Cotidiano
Garotas de Nova Califórnia são expostas em vídeos ofensivos no WhatsApp e autores podem ser presos
A denunciante afirma, ainda, que algumas da adolescentes expostas nos vídeos estão traumatizadas e não querem nem sair de casa para ir à escola.

Os envolvidos na produção e divulgação dos vídeos devem responder por crimes de injúria, calúnia e difamação, podendo serem processados e condenados por danos morais às vítimas que tiveram as imagens divulgadas sem autorização.
Anderson Bodanese
Adolescentes e até adultos moradores do distrito de Nova Califórnia, próximo à divisa do Acre com Rondônia, estão enfrentando dias difíceis após terem suas fotos divulgadas em vídeos ofensivos em grupos de WhatsApp.
Uma empresária moradora da vila, que aparece em um dos vídeos com teor ofensivo e difamatório, procurou a reportagem na manhã desta sexta-feira (18) para denunciar o caso. A moradora, que é casada e que pediu para não ter o nome revelado, diz que a divulgação dos vídeos está causando um grande problema na vida das pessoas expostas nas gravações. Ela diz que os moradores irão procurar a delegacia para registrar boletim de ocorrência.
“Esses vídeos estão difamando as pessoas de bem da vila. Nesses vídeos estão várias meninas menor de idade sendo chamadas de ‘galinha’, ‘piranha’ e várias outras coisas. Aqui é uma vila muito pequena e isso está dando o que falar. Hoje nós vamos fazer um boletim de ocorrência para a polícia tentar descobrir os autores dos vídeos”, diz a moradora.
A denunciante afirma, ainda, que algumas da adolescentes expostas nos vídeos estão traumatizadas e não querem nem sair de casa para ir à escola.
“Eu até que estou tranquila, sei lidar com a situação. Mas tem meninas que estão chorando muito e não sabem nem se terão coragem de ir à escola”, diz.
O distrito de Nova Califórnia pertence ao município de Porto Velho e possui cerca de 6 mil habitantes. Uma vila pequena que grande parte dos moradores se conhecem. Algumas das meninas que tiveram imagens divulgadas pertecem a famílias tradicionais da cidade pacata do interior de Rondônia.
Autores dos vídeos podem reponder por crime contra honra
Após vários casos de vazamentos de fotos nas redes sociais, o Código Penal endureceu as leis a crimes contra a honra das pessoas praticados nas redes sociais. No caso denunciado em Nova Califórnia, os envolvidos na produção e divulgação dos vídeos devem responder por crimes de injúria, calúnia e difamação, podendo serem processados e condenados por danos morais às vítimas que tiveram as imagens divulgadas sem autorização.

Além dos autores das gravações, os cidadãos responsáveis por compartilhar os vídeos podem responder criminalmente.
Com as leis mais endurecidas, os autores podem ser condenados a pagar indenização às vítimas ou até mesmo serem presos. Além dos autores das gravações, os cidadãos responsáveis por compartilhar os vídeos podem responder criminalmente.
Comentários
Cotidiano
Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.
Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.
O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.
Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.
O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Você precisa fazer login para comentar.