Conecte-se conosco

Acre

Expoacre Juruá 2022 começa nesta quinta (1º) e deve atrair até 90 mil pessoas em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Feira termina no domingo (4) com show do cantor Murilo Huff, no Vale do Juruá. Gustavo Matias, Arthur Marçal e Loren Medeiros, que participaram do The Voice, também se apresentam na feira.

Expoacre Juruá começa nesta quinta-feira (1) com várias atrações em Cruzeiro do Sul — Foto: Arquivo/Dudé Lima

Expoacre Juruá começa nesta quinta-feira (1) com várias atrações em Cruzeiro do Sul — Foto: Arquivo/Dudé Lima

A espera pela Expoacre Juruá 2022 acabou. A partir desta quinta-feira (1º), a população de Cruzeiro do Sul, interior do Acre, participa da maior feira agropecuária do Vale do Juruá com acesso ao rodeio, shows com artistas locais e nacionais, provas de laço e de três tambores, MMA e Cavalgada e muito mais.

A abertura oficial da tradicional feira para o público está marcada para às 18h. Na primeira noite tem a abertura do rodeio, um dos eventos mais aguardados. A feira termina no domingo (4). Veja programação completa abaixo.

A organização espera que mais de 20 mil passem pela feira por noite. Assim como outros eventos, a Expoacre Juruá também estava suspensa desde o início da pandemia. Essa é a 17ª edição da feira e será realizada no Estádio Arena do Juruá.

Murilo Huff vai encerrar a ExpoJuruá no domingo (4) — Foto: Reprodução/Instagram

Murilo Huff vai encerrar a ExpoJuruá no domingo (4) — Foto: Reprodução/Instagram

“Durante os quatro dias teremos 30 apresentações de cantores regionais. Em média 20 mil pessoas por dia, a gente espera que até domingo [4] 85 a 90 mil pessoas passem pela feira. É a maior feira daqui, a estrutura montada aqui não deixa nada a desejar em lugar nenhum do Brasil”, explicou um dos organizadores do evento, Dudé Lima.

Ainda segundo o organizador, a expectativa é de que a feira movimente mais de R$ 13 milhões durante os quatro dias de evento. “Em 2019 gerou R$ 6 milhões e o governador acha que [nessa edição] o valor dobra. Bancos da Amazônia, Caixa Econômica e do Banco do Brasil estão aqui no evento trazendo vários contratos de financiamento do agronegócio. A feira traz todo esse potencial para cá”, destacou.

Apresentação de exs-The Voice

Esse ano, a feira vai contar com a apresentação de três cruzeirenses que participaram do The Voice: Gustavo Matias, Arthur Marçal e Loren Medeiros. Gustavo Matias chegou a final do programa musical ano passado.

Arthur Marçal, que é aluno de Gustavo foi semifinalista este ano. Loren Medeiros foi a primeira acreana a passar das audições às cegas em 2020 e chegou a disputar a batalha ao vivo antes de ser desclassificada.

Ex-The Voice Arthur Marçal fala sobre apresentação na Expoacre Juruá 2022

Ex-The Voice Arthur Marçal fala sobre apresentação na Expoacre Juruá 2022

Ex-The Voice Arthur Marçal fala sobre apresentação na Expoacre Juruá 2022

Em uma rede social, Arthur Marçal falou da expectativa de se apresentar da Expoacre Juruá. O trio abre o show do artista Murilo Huff.

“Vim contar a novidade para vocês. Fui convidado, junto com meu professor Gustavo Matias e minha amiga Loren Medeiros, que também participou do The Voice, pra gente abrir o show do Murilo Huff no domingo (4). Convido todos vocês de Cruzeiro do Sul e região a curtirem nosso show, preparamos um negócio muito legal para vocês”, disse.

Veja a programação completa:

1º de setembro – quinta-feira

  • 17h – Abertura oficial da Expoacre Juruá 2022;
  • 18h–Abertura ao público dos estandes de exposições (Sepa, Idaf, Emater, Sesacre, Secretaria Municipal de Saúde, entre outros), setores de gastronomia e atividades de negócios e entretenimento;
  • 20h- Início das atividades musicais nos palcos principal e alternativo;
  • 20h- Abertura oficial do rodeio;
  • 0h–Fechamento dos estandes de exposições;
  • 3h – Encerramento de todas as atividades do dia na Expoacre Juruá 2022.

2 de setembro – sexta-feira

  • 15h – Prova de laço – Eliminatória
  • 18h–Abertura ao público dos estandes de exposições (Sepa, Idaf, Emater, Sesacre, Secretaria
  • Municipal de Saúde, entre outros), setores de gastronomia e atividades de negócios e entretenimento;
  • 19h- Prova dos três tambores;
  • 20h – Início das atividades nos palcos principal e alternativo;
  • 20h – 2ª Noite de rodeio – Eliminatórias;
  • 21h – Noite Gospel – Show do cantor André Valadão;
  • 0h –Fechamento dos estandes de exposições;
  • 3h –Encerramento de todas as atividades do dia.

3 de setembro – sábado

  • 17h- Final da prova de laço;
  • 18h–Abertura ao público dos estandes de exposições (Sepa, Idaf, Emater, Sesacre, Secretaria
  • Municipal de Saúde, entre outros), setores de gastronomia e atividades de negócios e entretenimento;
  • 20h – Final do rodeio;
  • 20h – Início das atividades nos palcos principal e alternativo;
  • 0h – Fechamento dos estandes de exposições;
  • 3h – Encerramento de todas as atividades do dia.

4 de setembro – domingo

  • 7h – 3ª Corrida da Expoacre Juruá, largada do Parque de Exposições;
  • 8h – Saída da Cavalgada da Av. Coronel Mâncio Lima até o Parque de Exposições;
  • 18h–Abertura ao público dos estandes de exposições (Sepa, Idaf, Emater, Sesacre, Secretaria
  • Municipal de Saúde, entre outros), setores de gastronomia e atividades de negócios e entretenimento;
  • 19h- Abertura do UFC no Estádio Arena do Juruá. Entrada 1 kg de alimento;
  • 20h – Início das atividades nos palcos principal e alternativo;
  • 23h – Show do cantor Murilo Huff na área de show da Expoacre Juruá 2022;
  • 0h –Fechamento dos estandes de exposições;
  • 3h – Encerramento de todas as atividades.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Bocalom avisa Gladson Cameli sobre anúncio de candidatura ao governo do Acre

Publicado

em

Em visita a Gladson Cameli, Tião Bocalom anuncia que fará anúncio oficial na segunda-feira, apesar de resistências internas na legenda

Prefeito Bocalom confirma pré-candidatura ao governo do Acre e diz que partido será o PL. Foto: captada 

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), confirmou neste sábado que esteve no gabinete do governador Gladson Cameli (PP) para tratar do anúncio oficial de sua pré-candidatura ao governo do Acre. O lançamento ocorrerá na segunda-feira, dia 19, em coletiva no auditório da Federação da Indústria.

“Fui mesmo”, afirmou Bocalom, depois de rumores sobre o encontro circularem no estado.

Questionado sobre a legenda, o prefeito reafirmou que disputará pelo PL, mesmo diante de especulações de que o partido priorizaria a reeleição do senador Márcio Bittar.

“Sim, eu sou do PL”, declarou, reforçando sua disposição de manter a candidatura mesmo com resistências internas.

Prefeito confirma que foi ao gabinete do governador comunicar oficialmente lançamento de pré-candidatura, marcado para segunda-feira. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo

Acre

MDB realiza “agenda de escuta” em Brasiléia para fortalecer base eleitoral no Alto Acre

Publicado

em

MDB percorre municípios do Acre em “agenda de escuta” neste sábado (17) o encontro foi em Brasiléia para fortalecer base antes da campanha de 2026

Presidente estadual Vagner Sales confirma escolha em entrevista; partido também discute nomes para deputado estadual, a ser divulgado em breve. Foto: captada 

Lideranças, correligionários e presidentes municipais do MDB de Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri e Assis Brasil reuniram-se neste sábado (17) na Câmara de Vereadores de Brasiléia para discutir a estratégia do partido nas eleições de 2026. O encontro contou com a presença do presidente estadual, Vagner Sales, da deputada Antonia Sales (MDB) e de nomes históricos da legenda no estado.

Vagner Sales afirmou que o MDB vive uma fase de “reorganização política” e busca “ouvir cada membro do partido” antes de definir alianças. “Só entramos em aliança se tiver espaço de peso na disputa em outubro”, declarou. Ele confirmou conversas com a vice-governadora Mailza Assis (PP), destacando que o interesse do partido é contribuir com um “projeto de governo voltado à população que mais precisa”.

A reunião faz parte de uma agenda de escuta ativa que o MDB está realizando nos municípios acreanos, com o objetivo de fortalecer a base partidária e definir posicionamentos antes do início oficial da campanha, e em abril consolidar as tratativas do partido, quando os nomes ao governo do estado devem estar consolidados.

MDB define Leila Galvão como candidata a deputada federal pelo Alto Acre em 2026. Foto: captada 

O presidente estadual do MDB, Vagner Sales, confirmou em entrevista exclusiva ao portal oaltoacre.com que o partido já definiu a ex-prefeita e deputada estadual Leila Galvão como pré-candidata a deputada federal pela regional do Alto Acre nas eleições de 2026. A decisão foi tomada em comum acordo entre as lideranças municipais da legenda.

Vagner Sales também adiantou que o MDB já tem nomes em discussão interna para a disputa a deputado estadual, e que a escolha será divulgada em breve pelo diretório municipal de Brasiléia. O anúncio ocorre após reunião estratégica realizada neste sábado (17) na Câmara de Vereadores de Brasiléia, que reuniu presidentes e lideranças do MDB na região.

A definição reforça o movimento de reorganização do partido no estado, que tem realizado uma agenda de escuta ativa nos municípios e mantém conversas com a vice-governadora Mailza Assis (PP) sobre possíveis alianças para as eleições.

A estratégia do MDB acreano é consolidar suas bases municipais antes das definições estaduais de aliança, que devem ocorrer a partir de abril.

Encontros visam definir posicionamentos e alinhar estratégias; partido já definiu Leila Galvão como candidata a deputada federal pelo Alto Acre. Foto: captada 

Veja vídeos entrevista:

Comentários

Continue lendo

Acre

Governador Gladson Camelí acompanha subida do Rio Acre e reforça ações de apoio às famílias

Publicado

em

O major Roger Santos, comandante da operação de desastre hidrológico em Rio Branco, informou que já está em funcionamento o posto de comando integrado, reunindo Defesa Civil municipal e estadual, Corpo de Bombeiros e demais secretarias

O governador Gladson Camelí acompanhou neste sábado, 17, a elevação do nível do Rio Acre, em Rio Branco, e destacou as ações dos órgãos de Comando e Controle para reduzir os impactos da cheia sobre a população. Ele também fez um apelo à colaboração e empatia dos moradores diante do momento crítico, reforçando que a união é essencial para evitar danos maiores.

Na Gameleira, o major Roger Santos, comandante da operação de desastre hidrológico em Rio Branco, apresentou ao governador as medidas adotadas para atender a população atingida na capital e confirmou que, às 16h, o nível do manancial já havia alcançado 14,40 metros. As cotas de alerta e de transbordo do Rio Acre são de 13,50 metros e 14 metros, respectivamente.

No fim de dezembro, o governo do Acre decretou situação de emergência em seis municípios atingidos pela elevação do nível dos rios. Desde então, o Estado vem apoiando as Defesas Civis municipais de Tarauacá, Feijó, Santa Rosa do Purus, Rio Branco, Plácido de Castro e Porto Acre, por meio de ações integradas de monitoramento e assistência humanitária.

Prioridade tem sido amenizar impactos e garantir segurança das pessoas, destacou o governador. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Estamos trabalhando para evitar que mais pessoas precisem deixar suas casas e sofram prejuízos. A tendência é de baixa, mas, diante do volume de chuvas, precisamos manter ações de governo para reduzir os impactos”, afirmou o governador.

Ele também fez um alerta à população sobre os riscos de acidentes às margens do rio. “Muita gente vem pescar ou observar a enchente, mas é fundamental ter cuidado e consciência. Há casas alagadas e situações que exigem sensibilidade e responsabilidade. Nossa prioridade é a prevenção”, disse.

Governador garantiu que o Estado seguirá atuando em todos os municípios atingidos. Foto: Diego Gurgel/Secom

O governador garantiu que o Estado seguirá atuando em todos os municípios atingidos. “Não apenas em Rio Branco, mas em qualquer cidade que esteja sofrendo com a elevação das águas, estaremos juntos para amenizar a dor das famílias. Já determinei às equipes que não deixem para amanhã o que precisa ser feito hoje”, concluiu.

O major Roger Santos, comandante da operação de desastre hidrológico em Rio Branco, informou que já está em funcionamento o posto de comando integrado, reunindo Defesa Civil municipal e estadual, Corpo de Bombeiros e demais secretarias.

Rio Acre chegou a 14,40 metros na tarde deste sábado, 17. Foto: Diego Gurgel/Secom

Segundo ele, o atendimento às famílias atingidas ocorre de forma coordenada. “O Rio Acre apresenta elevação lenta e progressiva, o que até agora afetou poucas pessoas. Com a cota de 14,40 metros, já atendemos 13 famílias, cerca de 30 pessoas, que foram alojadas no Parque de Exposições. Além disso, sete famílias indígenas foram direcionadas para a Escola Leôncio de Carvalho, em respeito às suas tradições”, explicou

O comandante destacou que a expectativa é de estabilização do nível do rio nos próximos dias. “Imaginamos que amanhã o ritmo de subida diminua e, se tudo der certo, na segunda-feira [19] o rio comece a estabilizar e depois a baixar. Permaneceremos de prontidão durante todo o período para garantir o melhor atendimento à população”, afirmou.

Atualmente, dois locais de abrigo estão em funcionamento: o Parque de Exposições, com capacidade para 70 famílias, oito já ocupadas, e a Escola Leôncio de Carvalho, destinada ao grupo indígena.

Santos também ressaltou o papel da tecnologia no enfrentamento da cheia. “O aplicativo Família Segura e a plataforma Climate têm sido fundamentais para agilizar a comunicação e o planejamento das ações. Essas ferramentas permitem acompanhar em tempo real o número de famílias atingidas e facilitam a tomada de decisões”, finalizou.

O major Roger Santos, comandante da operação de desastre hidrológico em Rio Branco, apresentou ao governador as medidas adotadas para atender a população atingida. Foto: Diego Gurgel/Secom

Comentários

Continue lendo