fbpx
Conecte-se conosco

Acre

FICATE 2024: Espetáculo “Salve Ela!” e oficinas gratuitas prometem agitar Rio Branco com cultura nacional e internacional

Publicado

em

O Sesc apresentará o FICATE 2024 (Festival Internacional de Cultura, Artes e Teatro), realizado pelas Companhias Cata-Ventos de Cultura e Tanto de Lá Quanto de Cá. Durante uma semana, Rio Branco será palco de 22 apresentações nacionais e internacionais, 2 mesas redondas e 3 oficinas.

Com uma programação repleta de atividades, o festival promete uma imersão em arte e cultura, e todas as atividades serão gratuitas. O destaque fica para a participação especial da renomada Os Ciclomáticos Cia de Teatro do Rio de Janeiro, que apresentará o espetáculo “Salve Ela! Maria Carolina de Jesus em Cena” e conduzirá oficinas teatrais para a comunidade.

No dia 18 de setembro, às 19h30, no Sesc Centro, e no dia 19 de setembro, às 10h, no Colégio Acreano, o público poderá conferir o emocionante espetáculo “Salve Ela! Maria Carolina de Jesus em Cena”, que celebra a vida e obra de uma das mais influentes escritoras negras do Brasil, Maria Carolina de Jesus. A peça retrata a trajetória dessa grande mulher, que transformou suas experiências de vida em uma obra literária que transcendeu fronteiras, sendo reconhecida tanto no Brasil quanto internacionalmente.

Além do espetáculo, o Sesc Centro sediará três oficinas gratuitas, que fazem parte do calendário de formação cultural do festival:

Oficina de Direção Teatral – O Diretor, o Ator e a Cena, com Ribamar Ribeiro, nos dias 17 e 18 de setembro, das 15h às 18h. Essa oficina é destinada a artistas e entusiastas das artes cênicas, e abordará o processo criativo do diretor, o trabalho com os atores e a criação de cenas teatrais. Uma oportunidade imperdível para quem deseja entender melhor os bastidores da criação teatral.

Oficina de Maquiagem Cênica, com Getúlio Nascimento, nos dias 18 e 19 de setembro, das 15h às 18h. Voltada para artistas e maquiadores, esta oficina oferece uma introdução às técnicas de maquiagem cênica usadas no teatro, realçando a criação e expressão das personagens em cena.

Oficina de Criação Autoral Cênica, com o argentino Gabriel Farversani, no dia 20 de setembro, das 15h às 18h, no Sesc Centro. Nesta oficina, Farversani compartilhará suas técnicas sobre como o ator pode explorar e desenvolver sua própria criação cênica, transformando criatividade em ação concreta no palco. Ele vai abordar como o ator e o autor podem produzir trabalhos autênticos e inovadores, criando oportunidades únicas para o desenvolvimento da cena local.

O festival será também um espaço de diálogos culturais, com a realização de 2 mesas redondas, reunindo artistas, diretores e produtores de diferentes regiões, ampliando o debate sobre a produção artística no Brasil e no exterior.

Romario Feitosa, um dos diretores do festival, enfatiza a importância desta edição do FICATE para o Acre e além: “O FICATE está se consolidando como um polo de arte e cultura, não apenas no Acre, mas também no cenário nacional e internacional. Este ano, estamos trazendo grandes nomes do teatro, como Os Ciclomáticos do Rio de Janeiro, e também oferecendo uma oficina única com o argentino Gabriel Farversani, explorando a criação autoral cênica. É uma honra trazer essas grandes experiências para Rio Branco, e convidamos todos os acreanos a prestigiar as apresentações e oficinas gratuitas e se envolverem com o que há de mais rico na arte e no teatro”.

O festival é realizado com o apoio do Sesc, da Prefeitura de Rio Branco, do Sindicato dos Bancários, do Ministério da Cultura e da Escola de Arte e Cultura Beija-Flor.

Todas as atividades são gratuitas, e as informações sobre inscrições e a programação completa podem ser encontradas nas redes sociais da Cia Cata-Ventos de Cultura e da Tanto de Lá Quanto de Cá.

Programação:

Espetáculo “Salve Ela! Maria Carolina de Jesus em Cena”

18 de setembro, às 19h30, no Sesc Centro

19 de setembro, às 10h, no Colégio Acreano

Oficina de Direção Teatral – O Diretor, o Ator e a Cena

17 e 18 de setembro, das 15h às 18h, no Sesc Centro

Inscreva-se aqui: forms.gle/VVBkrvASXA6LWNcs9

Oficina de Maquiagem Cênica

18 e 19 de setembro, das 15h às 18h, no Sesc Centro

Inscreva-se aqui: forms.gle/uADyVrRPk8LwX5VZA

Oficina de Criação Autoral Cênica

20 de setembro, das 15h às 18h, no Sesc Centro

Inscreva-se aqui: forms.gle/BVAp2KfqLxA7Rebo6

Todas as atividades são gratuitas!

Dry Alves – Assecom Escola de Arte e Cultura Beija-Flor

Romario Feitosa – Coordenador Geral da Escola

Fotos: Os Ciclomaticos

Comentários

Continue lendo

Acre

Presidente da Câmara de Rio Branco elogia estrutura do Carnaval e destaca aquecimento da economia local

Publicado

em

Joabe Lira prestigiou a festa no centro da capital e destacou a importância do evento para foliões e comerciantes; programação segue até terça-feira (4).

O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, Joabe Lira (PP), esteve presente no Carnaval 2025 realizado no centro da capital neste domingo (2), acompanhado de sua esposa e filhos. O vereador elogiou a iniciativa do Governo do Estado, Prefeitura e Acisa em trazer de volta o carnaval para o centro da cidade, proporcionando alegria aos foliões e aquecendo a economia local.

“Podemos ver que a estrutura está oferecendo alegria para todos os foliões e aquecendo a economia local com os comerciantes. Isso é importante para nossa cidade”, destacou Joabe Lira.

A festa, que começou às 16h ao som da banda Som dos Clarins, segue até terça-feira (4), garantindo mais momentos de alegria e integração para a população. O Carnaval da Família reforça o compromisso de oferecer uma programação acessível e inclusiva, celebrando a cultura e a tradição carnavalesca em Rio Branco.

O evento tem sido um sucesso, reunindo milhares de pessoas em um ambiente de diversão e celebração, enquanto impulsiona o comércio local e fortalece a economia da cidade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mulheres que inspiram: A trajetória por trás da padaria Baronesa

Publicado

em

Screenshot

No mês da mulher, Sebrae conta histórias de sucesso do empreendedorismo feminino acreano

Transformar sonhos em realidade é a motivação de muitos empreendedores no Brasil ao iniciarem seu próprio negócio. Esse foi o caso das empreendedoras Catherine e Sônia, donas da padaria Baronesa (@abaronesapadaria) desde 2017, localizada em Rio Branco, no Acre.

A ideia surgiu da vontade compartilhada entre as duas amigas, que se concretizou quando decidiram comprar uma padaria local, enxergando nela a oportunidade de dar uma nova identidade ao estabelecimento. Desde então, Baronesa cresceu significativamente e se consolidou como um nome conhecido no setor de panificação do Acre, especialmente pela produção de coffee breaks e cestas de café da manhã.

As empreendedoras contam que grandes desafios surgiram logo no início da jornada, como a falta de experiência no setor e a chegada da pandemia nos anos seguintes. “Decidimos entrar no negócio e, ‘pasmem’, não tínhamos conhecimento nenhum sobre essa área, mas fomos em frente mesmo assim. Logo em seguida, veio a pandemia, um monstro que cresceu à nossa frente, mas não recuamos”, conta Catherine.

Com o empreendedorismo feminino ganhando cada vez mais força no Brasil ao longo dos anos, mesmo os problemas gerados pela pandemia não impediram as mulheres de se destacarem no setor empresarial. Um estudo conduzido pelo Sebrae, em 2023, revelou que as mulheres representavam 10,1 milhões (33,9%) dos empregadores ou trabalhadores por conta própria (formais e informais) brasileiros. Ou seja, a cada 10 empreendedores brasileiros, 3,4 são mulheres.

Screenshot

Apoio do Sebrae

Catherine e Sônia souberam traçar estratégias claras, definir metas e tomar decisões assertivas com o apoio de sua equipe. Além disso, investiram em capacitação para manter o negócio em funcionamento e buscaram apoio de instituições como o Sebrae. “As parcerias nos ajudaram muito, aliás, foram fundamentais para consolidarmos nossa presença no ramo da panificação. O Sebrae sempre foi um dos nossos grandes clientes e parceiros, disponibilizando consultorias, elaborando diagnósticos de produção (manufatura), eficiência energética, entre outros serviços oferecidos pela instituição”, afirmam.

Após muitas pesquisas de mercado, organização da saúde financeira da empresa e o suporte de profissionais e instituições experientes, as empreendedoras conseguiram superar os obstáculos e seguem como referência no mercado de panificação do estado. “Houve dias em que pensamos em desistir, o desespero batia, mas nossa determinação foi maior que as dificuldades. Superamos tudo isso com a ajuda da família e dos colaboradores. Hoje, continuamos o processo de melhoria, valorizando cada vez mais os clientes e parceiros da Baronesa”, conclui Catherine.

Screenshot

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre registra três mortes por dengue e mais de 6 mil casos prováveis em 2025, aponta boletim epidemiológico

Publicado

em

Incidência da doença chega a 707,4 casos por 100 mil habitantes; 21 municípios já notificaram ocorrências, com 1.953 confirmações. Dados são monitorados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou, nesta quarta-feira (26 de fevereiro de 2025), o Boletim Epidemiológico Semanal das Arboviroses, que revela um cenário alarmante no estado. De acordo com o levantamento, referente às oito primeiras semanas do ano, o Acre já contabiliza três óbitos por dengue e 6.230 casos prováveis da doença, com 1.953 confirmações.

A incidência de dengue no estado atingiu 707,4 casos por 100 mil habitantes, com registros em 21 municípios. Os dados, coletados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Online e Sinan Net), reforçam a necessidade de intensificar ações de prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. As autoridades de saúde alertam para a importância da participação da população no combate aos criadouros do inseto.

Comentários

Continue lendo