Acre
Famílias de Epitaciolândia são beneficiadas com nova expansão de rede de água feita pelo Saneacre
Mais de 40 famílias que residem na Rua Primavera, no bairro da Glória, em Epitaciolândia, foram beneficiadas com a expansão da rede de água iniciada pelo Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) na última quinta-feira, 6, e finalizada na sexta-feira, 7.
Ao todo são 280 metros de rede expandida. A obra foi realizada com recursos próprios do Estado. O Saneacre tem planejado diversas expansões de redes de água em vários municípios. Essas iniciativas reforçam o compromisso do governo do Estado de universalizar o atendimento de água tratada aos acreanos.
Agencia de Noticias do Acre
O presidente da autarquia, José Bestene, destacou a iniciativa. Disse que o Saneacre vem trabalhando nos 22 municípios com melhoria dos serviços, revitalização de espaços e, principalmente, a valorização dos servidores públicos.
“Nós estamos indo pessoalmente aos municípios seguindo orientação do governador Gladson, mas também porque eu, particularmente, quando assumo um compromisso, gosto de fazer bem feito. E se é preciso conferir de perto, eu irei a cada município, para ver o que precisamos fazer para melhorar uma das áreas mais importantes para a nossa saúde. Esta é a meta de nosso governo e a minha em particular como gestor, como cidadão e como consumidor de nossa água”, disse José Bestene.
Erisson Cameli, gerente da unidade do Saneacre em Epitaciolândia, pontuou que essa é uma forma de tratar bem as pessoas e que o governador tem esse compromisso. “O Saneacre tem realizado testes com o abastecimento dia sim e outro não, para assim a água chegar em menos tempo nas casas”, acrescentou o gerente. Com isso, a meta é, em breve, diminuir a intermitência do abastecimento em todo o município.
O Saneacre tem como missão o atendimento de qualidade. Converter a contribuição financeira da população em ações como essa, fortalece a importância da atividade e reciprocidade entre usuários e autarquia.
Comentários
Acre
Cobertura vacinal contra dengue no Acre fica abaixo do esperado; maioria dos municípios não atinge meta da segunda dose
Dados da Sesacre mostram redução drástica de casos da doença em 2026, mas imunização completa preocupa; Acrelândia lidera aplicação da primeira dose com 65%
Os números podem até apresentar uma redução drástica nos casos de dengue, com diminuição de mais de 78% em 2026, mas a cobertura vacinal contra a dengue no Acre está abaixo do esperado. Dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) apontam que a maioria dos municípios acreanos não alcançou as metas estabelecidas, sobretudo quando se fala no esquema completo de imunização.
Primeira dose
Na aplicação da primeira dose, alguns municípios se destacam com melhores índices:
-
Acrelândia: 65,23%
-
Jordão: 64,49%
-
Santa Rosa do Purus: 53,46%
Em contrapartida, cidades como Porto Acre (16,32%), Tarauacá (21,07%) e Bujari (22,75%)registram coberturas significativamente mais baixas.

Os dados apontam que, embora haja início de adesão à vacina, ainda há um desafio importante em garantir que a população retorne para completar o ciclo de imunização. Foto: captada
Segunda dose – o grande desafio
O cenário se agrava quando se observa a segunda dose da vacina, essencial para garantir maior proteção. Mesmo nos municípios com melhor desempenho, os índices são consideravelmente menores:
| Município | Primeira dose | Segunda dose |
|---|---|---|
| Acrelândia | 65,23% | 37,19% |
| Jordão | 64,49% | 34,72% |
| Manoel Urbano | – | 31,13% |
Na maioria das localidades, a cobertura da segunda dose não ultrapassa 25%. Em alguns casos, os números são ainda mais críticos:
-
Tarauacá: 6,53%
-
Porto Acre: 7,71%
-
Cruzeiro do Sul: 8,04%
Esses percentuais evidenciam a dificuldade na adesão ao esquema vacinal completo.

O cenário se agrava quando se observa a segunda dose da vacina, essencial para garantir maior proteção. Foto; captada
Desafio da imunização
Os dados apontam que, embora haja início de adesão à vacina, ainda há um desafio importante em garantir que a população retorne para completar o ciclo de imunização.
A vacinação contra a dengue é direcionada principalmente a crianças e adolescentes, considerados mais vulneráveis às formas graves da doença. A baixa cobertura da segunda dose preocupa as autoridades de saúde, já que o esquema completo é fundamental para garantir proteção duradoura e eficaz contra a enfermidade.

Comentários
Acre
Homem é ferido com terçado após negar alimento em comércio de Brasiléia
Suspeito foi contido por policiais e encaminhado à delegacia após ataque em via pública
Um empresário foi vítima de agressão com arma branca (facão) na tarde desta quinta-feira (26), em um estabelecimento comercial localizado na Avenida Marinho Monte, no bairro Ferreira Silva, parte alta da cidade de Brasiléia.
De acordo com a Polícia Militar, a guarnição foi acionada via Centro de Operações (Copom) para atender a ocorrência. Ao chegar ao local, os policiais encontraram o suspeito em situação de rua (não identificado), já imobilizado e algemado, devido ao comportamento agressivo.
Segundo relato da vítima, proprietário do comércio (sem identificação), o suspeito frequentava o estabelecimento há cerca de 15 dias pedindo alimentos. Após ter um novo pedido negado, ele reagiu de forma violenta e atacou o comerciante com um terçado, causando um ferimento leve na mão direita.
A agressão foi interrompida por policiais que passavam pela região no momento do ocorrido. O suspeito foi detido no local e conduzido à delegacia, sem apresentar lesões.
A arma utilizada no ataque foi apreendida, e o caso foi registrado como lesão corporal dolosa.
Comentários
Acre
Jovem de Rio Branco é aprovado em Harvard e Princeton com bolsa integral e se torna o primeiro acreano a conquistar o feito simultâneo
Diego Heitor da Silva Monteiro, de 18 anos, construiu trajetória internacional desde os 12 e agora decide qual das duas universidades prestigiadas frequentar
Diego Heitor da Silva Monteiro, de 18 anos, morador do bairro Mocinha Magalhães, em Rio Branco, foi aprovado em duas das universidades mais prestigiadas do mundo — Princeton e Harvard — e conquistou bolsa integral nas duas instituições. A conquista, anunciada neste ano, é resultado de anos de dedicação ao aprendizado do inglês e à construção de um currículo internacional desde os 12 anos de idade. Ele é o primeiro acreano a ser aprovado em Princeton e em Harvard simultaneamente, com bolsa integral.
O estudante, que cursou o ensino médio no Colégio de Aplicação, em Rio Branco, começou a aprender inglês pela internet durante a pandemia, com o sonho de estudar fora do país. Em um primeiro momento, ele submeteu candidaturas a 22 instituições para o ensino médio, mas não obteve aprovação com bolsa integral em nenhuma delas. A partir daí, passou a dedicar o tempo integral à construção do seu perfil acadêmico e à preparação para novas candidaturas visando o ensino superior.

A conquista, anunciada neste ano, é resultado de anos de dedicação ao aprendizado do inglês e à construção de um currículo internacional desde os 12 anos de idade. Foto: captada
Em dezembro do ano passado, Diego foi aprovado em Princeton. Neste ano, veio a aprovação em Harvard, onde aplicou com interesse ao curso de Psicologia. A bolsa conquistada nas duas universidades cobre alimentação, transporte, hospedagem e os custos da viagem. Diego ainda avalia qual das duas instituições vai frequentar no segundo semestre deste ano, quando deve se mudar para os Estados Unidos.
Experiências internacionais
Antes das aprovações, o jovem já havia acumulado experiências internacionais por meio de programas de intercâmbio. Em 2024, participou do programa Jovens Embaixadores, sua primeira viagem ao exterior, realizada aos 16 anos. Também integrou o Camp Rise Sun, com bolsa completa, e, em julho de 2025, passou um mês inteiro na China por meio de outra bolsa integral, com foco em energia sustentável e tecnologia.
A trajetória contou com o apoio da família e da escola. Os professores e a direção do Colégio de Aplicação forneceram cartas de recomendação fundamentais para o processo seletivo. “Foi um trabalho de muitas mãos”, disse Diego.

Também integrou o Camp Rise Sun, com bolsa completa, e, em julho de 2025, passou um mês inteiro na China por meio de outra bolsa integral, com foco em energia sustentável e tecnologia. Foto: captada
A família, inicialmente receosa em permitir que um adolescente menor de idade viajasse sozinho para o exterior, mudou de ideia após a primeira experiência. Com o tempo, passou a apoiar e incentivar as demais oportunidades.
Conselho para futuros candidatos
Para quem deseja seguir um caminho semelhante, Diego tem um conselho direto. “O ponto pra conseguir essas oportunidades no exterior é agarrar todas as oportunidades que passem pela frente. Quando comecei, eu me inscrevi pra 22 escolas, todo programa que aparecia eu me inscrevia e não deixava passar nada.” E completa: “Agarrar todas as oportunidades porque isso vai te colocar onde você quer chegar.”
Veja vídeo:



Você precisa fazer login para comentar.