Conecte-se conosco

Brasil

Faustão recebe coração e passa por cirurgia para transplante

Publicado

em

Segundo boletim médico, a operação foi bem-sucedida, e o apresentador permanece na UTI para acompanhar a adaptação do órgão

Fausto Silva recebeu um novo coração e passou pela cirurgia para o transplante do órgão neste domingo (27). A informação foi confirmada ao R7 pela assessoria de imprensa do Hospital Albert Einstein. Segundo o boletim médico, o hospital foi acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo na madrugada de hoje.

“Foi iniciada a avaliação sobre a compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B. A cirurgia aconteceu no início da tarde e durou cerca de 2h30. O procedimento foi realizado com sucesso”, informou a instituição em comunicado.

Além disso, após a cirurgia, Faustão permanece na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), “para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição”.

Faustão está internado desde o último dia 5, com um quadro de insuficiência cardíaca. A condição se caracteriza pela perda da capacidade de bombeamento de sangue do órgão para outras partes do corpo.

Os sintomas mais comuns são falta de ar, cansaço, acúmulo de líquidos (e consequente inchaço) nas pernas e falta de capacidade de realizar exercícios ou tarefas que exijam esforço físico.

No último dia 20, o hospital divulgou nota informando que Faustão tinha sido incluído na fila de transplante de coração após uma piora no quadro. O SNT (Sistema Nacional de Transplantes) funciona de maneira nacional e é quem monitora as listas de estados e regiões, juntamente com outros órgãos de controle federais.

As centrais atuam como intermediárias essenciais na identificação de doadores compatíveis e na alocação justa de órgãos para receptores, garantindo equidade no tratamento dos pacientes que aguardam na fila de espera.

Desde que o comunicador entrou na fila para transplantes, a família dele criou um perfil nas redes sociais dedicado a compartilhar histórias sobre doação de órgãos. Na descrição da página, chamada “Faustão do meu coração”, Luciana Cardoso, mulher do artista, pede que os seguidores enviem os relatos e casos por mensagem direta.

Leia o boletim médico na íntegra:

São Paulo, 27 de agosto de 2023 – Na tarde deste domingo, o paciente Fausto Silva passou por
cirurgia para transplante de coração, no Hospital Israelita Albert Einstein, onde está internado
desde 05 de agosto.

O Einstein foi acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo na madrugada de
hoje, quando foi iniciada a avaliação sobre a compatibilidade do órgão, levando em
consideração o tipo sanguíneo B. A cirurgia aconteceu no início da tarde e durou cerca de 2h30.

O procedimento foi realizado com sucesso e Fausto Silva permanece na UTI, pois as próximas
horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição.
Dr. Fernando Bacal, cardiologista do Hospital Israelita Albert Einstein

Dr. Fábio Antônio Gaiotto, cirurgião cardiovascular do Hospital Israelita Albert Einstein
Dr. Miguel Cendoroglo Neto, Diretor Médico e Serviços Hospitalares do Hospital Israelita
Albert Einstein

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Brasil

“Escala 6×1 pode provocar colapso econômico”, diz frente parlamentar

Publicado

em

Imagem colorida de manifestação pelo fim da escala 6x1

Em um manifesto divulgado nessa terça-feira (10/2), a Frente Parlamentar da Indústria de Máquinas e Equipamentos (FPMAQ) do Congresso Nacional alerta que a PEC que propõe o fim da escala 6×1 pode provocar colapso econômico e social no Brasil.

O presidente da FPMAQ, deputado federal Vitor Lippi (PSDB-SP), diz: “Estamos diante de uma discussão extremamente sensível. Um projeto que, em tese, nasce com a intenção de melhorar a vida do trabalhador pode, na prática, gerar efeito oposto: fechamento de empresas, perda de empregos e aumento da informalidade. Não podemos tratar um tema dessa magnitude com populismo ou pressa eleitoral”.

Nesta semana, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), enviou o projeto da jornada 6×1, que estava parado, para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Casa, para dar início à tramitação do texto.

Motta também afirmou que a proposta está entre as principais prioridades da Câmara para este ano e que a PEC deve ser votada até maio, no plenário da Casa.

A proposta, de autoria de Erika Hilton (PSol-SP), sugere a redução da jornada máxima para 36 horas semanais, distribuídas em quatro dias de trabalho. Atualmente, a Constituição fixa o limite em 44 horas semanais, sem definir a divisão por dias.

Além disso, antes de enviar o texto, o dirigente da Casa apensou uma outra proposta, do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), ao texto.

Resistência

A proposta enfrenta resistência de parlamentares da oposição ao governo no Congresso Nacional. O principal argumento é o de que a proposta pode prejudicar empresários.

A tramitação do projeto também é vista como um gesto de Motta ao governo e pode beneficiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2026.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Brasil

Trabalhador fica pendurado e é resgatado a 130 m de altura em Goiânia. Veja o vídeo

Publicado

em

imagem colorida trabalhador pendurado em goiania

Goiânia – Um trabalhador técnico em altura passou um grande susto nessa terça-feira (10/2) na capital goiana. O homem ficou pendurado a 130 metros de altura, após o cabo de rapel no qual ele trabalhava se romper.

O caso aconteceu em um prédio no Jardim Goiás. O trabalhador estava no 43º andar do edifício, no entanto, não conseguia nem subir ou descer. Ele foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros.

Resgate

Para o resgate do homem, duas equipes especializadas com seis bombeiros foram acionadas. Foi montado um sistema de rapel, com ancoragens para puxar o trabalhador, que foi içado para uma das sacadas do prédio.

De acordo com os bombeiros, ele não sofreu ferimentos, e o socorro durou cerca de 30 minutos.

A corporação reforçou a importância de respeitar as normas de segurança neste tipo de trabalho e usar os equipamentos adequados para evitar acidentes.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Brasil

CNJ pune com aposentadoria desembargador que deu HC a membro do PCC

Publicado

em

CNJ aplica aposentadoria compulsória a desembargador do TJMS por liberação irregular de condenado

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu, por unanimidade, aplicar a pena de aposentadoria compulsória ao desembargador Divoncir Schreiner Maran, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. A decisão foi tomada durante a 1ª Sessão Ordinária de 2026, realizada nessa terça-feira (10/2).

A sanção é resultado do julgamento do Processo Administrativo Disciplinar que apurou a concessão de prisão domiciliar, em 2020, a um detento condenado a 126 anos de prisão por tráfico de drogas.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo