Conecte-se conosco

Acre

Falta médico no hospital de Assis Brasil. Vereadores fiscalizam e prometem levar o caso ao governador

Publicado

em

hosp

Na manhã desta sexta-feira (23) os vereadores Neudo Lopes e Jerry Correia, ambos do Partido dos Trabalhadores, estiveram visitando a Unidade Mista de Saúde de Assis Brasil. No local, os parlamentares confirmaram a falta de médico no único hospital da cidade.

O diretor da unidade, Carlos Alberto (Carlinhos) recebeu os vereadores em seu gabinete e explicou toda a situação. Segundo ele, o estado tem se esforçado para garantir médicos na unidade, contudo, os profissionais que possuem CRM não querem trabalhar na cidade. “O governo do estado realizou nos últimos anos dois concursos efetivos, além de contratações pelo Pró-saúde, mas, em alguns casos, não houve sequer inscritos para as vagas de médicos existentes no município. Aconteceu até mesmo de aprovados em concurso para médico pedir demissão e não assumir sua vaga em Assis Brasil. Hoje só temos uma médica efetiva que estava de licença maternidade e agora goza suas férias. Mesmo com o retorno da profissional, ainda não conseguiremos atender a demanda da unidade”, explicou Carlos.

hopsOutro agravante, segundo o gerente, é a falta de profissionais com CRM para contratação temporária. “Todos sabem que médicos sem CRM não podem exercer a profissão nesta unidade. É o caso de alguns profissionais que estariam disponíveis para trabalhar em Assis Brasil, mas são impedidos por lei”, disse.

Depois da visita ao hospital e diante do grave problema encontrado, os dois parlamentares fizeram contato com assessores do governador e vão pedir uma reunião com o Secretário de Estado de Saúde ou mesmo com o próprio governador.

“O hospital não pode ficar sem médicos em hipótese alguma. Por isso vamos pedir providências imediatas ao Secretário de Saúde ou, caso necessário, ao próprio governador que precisa saber dessa situação”, afirmou o vereador Jerry Correia.

“Vamos convidar outros colegas vereadores para na próxima semana conversarmos com o Secretário de Saúde do estado. Tenho certeza que diante da situação o governador dará uma resposta imediata”, comentou o parlamentar Neudo Lopes.


 

Fonte: http://assisagora.blogspot.com.br

Matéria relacionada:

Governo do Acre deixa Assis Brasil sem médico e veículos para transportar doentes

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco

Publicado

em

Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre permanece elevado em Rio Branco e continua acima da cota de transbordo. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, na medição realizada às 5h21 da manhã desta segunda-feira (29), o manancial atingiu 15,32 metros.

Ainda segundo a Defesa Civil, na última aferição feita à meia-noite, o rio marcou 15,24 metros, o que representa um aumento de 8 centímetros em relação às medições anteriores, confirmando a tendência de elevação.

Nas últimas 24 horas, não houve registro de chuva na capital acreana, com acumulado de 0,00 milímetro no período. A elevação do nível do rio é atribuída ao volume de água proveniente das cabeceiras e afluentes.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo é de 14,00 metros, ambas já superadas. A Defesa Civil Municipal segue monitorando a situação e acompanhando a evolução do nível do rio, mantendo as equipes em prontidão para atendimento às áreas de risco.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Publicado

em

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).

De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.

Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mais de 360 pessoas estão em abrigos municipais após cheias em Rio Branco

Publicado

em

Prefeitura atualiza situação e informa que Rio Acre atingiu 15,32 metros, com tendência de subida

A Prefeitura de Rio Branco divulgou, na manhã desta segunda-feira (29), a atualização mais recente sobre a situação dos abrigos montados para atender famílias afetadas pelas cheias do Rio Acre e dos igarapés da capital. De acordo com o boletim das 6h, um total de 364 pessoas, pertencentes a 135 famílias, estão acolhidas em seis pontos diferentes da cidade.

Segundo o levantamento, a Escola Municipal Álvaro Vilela Rocha abriga 14 famílias, somando 51 pessoas. Na Escola Municipal Anice Jatene, são 16 famílias, com 56 pessoas acolhidas. A Escola Municipal Maria Lúcia atende 13 famílias, totalizando 38 pessoas. Já a Escola Estadual Georgete Kalume recebe oito famílias, com 31 pessoas, enquanto a Escola Estadual Marilda Gouveia abriga nove famílias, reunindo 58 pessoas.

O maior número de desabrigados está concentrado no Centro de Cultura Mestre Caboquinho, onde 75 famílias estão acolhidas, totalizando 130 pessoas.

Em publicação nas redes sociais, o prefeito Tião Bocalom (PL) informou que esta é a última atualização das 6h da manhã e destacou que, na medição mais recente, o nível do Rio Acre atingiu 15,32 metros, apresentando tendência de elevação de aproximadamente um centímetro por hora.

O gestor ressaltou ainda que a atuação da Defesa Civil Municipal tem sido contínua no enfrentamento da situação e reafirmou o compromisso da gestão com o cuidado às famílias atingidas pelas alagações.

“Já enfrentamos outras alagações antes e nosso cuidado com a população sempre foi grande e presente, a ponto até de render um prêmio nacional à nossa Defesa Civil Municipal. Seguiremos trabalhando com fé e coragem para ajudar a nossa gente. Vamos juntos!”, afirmou o prefeito.

Comentários

Continue lendo