Brasil
Fernanda Hassem inaugura a 5ª Unidade Básica de Saúde em Brasiléia
Texto – Raylanderson Frota
Ampliando os investimentos na saúde, infraestrutura e qualidade de vida da população, a prefeita Fernanda Hassem entregou na manhã de quinta-feira (12), a 5ª Unidade Básica de Saúde (UBS). O bairro beneficiado com a UBS é o Marcos Galvão II que irá atender aproximadamente 2 mil pessoas residentes nos bairros: Marcos Galvão I, Marcos Galvão II e bairro Novo Horizonte. Durante a solenidade, secretários, vereadores, autoridades e a comunidade em geral prestigiaram a cerimônia oficial de inauguração.
A nova unidade de saúde é fruto de emenda parlamentar da ex-deputada federal Antônia Lucia. O Ministério da Saúde propõe uma estrutura física das unidades básicas, que seja acolhedora e dentro dos melhores padrões de qualidade, incentivando a melhoria das práticas das equipes de saúde.
Em seu pronunciamento, a Prefeita Fernanda Hassem, fez questão de ressaltar os novos investimentos no bairro. “A nossa administração vai entregar além desta Unidade Básica de Saúde, uma escola que será referência para o Alto Acre que é a Escola Socorro Frota e já estamos com os tramites em andamentos para a construção de uma nova creche aqui no Marcos Galvão. A nossa gestão sempre buscando o melhor para a nossa cidade. Espero que a comunidade cuide muito bem desta unidade que pertence a todos”, ressaltou Fernanda Hassem.
Para o secretário de saúde, Francisco Borges, a inauguração de mais uma UBS é o resultado do trabalho da atual administração em prol da comunidade. “Que todos os moradores que serão atendidos nesta Unidade Básica de Saúde se sintam acolhidos e que usufruam desta bela e moderna unidade”.
A moradora Neurizete Guimarães agradeceu o empenho da Prefeita na entrega da UBS. “Esse é um grande dia para nós moradores do bairro Marcos Galvão e para os demais bairros que também serão atendidos. O nosso sonho foi realizado. Agradeço à Prefeita Fernanda Hassem que além de atender ao pedido da comunidade, é uma prefeita que resolve”.
Homenagem
A UBS leva o nome da senhora Raimunda Antônia de Araújo Carneiro Lima, conhecida popularmente como dona Ray, mãe de 3 filhos, servidora do quadro da Prefeitura de Brasileia como técnica de enfermagem lotada na unidade de saúde Simão Mansour Bartha mas também prestou serviços nas unidades Fernando Correia e Francisco de Assis.
Durante toda vida sempre muito dedicada, responsável e humanista durante os seus atendimentos. Dona Ray faleceu aos 62 anos no dia 18 de julho de 2019 e onde deixou um exemplo de profissional, mãe e avó a ser seguido.
A Prefeita Fernanda Hassem, ainda realizou visita obra de construção da escola Socorro Frota que fica ao lado da UBS.
Comentários
Brasil
Casal é flagrado fazendo sexo na escadaria de fórum no ES. Veja vídeo

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um casal mantendo relações sexuais na escadaria do Fórum de Iúna, no Espírito Santo. A gravação foi feita por uma pessoa em um imóvel vizinho e divulgada nessa terça-feira (10/2).
Por meio de nota, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) informou que o caso ocorreu no sábado (7/2), dia em que não havia expediente na unidade.
Segundo o órgão, após análise das imagens, foi constatado que nenhum dos envolvidos é servidor do Poder Judiciário do município. O tribunal também destacou que o local onde o casal foi flagrado é aberto e de livre acesso ao público. “O material foi encaminhado às autoridades competentes para as providências cabíveis”, diz trecho da nota.
Investigação foi instaurada
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) afirmou que a Delegacia de Polícia de Iúna instaurou procedimento para apurar a prática de ato libidinoso.
De acordo com a corporação, imagens das câmeras de segurança do fórum e do sistema de videomonitoramento do município foram analisadas, sem indícios de participação de servidores do Judiciário.
As investigações seguem para identificar os envolvidos e esclarecer as circunstâncias do caso.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL
Comentários
Brasil
EUA facilitam produção de petróleo na Venezuela sem China e Rússia
O Departamento de Tesouro dos Estados Unidos (EUA) emitiu nova licença que facilita a exploração de petróleo e gás na Venezuela, mas exclui empresas e pessoas da China, Rússia, Coreia do Norte, Cuba e Irã de participarem dos negócios envolvendo a indústria petroleira do país sul-americano.

A licença representa uma flexibilização do embargo econômico imposto à Venezuela que tem prejudicado a economia do país, dono das maiores reservas comprovadas de petróleo do mundo.
A medida ocorre pouco mais de um mês após a captura do presidente Nicolas Maduro por Washington durante invasão à Caracas.
A licença autoriza transações para pagamentos, serviços de transporte e logística, de fretamento de embarcações, para obtenção de seguros marítimos e para serviços portuários e de terminais, entre outras.
“O parágrafo (a) também autoriza transações para a manutenção de operações de petróleo ou gás na Venezuela, incluindo a reforma ou o reparo de itens usados para atividades de exploração, desenvolvimento ou produção de petróleo ou gás”, diz a licença do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC).
O mesmo documento proíbe qualquer transação com pessoa ou empresa ligada à Rússia, Irã, Coreia do Norte, Cuba e China, “ou qualquer entidade que seja detida ou controlada, direta ou indiretamente, por ou em joint venture com tais pessoas”.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou nesta quarta-feira (11) que as novas restrições impostas à Rússia e outros países constituem uma discriminação flagrante, e que Moscou planeja pedir esclarecimentos aos EUA.
“Trata-se de uma discriminação flagrante, apesar de a Rússia, a China e o Irã terem investido no setor de petróleo e energia da Venezuela”, afirmou Lavrov, segundo noticiou a agência de notícias Reuters.
A flexibilização do bloqueio econômico ao petróleo venezuelano ocorre após o novo governo interino de Delcy Rodriguez encaminhar uma série de mudanças no país, incluindo uma nova lei do petróleo para facilitar os investimentos estrangeiros, além da apresentação de uma lei de anistia para opositores presos.
O Serviço de Informações de Energia dos EUA disse que a produção de petróleo e gás na Venezuela segue incerta, apesar das exportações do petróleo bruto terem começado a se recuperar em janeiro.
“Grande parte desse petróleo foi encaminhada para terminais de armazenamento no Caribe. Espera-se que a ampliação das licenças concedidas pelos EUA restaure a produção aos níveis pré-bloqueio até meados de 2026”, diz a agência estatal ligada à Casa Branca.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA BRASIL - INTERNACIONAL
Comentários
Brasil
Lula e Motta desmarcam reunião para discutir fim do 6 x 1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), adiaram a reunião prevista para essa quinta-feira (11/2) sobre as Propostas de Emenda à Constituição (PECs) que extinguem a escala 6×1.
A informação foi confirmada ao Metrópoles por Motta e integrantes do Palácio do Planalto. O adiamento se deu por incompatibilidade de agenda, já que o deputado retorna à Paraíba na tarde desta quinta-feira. O encontro será remarcado para após o Carnaval.
O projeto é uma bandeira da campanha de Lula à reeleição.
Após deixar a proposta engavetada por meses, Motta decidiu encaminhar a PEC apresentada em 2024 pela deputada Érika Hilton (PSol-SP) para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o primeiro passo para discussão das propostas na Casa.
O texto, segundo o paraibano, caminhará conjuntamente a uma proposta mais antiga, de autoria do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG).
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL























Você precisa fazer login para comentar.