Foram ouvidas 1.104 pessoas e a margem de erro é de 3 pontos para mais ou menos. Veja:
Popularidade em queda
Pesquisa Quaest indicou queda de popularidade de Lula em janeiro, quando o índice de desaprovação superou pela primeira vez, numericamente, a aprovação ao presidente em pesquisa nacional. Foram entrevistados 4,5 mil eleitores em todo o Brasil, na época.
Veja os números:
- Aprova: 47% (eram 52% em dezembro);
- Desaprova: 49% (eram 47%);
- Não sabe/não respondeu: 4% (eram 2%).
Para Felipe Nunes, diretor da Quaest, o que explica a reprovação histórica é a percepção dos eleitores sobre a condução da economia no país e as promessas de campanha do presidente.
“Primeiro, Lula não consegue cumprir suas promessas. Esse percentual sempre foi alto, mas chegou ao seu maior patamar em jan/25: 65%. Ou seja, mais do que gerar esperança, o atual governo produz frustração na população”, afirma Nunes.
Quaest: Desaprovação de Lula supera aprovação em 8 estados
Comentários
Extra
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE LICITAÇÃO
ESTADO DO ACRE
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA
COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO
CHAMADA PÚBLICA Nº. 001/2025
AVISO DE LICITAÇÃO
CHAMADA PÚBLICA N° 001/2025
OBJETO: Chamamento Público para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural, destinado ao atendimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar, durante o período compreendido no exercício de 2025.
Data da Abertura: 01 de abril de 2025, às 09h00min.
O Edital e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta e aquisição, no período de 28 de fevereiro de 2025 ao dia 31 de março de 2025, de segunda a sexta-feira, na sede da Prefeitura Municipal de Brasiléia, sito a Av. Rolando Moreira n. º 198 – Centro, em Brasiléia/AC, telefone (68) 35464402, ou através do e-mail cpl@brasileia.ac.gov.br e endereço eletrônico http://app.tce.ac.gov.br/portaldaslicitacoes/.
Brasileia/AC, 27 de fevereiro de 2025.
Thaísa Batista Monteiro Pontes
Agente de Contratação
Comentários
Extra
PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA – AVISO DE LICITAÇÃO
ESTADO DO ACRE
PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA
COMISSÃO MUNICIPAL PERMANENTE DE LICITAÇÃO – CMPL
AVISO DE LICITAÇÃO
PREGÃO ELETRÔNICO N.º 001/2025.
DATA PARA RETIRADA DO EDITAL: 27/02/2025 à 19/03/2025.
TIPO DE LICITAÇÃO: Menor preço.
DATA DE ABERTURA: 20 de março de 2025, a partir das 10:00 horas (horário de Brasília-DF), através do site www.comprasnet.gov.br. O edital e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta e aquisição, através dos endereços eletrônicos: licitacao@epitaciolandia.ac.gov.br ewww.comprasnet.gov.br.
OBJETO: Aquisição de veículo tipo micro-ônibus urbano de transporte sanitário, com capacidade mínima de 20 lugares, visando atender as demandas da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Epitaciolândia/AC.
A Prefeitura Municipal de Epitaciolândia reserva-se ao direito de a todo e qualquer tempo, desistir, revogar adiar ou mesmo anular total ou parcialmente esta Licitação, sem que isto represente direito dos interessados a qualquer pedido de indenização, reembolso ou compensação dos valores.
Epitaciolândia/AC, 27 de fevereiro de 2025.
Agleison Rodrigues dos Santos
Agente de Contratação
Decreto n° 072/2025
Você precisa fazer login para comentar.