Cotidiano
Estudantes que perderam prova de humanas do Enem 2018 por falta de luz devem fazer exame deste domingo, diz Inep
Prova substitutiva da área de humanidades será aplicada em 11 de dezembro, mas para garantir a pontuação completa, o estudante deverá fazer a prova da área de exatas.

Prédio do Uni-Facef ficou sem energia durante a primeira prova do Enem 2018 em Franca, SP — Foto: Reprodução/EPTV
Os quase dois mil inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 que não puderam fazer a prova de linguagens, ciências humanas e redação no último domingo (4) por falta de energia no local de provas deverão fazer o segundo dia de exame neste domingo (11) para garantir uma pontuação completa.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que estes alunos deverão fazer a prova de matemática e ciências da natureza (com física, química e biologia). O exame substitutivo ao domingo passado será reaplicado no dia 11 de dezembro.
Em Franca, interior de SP, 993 participantes foram afetados. Em Porto Nacional (TO), foram atingidas 759 inscritos. Ao todo, são 1.752 estudantes.
Neste domingo, os estudantes terão cinco horas para resolver as 90 questões de matemática e ciências da natureza.
Check-list para o dia de provas
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/u/6/60Q2IIRsGQuVcwYZX9fA/canetas-v2.jpg)
Canetas pretas de tubo transparente são as indicadas para fazer a prova do Enem — Foto: Juliane Souza/G1
- Confira o local da prova e calcule o tempo do trajeto: pode ser que neste domingo esteja ocorrendo alguim evento perto do seu local de prova, que não tinha no primeiro dia.
- Saiba o horário em que fecham os portões: não se confunda com os horários oficiais de Brasília. No Brasil há fusos diferentes e cada região tem um horário local a cumprir (confira no infográfico abai
xo) - Separe os itens necessários para levar para a prova: caneta preta de tubo transparente, documento oficial com foto (não vale identidade digital), lanches para comer durante a prova (eles deverão estar em embalagens fechadas ou, se forem preparados em casa, devem estar em embalagens transparentes).
Comentários
Cotidiano
Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF
FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet
A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.
A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários
Cotidiano
Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez
O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.
“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.
Reta final
Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.
Comentários
Cotidiano
Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas
O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.
“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.
Ganha folga
Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.
“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.
Estreia no dia 15
A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.


Você precisa fazer login para comentar.