fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Friale diz que chuvas serão frequentes nos próximos dias e que rio Acre voltará a subir

Publicado

em

O pesquisador em meteorologia Davi Friale disse que o verão ainda não começou, mas que chuvas serão frequentes nos próximos dias no Acre. Com isso, o nível do Rio Acre começará a apresentar maior volume. O nível vem subindo desde a segunda-feira (20), após no final de semana ter apresentado a menor cota já registrada neste período de seca, que foi 1,30m. Hoje o nível registrou 1,52m.

Porém, Friale ressalta que o subida no nível das águas não reflete as chuvas que caíram nas últimas 24 horas, mas as que caíram na semana passada, entre quarta-feira e quinta-feira, mas que somente agora estão chegando na capital acreana.

Nas cidades de Xapuri e Brasileia, o nível do rio continua subindo e, com as últimas chuvas, aumentará ainda mais seu volume.

“Durante esta semana, seu nível em Rio Branco continuará a subir, descartando qualquer possibilidade de prolongamento da seca severa que atingiu a região. Os níveis dos demais rios do estado também começarão a se elevar a partir desta semana”, diz em seu site.

Chuvas

Pulsos úmidos vindos do Atlântico e a chegada de mais uma frente fria de fraca intensidade provocarão mais chuvas durante esta semana em todo o Acre, principalmente, a partir da próxima sexta-feira.

Em algumas áreas, poderão ocorrer temporais, com chuvas fortes e volumosas, raios e ventanias.

É bastante provável que o mês de setembro encerre com chuvas acima da média climatológica.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre registra 1,77 metro e segue em situação de normalidade em Rio Branco

Publicado

em

Defesa Civil informa que não houve chuvas nas últimas 24 horas; cotas de alerta e transbordo permanecem inalteradas

Rio Acre – Foto: Jardy Lopes

A Defesa Civil de Rio Branco divulgou, na manhã deste sábado (20), o boletim atualizado sobre o nível do Rio Acre. Às 5h15, a medição marcou 1,77 metro, mantendo-se em situação de normalidade.

De acordo com o relatório, não houve registro de chuvas nas últimas 24 horas. As cotas de monitoramento continuam estáveis: a de alerta é de 13,50 metros e a de transbordo de 14 metros.

As informações foram confirmadas pelo coordenador municipal da Defesa Civil, Cláudio Falcão, tenente-coronel do Corpo de Bombeiros.

Comentários

Continue lendo

Acre

Simulação do sistema de alertas ocorre neste sábado em 4 cidades do Acre

Publicado

em

Foto: Secom/RS

A Defesa Civil do Acre realiza neste sábado, 20, uma simulação do sistema Defesa Civil Alerta nas cidades de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Brasileia e Jordão.

Durante a simulação, moradores receberão mensagens diretamente nos celulares, exibidas sobre o conteúdo acessado no aparelho. Dependendo da gravidade do aviso, a notificação pode ser acompanhada por um sinal sonoro semelhante a uma sirene.

“Esse sistema é acionado pela Defesa Civil estadual. Com base no monitoramento, ao identificarmos a possibilidade de um evento extremo, emitimos os avisos para que a população esteja ciente dos riscos na área”, explica o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Carlos Batista.

Não é necessário realizar cadastro prévio ou tomar qualquer outra providência para receber as notificações. Diferentemente dos alertas por SMS, o Defesa Civil Alerta exibe a mensagem sobreposta na tela do celular e exige ação do usuário para ser encerrada. Em situações de alto risco, o alerta sonoro será emitido mesmo que o aparelho esteja no modo silencioso.

A simulação tem caráter preventivo e visa familiarizar a população com o formato das mensagens e com os procedimentos a serem adotados em caso de eventos extremos.

Comentários

Continue lendo

Acre

Criança baleada em ataque que matou mãe e padrasto no AC perde a visão

Publicado

em

A menina de 2 anos baleada no rosto durante o ataque a tiros que vitimou a mãe, Darliane Carneiro Alves, de 21 anos, e o companheiro, Cristhofer Kenndedy, de 20, em Epitaciolândia, interior do Acre, perdeu a visão de um dos olhos em decorrência do ferimento. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), neste sábado (20).

Segundo o Hospital da Criança, em Rio Branco, a menina passou por uma cirurgia de enucleação, procedimento para a remoção do globo ocular, realizada na tarde de sexta-feira (19). Ela permanece internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica, entubada, sob monitoramento multiprofissional. O quadro é considerado grave, porém estável, sem previsão de alta.

O ataque ocorreu no dia 11 de setembro, quando dois homens armados invadiram a residência onde a família estava. Darliane tentou proteger a filha e correu para fora, mas foi atingida e caiu ao chão. Cristhofer foi perseguido até o banheiro e morto com vários disparos.

A criança foi encontrada chorando sob o corpo da mãe e resgatada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Após os primeiros atendimentos, foi transferida ao pronto-socorro da capital e, em seguida, ao Hospital da Criança. A Polícia Civil segue investigando o caso.

Comentários

Continue lendo