fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Estudantes do IFAC retratam o maior acidente aéreo da história do Acre em documentário sobre tragédia de 1971

Publicado

em

A produção inclui depoimentos de moradores que vivenciaram o episódio, reconstruções detalhadas dos acontecimentos e reflexões sobre os impactos dessa tragédia para a comunidade

As apresentações destacam o empenho dos estudantes em resgatar e preservar a memória histórica do município, incentivando discussões sobre eventos que moldaram a identidade local. Foto: internet 

Com Ifac

Estudantes do ensino médio do Instituto Federal do Acre (IFAC) apresentaram dois documentários autorais que retratam episódios marcantes da história de Sena Madureira, emocionando a comunidade local.

O primeiro documentário, com duração de 30 minutos, aborda o trágico acidente ocorrido em 28 de setembro de 1971, que deixou marcas profundas na cidade. A produção inclui depoimentos de moradores que vivenciaram o episódio, reconstruções detalhadas dos acontecimentos e reflexões sobre os impactos dessa tragédia para a comunidade.

Instituto Federal do Acre (IFAC) apresentaram dois documentários autorais que retratam episódios marcantes da história de Sena Madureir. Foto: internet 

As apresentações destacam o empenho dos estudantes em resgatar e preservar a memória histórica do município, incentivando discussões sobre eventos que moldaram a identidade local.

A iniciativa foi amplamente elogiada pela comunidade, que reconheceu o valor educativo e cultural dos trabalhos apresentados.

 Veja vídeo documentário:

Maior acidente aéreo da história do Acre completou 53 anos neste ano de 2024; bispo estava entre as vítimas

No local da tragédia, ainda existem artefatos do avião mesmo depois de 52 anos. Estudantes e demais moradores visitam com frequência a localidade

A cidade de Sena Madureira registrou no dia 28 de setembro de 1971 o maior acidente aéreo de sua história, envolvendo um avião DC3, da empresa Cruzeiro do Sul.

Naquela manhã fatídica, poucos minutos após a decolagem, o avião apresentou problemas no motor, bateu em uma árvore (Manitê) e caiu na região da comunidade Boca do Caeté que fica a poucos minutos do centro de Sena Madureira. Com a queda, o avião explodiu e todos os seus ocupantes morreram carbonizados. 

Dentre as vítimas estava o Bispo Dom Giocundo Maria Grotti, que chefiava, à época, a Diocese de Rio Branco. Italiano de origem, ele se encontrava no Acre em substituição a Fontenele de Castro. 

Uma das vítimas estava o Bispo Dom Giocundo Maria Grotti, que chefiava, à época, a Diocese de Rio Branco. Italiano de origem, ele se encontrava no Acre em substituição a Fontenele de Castro. Foto: internet

Ao todo, segundo reza a história, foram 33 mortos, entre passageiros e tripulantes. 

O ex-presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindissem) de Sena Madureira, Antônio Furtado Davila, tinha 17 anos à época.

“Me lembro bem que ao chegarmos lá e não deu pra se aproximar porque o fogo estava com quase 2 metros de altura. Os corpos foram resgatados em caixas de madeira. Um dia antes da tragédia, o Bispo Dom Giocundo tinha ministrado aula para a nossa turma”, relembrou. 

A professora Humbelina da Conceição Bezerra tinha 12 anos de idade na época da tragédia. “Me lembro que, após a queda do avião, corri em direção ao local, mas não era possível aproximação porque a fumaça era muito forte”, comentou.

Habitualmente, todos os anos a Igreja católica de Sena Madureira realiza uma missa no local em homenagem às vítimas

Sobre a morte do Bispo, até hoje ela se emociona ao relembrar o ocorrido. “Foi ele quem fez minha primeira comunhão e crisma. Uma perda irreparável. Lamentamos também por todas as pessoas”, finalizou.

O professor Rivaldo Severo da Costa (Boim), estudioso da história de Sena, relembrou que dias antes de ocorrer a tragédia, uma moradora da Boca do Caeté sonhou que um avião iria bater na árvore e até pediu para que seu esposo cortasse o manitê, mas não foi atendida. “Foi uma comoção total em Sena Madureira”, destacou.

Naquela época (1971), a BR-364, entre Sena Madureira a Rio Branco, não era asfaltada. Por essa razão, muitos moradores optavam pelo transporte aéreo.

No local da tragédia, ainda existem artefatos do avião mesmo depois de 52 anos. Estudantes e demais moradores visitam com frequência a localidade.

Habitualmente, todos os anos a Igreja católica de Sena Madureira realiza uma missa no local em homenagem às vítimas. 

Os restos mortais foram retirados do local em caixas de madeira. Foto: Reprodução

Comentários

Continue lendo

Acre

Nicolau nega pré-candidatura ao governo e diz que é candidato à reeleição

Publicado

em

Presidente da Aleac diz que viagens pelo estado são institucionais e mantém disposição para aliança com o governador

Nicolau afirmou que as agendas que têm cumprido são institucionais, frisou que é candidato à reeleição, mas salientou que esta à disposição do partido e do governador Gladson Cameli. Foto: arquivo 

Durante o lançamento da Operação Verão na manhã desta sexta-feira, dia 25, o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior (PP), rebateu especulações sobre suposta pré-campanha ao governo do estado. O parlamentar, que tem percorrido diversos municípios, garantiu que suas agendas são estritamente institucionais e reafirmou lealdade ao governador Gladson Cameli.

“Minha prioridade é a reeleição para a Aleac. Estou viajando para cumprir meu papel como presidente da Casa, aproximando o Legislativo da população”, declarou Nicolau Júnior.

O deputado, no entanto, deixou claro que segue alinhado com o PP: “Sempre estive à disposição do partido e do governador Gladson, que é nosso líder”.

A declaração ocorre em meio a rumores sobre possíveis disputas na sucessão estadual. Nicolau Júnior, considerado nome forte no PP, manteve discurso de união com o atual governo, enquanto reforçava seu trabalho à frente do Legislativo acreano. Analistas políticos interpretam o posicionamento como manutenção de opções estratégicas para 2026.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governador Gladson Cameli visita município de Epitaciolândia para acompanhar Operação Verão

Publicado

em

Gladson Cameli e comitiva estadual acompanham serviços de recuperação de vias urbanas em parceria com a prefeitura

Governador do Acre Gladson Cameli, à vice-governadora Mailza Assis e o Presidente da ALEAC Nicolau Júnior em nosso município. Foto: cedida

Epitaciolândia, 25 de abril de 2025 – O governador Gladson Cameli esteve nesta sexta-feira (25) no município de Epitaciolândia para acompanhar de perto os trabalhos da Operação Verão, que está recuperando as principais vias da cidade. Acompanhado pela vice-governadora Mailza Assis e pelo presidente da Assembleia Legislativa Nicolau Júnior, o chefe do Executivo estadual foi recebido pelo prefeito Sérgio Lopes.

Durante a visita, a comitiva percorreu diversos pontos da cidade onde estão sendo realizados serviços de tapa-buracos, uma ação conjunta entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal. “Estamos unindo forças para melhorar a qualidade de vida da população. Nossa gestão está totalmente à disposição para continuar este trabalho em parceria”, afirmou o prefeito Sérgio Lopes.

O governador Gladson Cameli, acompanhado pela vice-governadora Mailza Assis e pelo presidente da Assembleia Legislativa Nicolau Júnior, foi recebido pelo Prefeito Sérgio Lopes. Foto: cedida 

A Operação Verão faz parte de um conjunto de medidas para melhorar a infraestrutura urbana em todo o estado. Em Epitaciolândia, cidade estratégica na fronteira com a Bolívia, as ações ganham ainda mais relevância pelo fluxo intenso de veículos e pedestres.

O governador Gladson Cameli destacou que a parceria com os municípios é fundamental para garantir melhores condições de tráfego e mobilidade para todos os acreanos.

Governador Gladson vistoria obras da Operação Verão em Epitaciolândia. Foto: cedida

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Ataque a tiros deixa dois estudantes e uma mulher feridos no Segundo Distrito de Rio Branco

Publicado

em

Criminosos armados em motocicleta dispararam contra vítimas em via pública no bairro Santa Helena; Polícia suspeita de ação ligada a organização criminosa

Na noite desta sexta-feira (25), dois estudantes da escola Leôncio de Carvalho e uma mulher foram alvos de um ataque a tiros no bairro Santa Helena, no Segundo Distrito de Rio Branco. O crime ocorreu por volta das 19h na Rua Monte Sinai e deixou três pessoas feridas, entre elas uma adolescente de 17 anos, um rapaz de 16 e Ênila da Silva Santos, de 27 anos, que estava com um bebê no colo — a criança não foi atingida.

De acordo com a Polícia Militar, os adolescentes retornavam da escola quando foram surpreendidos por dois homens em uma motocicleta. O passageiro do veículo fez um gesto característico de facções criminosas e, em seguida, disparou pelo menos seis vezes contra as vítimas.

A jovem de 17 anos foi atingida na perna esquerda, com fratura no fêmur após o projétil atravessar o membro. O estudante de 16 anos sofreu um ferimento no glúteo esquerdo, com o projétil alojado na região dos testículos. Ênila, que passava pelo local em uma bicicleta com o filho, foi baleada no pé esquerdo.

Mesmo feridos, o adolescente e Ênila conseguiram chegar até a Travessa Osvaldo, onde receberam ajuda de moradores. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e enviou duas ambulâncias para prestar socorro. As vítimas foram levadas ao Pronto-Socorro de Rio Branco e estão em estado estável.

Policiais do 2° Batalhão estiveram no local, isolaram a área para perícia e deram início às buscas pelos autores do crime, que fugiram sem deixar pistas. O caso está sob investigação da Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Polícia Civil e será repassado à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

A motivação do ataque ainda está sendo apurada, mas a hipótese de envolvimento de organização criminosa é considerada pela polícia.

Comentários

Continue lendo