fbpx
Conecte-se conosco

Brasil

Fãs já se aglomeram em frente a palco do show da Madonna no Rio

Publicado

em

Ainda era pouco antes das 9h deste sábado (4), quando dezenas de pessoas correram afobadas para se posicionar na grade em frente ao palco do show da cantora Madonna, que começa às 21h45.

O espaço era mantido isolado, por tapumes, desde o início dos trabalhos de montagem da megaestrutura, erguida nas areias da praia de Copacabana, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, para marcar o encerramento da turnê mundial da artista norte-americana.

A turista argentina Gloria González mantinha seu lugar próximo aos tapumes desde a noite de sexta-feira (3). Ela chegou ao Rio no meio da semana, especialmente para acompanhar o show da cantora, de quem é fã mas a quem nunca assistiu ao vivo.

Mesmo após a retirada dos tapumes, segurança ainda mantinham um cordão de isolamento. Quando eles permitiram que os fãs se aproximam da grade, os mais atentos conseguiram correr antes e se posicionar melhor. Gloria estava distraída e acabou chegando depois. Por sorte, a argentina fez amizade com uma brasileira que conseguiu reservar um lugar em que as duas conseguiram ficar encostadas na grade.

“Vamos ficar aqui até a hora do espetáculo, porque provavelmente é a minha última oportunidade de vê-la. Depois não sei onde ela vai se apresentar e nem se ela vai se apresentar de novo”, disse a turista, que se protegia do sol já forte com um chapéu preto, onde se lia “Madonna no Rio: eu fui”.

A fã mineira Adriana Cruzeiro veio para o Rio de Janeiro com o marido em um ônibus fretado. Chegou por volta das 5h30 da manhã e já buscou um lugar junto às grades, que nem são tão perto do palco, uma vez que há uma área VIP, para a qual o acesso é restrito a convidados dos organizadores, no meio do caminho.

“Estou disposta a ficar aqui até o final, porque outra oportunidade dessa, não vou ter nunca mais na minha vida. Vim com meu marido e três funcionários dele. Vamos ficar revezando aqui, para guardar o lugar até o show, mas depois de um certo horário, acho que vai ser impossível sair daqui”.

O paulista George Oliveira não faz questão de estar colado na grade, mas já tinha reservado um lugar, junto com o namorado e amigos, próximo dali. Sua estratégia para ver Madonna de perto? Um binóculo que pegou emprestado com o irmão. “Quero ver ela cantando, mexendo a boca. Se eu conseguir ver isso com o binóculo, já ganhei meu dia”, conta o esperançoso fã.

Outra estratégia usada para visualizar melhor o palco é subir em um banquinho. O ambulante Adálisson Pereira anunciava a venda do banco, apelidado de “camarote da Madonna”, por R$ 40. “Já vendi mais de 100 desde ontem. Por enquanto o preço está R$ 40, mas vai subir mais perto do show”.

Show

A prefeitura do Rio de Janeiro estima um público de 1,5 milhão na noite deste sábado, em Copacabana. O espetáculo da cantora, que começa às 21h 45, terá duas horas de duração. O evento será aberto com DJ Barata, a partir das 18h45, e Diplo, às 20h, em um palco secundário, localizado próximo ao principal. Logo após o show de Madonna, haverá apresentação do DJ Pedro Sampaio.

Mais de 3 mil policiais devem garantir a segurança do evento, que contará com pontos de revista e câmeras de reconhecimento facial. O bairro será fechado a veículos particulares a partir das 18h e a ônibus e táxis, a partir das 19h30. As melhores opções para chegar ao show são o metrô e os ônibus.

Fonte: EBC GERAL

Comentários

Continue lendo

Brasil

Homem ‘vaza’ colesterol pelas mãos após comer só carne por oito meses

Publicado

em

© Divulgação/JAMA

Embora o paciente relatasse sentir-se mais disposto, com maior clareza mental e perda de peso, seus exames mostraram colesterol até cinco vezes acima do recomendado.

Um homem de 40 anos, morador da Flórida (EUA), apresentou complicações severas após seguir uma dieta carnívora rigorosa por oito meses, consumindo grandes quantidades de gordura, incluindo até quatro quilos de queijo por dia. Ele procurou atendimento médico com caroços amarelos nas mãos, pés e cotovelos, diagnosticados como xantelasma, uma condição caracterizada pelo acúmulo de gordura e colesterol na pele. O caso foi relatado no Journal of the American Medical Association (JAMA).

Embora o paciente relatasse sentir-se mais disposto, com maior clareza mental e perda de peso, seus exames mostraram colesterol até cinco vezes acima do recomendado. Segundo os médicos, o alto consumo de gordura na dieta foi o principal fator para o agravamento do quadro, que chegou ao ponto de causar infiltração de gordura nas extremidades do corpo. Especialistas alertam que dietas com ingestão excessiva de gorduras são perigosas e aumentam os riscos de doenças cardíacas, AVC e morte prematura.

O cardiologista Roberto Kalil explicou que não há como alcançar saúde com uma dieta tão rica em gordura. “Ele chegou a um quadro de infiltração de gordura nas mãos, o que significa que a quantidade era tão excessiva que o corpo atingiu um ponto limite. Não existe dieta da moda que vença a ciência”, afirmou. Kalil destacou que altos níveis de colesterol podem levar à formação de placas de gordura nas artérias, resultando em infarto ou AVC, as principais causas de morte no Brasil.

Dados do Ministério da Saúde mostram que 40% da população brasileira tem colesterol alto, incluindo crianças e adolescentes, conforme estudo da UFMG. O cardiologista reforça a necessidade de evitar alimentos ultraprocessados e ricos em gordura. “A dieta é o principal fator de risco, mas fatores genéticos também podem influenciar. É essencial controlar os níveis de colesterol para prevenir complicações graves.”

Fonte: noticiasaominuto.com.br

Comentários

Continue lendo

Brasil

Bancos poderão usar eSocial para oferecer consignado a empregados CLT

Publicado

em

Bancos poderão usar eSocial para oferecer consignado a empregados CLT
Marcello Casal/Agência Brasil

A ideia é criar uma plataforma que permita aos bancos e instituições financeiras acessarem diretamente o perfil de crédito do celetista

O governo federal vai apresentar uma proposta legislativa para expandir a oferta de crédito consignado aos cerca de 42 milhões de trabalhadores com carteira assinada (CLT) que atuam no setor privado e têm dificuldade de acesso a este serviço financeiro. A ideia é criar uma plataforma que permita aos bancos einstituições financeiras acessarem diretamente o perfil de crédito do celetista por meio do eSocial, o sistema eletrônico obrigatório que unifica informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais de empregadores e empregados de todo o país.

O crédito consignado é um empréstimo que tem as parcelas descontadas diretamente do salário ou benefício do devedor. É uma modalidade de crédito que oferece taxas de juros mais baixas e é uma das mais utilizadas no Brasil, especialmente por servidores públicos e aposentados e pensionistas do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS).

A legislação que trata do consignado já permite que trabalhadores com carteira assinada possam ter acesso a este tipo de empréstimo, descontado do salário, mas ele requer a assinatura de convênios entre empresas e bancos, o que, na prática, dificulta que pequenas e médias empresas, e muitas grandes empresas também, possam aderir ao modelo em larga escala.

“A empregada doméstica, o funcionário que atende uma família, ele tem lá o seu registro, o seu recolhimento, mas ele não tem acesso ao crédito consignado. Ou de uma pequena empresa, uma pequena loja, uma padaria, uma farmácia. Dificilmente um empregado do Simples [regime simplificado de enquadramento de empresas], um empregado de uma pequena empresa, terá acesso ao consignado, porque exige uma série de formalidades da empresa com os bancos”, explicou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao anunciar a proposta em entrevista a jornalistas no Palácio do Planalto.

Segundo o ministro, o produto vai provocar uma “pequena revolução” no crédito brasileiro.  “Você vai consignar no eSocial, que é algo que toda empresa hoje tem que aderir para fazer o recolhimento do que deve ao trabalhador em termos de INSS, fundo de garantia [FGTS], imposto [de renda] retido na fonte e assim por diante. Então, o eSocial se transformou num veículo que permite o crédito consignado privado”, disse Haddad.

O assunto foi discutido durante uma reunião com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro Haddad, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, além dos dirigentes de cinco dos maiores bancos públicos e privados do país: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú e Santander.

“Nós vamos ter uma capacidade de fazer com que os bancos não mais precisem fazer convênios com micro, pequenas, médias e grandes empresas. Esse hoje é o grande gargalo do crédito privado. São milhões de empregadores, riscos diferenciados, setores da economia diferenciados, e os bancos não conseguem mapear o risco de crédito dos trabalhadores. Tendo uma gestão centralizada pelo e-Social, conectando nos aplicativos bancários, os bancos vão poder ofertar taxas, vão poder ofertar linha de crédito e os trabalhadores vão conseguir acessar o novo consignado”, argumentou o presidente-executivo da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney.

Para viabilizar a nova modalidade de crédito consignado, utilizando o eSocial, o governo deve editar uma Medida Provisória (MP) ainda em fevereiro, segundo o ministro do Trabalho e Emprego (MTE), embora um prazo exato não esteja definido. Não está descartado também o envio de um projeto de lei. “A decisão sobre o veículo legislativo será tomada pelo presidente Lula”, indicou.

Regras

As regras sobre limites do consignado para trabalhadores celetistas deverão permanecer, como o teto de 30% do salário comprometido com o empréstimo e a possibilidade de usar 10% do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o total da multa recebida por demissão sem justa causa para o pagamento dos débitos, em caso de desligamento do emprego.

Segundo o presidente da Febraban, a massa salarial dos trabalhadores CLT do setor privado alcança cerca de R$ 113 bilhões, enquanto o volume de crédito consignado neste segmento é de apenas R$ 40 bilhões. Já a massa salarial de aposentados do INSS e servidores públicos, que gira em torno de R$ 120 bilhões, resulta em uma oferta de crédito consignado de R$ 600 bilhões.

“Nós estamos estimando que esses R$ 40 bilhões possam triplicar, o que significa dizer que essa carteira de crédito pode chegar a uns R$ 120 bilhões, R$ 130 bilhões, desde que nós tenhamos condições de acesso a essa plataforma [eSocial] e que os aplicativos dos bancos, os canais dos bancos, também possam ser veículos de oferta desse produto. Depende da norma que vier, da regulamentação e o quanto os bancos vão poder se integrar nessa plataforma”, apontou Isaac Sidney.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Entenda como se prevenir da febre Oropouche, que registra alta de casos no Espírito Santo

Publicado

em

Em entrevista ao Jornal da Record News , na sexta-feira (31), o infectologista Marcelo Daher explicou os motivos do surto de febre oropouche no Espírito Santo e destacou os principais sintomas da doença, que já registrou mais de 2.600 casos no estado desde o início do ano. O número representa 95% do total de infecções notificadas no Brasil.

Segundo Daher, a febre oropouche é uma arbovirose transmitida pelo mosquito conhecido como maruim e pelo pernilongo comum. Ele declarou que os sintomas iniciais da doença são muito parecidos com os da dengue e chikungunya, incluindo febre alta e dores no corpo. “O diagnóstico, portanto, só pode ser confirmado por exames laboratoriais”, afirmou.

O infectologista alertou que o cenário no ES pode indicar uma expansão do vírus para outras regiões, já que a doença vem ganhando força devido “à adaptação dos mosquitos transmissores”

Para evitar a propagação da doença, Daher reforçou a importância de medidas preventivas, como o uso de repelentes, roupas que cubram braços e pernas e o combate a criadouros de mosquitos.

Comentários

Continue lendo