Acre
Geraldo Pereira lembra que prefeitos do PSDB estão felizes com o Ruas do Povo
O deputado Geraldo Pereira (foto), líder do PT na Aleac, disse em pronunciamento nesta quarta-feira, 27, que o programa Ruas do Povo está sendo festejado até pelos prefeitos do PSDB e de outros partidos da oposição que já receberam ou estarão recebendo o governador Tião Viana nos próximos dias. Pereira observou que é normal o surgimento de problemas em alguns dos milhares de quilômetros de ruas já pavimentadas e que todos estes problemas deverão ser corrigidos pelas empreiteiras conforme previsto em contrato.
Por esta razão o deputado Pereira afirmou ser desnecessário o requerimento apresentado pelo deputado Major Rocha, líder do PSDB, para que o Tribunal de Contas do Estado investigue irregularidades nas obras. “O programa Ruas do Povo está sob garantias contratuais e o governo está tomando medidas para que as empresas refaçam os serviços nos termos do contrato”, afirmou.
De acordo com Pereira, o requerimento do deputado Rocha é precipitado, pois até os prefeitos de seu partido estão aprovando e felizes com o Ruas do Povo. “Estão felizes com a participação do Estado na vida dos municípios, como o prefeito de Porto Acre, Carlinhos da Súde; de Senador Guiomard, James Gomes, e de Assis Brasil”, afirmou Pereira. O deputado sugeriu que Rocha acompanhe o governador nas visitas que fará nos próximos dias a Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri, municípios administrados pela oposição, para fazer parcerias com os prefeitos visando a pavimentação de ruas. “O governador não discrimina”, ressaltou Pereira.
Icuriã
O líder do governo também destacou em seu pronunciamento que está apresentando indicação para que o Deracre transforme o ramal do Icuriã, em Assis Brasil, em uma estrada estadual para que o governo tenha compromisso e obrigação de dar-lhe trafegabilidade permanente. O ramal do Icuriã liga os rios Acre e Iaco na altura de suas nascentes e é habitado por milhares de famílias incluindo diversas aldeias indígenas.
João Maurício
Foto: J. Simão
Agência Aleac
Comentários
Acre
Prefeitura de Assis Brasil promove confraternização para celebrar mais um ano do SCFV com a terceira idade

A Prefeitura de Assis Brasil, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta quinta-feira(04), uma grande celebração em alusão a mais um ano de atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) com o grupo da terceira idade. O encontro festivo reuniu idosos participantes do programa, marcando um momento de alegria, interação e reconhecimento pela trajetória construída ao longo do ano.
A comemoração contou com um almoço especial preparado para os participantes, reforçando o cuidado e o carinho dedicados ao público da melhor idade. Além da confraternização, o evento foi animado com música ao vivo, criando um ambiente leve e descontraído para todos os presentes.

Dinâmicas e momentos de integração proporcionaram ainda mais interação entre os idosos, reforçando o objetivo principal do SCFV: fortalecer vínculos comunitários, promover bem-estar e incentivar a socialização. Ao final da programação, foram distribuídos prêmios, levando ainda mais entusiasmo e sorrisos ao grupo.
O encontro reflete o cuidado da Prefeitura de Assis Brasil com políticas públicas que promovem inclusão, acolhimento e respeito, celebrando com carinho mais um capítulo dessa caminhada conjunta.
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.




























Você precisa fazer login para comentar.