Acre
Forças de segurança reforçam “Operação Visibilidade” para o segundo turno das eleições
O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) reuniu representantes das forças de segurança na tarde desta quinta-feira, 25, para tratar da logística de segurança do segundo turno das eleições, que ocorrerão neste domingo, 28.
Assim como ocorreu no primeiro turno, Polícias Federal, Civil, Militar e Rodoviária Federal, Exército Brasileiro, Secretaria de Segurança Pública, Instituto de Administração Penitenciário e Departamento Estadual de Trânsito prestarão apoio à Justiça Eleitoral na segurança pública e na garantia de votação e apuração das eleições.
A partir desta sexta-feira, 26, parte do efetivo já estará nas ruas reforçando a Operação Visibilidade, ação preventiva e conjunta que tem o objetivo de garantir a tranquilidade das eleições. Até domingo, cerca de 5 mil homens estarão atuando em todo o Estado.
Durante a reunião, a presidente do TRE-AC, desembargadora Regina Ferrari, anunciou que o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, esta semana, 15 pedidos de envio de força federal para 356 localidades do país no segundo turno das eleições, incluindo 11 municípios acreanos: Rio Branco, Bujari, Porto Acre, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, Brasileia, Assis Brasil, Epitaciolândia e Senador Guiomard.
Após tratativas, ficou deliberado que a Polícia Federal manterá a estrutura que foi utilizada para o primeiro turno de votação: Central de Comando e Controle na sede da Superintendência Regional, com o envolvimento dos demais órgãos de segurança pública, para dar pronta resposta estatal em ocorrências de maior complexidade. Segundo o delegado federal Eduardo Maneta, haverá atuação de integrantes da Polícia Federal em todos os municípios do Estado do Acre, em parceira com as outras instituições de segurança, tal como ocorreu em relação ao primeiro turno.
O Secretário de Segurança Pública do Estado do Acre, delegado Carlos Flávio, destacou que a estrutura e organização montadas para o primeiro turno serão repetidas, inclusive em relação à Sala de Comando e Controle, interligada com centrais de outras unidades da Federação.
O Exército Brasileiro assegurou, de igual forma, que manterá o mesmo empenho e organização evidenciados no primeiro turno, atuando em conjunto com a Polícia Militar, em pontos estratégicos considerados como áreas de risco, com patrulhamentos e equipes fixas. Também acompanhará os trabalhos de montagem e desmontagem das seções eleitorais.
Ao encerrar a reunião, a presidente do Tribunal, acompanhada da corregedora regional eleitoral, juíza Olívia Ribeiro e dos juízes eleitorais da 1ª e 9ª Zonas de Rio Branco, Anastácio Menezes e Rogéria Epaminondas, respectivamente, agradeceu o empenho e a união das instituições de segurança.
“Com essas ações integradas, que reúnem todas as forças policiais e o Exército, o eleitor pode comparecer a sua seção eleitoral para votar com tranquilidade, pois esperamos que este pleito transcorra com normalidade”, enfatizou.
Renata Brasileiro
Comentários
Acre
Homem é acusado de estuprar prima de 14 anos em ramal de difícil acesso em Cruzeiro do Sul
Suspeito fugiu após o crime; Polícia Militar não realizou buscas devido às condições da via e limitações operacionais
Comentários
Acre
Água invade ruas, casas e deixa praça submersa

Foto: David Medeiros
A forte chuva que atinge a capital acreana desde a madrugada desta sexta-feira (26) continua causando transtornos em diversos pontos de Rio Branco. A reportagem do ac24horas Play segue acompanhando a situação e esteve no bairro Plácido de Castro, na Travessa Tabosa, onde a água já invadiu residências.
De acordo com o repórter David Medeiros, que entrou na área alagada para registrar a situação, a água tomou as ruas do bairro e invadiu várias casas. Com o avanço da enxurrada, veículos já não conseguem trafegar pelo local, e moradores precisaram retirar carros das garagens às pressas para evitar prejuízos.

Foto: David Medeiros
Ainda segundo os relatos, o sistema de drenagem não suportou o volume da chuva, problema recorrente na região. Imagens registradas pela reportagem mostram a pracinha do bairro completamente submersa.
Morador da área, Roni relatou a preocupação com o aumento constante do nível da água e o risco de transbordamento para dentro da residência. “A água tá aumentando, tá subindo. Já chegou na área da frente e na de trás, agora tá entrando dentro da casa. Toda vez que chove forte acontece isso aqui. Ainda bem que agora estão mexendo nas galerias, senão já estaria tudo debaixo d’água”, afirmou.

Foto: David Medeiros
Com a continuidade das chuvas, moradores do bairro amanheceram tentando salvar o que é possível dentro de casa, enquanto quintais e áreas externas seguem completamente alagados.
Comentários
Acre
Estrada do Calafate volta a ficar debaixo d’água em Rio Branco

Foto: Eduardo Gomes e David Medeiros
Mais uma vez, como ocorre sempre que chove, moradores da região do bairro Calafate enfrentam dificuldades para trafegar pela estrada de acesso ao bairro, que ficou alagada em razão das chuvas registradas nesta sexta-feira (26), em Rio Branco.
Imagens captadas pela reportagem mostram a via completamente tomada pela água nas proximidades da Igreja Batista do Bosque (IBB) e da Havan, área que costuma registrar transtornos recorrentes durante períodos de chuva intensa, dificultando a passagem de veículos.
O trecho é uma baixada historicamente afetada por alagamentos, o que gera preocupação entre moradores e condutores. Em meio ao avanço da água, algumas pessoas aguardam em pontos de ônibus, enquanto a mobilidade no local se torna cada vez mais comprometida.
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, informação divulgada pelo repórter David Medeiros, a previsão é de que as chuvas continuem pelo menos até as 13h desta sexta-feira, mantendo o alerta para novos alagamentos na capital. Nas últimas 24 horas, o volume de chuva já ultrapassou os 70 milímetros em Rio Branco.


Você precisa fazer login para comentar.