fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Filho de faxineira passa em medicina na Ufac e faz surpresa no trabalho da mãe: ‘Vai mudar minha vida’

Mãe, eu vim lhe avisar que não era uma ilusão, era só um sonho difícil’, disse o estudante antes de abraçar a mãe. André Ramon é o mais velho de sete filhos de uma família humilde.

Publicado

em

André e a mãe comemoraram a aprovação dele no curso de medicina – Foto: Arquivo pessoal

Por Tácita Muniz

“Não tive condições para ensino mais avançado, sou ex-porongueiro, filho de empregada doméstica e o mais velho de sete filhos, não tive pai, então, minhas condições econômicas eram péssimas”. É assim que André Ramon, de 26 anos, começa a contar a sua história com a medicina.

De família humilde, ele pôde, nessa terça-feira (10), dar o abraço mais esperado na mãe e uma notícia que demorou sete anos para que pudesse ser dada: a aprovação no curso de medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac).

O resultado saiu justamente no dia do seu aniversário de 26 anos. Anestesiado com a notícia, ele comemorou com os amigos e fez questão de ir até o trabalho da mãe, Vilenilde Arruda Maciel, de 48 anos. Ela trabalha como faxineira em uma academia de Rio Branco e foi lá que recebeu a notícia.

Um vídeo gravado pelos amigos de André mostra o momento de comemoração dos dois. Nas imagens, Vilenilde sai do estabelecimento e encontra o filho que diz: “Mãe, eu vim lhe avisar que não era uma ilusão, era só um sonho difícil e eu passei em medicina na Universidade Federal do Acre”, diz ele antes de um logo abraço emocionado na mãe.

Ela também não contém as lágrimas e agradece. “Esse é o melhor presente da mamãe. Graças a Deus, parabéns mesmo”, fala entre lágrimas.

O abraço sela uma parceria entre os dois. Vilenilde, mesmo sem muito estudo, sempre incentivou que os filhos trilhassem o caminho da educação. Mãe solo de sete filhos, ela sempre trabalhou como doméstica e faxineira e atualmente sustenta a casa sozinha.

Ela conta que não conseguiu terminar os estudos porque teve que trabalhar desde muito cedo. Para ela, ver o filho entrando na faculdade é motivo de orgulho e esperança.

“Tenho certeza que agora começa uma nova etapa nas nossas vidas. Estou com muito orgulho e espero que a gente consiga caminhar para uma vida melhor a partir de agora”, diz a mãe.

‘É minha oportunidade de mudar de vida’

André nasceu em uma comunidade da zona rural de Acrelândia, no interior do Acre, e conta que foi alfabetizado pelo extinto Projeto Poronga, que era um ensino acelerado, usado nas comunidades rurais para tentar evitar a evasão escolar.

Quando mudou para Rio Branco, ele sempre estudou em escola pública e sentia dificuldades em diversas áreas do ensino.

Com ajuda de um vizinho e amigos, ele conseguiu terminar os estudos e começar um cursinho. O primeiro curso que passou foi em engenharia florestal, também na Ufac, mas logo depois teve uma greve e ele, que também estava insatisfeito com o curso, decidiu trancar.

“Conversando com meu vizinho e também com um professor, comecei a cogitar a medicina, foi quando comecei a olhar o curso com outros olhos e comecei a me dedicar para tentar passar no curso”, conta.

Os anos de tentativas não foram fáceis. André teve que lidar com a dificuldade de acesso à internet, materiais e também teve que trabalhar bastante nas áreas em que tinha algum tipo de deficiência no aprendizado. Além disso, em 2017 a mãe se separou do padrasto dele e novamente passou por momentos difíceis.

Mas, durante todo esse percurso, ele teve uma rede de amigos que sempre o apoiaram e, acima de tudo isso, tinha a mãe que acreditava no sonho dele e permitiu que ele se dedicasse aos estudos.

“A ajuda dela foi crucial, de deixar que eu ficasse em casa estudando. Nossa cultura no Acre e no Brasil é que quando uma pessoa pobre faz 19 anos ela tem que sair de casa e procurar trabalho e eu não, fui contra isso e as pessoas não entendem. Muitas vezes, fui chamado de vagabundo, mas continuei estudando e minha mãe entendia. Eu sabia que somente a educação ia poder me fazer virar a chave”, conta.

André ao lado do vizinho que tanto o ajudou nos estudos, Pablo Marques – Foto: Arquivo pessoal

Estudos

Nada na vida de André foi fácil. Mesmo se dedicando aos estudos, quando a coisa apertava em casa, ele fazia bicos para tentar conseguir dinheiro e ajudar a mãe. Ele limpava piscinas, roçava quintais, pintava casa, entre outras coisas.

“Não era trabalho de carteira assinada, mas pegava às vezes para ajudar minha mãe e de uma forma que não atrapalhasse meus estudos. Isso me ajudava e em 2019 ganhei uma bolsa 100% para fazer um cursinho pré-vestibular”, conta.

Ele chegou a fazer o cursinho por um ano, mas em 2020, com a pandemia, as aulas foram suspensas. Foi aí que o estudante teve que encarar outro desafio: estudar em casa.

A casa de André é de madeira e não tem estrutura para que ele estudasse de forma adequada. Com a pandemia do coronavírus, as bibliotecas também fecharam e foi mais uma vez onde pôde contar com a ajuda dos amigos.

“Eu sempre levantava e ia para a biblioteca da Ufac, mas fechou com a pandemia e aí eu vou ser bem sincero, porque eu não conseguia estudar muito bem em casa. Não tinha internet e lá em casa esquentava muito, porque minha casa é de madeira. Foi aí que um amigo me ofereceu um quarto com ar-condicionado, computador e tive um ambiente mais propício para me dedicar”, conta.

Ao mesmo tempo em que a dificuldade financeira impunha limites ao estudante, mas ele se sentia motivado a vencer – isso tudo com a ajuda de muita gente que acreditou no sonho dele.

Revolução

O professor de economia Pablo Marques, vizinho do estudante, é peça fundamental nessa história. Foi ele um dos responsáveis por orientar André nos estudos. Fez mais do que isso, chegou a pagar meses de cursinho para ajudá-lo.

“Me identifico muito com a história do Ramom, porque na idade que ele tem eu também ia querer muito que alguém tivesse me orientado e decidi ajudar porque acredito que é através da educação que a gente consegue melhorar as condições socioeconômicas da nossa vida”, destaca.

Para o professor, que sempre ajuda quem o procura, os estudos são as principais armas para acabar com a desigualdade.

“Para nós que nascemos pobres, a maior revolução que podemos fazer é através de nossos estudos. Sempre que é para incentivar alguém, tento ajudar na medida do possível e sempre acreditei no potencial dele, como também acredito que todos nós podemos realizar nossos sonhos e todos somos capazes, só que às vezes falta oportunidade”, destaca.

Marques lembrou também a trajetória de André e disse que nem sempre foi fácil. Durante estes sete anos, o estudante muitas vezes precisou enfrentar as dificuldades e muitas vezes ele mesmo.

“Claro que hoje olhando a história, o resultado é brilhante, mas nestes sete anos foi muito sol e chuva; altos e baixos e minha ajuda para ele não foi só financeira, mas no sentido de incentivar porque, como todo ser humano, teve dias bons e ruins. Agora, ele começa a colher tudo que plantou e a gente vê que a educação muda vidas.”

André estudava mais de 8 horas por dia – Foto: Arquivo pessoal

‘Educação é o caminho’

André passou no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do 2º semestre com 731 pontos. No dia do aniversário, ele diz que não sabe qual foi a maior felicidade: saber que passou ou a oportunidade de poder contar isso para a mãe.

“Fui até o trabalho da minha mãe, porque ela quem esteve comigo esses anos todos e eu não via a hora de contar pra ela. A maior felicidade de um vestibulando como eu é poder dar essa notícia para sua mãe, dá esse orgulho, é a melhor coisa, às vezes até mais importante do que a própria aprovação. A gente almeja esse momento, de podermos contar isso para nossa mãe”, conta.

Ele diz que a partir de agora sabe que novos desafios começam, mas acredita que esse é o pontapé inicial para mudar de vida.

“A expectativa basicamente é continuar a mesma luta até me formar, são cinco ou seis anos até me formar. Claro que a Ufac dá grande apoio em bolsas alimentação e isso vai me ajudar muito em casa e muitas pessoas dizem que vão me ajudar neste caminho. Muita gente diz que o difícil é sair da faculdade, mas eu penso o contrário. Agora que consegui entrar, consigo vislumbrar uma mudança de vida. Passar em medicina, além de uma realização do sonho, é a grande oportunidade de mudar de vida e fazer a casa da minha mãe que ainda é de madeira. Por isso que tem todo aquele sentimento no vídeo”, diz.

Mãe e filho ficaram se abraçam emocionados – Foto: Arquivo pessoal

Dos outros seis irmãos de André, a mais nova tem 7, outro tem 11, gêmeos de 16 anos, um de 19 e outro de 20 anos, que também faz curso de engenharia florestal na Ufac.

Como irmão mais velho, ele diz que sempre quis ser exemplo para os mais novos e incentivar que eles trilhem também o melhor caminho pela educação.

“Medicina sempre foi uma coisa não muito palpável para nossas condições. Às vezes, eu tinha a sensação que eu não ia conseguir e o que me motivava a continuar é que eu queria ser espelho para eles e queria mostrar que uma hora tudo dá certo. A educação é o caminho mais garantido para mudar de vida”, finaliza.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeito Sérgio Lopes defende protagonismo municipal em encontro técnico promovido pelo Sebrae e Amac

Publicado

em

Evento reuniu gestores em Rio Branco para debater desenvolvimento regional, geração de renda e fortalecimento da economia local

RIO BRANCO — O prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, participou na manhã desta sexta-feira (11) do 1º Encontro Técnico de Prefeitos do Acre, realizado na capital Rio Branco. O evento foi promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a Associação dos Municípios do Acre (Amac), reunindo prefeitos e gestores de diversas cidades para discutir estratégias de desenvolvimento regional.

Com foco no fortalecimento do papel dos municípios na economia do Estado, o encontro abordou temas como identificação de potencialidades locais, geração de renda e parcerias com instituições de fomento.

Durante sua participação, Sérgio Lopes destacou o papel central dos municípios na construção de soluções eficazes e sustentáveis. “Os municípios são os protagonistas do desenvolvimento. Precisamos de soluções que nasçam das nossas demandas, com apoio técnico e financeiro para transformar potencialidades em resultados concretos”, pontuou o prefeito.

Lopes também citou iniciativas bem-sucedidas já implementadas em setores como agroindústria, turismo e tecnologia em outras regiões do Acre, ressaltando que a troca de experiências entre os municípios é fundamental para avançar em políticas públicas eficazes.

O evento contou ainda com a presença de representantes do Sebrae, especialistas em gestão pública e instituições financeiras, que apresentaram linhas de crédito e ferramentas de apoio à produção local. A iniciativa visa reforçar a autonomia das prefeituras na formulação de projetos voltados ao crescimento econômico, respeitando as características e vocações de cada região.

Comentários

Continue lendo

Flash

Com investimentos de mais de R$ 7,5 milhões, governador entrega viaturas, uniformes e equipamentos para reforçar atuação do Corpo de Bombeiros no Acre

Publicado

em

O fortalecimento das instituições como forma de dar autonomia nas ações tem sido uma das prioridades do governo do Acre, que pode ser constatada, principalmente, na Segurança Pública. Nos últimos anos, o Estado tem apostado no aparelhamento das corporações para garantir uma estrutura operacional que entregue agilidade e resposta rápida.

Equipamentos foram entregues e reforçam atuação do Corpo de Bombeiros em todo o estado. Foto: José Caminha/Secom

Para reforçar ainda mais esse trabalho, o governador do Acre, Gladson Camelí, entregou mais de R$ 7,5 milhões em equipamentos, veículos e fardamento para o Corpo de Bombeiros do Acre nesta quinta-feira, 10, em solenidade no Comando-Geral, em Rio Branco.

Durante o ato, foram entregues dois veículos auto bomba, tanque de salvamento (ABTS), estimados em R$ 3.930.000; duas viaturas tipo auto busca, resgate e salvamento com cães (ABRESC), no valor de R$ 990 mil, além de uniformes florestal e caqui, com investimento de R$ 1.199.937,10 e R$ 1.082.410, respectivamente.

O governador Gladson Camelí destaca que a solenidade consolida o compromisso do governo do Acre com o fortalecimento da Segurança Pública, contribuindo para o bem-estar da população acreana.

“A gratidão e o reconhecimento para aqueles que nos ajudam numa área tão delicada como a Segurança Pública nunca deve ser esquecida, ainda mais quando sabemos que esses equipamentos e veículos além de ajudarem a nossa população em momentos extremos também irão reforçar a segurança pessoal dos soldados e oficiais do nosso glorioso Corpo de Bombeiros. Sobretudo, quero agradecer a cada um de vocês que integram as nossas forças de segurança.  Sei que muitas vezes vocês colocam as suas próprias vidas em risco para protegerem a nossa população, então esse serviço que estão prestando tem um valor inestimável”, destacou.

Governador destacou o apoio do governo federal em parcerias que impactam no fortalecimento das instituições, Foto: José Caminha/Secom

Parte dos recursos é proveniente do Fundo Nacional de Segurança Pública, além de convênios. Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Charles Santos, a entrega representa um reforço substancial do governo na estrutura operacional da corporação, promovendo melhores condições de trabalho aos seus integrantes e ampliando a capacidade de resposta às emergências e ocorrências no estado.

“Esse investimento visa justamente atender à população com melhor qualidade. Isso é um reflexo de ações, que não começaram hoje, mas em 2019, com uma transformação da Segurança Pública. Nos últimos anos, o governo estadual demonstrou de forma operacional junto à população que era necessário potencializar justamente as forças de Segurança Pública para darmos melhor resposta, não só através do Corpo de Bombeiros, mas também pela Polícia Militar, Civil e demais instituições”, destacou.

Também foram entregues quatro motores de popa e uma caminhonete, que também serão usados nas operações do Corpo de Bombeiros.

Comandante-geral reconhece governador Gladson Camelí como o que mais destinou investimentos para o Corpo de Bombeiros. Foto: José Caminha/Secom

Camila Pintareli, diretora de Gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública, falou que o Estado está cumprindo seu papel com a execução dos recursos e fortalecendo ações voltadas para a população. Somente do FNS foram empregados R$ 5 milhões nessa entrega. Para ela, a aplicação do recurso torna esses investimentos visíveis para a população.

“O que a gente tem observado é um engajamento crescente por parte dos Estados na execução dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública, muito por conta da criação da rede interfederativa do Fundo Nacional de Segurança Pública, que foi uma iniciativa desta gestão no mês de abril do ano passado. Desde então, a execução dos recursos repassados aos entes federativos deu um salto ao ponto de a gente estar quebrando recorde atrás de recorde”, pontuou ao enfatizar que no Acre há exercícios com 100% de execução.

Também foram feitas apresentações de técnicas de salvamento na torre de treinamento. Os alunos-soldados receberam, pela primeira vez, o fardamento caqui, o oficial da corporação. O governador e a diretora de gestão do FNS receberam homenagens, como forma de reconhecimento de suas atuações em prol do Corpo de Bombeiros.

Alunos-soldados receberam a farda caqui, uniforme oficial da corporação. Foto: José Caminha/Secom

Um momento simbólico foi a entrega desse fardamentos aos alunos-soldados pelo seus familiares e padrinhos. Gustavo França foi um dos que receberam o uniforme antes de integrar a tropa formada no pátio do Comando. Ele falou da representatividade deste momento.

“É algo muito importante porque esse é o fardamento principal do Corpo de Bombeiro e a nossa turma foi privilegiada com essa entrega antecipada, que ocorre antes da finalização do curso de formação. A gente fica muito honrado por todo esse empenho do coronel Charles, toda a equipe que tem administrado as instruções, que tem estado à frente do curso de formação, por proporcionar esse momento”, agradeceu.

Ele lembrou ainda como o chamamento para integrar o Corpo de Bombeiros mudou sua vida e da família, que acompanhava o momento da solenidade.

“Deus sabe todas as coisas. Existe um tempo determinado para todas as coisas abaixo do céu e nós somos muito felizes e muito gratos. Estamos aqui no curso entregando o melhor que nós temos, todos os dias, com todas as instruções, com todo o empenho da coordenação em oferecer a nós os melhores profissionais, os melhores instrutores e nós somos extremamente gratos e temos tentado todos os dias responder à altura daquilo que tem no serviço oferecido”, garantiu.

Comentários

Continue lendo

Flash

Sebrae promove I Encontro Técnico de Prefeitos e Prefeitas pelo Desenvolvimento Local no Acre

Publicado

em

Evento reuniu os 17 representantes municipais do Acre para alinhar ações estratégicas de desenvolvimento

Com o objetivo de fortalecer a articulação entre as prefeituras e o sistema Sebrae, foi realizado nesta sexta-feira, 11 de abril, o I Encontro Técnico de Prefeitos e Prefeitas pelo Desenvolvimento Local, promovido pelo Sebrae no Acre, em parceria com o Governo do Estado do Acre e a Associação dos Municípios do Acre (AMAC). O evento reuniu 17 representantes dos municípios acreanos para dialogar sobre estratégias de desenvolvimento local.

A iniciativa teve como foco a apresentação das propostas e ações que o Sebrae pretende executar nos municípios durante o novo ciclo de gestão (2025-2028), além de promover um espaço de escuta ativa, em que os gestores municipais puderam compartilhar demandas e sugestões com vistas à construção de um plano de atuação mais alinhado com as realidades locais.

Para o presidente da AMAC, Sebastião Bocalom, o encontro representa uma importante oportunidade de aproximação entre os municípios e o Sebrae. “Fortalecer essa parceria com o Sebrae é essencial para que os municípios tenham mais acesso a conhecimento, inovação e apoio ao empreendedorismo local”, destacou Bocalom.

Um dos momentos de destaque do encontro foi a assinatura dos termos de adesão ao Programa Cidade Empreendedora, que marca o início de uma nova etapa na atuação conjunta entre o Sebrae e os municípios acreanos.

Segundo o Gerente do Sebrae, Marcelo Macedo, a adesão dos municípios é um passo fundamental para a implementação efetiva da iniciativa no estado. “A adesão dos municípios demonstra o compromisso com o desenvolvimento local e garante que as ações do programa sejam implementadas de forma alinhada com as realidades de cada região. A partir daqui o próximo passo é fortalecer a articulação com as prefeituras e colocar em prática as soluções que vão beneficiar diretamente os pequenos negócios, afirmou.

O diretor-superintendente do Sebrae, Marcos Lameira, destacou o papel estratégico dos prefeitos na construção de um ambiente favorável ao desenvolvimento local. “Esse encontro é uma demonstração do compromisso do Sebrae com os gestores públicos e com o fortalecimento da economia local. Ao reunir os representantes municipais, conseguimos alinhar nossas ações de forma mais precisa e eficaz, respeitando as particularidades de cada região. O Sebrae está pronto para ser parceiro dos municípios na promoção de um ambiente mais empreendedor, sustentável e inovador”, afirmou Lameira.

Participaram do evento os representantes dos municípios de Acrelândia, Assis Brasil, Bujari, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Senador Guiomard, Tarauacá e Xapuri.

Sobre o Programa Cidade Empreendedora

O Cidade Empreendedora é um programa do Sebrae voltado a gestores públicos comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico de seus municípios. A iniciativa atua de forma sistêmica junto ao poder público, promovendo uma gestão mais eficiente, ágil e alinhada à agenda de desenvolvimento local.

Por meio do programa, o Sebrae apoia os municípios na estruturação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento do ambiente de negócios, à inclusão produtiva, ao estímulo ao empreendedorismo e à formação de capital social, contribuindo para uma economia mais equilibrada, colaborativa e sustentável.

Comentários

Continue lendo