Acre
Gabinete de Gerenciamento de Crises orienta oficiais dos bombeiros
Andrey Santana – Assessoria Sesp
O Gabinete Integrado de Gerenciamento de Crises no Estado (GIGC) reuniu nesta terça-feira, 2, os oficiais do Corpo de Bombeiros. A atividade visa explicar detalhadamente como funciona o novo procedimento a ser utilizado em situações extremas. O GIGC padroniza ações em casos como o da explosão de cilindros no bairro Manoel Julião, em maio de 2014 e do assalto na lotérica no Centro de Rio Branco, em outubro de 2013.
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) está montando as equipes de gerentes de crises, negociadores e também de assessoramento nos setores de inteligência, comunicação social, jurídica, além de prestadores de serviços públicos. Esses agentes vão atuar em situações de crise no âmbito da segurança.
“Só tenho a agradecer e elogiar essa iniciativa, pois desde a existência da nossa corporação há a necessidade de um mecanismo assim para auxiliar o nosso trabalho em situações desse tipo”, destacou o tenente-coronel Costa, comandante de Interior do Corpo de Bombeiros.
Conforme o decreto estadual nº 2.287/2015, o GIGC possui total autonomia para a tomada de decisões em situações de crise que envolva presídios, sequestros, assaltos com reféns ou tentativas de suicídio. “A gente espera nunca ter que usar mecanismos como o Gabinete de Crise, mas no dia em que for necessário, as equipes têm que estar prontas”, explicou o secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel Ricardo Brandão.
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.

Você precisa fazer login para comentar.