Extra
Forças de Segurança do Acre recebem treinamento para combate aos crimes de fronteira
Na manhã desta segunda-feira, 19, representantes do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República apresentaram as diretrizes do Programa de Proteção Integrada de Fronteira – PPIF e do Programa Vigia, da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça às autoridades das forças de Segurança do Acre. A apresentação foi feita pelo pelo coordenador do Arco Norte, Mauricio Pinheiro,
A visita técnica tem como objetivo integrar com o Estado do Acre, ações de combate à criminalidade nas regiões de fronteira. Militares do Grupamento Especializado em Fronteira (Gefron) do Mato Grosso vieram ao Acre para realizar um estágio operacional aos policiais que irão compor o Gefron no estado.
![](https://oaltoacre.com/wp-content/uploads/2019/08/gefron-1-3-1.jpg)
Autoridades das Forças de Segurança do Estado do Acre participam da apresentação das diretrizes do Programa de Proteção Integrada de Fronteira Foto: Diego Gurgel.
Na ocasião, o secretário de Justiça e Segurança Pública, Paulo Cézar Santos, falou sobre o olhar efetivo das organizações criminosas aos estados amazônicos em relação ao narco-negócio nas regiões de fronteira, onde a fragilidade e o vazio demográfico possibilitam, inclusive, uma situação de futura guerrilha e que as instituições precisam ter um olhar prioritário da União, no sentido de condicionar os mínimos recursos para que as ações sejam executadas nessas regiões.
“O esforço do Estado, no sentido de se aproximar das forças federais, de promover uma formação destinada a um grupo, se dá em face ao olhar não priorizado da União. O primeiro estado a formar o grupamento de fronteira que foi o Mato Grosso, que está se tornando uma regra nacional e aqui no Acre não será diferente. Com a implantação do Gefron, será possível intervirmos nas fronteiras de forma diferenciada e integrada com a participação e empenho de todas as forças de segurança”, destacou.
De acordo com o major da Polícia Militar do Mato Grosso, Luíz Marcelo, na região são mais de 970 quilômetros de fronteira e que o Gefron no estado já tem um conhecimento bem formatado em relação ao combate à crimes nas áreas fronteiriças.
“Já são 17 anos de implantação do Grupo Especial de Fronteira e ao longo desses anos conseguimos desenvolver conhecimentos técnicos especializados e formatar uma doutrina nessa região. Devido a isso estamos aqui no Acre e iremos ficar durante 15 dias para compartilhar todo esse conhecimento, pois os problemas não são diferentes, e irão servir de base para o início de um policiamento também especializado nas fronteiras”, finalizou.
Comentários
Extra
Em conjunto com as forças de segurança, prefeito Carlinhos do Pelado anuncia ampliação de horário de funcionamento para bares, lanchonetes e restaurantes
O prefeito Carlinhos do Pelado recebeu na tarde desta quinta-feira 06, as forças de segurança na fronteira representadas pelo poder judiciário, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros para tratarem de assuntos relevantes para o município.
Na pauta principal , o assunto foi a atenção aos empresários que atendem com serviços de lanchonetes, bares e restaurantes que estavam com alvará de funcionamento até meia noite.
Muitos empresários já haviam procurado o prefeito Carlinhos do Pelado para que revesse essa situação uma vez que estava havendo prejuízo a esses estabelecimentos e a própria população que após meia noite não encontrava mais lugares para fazer refeições ou se divertir.
Em decisão coletiva com as forças de segurança, o prefeito Carlinhos do Pelado estabeleceu que a partir dessa data, os proprietários de bares, lanchonetes e restaurantes terão horário ampliado conforme a particularidade dos bairros de Brasiléia.
Ao final o gestor brasileense mandou mensagem a todos os interessados no assunto. “Tivemos a oportunidade de sentarmos com o judiciário, polícia civil, militar e bombeiros, para tratarmos de um assunto que está assolando a todos nós que é o horário de funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes. Chegamos a um denominador comum em conjunto, a partir de hoje todos esses proprietários desses estabelecimentos devem procurar o setor de cadastro e ampliar o seu horário de funcionamento, tivemos aqui hoje essa oportunidade juntamente com todos que participaram conosco e chegamos a esse denominador comum que é prolongar esses horários para que todos consigam fazer o seu trabalho aqui no nosso município de Brasiléia”, anunciou o prefeito.
Participaram da reunião o prefeito Carlinhos do Pelado, a representante do gabinete-Lajúcia Cantuário, delegado-Erick Marciel, Tenente Ferreira-da polícia militar, Luciano Augusto-Setor de Cadastro, Juízes da comarca de Brasiléia -Dr. Guilherme Mioto e Dr. José Leite Neto, Tenente Gledson-Corpo de Bombeiros e Chiquinho Chaves-Secretário de comunicação.
Comentários
Extra
Polícia Civil investiga execução de filho de fundador de facção em Rio Branco
Hilquias Santos, de 19 anos, foi morto a tiros após ser cercado por criminosos. Ele era investigado por dois ataques a tiros ocorridos na terça-feira (4).
A Delegacia de Homicídios da Polícia Civil abriu, na manhã desta quinta-feira (6), um inquérito para apurar as circunstâncias da execução de Hilquias Santos de Souza, de 19 anos. O jovem, filho de Geremias Lima de Souza, um dos fundadores da facção Bonde dos 13, foi assassinado a tiros na noite de quarta-feira (5), na Rua Rui Barbosa, no bairro Papouco, em Rio Branco.
Segundo informações da polícia, Hilquias foi cercado por criminosos e atingido por vários disparos. Mesmo baleado, ele tentou fugir, mas acabou caindo no interior de uma residência, onde não resistiu aos ferimentos.
O jovem já era investigado pela Delegacia de Homicídios por suposta participação em dois ataques a tiros ocorridos na tarde da última terça-feira (4). De acordo com as investigações, Hilquias teria sido o autor de uma tentativa de homicídio no bairro Cidade Nova e de uma dupla tentativa de homicídio contra um pai e seu filho na Cidade do Povo.
A polícia suspeita que os ataques tenham sido motivados por represália. Hilquias era filho de Geremias Lima de Souza, morto em dezembro do ano passado em frente à sede da 2ª Regional da Polícia Civil. Na terça-feira, os avós de Hilquias também foram alvos de criminosos, que atiraram contra a casa do casal no Conjunto Habitacional Cidade do Povo. Os idosos foram obrigados a deixar a região por determinação dos criminosos.
O caso segue sob investigação, e a polícia trabalha para identificar os responsáveis pelo homicídio de Hilquias e pelos ataques recentes.
Comentários
Extra
Prefeituras do Alto Acre buscam parcerias com o governo do estado para realização do 1º Festival Internacional da Castanha.
Na Casa Civil, prefeitos e representantes das prefeituras do Alto Acre e Capixaba buscam apoio do Governo do Estado para a realização do I Festival da Castanha, que será realizado no Município de Epitaciolândia.
A Secretaria de Planejamento de Epitaciolândia, Marinete Mesquita, juntamente com representantes da Coopaeb.ac e demais prefeituras que compõem a regional do Alto Acre, busca parcerias com as entidades governamentais do estado a fim de fortalecer o evento.
A iniciativa é promovida pela COPERACRE e Copaeb, em colaboração com diversas entidades parceiras, incluindo prefeituras e câmaras de vereadores do Alto Acre. O festival tem como objetivo valorizar a produção extrativista local, promover a preservação ambiental e fortalecer a economia regional.
A iniciativa da programação tem como objetivo a valorização dos Castanhais, por meio de um Festival com vínculo na preservação ambiental, promovendo oficinas temáticas, rodas de conversas, cânticos, premiações para a escolha da maior castanha, além de uma deliciosa gastronomia. O evento conta com o apoio da prefeitura de Epitaciolândia. O evento está previsto para acontecer no mês de fevereiro, nos dias 21, 22 e 23.
Você precisa fazer login para comentar.