Acre
Fronteira em festa: Brasiléia Folia reúne mais 20 mil pessoas em sua primeira noite
WILIANDRO DERZE, Semcom PMDB
A primeira noite do Brasiléia Folia superou as expectativas com um público de quase 20 mil pessoas. O evento realizado pela Prefeitura de Brasiléia trouxe toda sua decoração em ritmo de Copa do Mundo.
O evento que se tornou nos últimos dois anos a maior festa cultura do estado do Acre foi prestigiada por turistas de vários municípios, além dos rondonienses, manauaras, paulistas e até mesmo os bolivianos e peruanos vizinhos.
A festa que é realizada em comemoração ao aniversário de 104 anos de Brasiléia contribui para o aquecimento da economia do município e região. Os restaurantes, hotéis, balneários, comércio local e até mesmo as lojas da Bolívia acabam ganhando e melhorando a receita de seus negócios.
Toda uma estrutura oferecendo alimentos, bebidas, artesanatos e brinquedos para as crianças foram disponibilizadas para garantir uma festa com a presença das famílias e de jovens animados e brincantes do Brasiléia Folia.
Para garantir um ambiente tranquilo e que garanta toda uma segurança aos foliões o prefeito Everaldo Gomes pediu o reforço da Policia Militar e contratou seguranças para reforçar o ambiente da festa.
Uma equipe da secretaria municipal de saúde estava a disposição dos foliões com médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares, além de estarem fazendo a entrega de preservativos e abanadores conscientizando o uso do preservativo.
A equipe da secretaria de Ação Social também estava fazendo os monitoramentos e apoiando os Conselheiros do Conselho Tutelar. Toda uma estrutura de pessoal foi organizada para garantir a segurança de crianças e adolescentes.
As equipes de todas as secretarias municipais se encontram durante toda a festa auxiliando e organizando o evento. Todos os foliões poderiam identificar a comissão organizadora que se encontra com identificação de blusa preta.
O prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes disse que a festa é em homenagem a cidade que deu origem a maioria das cidades do Alto Acre.
“Brasiléia merece uma grande festa como essa que é o Brasiléia Folia. Nossos munícipes, o setor do comércio, hotelaria, restaurantes entre outras áreas ganham muito com a realização desse vento que se tornou tradicional em nossa região. Agradecemos a nossa população e a todos os turistas que se sentem confortáveis e prestigiam todos os anos nossa grande festa de aniversário dessa cidade de população acolhedora e hospitaleira. Só podemos diz Brasiléia obrigado por tudo e desejando que todos comemoremos essa data com muita festa por muitos anos”, destacou o prefeito Everaldo Gomes.
O primeiro dia de festa contou com a participação do Dj Welisson, Banda Pegada e Sandra Melo e banda. A festa foi até às 3 horas da manhã. No sábado, 5, os foliões contam com a atração nacional, revelação da Bahia, a banda Chicana que vai garantir a festa do Brasiléia Folia.
A banda Chicana vai levar a festa até às 4 horas da manhã, já que é atração especial do Brasiléia Folia. A estimativa deste ano é que o público chegue a 50 mil pessoas no sábado.
Comentários
Acre
Rio Acre recua 10 centímetros, mas segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco
Nível do rio marcou 14,30 metros às 15h; Defesa Civil mantém monitoramento devido à previsão de novas chuvas.

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre apresentou recuo de 10 centímetros neste sábado, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Na última medição do dia, realizada às 15h, o manancial marcou 14,30 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros.
De acordo com os dados oficiais, na primeira medição do dia, às 5h26, o rio registrava 13,73 metros, já acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Às 9h, o nível chegou a 14,00 metros, atingindo oficialmente a cota de transbordamento. Em seguida, às 12h, o Rio Acre subiu para 14,40 metros e, no início da tarde, recuou para 14,30 metros.
Apesar de não haver registro de chuva nas últimas 24 horas na capital — com índice de 0,00 milímetro —, o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a elevação do nível do rio é consequência das fortes precipitações ocorridas nas regiões de cabeceiras e em municípios do interior do estado, cujas águas continuam chegando a Rio Branco.
Segundo Falcão, há previsão de novas chuvas tanto nas áreas de nascente do Rio Acre quanto na capital acreana, o que mantém os órgãos de monitoramento em estado de atenção.
Comentários
Acre
Moradores da Sapolândia começam a deixar suas casas por conta da cheia

Moradores do bairro Hélio Melo, conhecido como “Sapolândia”, em Rio Branco, começaram a deixar suas casas no início da tarde deste sábado (27), em razão da cheia do igarapé São Francisco que já começa a deslojar as famílias da região.
De acordo com a organização sem fins lucrativos Conexão do Bem, as famílias aguardaram durante a manhã por apoio da Defesa Civil. Diante da ausência de atendimento no período, os próprios moradores decidiram sair das residências por conta própria, como forma de evitar maiores prejuízos
A Defesa Civil informou que a previsão é de que o nível do Rio Acre e dos igarapés continue subindo neste domingo, o que pode agravar o cenário de inundação em áreas já atingidas da capital acreana. A situação segue em monitoramento.
VEJA O VÍDEO:
Comentários
Acre
Rio Acre segue em elevação e atinge 14,40 metros em Rio Branco
Nível do rio permanece acima da cota de transbordamento e aumenta risco de alagamentos na capital acreana.

Foto: Sérgio Vale





































































Você precisa fazer login para comentar.