Cotidiano
Fortaleza vence Atlético-GO, emplaca quarta vitória seguida e entra no G4 do Campeonato Brasileiro

Neste domingo, pela 18º rodada do Brasileirão, o Fortaleza ganhou do Atlético-GO por 3 a 1, na Arena Castelão. Pochettino, Alix Vinícius (contra) e Renato Kayzer anotaram os gols dos mandantes e Roni cravou o tento dos visitantes.
Com o resultado positivo em casa, o Fortaleza chegou aos 32 pontos e subiu para a quarta colocação da competição nacional, ultrapassando São Paulo, Bahia e Cruzeiro, os quais não venceram nesta rodada. O Atlético-GO, por sua vez, diante de mais uma derrota, permaneceu na 19ª posição, com 11 unidades.
Pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, nesta quarta-feira, às 19h (de Brasília), o Fortaleza visita o Criciúma, no Estádio Heriberto Hulse, em Criciúma (SC). O Dragão, no mesmo dia, às 21h30, recebe o Bahia, no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia (GO).
O jogo
O Fortaleza inaugurou o marcador aos 22 minutos da etapa inicial. Hércules fez bela jogada pela direita, limpou a marcação e cruzou para a área. Assim, Pochettino apareceu entre a marcação e completou de peixinho, no canto inferior direito de Ronaldo.
Nos acréscimos do primeiro tempo, aos 46 minutos, o Atlético-GO empatou o duelo. Guilherme Romão recebeu em profundidade pela esquerda do ataque e cruzou para a área. Roni, então, livre de marcação, finalizou de perna direita no ângulo esquerdo de João Ricardo, que nada pôde fazer.
Um minuto depois, aos 47, o centroavante do Dragão, Jan Carlos Hurtado, recebeu cartão vermelho direto e deixou a equipe com um a menos.
Aos 10 minutos da etapa complementar, o zagueiro dos mandantes, Kuscevic, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Assim, as duas equipes ficaram com dez jogadores em campo.
O segundo do Fortaleza saiu aos 16 minutos. Ao receber pela direita do campo de ataque, Yago Pikachu levantou bola para área e Alix Vinícius, zagueiro do Dragão, ao tentar afastar, acabou tocando para o fundo do próprio gol.
Para fechar a conta, o Fortaleza aumentou sua vantagem aos 28 minutos. Moisés encontrou Renato Kayzer livre de marcação em um belo passe em profundidade, com a defesa da equipe visitantes desorganizada. O atacante avançou, driblou o goleiro Ronaldo e apenas precisou tocar para a meta.
O Fortaleza chegou a movimentar as redes de Ronaldo pela quarta vez, aos 34 minutos, mas foi assinalado um impedimento de Moisés na jogada. O jogador estava em posição irregular ao finalizar em rebote de Lucero.
Por Gazeta Esportiva
QUE GOLAÇOOOOOOOOOOOO DO MEU 79! 🦁#FortalezaEC #Brasileirão https://t.co/meibAkQe9S pic.twitter.com/SVnLlx8uDf
— Fortaleza Esporte Clube 🦁 (@FortalezaEC) July 21, 2024
Comentários
Cotidiano
Acre revela jovem talento acadêmico com aprovações na USP e em outras universidades do país
A estudante da rede pública estadual Ana Joyce do Carmo Gomes, de 14 anos, segue ampliando uma trajetória marcada por conquistas acadêmicas expressivas. Entre os resultados mais recentes estão o 2º lugar no processo seletivo da Universidade de São Paulo (USP), para o curso de Gerontologia, em uma das instituições mais concorridas do país, e o 1º lugar em Administração na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba.

Mesmo diante das aprovações, a jovem optou por não ingressar na graduação neste momento. O objetivo permanece definido: cursar Medicina e atuar futuramente como médica e pesquisadora. Para isso, segue dedicada à preparação acadêmica e aos estudos voltados aos próximos processos seletivos.
A estudante já havia se destacado nacionalmente em 2025 ao ser aprovada, ainda muito jovem, em 14 cursos de graduação em instituições públicas e privadas do país, além de conquistar o primeiro lugar geral em concurso público municipal. As novas aprovações reforçam a constância do rendimento escolar e o planejamento educacional construído ao longo dos anos.
A trajetória de Ana Joyce vem sendo construída com o apoio da rede pública de ensino e do acompanhamento especializado ofertado pelo Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), vinculado ao Departamento de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE). O atendimento inclui atividades de enriquecimento curricular, acompanhamento pedagógico e apoio socioemocional.

Segundo a gestora do NAAH/S, Jeane Lyra Jucá, o acompanhamento contribui para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes com altas habilidades, fortalecendo competências, autonomia e projetos de vida.
O trabalho desenvolvido pelo NAAH/S tem como objetivo identificar, acompanhar e estimular estudantes com potenciais diferenciados, por meio de atividades complementares, orientação pedagógica e apoio às famílias e às unidades escolares.
Ana Joyce afirma que a escolha pela Medicina está ligada à identificação com a área da saúde e ao desejo de atuar também na pesquisa científica, com interesse na área de neurociência. A estudante destaca ainda a importância da organização da rotina de estudos, do descanso e dos momentos de lazer para manter o equilíbrio.

A mãe da estudante, Vânia do Carmo Nery, destaca que o interesse pelos estudos sempre foi natural e reforça o apoio da família para que a filha alcance o objetivo profissional. “Desde muito cedo ela fala sobre cursar Medicina. Nosso papel é apoiar e incentivar para que ela consiga alcançar esse objetivo”, afirmou.
Conquistas 2026
Gerontologia – USP
Arquitetura e Urbanismo – Instituto Federal de Rondônia
Engenharia Elétrica – Universidade Federal de Rondônia
Administração – Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
Direito – Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
Química Industrial – Instituto Federal de Farroupilha – RS
Engenharia de Alimentos – Universidade Federal de Santa Catarina
Inteligência Artificial (Tecnólogo) – Instituo Federal de Rondonópolis
The post Acre revela jovem talento acadêmico com aprovações na USP e em outras universidades do país appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Cotidiano
Após derrota, Neném e Felipinho são dispensados do Santa Cruz

Foto Sueli Rodrigues: Felipinho foi dispensado do Santa Cruz sem a diretoria saber
O volante Neném e o meia Felipinho foram dispensados pelo executivo de futebol do Santa Cruz, Ricardo Pereira, após a derrota para o Galvez. Os dois atletas entraram durante a partida contra o Imperador e foram comunicados do desligamento na reapresentação no domingo, 8, no CT do Cupuaçu.
Diretoria não sabia
Ricardo Pereira dispensou os dois atletas sem ter comunicado os dirigentes. A atitude do executivo de futebol não “caiu bem” e a decisão foi bastante questionada.
Tentou a voltar
O presidente do Santa Cruz, Léo Raches, trabalhou pelo retorno do meia Felipinho e quando assunto parecia contornado, o atleta recebeu uma proposta do Guaporé, de Rondônia, e decidiu não seguir na Capivara.
Comentários
Cotidiano
Independência bate o Vasco e vence a 1ª no Campeonato Estadual

Foto Sueli Rodrigues: Neste lance, Caíque Gomes marcou o segundo gol do Independência
O Independência bateu o Vasco por 3 a 1 nesta terça, 10, na Arena da Floresta, e conquistou a primeira vitória no Campeonato Estadual Sicredi de 2026. Caíque Gomes(2) e Diogo marcaram os gols do Tricolor enquanto Leozinho descontou para o Vasco.
Decidido no 1º tempo
Com gols aos 7 e aos 33 marcados por Diogo e Caíque Gomes, o Independência abriu 2 a 0 e foi para o intervalo com um grande vantagem.
Na volta para o segundo tempo, o técnico Erick Rodrigues promoveu as entradas do lateral Nicolas, do volante Cabeludo e do meia Manga.
O Vasco passou a pressionar, mas em boa jogada pelo de Matheus Lemos, Caíque Gomes escorou e ampliou para 3 a 0.
O Vasco ainda descontou com Leozinho, mas não teve força para empatar.
O cara do jogo
Caíque Gomes foi escolhido o cara da partida. O atacante foi decisivo no primeiro triunfo do Tricolor.
Fala, Mazzuia!
“Conquistamos uma vitória muito importante para a sequência da competição. O resultado vai garantir um pouco de tranquilidade para a reta final do Estadual”, disse o técnico do Independência, Ivan Mazzuia.
Na tabela
A vitória coloca o Independência na 7ª colocação com 4 pontos. O Vasco é 6º também somando 4 pontos.

Você precisa fazer login para comentar.