fbpx
Conecte-se conosco

Brasil

Filha de servidor encontrado morto em motel em Rio Branco diz que ele teve infarto: ‘Tinha várias crises cardíacas’

Publicado

em

Jonatas Nicácio Rodrigues, de 69 anos, teve um infarto dentro de um motel na última terça (25) em Rio Branco. g1 conversou com familiares que disseram que ele tinha uma amante. Ela foi embora antes da chegada do socorro.

Jonatas Nicácio morreu nesta terça (25), em motel no bairro Irineu Serra, em Rio Branco. Foto: cedida

O servidor público Jonatas Nicácio Rodrigues, de 69 anos, que morreu na tarde dessa terça-feira (25) em um motel em Rio Branco, foi acometido por um infarto. A informação foi confirmada por uma filha do idoso, que preferiu não ser identificada, e que disse ainda que ele tinha apenas 20% do coração funcionando por conta de crises cardíacas anteriores.

De acordo com a Polícia Militar do Acre (PM-AC), o homem estava acompanhado de uma mulher que foi embora antes da chegada da polícia. A família confirmou que se trata de uma amante dele, que a família deduz quem seja por conta da quantidade de ligações telefônicas encontradas no celular do idoso.

O homem era casado há mais de 40 anos e no momento da morte estaria com a amante

Além disto, os familiares encontraram cápsula de tadalafila, medicamento usado para disfunção erétil, dentro do carro dele. No entanto, a filha disse que pode não ter sido usado, já que Jonatas já tinha um coágulo no cérebro por conta de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que ele havia tido anteriormente.

“Ele foi pai de cinco filhos — duas mulheres e três homens –, que criou e apoiou a todos, ensinando os valores familiares, tanto é que todos nós hoje vivemos dignamente. Foi casado com minha mãe por mais de 47 anos e que, apesar dos problemas que quase todas as famílias passam, ele nunca nos abandonou ou deixou faltar qualquer coisa, nem para os filhos, nem para os netos. E é desse pai que eu e meus meus irmãos vamos nos lembrar: do pai presente em todos os momentos. Como homem, teve seus equívocos, e não cabe a mim julgar”, complementou ela.

Constatação da morte

Ainda segundo a PM, ao chegarem no estabelecimento, somente puderam chamar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e então fizeram o isolamento do quarto. Ao chegar, o Samu encontrou o homem desmaiado no quarto, sem reagir a estímulo verbal.

A ambulância 01 de suporte avançado foi enviada, porém o homem já estava sem os sinais vitais. Após a constatação da morte, o Instituto Médico Legal (IML) foi chamado.

A Prefeitura de Rio Branco publicou uma nota de pesar lamentando a morte do servidor público. “Que o Senhor Deus, em sua infinita bondade, conforte a família e amigos, com quem nos solidarizamos neste momento de perda irreparável”, destacou a nota assinada pelo prefeito Tião Bocalom.

A reportagem entrou em contato com o delegado Alcino Sousa Jr., titular da Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), para verificar se o caso será investigado, porém até a última atualização dessa reportagem, não obteve resposta.

Homem foi encontrado morto dentro de um motel de Rio Branco. Foto: Reprodução

Comentários

Continue lendo

Brasil

Teto para reajuste de medicamentos será divulgado nesta segunda

Publicado

em

A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) divulga, nesta segunda-feira (31), a lista com o novo teto de preços dos remédios vendidos em farmácias e drogarias. A Lei nº 10.742, de 2003, que trata da regulação do setor farmacêutico, prevê o reajuste anual dos medicamentos.

Isso não significa, entretanto, que haverá aumento automático dos preços praticados, mas uma definição de teto permitido de reajuste. Cabe aos fornecedores – farmacêuticas, distribuidores e lojistas – fixarem o preço de cada produto colocado à venda, respeitados o teto legal estabelecido e suas estratégias diante da concorrência.

Para definição dos novos valores, o conselho de ministros da CMED leva em consideração fatores como a inflação dos últimos 12 meses, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a produtividade das indústrias de medicamentos e custos não captados pela inflação, como o câmbio e tarifa de energia elétrica e a concorrência de mercado.

Em 2024, por exemplo, o reajuste anual do preço de medicamentos foi de 4,5%, equivalente ao índice de inflação do período anterior. A lista com os preços máximos que podem ser cobrados pelos produtos fica disponível no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com a Anvisa, a lei prevê um reajuste anual do teto de preços com o objetivo de proteger os consumidores de aumentos abusivos, garantir o acesso aos medicamentos e preservar o poder aquisitivo da população. Ao mesmo tempo, o cálculo estabelecido na lei busca compensar eventuais perdas do setor farmacêutico devido à inflação e aos impactos nos custos de produção, possibilitando a continuidade no fornecimento de medicamentos.

Caso o consumidor encontre irregularidades, é possível acionar os órgãos de defesa do consumidor, como os Procons e a plataforma consumidor.gov.br. Também é possível encaminhar denúncia diretamente à CMED, por meio de formulário disponível na página da Anvisa.

A CMED é composta pelos ministérios da Saúde, Casa Civil, da Justiça e Segurança Pública, da Fazenda, e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária exerce a função de secretaria executiva, fornecendo o suporte técnico às decisões.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Ex-tenente da PM é executado com tiro na cabeça em assalto; filho é preso como mandante

Publicado

em

Mulher do militar relata que criminosos sabiam da profissão da vítima; polícia apreende arma e munições usadas no crime

O tenente aposentado da Polícia Militar Orlando Soares Lopes, 64 anos, foi morto com um tiro na cabeça durante um assalto em sua residência na noite de sexta-feira (28), em Boa Vista. O filho da vítima, de 30 anos, foi preso sob suspeita de encomendar o crime. Mais dois homens, acusados de participação na ação, também foram detidos.

Segundo relatos da esposa de Orlando, os criminosos invadiram a casa, amordaçaram e amarraram o ex-militar em um dos quartos. Armados e usando capacetes, os assaltantes exigiram dinheiro e mencionaram saber que a vítima era da PM. Durante a ação, um disparo acidental antecedeu o tiro fatal que matou Orlando.

A polícia localizou os suspeitos em um apartamento no bairro Canaã. Um deles confessou que o filho do tenente forneceu a arma e ordenou o assalto. No local, foram apreendidos um revólver calibre 38, nove munições deflagradas e três intactas.

A Polícia Civil informou que o filho nega envolvimento, mas ele e os outros dois acusados foram presos em flagrante por homicídio e roubo. O caso foi registrado como morte violenta contra agente de segurança pública.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Tocantins tem quase nove vezes mais bovinos que habitantes

Publicado

em

O Tocantins atualmente registra quase nove vezes mais bovinos que o número de ambientes, segundo dados do governo do Tocantins. Além disso, agora ocupa a 9ª posição no ranking de maior produção de carne bovina do país.

Cinco municípios concentram de 20% a 30% do rebanho do Tocantins, além de terem os maiores frigoríficos do estado.

Em 2023, o Tocantins conseguiu alcançar11.313.309 cabeças. Atualmente, segundo os dados, o rebanho aumentou e estado possui de oito a nove cabeças de gado por pessoa.

De acordo com os dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), divulgados pelo governo do Tocantins, o aumento da produção foi acompanhado das exportações com recordes de carne bovina, totalizando cerca de 102 mil toneladas em 2024.

Além de registrar o novo recorde no tamanho do rebanho, o Tocantins ocupa a 11ª posição no ranking nacional de abate de bovinos. Em relação à região Norte, é o terceiro maior.

Comentários

Continue lendo