Conecte-se conosco

Acre

Estudantes de Rio Branco se classificam em 1º lugar para etapa nacional do Prêmio do Ministério Público do Trabalho

Publicado

em

Duas alunas da Escola Municipal Ismael Gomes de Carvalho, da Prefeitura de Rio Branco, alcançaram o primeiro lugar na etapa estadual do “Prêmio Ministério Público do Trabalho na Escola” e agora representarão o Acre na fase nacional. O concurso promovido pelo MPT premia trabalhos literários, artísticos e culturais de estudantes da rede pública, conscientizando e mobilizando a comunidade escolar sobre o combate ao trabalho infantil e a importância de preservar os direitos das crianças e adolescentes.

Brenda: “O desenho ressalta a importância da luta contra a prática e o valor da infância segura” (Foto: Marcos Araújo/Assecom)

Brenda Eloá Costa e Maria Eduarda Araújo, do 5º ano, foram as estudantes da capital acreana classificadas para a próxima etapa da premiação. Ao todo, o concurso recebeu inscrições em quatro categorias: conto, poesia, música e desenho.

Brenda primeiro lugar do estado do Acre na categoria desenho, com sua obra intitulada “Combate ao Trabalho Infantil”, expressou em seus traços a importância da luta contra a prática e o valor da infância segura.

Maria: “Texto aborda a importância de ter um futuro livre do trabalho infantil” (Foto: Marcos Araújo/Assecom)

“O desenho é um menino que não estudava direito e trabalhava em um lava-jato e não sabia que aquilo era errado. A menina do Ministério Público entregou jornais e foi no lava-jato conversar. O menino começou a estudar novamente e o pai dele e a mãe receberam ajuda”, conta a aluna sobre trecho de sua história.

Já Maria Eduarda, também do 5º ano foi selecionada na categoria conto, com texto nomeado “Um Grande Sonho”, que aborda, de maneira sensível, a importância de ter um futuro livre do trabalho infantil. Ela falou sobre sua personagem e revelou se sentir confiante para a próxima etapa da competição.

Elismar: “Fica um sentimento de gratidão e de trabalho bem feito” (Foto: Marcos Araújo/Assecom)

“Ela se chama Larissa, tinha 12 anos de idade, morava com sua mãe na periferia, numa casa bem humilde. O sentido é que as crianças têm que aprender que o lugar delas é na escola e que não é na rua trabalhando em semáforos ou em lanchonetes. Eu estou com frio na barriga, mas eu estou confiante”, disse.

A classificação das alunas demonstra o empenho da Escola Municipal Ismael Gomes de Carvalho em trabalhar temas de relevância social e promover a formação cidadã dos alunos. Para o diretor da escola, Elismar Souza é motivo de orgulho ver o talento das estudantes sendo reconhecidos em uma iniciativa nacional.

Leudete: “A expectativa da vitória na fase nacional é grande” (Foto: Marcos Araújo/Assecom)

“É um concurso que nós trabalhamos com os alunos da turma de 5° ano, conscientizando-os contra o trabalho infantil. E é muito importante para que eles cresçam conhecendo seus direitos e seus deveres, (porque criança tem que estar na escola, não trabalhando. E aqui tiveram duas alunas, fica um sentimento de gratidão e de trabalho bem feito. Temos uma excelente professora, a professora Leudete, a coordenadora pedagógica também muito ativa, e graças a Deus que conseguimos esse êxito”, afirmou.

As duas alunas classificadas receberam todo o suporte e apoio da professora Leudete da Silveira, que na edição de 2023 do concurso também teve alunos classificados. Ela conta que a expectativa de conquistar a vitória na fase nacional é grande.

“Nós abordamos a temática, o combate ao trabalho infantil, com uma cartilha que o Ministério Público oferece pra todas as escolas, todos os alunos tiveram acesso, e começamos a trabalhar as categorias que eram propostas no projeto. Esse ano eu estou com muita fé que a gente vai ganhar. E é um sentimento que eu guardo dentro de mim como gratidão, porque eu tento trazer o meu trabalho da melhor forma possível. Então, através disso, hoje eu como professora, eu trago pros meus alunos que eles podem alcançar aquilo que eles almejam, aquilo que eles sentem no coração”, acrescentou.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco

Publicado

em

Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre permanece elevado em Rio Branco e continua acima da cota de transbordo. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, na medição realizada às 5h21 da manhã desta segunda-feira (29), o manancial atingiu 15,32 metros.

Ainda segundo a Defesa Civil, na última aferição feita à meia-noite, o rio marcou 15,24 metros, o que representa um aumento de 8 centímetros em relação às medições anteriores, confirmando a tendência de elevação.

Nas últimas 24 horas, não houve registro de chuva na capital acreana, com acumulado de 0,00 milímetro no período. A elevação do nível do rio é atribuída ao volume de água proveniente das cabeceiras e afluentes.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo é de 14,00 metros, ambas já superadas. A Defesa Civil Municipal segue monitorando a situação e acompanhando a evolução do nível do rio, mantendo as equipes em prontidão para atendimento às áreas de risco.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Publicado

em

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).

De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.

Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mais de 360 pessoas estão em abrigos municipais após cheias em Rio Branco

Publicado

em

Prefeitura atualiza situação e informa que Rio Acre atingiu 15,32 metros, com tendência de subida

A Prefeitura de Rio Branco divulgou, na manhã desta segunda-feira (29), a atualização mais recente sobre a situação dos abrigos montados para atender famílias afetadas pelas cheias do Rio Acre e dos igarapés da capital. De acordo com o boletim das 6h, um total de 364 pessoas, pertencentes a 135 famílias, estão acolhidas em seis pontos diferentes da cidade.

Segundo o levantamento, a Escola Municipal Álvaro Vilela Rocha abriga 14 famílias, somando 51 pessoas. Na Escola Municipal Anice Jatene, são 16 famílias, com 56 pessoas acolhidas. A Escola Municipal Maria Lúcia atende 13 famílias, totalizando 38 pessoas. Já a Escola Estadual Georgete Kalume recebe oito famílias, com 31 pessoas, enquanto a Escola Estadual Marilda Gouveia abriga nove famílias, reunindo 58 pessoas.

O maior número de desabrigados está concentrado no Centro de Cultura Mestre Caboquinho, onde 75 famílias estão acolhidas, totalizando 130 pessoas.

Em publicação nas redes sociais, o prefeito Tião Bocalom (PL) informou que esta é a última atualização das 6h da manhã e destacou que, na medição mais recente, o nível do Rio Acre atingiu 15,32 metros, apresentando tendência de elevação de aproximadamente um centímetro por hora.

O gestor ressaltou ainda que a atuação da Defesa Civil Municipal tem sido contínua no enfrentamento da situação e reafirmou o compromisso da gestão com o cuidado às famílias atingidas pelas alagações.

“Já enfrentamos outras alagações antes e nosso cuidado com a população sempre foi grande e presente, a ponto até de render um prêmio nacional à nossa Defesa Civil Municipal. Seguiremos trabalhando com fé e coragem para ajudar a nossa gente. Vamos juntos!”, afirmou o prefeito.

Comentários

Continue lendo