Conecte-se conosco

Acre

Ex-guardas denunciam que governo do Acre entrou na Justiça para suspender atendimento médico especializado aos infectados pelo DDT

Publicado

em

Da redação, com Ray Melo – ac24horas

O presidente da Comissão DDT e Defesa pela Vida, Aldo Moura denunciou durante reunião no auditório da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), nesta segunda-feira (22), que o Governo do Acre teria entrado na Justiça para suspender o atendimento médico especializado aos ex-guardas da extinta Sucam, contaminados pelo pesticida Dicloro-Difenil-Tricloroetano (DDT).

A denúncia foi feita a deputada Perpétua Almeida (PCdoB), ao senador Sérgio Petecão (PSD), aos deputados estaduais Moisés Dinis e Eduardo Farias, do PCdoB e representantes do Ministério Público Federal (MPF) que entrou com a Ação Civil Pública que determinava o tratamento dos ex-guardas, e um representante da Defensoria Pública da União (DPU).

Apesar de exames e laudos médicos confirmarem a presença do DDT nos corpos dos funcionários da Sucam que borrifavam casas com o pesticida, foi “declarado improcedente o pedido do MPF para abarcar uma classe de pessoas diferenciadas em razão de contato com um produto que sequer se sabe causar tais ou quais malefícios aos expostos a ele”.

A liminar que suspendeu o atendimento especial e negou benefícios como indenização aos pacientes expostos ao DDT foi deferida pelo juiz federal, Guilherme Michelazzo Bueno. O representante do MPF informou que teria recorrido da decisão, mas o recurso ainda não teria sido enviado à instância superior, em Brasília.

O atendimento especial aos ex-guardas foi suspenso desde o dia 31 de janeiro de 2012. De acordo com Aldo Moura, enquanto a medida perdurou várias mortes foram evitadas. “Com a suspensão do atendimento domiciliar às vítimas do DDT, novas mortes foram registradas em 2013. Estávamos há dois anos sem nenhum óbito”, destaca Aldo Moura.

DDT-1

A deputada federal Perpétua Almeida informou que marcará novas audiências com o governador do Acre e com os gestores da Secretaria de Saúde. O objetivo da parlamentar é sensibilizar os gestores públicos para a necessidade do atendimento especial aos servidores que sofrem com os sintomas da intoxicação do DDT.

“Saímos dessa reunião satisfeitos com os resultados. Com o envolvendo das instituições. Nos falta ainda resolver a retomada do tratamento gratuito dos doentes, o que penso que será resolvido em breve. Vou conversar com a secretaria de saúde, Sueli Melo e tenho certeza que ela vai nos atender. A Sueli e uma mulher sensível e nao vai deixar esses trabalhadores morrerem a míngua”, disse Perpetua.

“O Governo do Acre entrou na Justiça para suspender atendimento médico especializado aos infectados pelo DDT. Talvez os gestores estaduais não tenham conhecimento da agonia vivida pelos infectado e por suas famílias que sofrem com a falta de recursos para pagar pelo tratamento adequado aos homens que deram suas vidas pelo Acre”, finaliza Aldo Moura.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Iteracre chega a 2026 fortalecido, com gestão madura e expansão recorde da regularização fundiária no Acre

Publicado

em

O ano de 2026 marca uma nova fase de fortalecimento e amadurecimento do Instituto de Terras do Acre, que inicia o período com planejamento consolidado, metas ousadas e bases sólidas construídas nos últimos anos. O crescimento contínuo das entregas e a ampliação das frentes de atuação demonstram o desenvolvimento institucional do Iteracre e a consolidação de uma política fundiária eficiente, estruturada e voltada para resultados concretos.

De acordo com dados oficiais da instituição, o estado saiu de 4.750 títulos entregues em 2023 e alcançou 7 mil títulos em 2025, um avanço expressivo que comprova a evolução técnica, administrativa e operacional do Iteracre. Esse desempenho projeta 2026 como um ano de expansão ainda maior, com foco na ampliação das áreas regularizadas, no fortalecimento das parcerias institucionais e no impacto direto sobre o desenvolvimento social e econômico do Acre.

O trabalho segue avançando nos municípios de Assis Brasil, Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul, Brasiléia, Epitaciolândia, Rio Branco e Rodrigues Alves, com forte atuação em áreas urbanas. Nessas localidades, a regularização fundiária garante segurança jurídica às famílias, impulsiona a valorização imobiliária e amplia o acesso a políticas públicas, crédito e investimentos, fortalecendo o ordenamento urbano e a cidadania.

Em Xapuri, 2026 será marcado por entregas aguardadas há mais de 35 anos. As áreas do Mutirão, do Aeródromo e do Corpo de Bombeiros entram na fase decisiva de regularização por meio de uma parceria entre o governo do estado, via Iteracre, a Secretaria do Patrimônio da União, a Prefeitura de Xapuri e a Assembleia Legislativa, com apoio do líder do governo. A iniciativa representa uma mudança estrutural na realidade de muitas famílias e contribui diretamente para o desenvolvimento social e econômico do município.

Nos municípios isolados de Marechal Thaumaturgo e Porto Walter, o Iteracre inicia 2026 dando continuidade às análises técnicas realizadas, com poligonais já identificadas e consideradas viáveis para regularização. A atuação nessas regiões reforça o compromisso do governo em garantir o direito à terra mesmo nas áreas de mais difícil acesso, ampliando a presença do Estado e promovendo inclusão social.

No campo, o foco permanece em áreas estratégicas para a produção e para a história do Acre. O Seringal Morungaba, em Tarauacá, segue como prioridade na regularização fundiária, com a concessão de títulos definitivos a trabalhadores rurais, fortalecendo a produção, garantindo segurança jurídica e promovendo dignidade às famílias. O Seringal Liege, em Feijó, localidade histórica ligada à extração da borracha e ainda hoje produtiva, integra o plano de trabalho de 2026 como símbolo da valorização da terra, da memória e da economia local.

O início de 2026 se dá justamente por essas áreas onde já existe um plano de trabalho em andamento. Somente nelas, a expectativa é de viabilidade para a entrega de cerca de 8 mil títulos definitivos. Paralelamente, o Iteracre atua de forma integrada com cartórios e com a Corregedoria de Justiça na identificação de novas áreas, ampliando o alcance da regularização fundiária e preparando o estado para novos avanços.

O cenário de 2026 reflete um Iteracre mais desenvolvido, mais experiente e com capacidade comprovada de planejamento e execução. A evolução no número de títulos entregues, aliada à expansão territorial das ações, confirma que a política fundiária do Acre entra em um novo patamar, promovendo segurança jurídica, desenvolvimento econômico e transformação social para milhares de famílias acreanas

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco inicia retorno de famílias aos seus lares após enxurrada

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Defesa Civil Municipal, iniciou a partir das 8h desta quarta-feira 31, o processo de retorno das famílias que estavam abrigadas em unidades públicas do município em razão da enxurrada registrada no dia 26 de dezembro, provocada pelo transbordamento de igarapés na capital.

Neste primeiro momento, serão desmobilizados dois abrigos ativados para atender as vítimas da enxurrada: a Escola Municipal Álvaro Rocha e a Escola Municipal Anice Dib Jatene. As famílias que estão retornando para casa são aquelas diretamente atingidas pela enxurrada dos igarapés.

Durante o retorno, as famílias receberão novamente ajuda humanitária, com o objetivo de garantir condições mínimas para a retomada da rotina em seus lares.

A Prefeitura de Rio Branco reforça que continuará oferecendo toda a assistência necessária às famílias que estão retornando, por meio das equipes da Defesa Civil e das secretarias municipais envolvidas, assegurando acompanhamento social e apoio contínuo neste processo de reconstrução.

A prefeitura de Rio Branco cumpre seu papel de socorro, acolhimento e assistência, mantendo o compromisso com a proteção e o bem-estar da população afetada por eventos climáticos extremos.

<p>The post Prefeitura de Rio Branco inicia retorno de famílias aos seus lares após enxurrada first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Acre

Último dia do ano será de calor e chuvas rápidas em todo o Acre

Publicado

em

Quarta-feira (31) terá tempo quente e abafado, com sol entre nuvens e baixa probabilidade de chuva forte

Sipam prevê quarta-feira (8) com céu claro a parcialmente nublado e possibilidade de chuvas no AC — Foto: Juan Vicent/Arquivo pessoal

A quarta-feira (31), último dia do ano, será marcada por tempo quente e abafado em todo o Acre. A previsão indica predomínio de sol entre nuvens e ocorrência de chuvas rápidas e pontuais ao longo do dia, conforme informações do portal O Tempo Aqui. Apesar da possibilidade de pancadas mais intensas em áreas da Região Norte e Centro-Oeste, como Rondônia e Mato Grosso, o risco de chuva forte no território acreano é considerado baixo.

Leste e sul do estado

Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o dia será de calor, com variação de nuvens e chuvas isoladas. A umidade relativa do ar deve variar entre 40% e 50% durante a tarde, podendo alcançar entre 80% e 90% nas primeiras horas da manhã. Os ventos sopram fracos a calmos, predominando da direção norte, com variações de noroeste e nordeste.

Centro e oeste do Acre

No centro e oeste do estado, incluindo as microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o cenário será semelhante, com tempo quente, abafado, sol entre nuvens e chuvas pontuais. A umidade mínima varia entre 45% e 55% à tarde, enquanto a máxima pode chegar a 95% ao amanhecer. Os ventos seguem fracos a calmos, com predominância do quadrante norte.

Temperaturas nos municípios

Em Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, as temperaturas mínimas variam entre 22°C e 24°C, com máximas entre 32°C e 34°C.

Já em Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil, os termômetros devem marcar mínimas entre 22°C e 24°C e máximas mais elevadas, entre 33°C e 35°C.

Em Plácido de Castro e Acrelândia, as mínimas ficam entre 22°C e 24°C, com máximas entre 32°C e 34°C.

Para Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus, a previsão indica mínimas entre 22°C e 24°C e máximas de até 34°C.

Nos municípios de Tarauacá e Feijó, as temperaturas variam entre 22°C e 24°C nas mínimas, com máximas entre 33°C e 35°C.

No Vale do Juruá, incluindo Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, as mínimas ficam entre 22°C e 24°C, enquanto as máximas oscilam entre 33°C e 35°C.

Já em Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, os termômetros devem registrar mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 32°C e 34°C.

Comentários

Continue lendo