fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Estudantes de Psicologia da Ufac denunciam falta de professores e cobram convocação

Publicado

em

Os alunos alegam ainda que, por conta da demora na convocação, não é possível mais convocar professores substitutos de um outro edital, que é mais atualizado e vigente

A reportagem entrou em contato com a assessoria da Ufac, que afirmou que a universidade convocou a sexta colocada do concurso público, atendendo à solicitação do Centro Acadêmico de Psicologia. Foto: assessoria 

Estudantes do curso de Psicologia da Universidade Federal do Acre (Ufac) fizeram, nesta quarta-feira, 9, uma denúncia em relação à falta de professores em diversas disciplinas. De acordo com nota publicada nas redes sociais, há negligência por parte da Coordenadoria de Seleção e Admissão da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão (Prodgep).

Segundo o documento, as convocações do Edital nº53/2018 não foram feitas, o que prejudica o ensino aos estudantes. O panorama geral, ainda conforme a nota, se evidencia a partir de uma reunião de centro feita no ano passado, em que foi revelada que um concurso de 2018 teve o prazo de validade estendido por conta da pandemia.

“Por ser um edital antigo, de quase 7 anos, é evidente que os candidatos já possuem carreira consolidada, logo, o coordenador do curso de Psicologia entrou em contato com os três candidatos referentes e todos esclareceram que negariam a vaga”, reitera, enfatizando que, até o momento, foram feitas apenas duas das três convocações necessárias para a finalização do edital.

Os alunos alegam ainda que, por conta da demora na convocação, não é possível mais convocar professores substitutos de um outro edital, que é mais atualizado e vigente. “Na prática, essas falhas burocráticas estão prejudicando diretamente a realidade do curso de Psicologia, pois atualmente praticamente todas as turmas do curso estaõ sem professor em alguma disciplina, uma vez que ainda que tenhamos ciência do edital atual e dos professores substitutos a serem convocados, não é possível dar início ao processo”.

Os universitários complementam ainda que este é um problema antigo. “A Psicologia enfrenta problemas relacionados à falta de docentes há anos, contudo, agora ele está mais grave ainda”, dizem, solicitando que a convocação da PROGRAD nº 53/2018 seja feita de modo urgente. “Tendo em vista que o período letivo está correndo, as disciplinas estão desfalcadas e a formação das turmas finais está comprometida”.

A reportagem entrou em contato com a assessoria da Ufac, que afirmou que a universidade convocou a sexta colocada do concurso público, atendendo à solicitação do Centro Acadêmico de Psicologia. “Desde o início do processo, a Ufac tem seguido rigorosamente os trâmites institucionais”, diz, em nota.

Ainda segundo a Ufac, no dia 17 de dezembro de 2024, o Centro Acadêmico entrou em contato, solicitando a chamada; no dia 19, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) encaminhou o processo à Reitoria. “Inclusive, foi a Pró-Reitoria de Graduação que informou à direção do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da existência do banco de candidatos classificados do Edital 53/2018, que ainda estava vigente. A partir desse momento é que o Centro começou com o processo solicitando a contratação, permitindo que as demandas fossem atendidas de forma legal”, explica.

Segundo a universidade, o processo encontra-se, desde o último dia 23 de dezembro, na Coordenação de Seleção e Admissão (CSA). “A previsão é que a nomeação ocorra no dia 13 de janeiro, juntamente com os aprovados no edital 04/2024, conforme informado pelo responsável pelo setor”.

Leia a nota na íntegra

A Universidade Federal do Acre (Ufac) informa que a convocação da sexta colocada no concurso público foi realizada, atendendo à solicitação do centro acadêmico responsável. Desde o início do processo, a Ufac tem seguido rigorosamente os trâmites institucionais.

No dia 17 de dezembro, o centro solicitou a chamada, e a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) encaminhou o processo à Reitoria em 19 de dezembro. Inclusive, foi a Pro-Reitoria de Graduação que informou à direção do CFCH da existência do banco de candidatos classificados do Edital 53/2018 que ainda estava vigente. A partir desse momento é que o Centro começou com o processo solicitando a contratação, permitindo que as demandas fossem atendidas de forma legal.

O processo encontra-se atualmente na Coordenação de Seleção e Admissão (CSA) desde o dia 23 de dezembro. A previsão é que a nomeação ocorra no dia 13 de janeiro, juntamente com os aprovados no edital 04/2024, conforme informado pelo responsável pelo setor.

A Ufac reforça seu compromisso com a transparência e agilidade nos procedimentos, sempre priorizando a excelência acadêmica e administrativa.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Mulher morre após mal súbito no quintal de casa em Rio Branco

Publicado

em

Jackeline de Souza, de 35 anos, deixa filhos em desespero ao colapsar na frente deles

Jackeline de Souza Costa, de 35 anos, faleceu na tarde deste sábado (26) após sofrer um mal súbito no quintal de sua residência, no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, em Rio Branco. A tragédia ocorreu na Rua da Costa, quadra 3E, casa 21, diante dos olhos de seus filhos, todos menores de idade.

De acordo com familiares, Jackeline enfrentava problemas de saúde, incluindo tuberculose e pneumonia. Durante a tarde, enquanto estava sozinha com as crianças, ela começou a passar mal e, ao tentar buscar ajuda, caiu no quintal, vomitando grande quantidade de sangue. As crianças, em pânico, tentaram socorrer a mãe, e uma delas correu para chamar os vizinhos.

Quando os moradores chegaram, encontraram Jackeline desacordada e ensanguentada. O SAMU foi acionado, enviando uma ambulância básica ao local. Apesar dos esforços, os paramédicos constataram que ela já estava sem vida. Uma equipe de suporte avançado também compareceu, e o médico Dr. Lucas confirmou o óbito, apontando um possível aneurisma da aorta abdominal como causa da morte.

Por se tratar de uma morte sem indícios de violência, a Polícia Militar e o Instituto de Criminalística do Acre não foram acionados. A comunidade local lamenta a perda, e os filhos de Jackeline recebem apoio de familiares e vizinhos neste momento de luto.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Prefeitura e SEE realizam abertura dos Jogos Estudantis 2025 em fase municipal em Epitaciolândia.

Publicado

em

Neste sábado, 26, a Prefeitura Municipal através do prefeito Sérgio Lopes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), por meio da Assessoria de Desporto Estudantil, promoveu a cerimônia de abertura da fase municipal dos Jogos Estudantis 2025. O evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo Wilson Pinheiro, marcou o início das competições que reúnem alunos de escolas estaduais e municipais em diversas modalidades esportivas.

A solenidade contou com a presença de autoridades locais na pessoa do Sr. Marcelo Galvão Secretário Municipal de Esportes, Eunice Maia Gondim Secretária Municipal de Educação, Professora Edileusa, Núcleo de Educação, e Thiago Menezes, representando a coordenação estadual do Jeac2025. Gestores escolares, professores, atletas e a comunidade prestigiaram o desfile das delegações. Os jogos promovem a união por meio do esporte.

Os Jogos Estudantis têm como objetivo incentivar a prática esportiva, promover a integração entre os alunos e revelar novos talentos. A fase municipal classificará os melhores atletas para as etapas regionais e estaduais, representando o município em busca de medalhas e experiências enriquecedoras. Epitaciolândia será cidade sede na fase estadual nas modalidades Futsal, Judô e Wrestling.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Morador em situação de rua é esfaqueado após cobrar por serviço em Rio Branco

Publicado

em

Railon Muniz foi ferido no pescoço durante discussão por pagamento de R$ 36 e está internado em estado estável

O morador em situação de rua Railon Muniz da Silva foi ferido com um golpe de faca no pescoço na noite de sexta-feira (25), na Rua Rui Barbosa, no bairro Papouco, em Rio Branco. O pedido de socorro só foi feito na tarde deste sábado (26), quando ele procurou ajuda de moradores da região.

Segundo relatos de testemunhas, Railon havia limpado um poço para um morador e, ao cobrar o valor combinado de R$ 36,00, iniciou-se uma discussão. Durante o desentendimento, o agressor desferiu o golpe no pescoço da vítima. Mesmo ferido, Railon conseguiu se afastar do local.

Após o pedido de ajuda, moradores acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que enviou uma ambulância de suporte avançado. Os paramédicos prestaram os primeiros atendimentos e encaminharam Railon para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Franco Silva, na Baixada da Sobral. Seu estado de saúde é considerado estável.

A Polícia Militar esteve na UPA e registrou a ocorrência. O agressor ainda não foi localizado.

Comentários

Continue lendo