Conecte-se conosco

Acre

Everaldo Gomes comemora a aquisição de maquinário para Brasiléia adquirido com emenda de Petecão

Publicado

em

“A aquisição dessa máquina é muito importante para nós, e eu agradeço ao senador Petecão”, disse o prefeito

IMG-20160122-WA0000

Na manhã de sexta-feira (22) durante um café da manhã com os trabalhadores da Secretaria de Obras, o prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes (PMDB), realizou a entrega de uma máquina minicarregadeira que será utilizada na cidade. O equipamento, imprescindível para manter a limpeza das via, foi adquirida por meio de uma emenda do senador Sérgio Petecão (PSD).

A entrega do equipamento foi marcada pela gratidão da equipe do prefeito Everaldo Gomes.

O secretário de Obras de Brasiléia, Ivonaldo da Costa, agradeceu a emenda destinada por Petecão e afirmou que a máquina ajudará a cidade, pois com ela poderão ser realizados inúmeros serviços de interesse comunitário. “Muito importante a aquisição dessa  máquina, pois ela entra em locais onde uma grande não vai e serve, inclusive, para fazer a limpeza da cidade. Somos muito gratos ao senador Sergio Petecão por essa ajuda”, afirmou.

IMG-20160122-WA0001

O líder do prefeito na Câmara, vereador Marivaldo Oliveira (PMDB), afirmou que uma máquina com as definições da recém-adquirida pela prefeitura é uma antiga cobrança da população.

Ele também agradeceu ao senador Petecão e disse que o parlamentar não tem medido esforços para ajudar a população de Brasiléia. “Essa era uma antiga reclamação, estávamos, nós, vereadores e a população, sempre cobrando uma máquina para garantir a limpeza adequada do município. Graças a Deus que conseguimos. Somos muito gratos ao senador Petecão por tudo que ele tem feito pelos municípios”, ressaltou.

Outro vereador que externou gratidão a Petecão foi o peemedebista Rogério, que afirmou que o senador do PSD está sempre sensível às necessidades do município. O parlamentar também elogiou o prefeito Everaldo Gomes por ser incansável na busca de melhorias para o município. “O prefeito Everaldo Gomes é um homem batalhador, que está sempre em busca de melhorias para  Brasiléia”, frisou.

Representando o senador Sergio Petecão, que está em viagem para fora do Estado, o seu assessor Francisco Bezerra, o Bezerrinha, afirmou que o gabinete do senador do PSD estará sempre à disposição dos gabinetes de todos os prefeitos acreanos, e que continuará ajudando Brasiléia. “O senador manda dizer que Brasiléia continua contando com ele”, declarou.

maquinariobrasileia

Prefeito festeja a entrega de maquinário para ajudar na manutenção e limpeza das ruas de Brasiléia/Foto: ContilNet

Bezerrinha fez questão de ressaltar também que o senador Petecão tem se esforçado para ajudar todos os prefeitos do Acre, independente da cor partidária. “Ele coloca emendas em todos os municípios. O senador sempre diz que as desavenças politicas-partidárias acabam no momento em que são eleitos, a partir daí o mandato deve estar a serviço da sociedade, independente de cores partidárias”, salientou.

O prefeito Everaldo Gomes agradeceu o esforço do senador Petecão para ajudar Brasiléia e afirmou que a aquisição da máquina é importante para a cidade. “A aquisição dessa máquina é muito importante para nós, e eu agradeço ao senador Petecão. Ele é um político que se importa com o povo. Teve políticos que só vieram em Brasiléia no tempo da alegação e depois sumiram, o senador Petecão é diferente e continua nos ajudando”, frisou.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rainha Trans e Rainha Gay são eleitas no segundo dia de folia na Praça da Revolução

Publicado

em

Nem mesmo a chuva forte que caiu sobre Rio Branco na noite de sábado (14) foi capaz de apagar o brilho, a alegria, o encanto e a magia da 2ª noite do Carnaval 2026 – Rio Branco Folia, Tradição e Alegria, onde foram escolhidas as Rainhas Trans e Gay, que junto ao Rei Momo e a Rainha do Carnaval irão comandar a folia, durante os cinco dias de folia na capital acreana.

Fantasias exuberantes, muito brilho, plumas e paetês fizeram parte do figurino das candidatas, que mostraram muita desenvoltura e samba no pé. Muito além de um concurso de beleza, fantasias e adereços marcantes e chamativos, a 2ª noite do carnaval de Rio Branco mostrou muito glamour, dignidade, sonhos, representatividade e inclusão.

Ao todo 11 candidatas disputaram o título nas duas categorias. Na categoria Rainha Trans foram sete candidatas que disputaram o título com muita leveza e graça: Paulina Martins, Brenda Strass, Liah Souza, Vitória Bogéa, Israely Lima, Ketlyn Esmeralda e Beth Alessandra. Já na categoria Rainha Gay, quatro candidatas disputaram ao título, Beatriz Brasil, Bianca Lins, Gabrielle Brasil e Isabella Santos.

2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 10 1
Liah Souza é eleita Rainha Trans do Carnaval 2026: Rio Branco Folia, Tradição e Ealegria (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Ao final da disputa, apenas um décimo separou a primeira da segunda colocada. Representando o bloco Unidos do Fuxico, a grande campeã foi Liah Souza. Com 1,70m, de altura a escorpiana e flamenguista recebeu 198,9 pontos dos jurados, enquanto a vice-campeã, a libriana e também flamenguista Vitória Bogéa, de 1,88m recebeu 198,8 pontos.

“É uma emoção única. Eu já tinha concorrido outras duas vezes e esse ano falei que era meu último ano e o título veio. Eu só queria ganhar uma vez”, revelou Liah Souza.

2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 7 1
Na categoria Rainha Gay a vencedora foi Bianca Lins (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Na categoria Rainha Gay a grande vencedora foi Bianca Lins que recebeu 200 pontos dos jurados e teve a melhor avaliação da noite entre todas as candidatas. Esse foi o terceiro título de Bianca Lins. Ela já havia conquistado os títulos do carnaval de 2017 e 2024.

“Agora que a gente consegue respirar aliviado, são noites e dias acordados fazendo a fantasia. Eu mesmo confecciono a minha roupa desde a cabeça até o costeiro. E quando a gente é coroado é só a gratificação de um trabalho, de um esforço”, comemorou.

1a NOITE DE CARNAVAL 13.02.26 M.A 8
“Uma festa com todo o glamour, que a Prefeitura, através da gestão do prefeito Tião Bocalom, preparou para gente, para população de Rio Branco”, comemorou Alysson (Foto: Marcos Araújo/Secom)

O vice-prefeito Alysson Bestene, assim como na primeira noite de folia, elogiou a organização do Carnaval 2026, destacando a segurança como ponto forte do evento.

“Uma festa com todo o glamour, que a Prefeitura, através da gestão do prefeito Tião Bocalom, preparou para gente essas cinco noites, para população de Rio Branco. Essa festa popular é pro povo, é tradição, é folia, é alegria. A gente tem que aproveitar esses momentos. A vida é muito rápida, e nada mais justo do que a gente comemorar nesse espaço. Um espaço maravilhoso, que é a Praça da Revolução, onde a Prefeitura teve todo esse cuidado, ampliou, deixou um espaço seguro para as famílias” afirmou Bestene.

2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 23
“Venham com seus familiares. Um ambiente super bem preparado e seguro para as suas famílias”, destacou Roberta Lins (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Roberta Lins, esposa de Alysson Bestene, também comemorou o sucesso que está sendo o Carnaval 2026.

“Segura, com vários entretenimentos. Como o Alysson falou, amanhã tem o baile dos idosos, das crianças aqui. Então venham com seus familiares. Um ambiente super bem preparado e seguro para as suas famílias”.

2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 29
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 28
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 27
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 19
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 20
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 21 e1771184265628
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 22
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 17
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 16
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 14
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 13
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 12
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 6
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 9
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 11
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 4
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 2
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 1

<p>The post Rainha Trans e Rainha Gay são eleitas no segundo dia de folia na Praça da Revolução first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Acre

“Encantados na Amazônia” encerra circulação após alcançar cerca de 700 crianças com apresentações gratuitas

Publicado

em

Última sessão foi realizada no sábado (14), no Horto Florestal, marcando o fim da programação

Dry Alves, Ascom

O projeto “Encantados na Amazônia” encerrou oficialmente sua circulação no último sábado (14), com uma apresentação aberta ao público no Horto Florestal, em Rio Branco (AC). Ao longo da programação, cerca de 700 crianças foram alcançadas pela iniciativa, que levou cultura, imaginação e conscientização ambiental a diferentes comunidades da capital e municípios próximos.

Durante a trajetória, o espetáculo percorreu bairros populares e espaços públicos como Comunidade Esperança, Praça da Semsur, Quinari – Senador Guiomard, Conjunto Cidade do Povo, Praça do João Eduardo, Hospital da Criança e Educandário, reunindo famílias e ampliando o acesso à arte de forma gratuita.

A proposta resgatou personagens marcantes do imaginário amazônico, como Mapinguari, Mãe da Mata, Rasga Mortalha e Matinta Perera. De forma lúdica e acessível, as histórias despertaram o interesse das crianças pelas tradições regionais e reforçaram valores como o respeito à natureza e o orgulho da identidade acreana.

Além da contação de histórias, o projeto promoveu momentos de interação com o público, incentivando reflexões sobre preservação ambiental e pertencimento cultural, especialmente entre crianças em situação de vulnerabilidade social.

A produtora cultural Naiara Pinheiro, responsável pela realização da iniciativa, destacou a emoção de concluir o ciclo de apresentações. “Eu amo fazer isso. Ver o brilho nos olhos das crianças e perceber que elas se reconhecem nas histórias da nossa terra é algo transformador. A cultura tem um papel fundamental na vida das crianças acreanas, porque fortalece a identidade, desperta sonhos e mostra que a nossa história tem valor”, afirmou.

Financiado pelo Governo Federal, por meio da Fundação Elias Mansour, o “Encantados na Amazônia” se despede deixando como legado o fortalecimento da cultura regional e o incentivo à preservação ambiental por meio da arte.

Comentários

Continue lendo

Acre

Saúde reforça alerta sobre Síndrome Alcoólica Fetal e prevenção de ISTs na segunda noite de folia em Rio Branco

Publicado

em

A segunda noite do Carnaval Rio Branco, Folia, Tradição e Alegria foi marcada não apenas pela animação dos foliões, mas também por informação e cuidado com a saúde. A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforçou ações educativas na tenda instalada no circuito da festa, chamando a atenção para um tema sério e ainda pouco discutido: a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF).

SAF 2a NOITE SEMSA 7
Profissionais de saúde abordavam o público para um diálogo direto e esclarecedor sobre os riscos do consumo de bebida alcoólica durante a gestação (Foto: Átilas Moura/Secom)

Em meio à programação carnavalesca, profissionais de saúde abordaram o público para um diálogo direto e esclarecedor sobre os riscos do consumo de bebida alcoólica durante a gestação. A SAF é a forma mais grave dos Transtornos do Espectro Alcoólico Fetal (TEAF) e provoca alterações físicas, neurológicas e comportamentais irreversíveis, causadas pela exposição do feto ao álcool. O alerta foi claro: a síndrome é totalmente evitável e, durante a gravidez, não existe dose segura de álcool.

De forma acessível, as equipes explicaram que o álcool atravessa a placenta e atinge diretamente o bebê em formação, interferindo principalmente no desenvolvimento do sistema nervoso central. Por isso, mesmo pequenas quantidades podem gerar consequências permanentes para a criança.

Além da conscientização sobre a SAF, a Secretaria Municipal de Saúde também intensificou a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Durante a ação, foram distribuídos preservativos masculinos e femininos, géis lubrificantes e autotestes de HIV, ampliando o acesso a insumos essenciais de prevenção e estimulando escolhas mais seguras durante o período de festa.

Semsa Carnaval 1a noite 1
“A festa reúne milhares de pessoas e, por isso, é um momento oportuno para levar informação e cuidado”, destacou Rennan Biths (Foto: Átilas Moura/Secom)

Para o secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, o Carnaval é um espaço estratégico para promover saúde de forma próxima da população.

“A festa reúne milhares de pessoas e, por isso, é um momento oportuno para levar informação e cuidado. A SAF é totalmente evitável, e a nossa mensagem é clara: gravidez e álcool não combinam. Ao mesmo tempo, reforçamos a prevenção das ISTs, garantindo acesso a preservativos e autotestes”, destacou.

SAF 2a NOITE SEMSA 4
“Com apenas um gole, a mãe pode comprometer o desenvolvimento da criança por toda a vida”, alertou Rafaela (Foto: Átilas Moura/Secom)

A chefe da Divisão dos Ciclos de Vida, Rafaella Chagas, enfatizou a importância de ampliar o debate sobre o tema.

“O consumo de bebida alcoólica costuma ser visto como uma escolha individual, mas deixa de ser quando interfere em outra vida, que não pediu para ser gerada. Não existe quantidade mínima segura de álcool durante a gestação. Com apenas um gole, a mãe pode comprometer o desenvolvimento da criança por toda a vida”, alertou.

SAF 2a NOITE SEMSA 9
“A Síndrome Alcoólica Fetal provoca um conjunto de alterações no desenvolvimento da criança e é totalmente evitável”, afirmou Clever (Foto: Átilas Moura/Secom)

A ação também contou com a participação da sociedade civil. Clever Lima, membro da Família SAF Brasil, reforçou a importância da conscientização.

“A Síndrome Alcoólica Fetal provoca um conjunto de alterações no desenvolvimento da criança e é totalmente evitável. O que nós pedimos é que, durante a gravidez, a mulher não consuma bebida alcoólica, porque qualquer quantidade pode causar prejuízos permanentes ao bebê”, afirmou.

As ações fazem parte da política de promoção da saúdda Prefeitura de Rio Branco, que aposta na informação, na prevenção e no cuidado integral para proteger vidas antes mesmo do nascimento e garantir que a folia aconteça com mais consciência e responsabilidade.

SAF 2a NOITE SEMSA 2
SAF 2a NOITE SEMSA 3 e1771172043847
SAF 2a NOITE SEMSA 6
SAF 2a NOITE SEMSA 5
SAF 2a NOITE SEMSA 8
SAF 2a NOITE SEMSA 10
SAF 2a NOITE SEMSA 11
SAF 2a NOITE SEMSA 12

<p>The post Saúde reforça alerta sobre Síndrome Alcoólica Fetal e prevenção de ISTs na segunda noite de folia em Rio Branco first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo