fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Exames realizados apenas em pacientes graves esconde realidade da Covid-19 no Acre

Publicado

em

Basta andar pelas ruas da capital do Acre, Rio Branco e alguns municípios do interior, para perceber que a quarentena deixou de ser levada à sério por muita gente. O fluxo de pessoas nas ruas é praticamente o mesmo de épocas de férias escolares.

O sitio ac24horas conversou com populares e o que mais ouviu é que o baixo número de pessoas diagnosticadas é pequeno e acaba incentivando a saída do isolamento social, mesmo daqueles que não precisam trabalhar.

Ocorre que o número oficial divulgado está longe de ser o número real de infectados. Esse, por exemplo, é um dos motivos apontados pelas autoridades de saúde que fizeram com que Manaus tivesse uma explosão de casos da doença, a maior taxa de mortalidade do país e o sistema de saúde entrasse em colapso.

Agência da Caixa na cidade de Brasiléia vem registrando grandes filas desde o primeiro dia do pagamento do auxilio do governo federal – Foto/Arquivo

Assim como no Amazonas, o Acre e a grande maioria dos estados brasileiros não tem condições, por falta de testes, de fazer exame em todas as pessoas que sentem os sintomas do coronavírus. A própria Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) admite que os testes só são feitos em pacientes que estão em estado grave de saúde. Ou seja, pacientes que mesmo sentindo todos os sintomas do coronavírus não são testados.

Na prática, isso representa algo simples. Existem muitas pessoas com o coronavírus que não nas estatísticas oficiais. A falta de testes faz com que seja impossível saber quantas pessoas estão contaminadas e rastrear a doença.

Existe outro fator importante que contribui para a disseminação da doença que são as pessoas assintomáticas, ou seja, aquelas que são infectadas, mas que como não desenvolvem nenhum tipo de sintoma, acabam nem sabendo que estão com o vírus.

Por isso, a orientação de quem é especialista em saúde é que as pessoas mantenham, se puderem, o isolamento social e só saiam de casa em casos de extrema necessidade.

“O isolamento social ainda é necessário. Em todos os cantos do país os decretos de isolamento estão sendo renovados. Ainda não podemos voltar para as nossas atividades normais. Esse retorno precisa ser programada e gradual”, diz o infectologista Thor Dantas.

Os 214 casos confirmados até agora estão longe de representar o verdadeiro número de infectados pelo novo vírus no Acre. Os especialistas calculam cinco casos para cada um que é confirmado de forma oficial. Se aplicarmos esse cálculo, hoje, o Acre teria 1,070 pessoas infectadas.

Comentários

Continue lendo

Flash

Governo do Acre e de Pando se reúnem com representantes do BID para tratar de projetos de cooperação transfronteiriça

Publicado

em

A delegação do governo do Acre esteve reunida, nesta quinta-feira, 25, em Santa Cruz de la Sierra, com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), durante o encontro técnico da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima (GCF).

A reunião teve a presença da vice-governadora do Acre, Mailza Assis, do governador de Pando, Regis German Rocher, e das coordenadoras do BID no Brasil (unidade da Amazônia), Tatiana Schor, e na Bolívia, Juliana Johannsen.

Na agenda, foram discutidas necessidades do estado para captação de investimentos e o alinhamento de estratégias de trabalho conjunto entre Brasil e Bolívia. Entre as prioridades do governo do Acre, foram abordados projetos voltados para minimizar danos das enchentes, saneamento básico e proteção das florestas, com destaque para o desenvolvimento de economia verde.

Governador de Pando disse que parceria é necessária para fortalecer ações nos três países. Foto: cedida

“Enfrentamos os mesmos problemas que a Bolívia e as cheias do Rio Acre, a seca e o desmatamento. Também necessitamos de investimentos em outros projetos de saneamento básico, a proteção das florestas; então é o início de um trabalho conjunto entre os três países”, disse a secretária de Meio Ambiente, Julie Messias.

O encontro também teve a presença da controladora-geral do Estado (CGE), Mayara Lima, e do diretor de Meio Ambiente da Sema, André Pellicciotti.

Em reunião, foram discutidos potenciais projetos do Acre com a instituição de fomento. Foto: cedida

Comentários

Continue lendo

Flash

PF realiza operação contra suposta evasão de divisas, câmbio ilegal e sistema financeiro na fronteira do Acre

Publicado

em

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (26/4), a Operação Casa de Palha, que visa investigar supostos delitos relacionados ao sistema financeiro nacional, incluindo câmbio ilegal e evasão de divisas. Mandados de busca e apreensão foram executados em duas residências e num estabelecimento comercial em Epitaciolândia.

Um indivíduo é apontado como o principal envolvido, permitindo que as transações realizadas em seu estabelecimento fossem efetuadas em Bolivianos (Bs) e facilitando a conversão entre essa moeda estrangeira e o Real (R$).

Os indivíduos sob investigação poderão responder por crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.

Na ação foram apreendidos celulares, notebooks, documentos bancários de origem estrangeira e documentos diversos.

Comentários

Continue lendo

Flash

Vídeo: Dr. Cristian Moraes avança na busca pela tão esperada ponte do bairro Sibéria

Publicado

em

Em uma importante missão para o desenvolvimento de Xapuri, o Dr. Cristian Moraes, representando o Líder do Governo, Deputado Manoel Moraes, esteve em Brasília para buscar informações sobre o andamento da tão aguardada ponte do bairro Sibéria, em Xapuri.

Durante sua visita ao Congresso Nacional, Cristian Moraes foi recebido pelo Senador Márcio Bittar, autor da emenda destinada à construção da ponte. Em um encontro frutífero, o Senador assegurou que a emenda, no valor de mais de 9 milhões de reais, já está alocada para o Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre), permitindo que o processo avance.

A ponte do bairro Sibéria é um anseio antigo da população xapuriense, e ao longo de sua carreira política, o Deputado Manoel Moraes tem sido um defensor incansável dessa causa. Agora, com a emenda prestes a ser liberada para o Governo do Estado, onde será executada pelo Deracre, a concretização desse sonho está mais próxima do que nunca, trazendo esperança e progresso para a região.

Comentários

Continue lendo