Acre
Falta de chuvas prejudica pecuária no Acre
Sem capim gado começa a ‘definhar’ nos pastos
Adaílson Oliveira
A falta de chuvas tem trazido prejuízos para a pecuária acreana e cresce o medo de que a seca no pasto e nos açudes leve os produtores a perder o rebanho. Na região de Porto Acre, os produtores estão cortando o capim que está à margem dos ramais e dos igarapés. Como nessa região o solo ainda está úmido o capim resistiu à falta de chuvas, mas essa alternativa começou a ficar escassa, é que são poucos os locais com a vegetação verde e outros foram destruídos com as queimadas.
Flagramos o produtor rural Manoel Bezerra, tirando capim às margens de um igarapé que fica próximo a sua propriedade no ramal do Açaí, em Porto Acre. Na fazenda o pasto está seco, os animais estão passando fome, e para não perder o rebanho, todos os dias ele sai em busca de capim nas estradas.
Mas só o capim não basta, para manter os animais em pé, Manoel precisa misturar o capim cortado com sal mineral. “Se a gente não misturar, os animais não aguentam, as vacas não produzem. Eu preciso buscar alternativa para não perder meu gado. Tenho a esperança que logo vai chover”, acredita.
Mesmo assim todo o trabalho do Manoel não é suficiente: os animais perderam peso, as vacas que produziam 8 litros de leite por dia, agora só conseguem três litros. Sem o capim o produtor dobrou a compra de sal mineral o que gerou um custo a mais.
Na região de Porto Acre os pastos estão sumindo, a fome do gado é tão grande que ele come aquele broto seco do capim que fica junto ao solo. Em alguns locais ficou apenas a terra.
Até o capim que ficava a beira da estrada e nos locais próximos aos igarapés estão escassos, ou porque já foi retirado ou destruído pelo fogo. O gado foge em busca de alimento, mas não encontra.
O gado não procura só comida, com a falta de chuvas, os açudes estão secando. Numa propriedade encontramos um jacaré morto no meio do açude. Em outras propriedades os açudes secaram. Quem ainda tem água abre a cerca para que o gado do vizinho possa matar a sede.
O presidente da federação da agricultura do Acre, Assuero Veronez, disse que essa é uma das maiores secas já enfrentadas pelos produtores. Segundo ele, ainda não dá para medir os prejuízos. “Para piorar, os frigoríficos não estão comprando o gado e a fila para se vender um animal é grande, com isso eles vão perdendo peso”, reclamou.
O medo é que se as chuvas não voltem logo e o Acre comece a contar a morte de gado no pasto por fome e sede.
Na próxima terça-feira (30) o governo do estado vai se reunir com a federação da agricultura, na pauta a prorrogação de um decreto que baixou em 80% o valor de ICMS para a venda de bovinos para os estado de Rondônia e Amazonas. Se o governo reeditar o decreto pode ser uma alternativa para retirar o gado que está secando no pasto.
Comentários
Acre
Tragédia na Av. Pando: colisão entre motos mata duas pessoas em Cobija
Acidente ocorreu na principal avenida da capital pandina; equipes de emergência atenderam ao local, mas não conseguiram reanimar as vítimas

O Comando Departamental de Trânsito de Pando iniciou imediatamente os trabalhos de perícia para determinar as causas exatas do acidente. Foto: captada
Um grave acidente de trânsito na manhã deste domingo (13), tirou a vida de duas pessoas na Avenida Pando, principal via de Cobija, capital do departamento de Pando. Segundo relatos de testemunhas, o choque envolveu duas motocicletas em sentido oposto, com impacto tão violento que as vítimas faleceram no local.
Detalhes do ocorrido:
- Acidente aconteceu no corredor comercial da cidade, próximo ao centro
- Corpos ficaram sob lona por mais de 2 horas enquanto peritos trabalhavam
- Uma das motos ficou totalmente destruída pelo impacto
O Comando Departamental de Trânsito de Pando iniciou imediatamente os trabalhos de perícia para determinar as causas exatas do acidente, os nomes (identificação), das vitimas ainda não foram divulgadas. “Estamos analisando se houve excesso de velocidade ou se algum dos condutores cometeu infração”, declarou o capitão Rúben Fernández, chefe da unidade de investigação de acidentes.
Este é o terceiro acidente fatal registrado em Cobija somente neste mês, reacendendo o debate sobre a necessidade de campanhas educativas e maior fiscalização no trânsito pandino. As vítimas, ainda não identificadas publicamente, devem ser reconhecidas por familiares no Instituto Médico Legal ainda nesta noite.

Jaime Cernaces relatou dois acidentes de trânsito que envolvem um total de três mortos e um ferido que recebe atendimento no hospital Roberto Galindo. Foto: cedida
O promotor da unidade de crimes contra a vida Jaime Cernaces relatou dois acidentes de trânsito que envolvem um total de três mortos e um ferido que recebe atendimento no hospital Roberto Galindo.
As causas ainda estão em investigação e o relatório médico legal é aguardado. Familiares das vítimas aguardam a revisão forense para reconhecimento e retirada dos corpos.
Veja vídeo com Kike Navala e La Voz de Pando:

Acidente de trânsito na Av. Pando em Cobija, segundo testemunhas, duas motos colidiram deixando duas pessoas sem vida na principal avenida da capital do departamento de pando. Foto: captada
Comentários
Acre
Longe de ser habilitado, Acre está fora da lista de frigoríficos reprovados pela China

Imagem ilustrativa/internet
Fonte: Poder 360
O Acre está fora da lista de frigoríficos indicados pelo governo do presidente Lula para exportação de carne bovina para a China. Das 38 plataformas apresentadas, 28 foram reprovadas na última sexta-feira (11) após análise da GACC (Administração-Geral de Aduanas da China, na sigla em inglês), mas nenhuma é do Acre.
A razão é simples, o estado não chegou sequer integrar a lista de frigoríficos brasileiros, apresentada no ano passado pelo Ministério da Agricultura (Mapa) ao governo chinês.
Com relação às plantas frigoríficas reprovadas, o parecer chinês indicou não conformidades com os critérios técnicos exigidos, incluindo: localização dos estabelecimentos em áreas com restrição sanitária conforme as normas da China; ausência de vestiários com acesso direto às áreas de produção; e falhas no procedimento de verificação da idade dos bovinos no momento do abate.
A GACC recomendou que o Brasil adote as correções necessárias e submeta novamente os estabelecimentos via sistema Cifer (Registro de Empresas Exportadoras de Alimentos para a China).
Comentários
Acre
Juiz aposentado condena “onda de linchamento” contra filha do secretário Assurbanipal Mesquita

Screenshot
O juiz aposentado Ednaldo Muniz condenou por meio de suas redes sociais o que chama de “onda de linchamento” contra a filha do secretário de estado, Assurbanipal Mesquita, a Assúria Mesquita, jovem de 20 anos, acusada de praticar xenofobia pela internet.
Para Ednaldo, os condenadores de Assúria e setores da imprensa desrespeitam quando apresentam a jovem academia como filha de um secretário de estado: “Isso é um desprestígio, um desrespeito com ela e com a família. Tentam tirar proveito desse fato”, comentou.
Para o juiz aposentado é preciso entender o que aconteceu e tirar lições dos fatos. “Eu vi até o Ministério Público dizendo que vai investigar a prática de xenofobia, advogado dizendo que todo acreano, somos mais de 800 mil, deveria entrar com processo por dano moral conta a Assúria. Olha que absurdo”, analisa.
Com relação ao pedido de apuração pelo Conselho Regional de Medicina, Ednaldo lembrou: “a moça não é medica pessoal, vamos baixar a bola”. O especialista em direito deixa claro em sua live que não defende o erro cometido por Assúria, mas, “não endosso o linchamento público”.
Ednaldo teme que a jovem seja expulsa do curso de medicina. “Eu vou ser contra, se isso acontecer”. Ainda de acordo o juiz aposentado, “muita gente que vai as redes sociais julgar Assúria, sequer leu as postagens, vai na onda que coloca em risco a integridade física dessa jovem”, concluiu.
Você precisa fazer login para comentar.