Conecte-se conosco

Cotidiano

Estudantes e funcionários de escola vivem momentos de terror no Calafate

Publicado

em

Leônidas Badaró e Davi Sahid

Na manhã desta quinta-feira, 25, os alunos e funcionários da escola Edilson Façanha, localizada no bairro do Calafate, uma das regiões mais violentas de Rio Branco, viveram momentos de terror quando foram informados que quatro homens armados que estavam circulando nas proximidades da unidade de ensino iam invadir a escola.

Segundo os moradores, que não querem se identificar, já que na região impera a lei do silêncio, os homens seriam membros de uma organização criminosa e estariam à procura de adolescentes que estudam na escola e, supostamente, fazem parte de uma facção rival.

_____________

Os muros da escola e das casas vizinhas estão pichados com sigla das facções que promovem diariamente um banho de sangue em Rio Branco.

_____________

A notícia gerou pânico e houve tumulto, já que os alunos saíram desesperados com medo de um ataque à escola. Segundo alguns moradores, estudantes chegaram a pular o muro para fugir do local. Informação que não foi confirmada pela direção.

Policiais do 4º Batalhão da PM foram acionados, mas ao chegarem ao local os homens armados já haviam se evadido em motocicletas.

“Teve um boato que esses homens armados iam invadir a escola. A gente nem chegou a ver, mas como a história se espalhou os alunos ficaram com medo e deixaram a escola”, afirmou um funcionário da unidade de ensino.

A coordenação da escola reclama da falta de policiamento. “Com essa onda de violência, precisamos de policiamento o tempo todo. Quando a gente liga, eles chegam, passam 20 minutos e depois vão embora”.

Os estudantes estão com medo. Tanto que pela manhã, as aulas foram encerradas após todos os estudantes deixarem a escola. No período da tarde, apenas 20% dos estudantes matriculados compareceram à aula. A própria coordenação da escola Edilson Façanha confirmou que dezenas de pais já solicitaram a transferência de seus filhos com medo da violência.

Sentimento que é compartilhado pelos alunos. “A gente tem medo de morrer, tem pavor. Disseram que os bandidos iam invadir e matar todo mundo dentro da escola”, diz uma jovem e assustada estudante da escola Edilson Façanha.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Inédito no Juntos pelo Acre, implante contraceptivo é ofertado a mulheres da regional do Calafate

Publicado

em

A ação é coordenada pelo governo do Acre, em parceria com instituições públicas e privadas, sob a liderança da vice-governadora e secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Mailza Assis

Método é considerado vantajoso em relação aos já existentes devido à sua longa duração, podendo atuar no organismo por até três anos, além de apresentar alta eficácia. Foto: Daniel Villamor/SEASDH

Mais de 100 adolescentes foram beneficiadas com a inserção do implante contraceptivo subdérmico, conhecido como Implanon, durante a edição do programa Juntos pelo Acre, realizada neste sábado, 28, na regional do Calafate, em Rio Branco.

O método é considerado vantajoso em relação aos já existentes devido à sua longa duração, podendo atuar no organismo por até três anos, além de apresentar alta eficácia. A iniciativa tem como objetivo contribuir para a prevenção de gestações não planejadas, fortalecendo as políticas públicas voltadas à saúde e ao cuidado com adolescentes no estado.

 Ao todo as 100 adolescentes, com idades entre 14 e 19 anos, foram atendidas. A iniciativa é financiada pelo Comitê do Orçamento da Criança e do Adolescente (OCAD) e já está presente em 15 municípios do estado.

A chefe da Saúde do Adolescente da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), Luciana Freire, destacou a relevância da ação. “Este é um programa que projeta o futuro das adolescentes. Temos fortalecido essa política pública para cuidar das jovens, que são o futuro da nossa sociedade. Trata-se de uma ação inovadora na Região Norte, que demonstra o compromisso do governo em investir em políticas voltadas às crianças e aos adolescentes”, afirmou.

Luciana Freire, destacou a relevância da ação. “Este é um programa que projeta o futuro das adolescentes. Foto: Daniel Villamor/SEASDH

Moradora da região, Lorhany Silva também aprovou a iniciativa. “Estou muito feliz com a oportunidade que o governo do Acre está trazendo para a população. Sem dúvida, são mais benefícios para toda a comunidade”, disse.

Lorhany Silva, moradora da região, também aprovou a iniciativa. Foto: Daniel Villamor/SEASDH

A ação é coordenada pelo governo do Acre, em parceria com instituições públicas e privadas, sob a liderança da vice-governadora e secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Mailza Assis.

A vice-governadora, Mailza Assis, destacou a importância da participação da comunidade e do trabalho conjunto com as lideranças locais. “Este é um projeto construído para a população. Convido todos a participarem e a aproveitarem os diversos serviços oferecidos. Agradeço aos presidentes de bairros e às lideranças comunitárias que se mobilizaram para envolver a comunidade. Estar aqui, prestando atendimento com diversos serviços, é gratificante e reforça o nosso compromisso de continuar trabalhando pela população”, ressaltou.

Vice-governadora Mailza Assis destacou a importância da participação da comunidade e do trabalho conjunto com as lideranças locais. Foto: Deyse Cruz/SEASDH

Mailza Assis também enfatizou o papel das lideranças comunitárias. “Esse trabalho, desenvolvido ao longo dos últimos anos, só é possível graças à atuação dessas lideranças, que estão diariamente ouvindo, acolhendo e identificando as necessidades da comunidade. Nosso papel é ouvir, acolher e encaminhar soluções”, completou.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) também participou da ação, levando atividades educativas voltadas ao público infantil. O orientador de trânsito Victor Silva destacou a iniciativa. “Pensando no bem-estar das crianças e na educação para o trânsito, o Detran trouxe jogos interativos que ensinam de forma lúdica. Também disponibilizamos um espaço para fotos com carrinhos, motos e bicicletas, promovendo aprendizado por meio da brincadeira”, explicou.

A estudante Thalia Freitas, de 8 anos, participou das atividades e aprovou a ação. “Estou muito feliz com todas as brincadeiras oferecidas. Muito obrigada”, afirmou.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

PSDB inicia nova rodada de filiações com entrada de Giovanni Casseb

Publicado

em

Partido reforça mobilização política e amplia base com foco nas próximas articulações e desenvolvimento local.

O PSDB deu início a mais um dia de mobilização política com a realização de novas filiações ao longo desta semana. Entre os destaques, a sigla oficializou a entrada de Giovanni Casseb em seus quadros.

A filiação ocorreu nesta semana e foi apresentada como parte do processo de fortalecimento interno do partido, que busca ampliar sua base de apoio visando as próximas articulações políticas.

Lideranças da legenda, entre elas o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, destacaram a importância da chegada de novos integrantes, ressaltando a união e o engajamento como pilares para o desenvolvimento de pautas voltadas à população.

A movimentação integra uma série de ações do partido para consolidar sua atuação e ampliar sua presença no cenário político local.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Gerson Boaventura explica ausência do Rio Branco no Estadual Sub-20

Publicado

em

O presidente do Rio Branco, Gerson Boaventura, explicou ao phdesporteclube.com.br o motivo da ausência da equipe Sub-20 na disputa do Campeonato Estadual.

“Realizamos uma reunião de diretoria na semana e definimos pela não participação no Sub-20. O clube precisaria realizar um investimento acima de 40 mil para jogar o torneio e neste momento resolvemos priorizar a reforma da piscina e o equilíbrio financeiro”, explicou Gerson Boaventura.

Precisa investimento

Segundo Gerson Boaventura, a estrutura para jogar o Sub-20 é semelhante a do futebol profissional e por isso foi necessário fazer escolhas.

“Temos um calendário garantindo para a próxima temporada e não podemos comprometer, agora, as nossas cotas. Ainda temos pendências financeiras e essa é a prioridade”, afirmou o presidente.

Pagamentos honrados

Gerson Boaventura confirmou o pagamento do prêmio aos atletas pelo vice-campeonato Estadual.

“Tínhamos um acordo com os atletas e o prêmio foi pago pela minutagem no Estadual. Estamos cumprindo tudo e isso precisa enfatizado”, declarou Gerson Boaventura.

Comentários

Continue lendo