Cotidiano
Festividades na tríplice fronteira e Festival Internacional da Castanha são apostas para atrair turistas no Alto Acre
Na cidade de Epitaciolândia, fronteira com a Bolívia, a equipe da Sete esteve com a prefeitura do município para tratar da Feira Internacional da Castanha, que deve receber expositores internacionais, com foco em dar visibilidade aos produtores e fazedores da cultura da castanha

Assis Brasil, no estado do Acre, é um município brasileiro localizado na tríplice fronteira Brasil-Peru-Bolívia. Foto: Prefeitura de Assis Brasil
Com o objetivo de fomentar o turismo na tríplice fronteira entre Brasil, Bolívia e Peru, equipes da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo do Acre (Sete) realizam visita técnica nos municípios de Assis Brasil e Epitaciolândia, entre os dias 28 e 30, para realizar ações que contribuem para o desenvolvimento local, em parceria com as prefeituras. Entre as ações, estão a análise técnica para a otimização e apoio ao Festival Internacional da Castanha, em Epitaciolândia, e diversas festividades, feiras e projetos de infraestrutura de pontos turísticos de Assis Brasil.
“Estamos intensificando cada vez mais a parceria com as prefeituras, com o objetivo de fomentar o turismo nos municípios. É nossa intenção que o Estado e as prefeituras trabalhem lado a lado para que os acreanos se sintam ainda mais orgulhosos da nossa terra, que tanto tem a mostrar e oferecer a todas as pessoas que visitam o Acre”, destacou o secretário de Estado de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias.
Turismo na Tríplice Fronteira
Em Assis Brasil, a equipe da Diretoria de Turismo da Sete realizou coleta de informações para a construção de um estudo de viabilidade turística. O chefe do Executivo municipal, Jerry Correia, apresentou o portal de entrada do município, que destaca a história do local e a Praça da Bandeira, lugar que pretende fazer uma conexão com a trilha do Purussaurus [gênero extinto de jacaré gigante], que foi encontrado na região de Assis Brasil.
A guia de turismo e servidora da Sete, Adalgisa Bandeira, explicou que uma das solicitações do prefeito é a otimização da trilha do Purussaurus, que tem aproximadamente 1 km, e a criação de uma representação do jacaré extinto. Além da tríplice fronteira Brasil-Peru-Bolívia, Adalgisa ressaltou que há outros eventos atrativos do público estrangeiro, como as culturas e tradições dos povos indígenas, o Festival de Praia, o Carnavassis e a Festa da Pátria, com assiduidade peruana forte.
“Os pontos turísticos apresentados pelo prefeito são o Marco Rondon, onde há uma torre, de cerca de 3 metros de altura, que foi implantada pelo Marechal Rondon em 1929, e tem uma praça em torno dela. Além disso, há também o Santuário da Santa Raimunda do Bom Sucesso [conhecida por ser protetora dos seringueiros], e que faz uma romaria ecológica pela floresta até chegar no local”, detalhou Adalgisa.

Equipe técnica da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo dialoga com equipes da Prefeitura de Assis Brasil. Foto: Mirla Almeida/Prefeitura de Assis Brasil
O arquiteto Rodrigo Alencar e o engenheiro Pedro Miranda, da Sete, também estiveram no município para oferecer um olhar técnico de infraestrutura sobre destinos turísticos locais: “Como a cidade está na tríplice fronteira, o potencial turístico é gigantesco, visto que muitas pessoas passam pelo local para chegar ao Peru, então a Prefeitura de Assis Brasil pretende fomentar a economia da cidade com o turismo também”, explicou Rodrigo.
Festival Internacional da Castanha
Na cidade de Epitaciolândia, fronteira com a Bolívia, a equipe da Sete esteve com a prefeitura do município para tratar da Feira Internacional da Castanha, que deve receber expositores internacionais, com foco em dar visibilidade aos produtores e fazedores da cultura da castanha, além de apresentar diversidades de produtos como o café e o látex, valorizando a diversidade de produções e tradições locais.

Produção da castanha é uma atividade econômica importante para muitas famílias, no Acre. Foto: Bruno Moraes/Sete
O evento está programado para acontecer em fevereiro e envolve os municípios de Brasileia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil e Iñapari, no Peru, e Cobija, na Bolívia. O festival é uma realização da Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Estado do Acre (Cooperacre), com a coordenação executiva da Cooperativa Agroextrativista de Assis Brasil, Epitaciolândia e Brasileia (Coopaeb), em parceria com diversas instituições públicas e as prefeituras municipais.
Comentários
Cotidiano
Jake Paul coloca placas de titânio e tem alguns dentes removidos após cirurgia

O youtuber Jake Paul atualizou o quadro de saúde depois da derrota sofrida para Anthony Joshua, na luta de sexta-feira. O influenciador teve dupla fratura na mandíbula.
Jake Paul foi dirigindo seu carro para o hospital depois do combate. O lutador de 28 anos passou por procedimento cirúrgico no rosto. Pelas redes sociais, o influenciador mandou um recado para os fãs.
“A cirurgia correu bem, obrigado por todo o carinho e apoio. Duas placas de titânio de cada lado. Alguns dentes removidos. Tenho de me alimentar apenas de líquidos durante 7 dias”, afirmou Jake Paul.
Reprodução: Instagram via @jakepaul
Antes do procedimento, Paul já tinha garantido que continuará lutando boxe. Ele chegou a fazer uma provocação ao astro mexicano Saul “Canelo” Alvarez, o chamando para lutar. “Hora de descansar, recuperar as energias e voltar à categoria peso cruzador”, disse o youtuber.
Em decorrência das lesões na face, Jake Paul não falou com a imprensa na coletiva pós-luta. Ele apenas se pronunciou no ringue, cuspindo bastante sangue.
Jake Paul foi superado por Anthony Joshua no sexto round da luta. O ex-campeão mundial dos pesos pesados aplicou três potentes knockdowns. O terceiro foi definitivo para o juiz interromper o combate, definindo o nocaute.
Por: Estadão
Comentários
Cotidiano
Rio Branco tem ônibus gratuito a partir das 17h30 deste sábado (20)

Foto: Terminal central de Rio Branco I Whidy Melo/ac24horas
O transporte público em Rio Branco será gratuito neste sábado (20) em horários previamente estabelecidos e próximos das programações natalinas no centro da capital. A medida integra o programa “Carona com Dignidade”, instituído com o objetivo de facilitar o deslocamento da população até as atividades promovidas na área central da capital.
A gratuidade da tarifa estará em vigor das 17h30 às 23h30 e abrangerá todas as linhas do sistema de transporte urbano. A ação faz parte de um calendário especial que prevê a liberação da passagem em datas específicas entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026. Além deste sábado, o benefício será concedido nos dias 21, 28 e 31 de dezembro, bem como em 4 e 10 de janeiro de 2026, sempre no mesmo intervalo de horário
A iniciativa foi aprovada pela Câmara Municipal de Rio Branco e sancionada pelo prefeito Tião Bocalom, assegurando a gratuidade do transporte coletivo nos dias definidos
No âmbito da programação natalina, a Prefeitura de Rio Branco realiza neste sábado, a partir das 20h, um espetáculo de drones com projeções de mensagens e imagens alusivas ao Natal. A apresentação poderá ser acompanhada a partir do Calçadão da Gameleira e da orla da Base, contemplando ambos os distritos da capital.
O espetáculo terá duração estimada entre 15 e 20 minutos e contará com aproximadamente 600 drones, que decolarão e pousarão nas imediações do Mercado dos Colonos, nas proximidades da margem do Rio Acre
O ac24horas.com realiza uma cobertura especial e ao vivo da programação a partir das 19h, diretamente na capa do site ac24horas.com e também nas plataformas digitais do jornal no YouTube, Facebook e Instagram.
No YouTube, o link da transmissão já está disponível e permite que o público ative o sininho de notificações para ser avisado assim que a live começar. A iniciativa busca ampliar o acesso da população ao evento, possibilitando que o público acompanhe todos os detalhes da programação natalina mesmo à distância.
Comentários
Cotidiano
Espetáculo de drones do Natal começa a ser montado em Rio Branco
Empresa inicia preparativos técnicos no bairro da Base para apresentação com 600 drones na Gameleira

A empresa responsável pelo espetáculo de drones que integra a programação do Natal de Vida, Esperança e Dignidade iniciou, nesta sexta-feira (19), os trabalhos de montagem e preparação técnica em uma área do bairro da Base, em Rio Branco. A movimentação marca a etapa final de organização para o show aéreo, previsto para a noite de sábado (20), na região da Gameleira, no Segundo Distrito da capital.
No local, equipes técnicas realizam a instalação da estrutura operacional, conferência dos equipamentos e testes preliminares indispensáveis para a execução do espetáculo. A operação inclui protocolos de segurança, checagem dos sistemas de navegação, sincronização dos drones e definição do perímetro de voo, em conformidade com as normas exigidas para esse tipo de apresentação.
O espetáculo contará com cerca de 600 drones, que formarão coreografias luminosas com temática natalina, criando imagens e mensagens no céu da capital acreana. Segundo a organização, a fase de montagem é essencial para assegurar a precisão dos movimentos e a segurança do público, uma vez que os equipamentos operam de forma integrada e exigem rigor técnico.
A escolha do bairro da Base para a montagem ocorreu em razão das características do espaço, que favorecem a logística e os ajustes necessários antes do deslocamento para o local da exibição. Durante esse período, também são realizadas simulações e alinhamentos finais do roteiro do show.
A apresentação com drones é um dos principais destaques da programação natalina promovida pela Prefeitura de Rio Branco e a expectativa é de que atraia grande público à Gameleira.



















Você precisa fazer login para comentar.