Conecte-se conosco

Cotidiano

Estudantes de Psicologia da Ufac denunciam falta de professores e cobram convocação

Publicado

em

Os alunos alegam ainda que, por conta da demora na convocação, não é possível mais convocar professores substitutos de um outro edital, que é mais atualizado e vigente

A reportagem entrou em contato com a assessoria da Ufac, que afirmou que a universidade convocou a sexta colocada do concurso público, atendendo à solicitação do Centro Acadêmico de Psicologia. Foto: assessoria 

Estudantes do curso de Psicologia da Universidade Federal do Acre (Ufac) fizeram, nesta quarta-feira, 9, uma denúncia em relação à falta de professores em diversas disciplinas. De acordo com nota publicada nas redes sociais, há negligência por parte da Coordenadoria de Seleção e Admissão da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão (Prodgep).

Segundo o documento, as convocações do Edital nº53/2018 não foram feitas, o que prejudica o ensino aos estudantes. O panorama geral, ainda conforme a nota, se evidencia a partir de uma reunião de centro feita no ano passado, em que foi revelada que um concurso de 2018 teve o prazo de validade estendido por conta da pandemia.

“Por ser um edital antigo, de quase 7 anos, é evidente que os candidatos já possuem carreira consolidada, logo, o coordenador do curso de Psicologia entrou em contato com os três candidatos referentes e todos esclareceram que negariam a vaga”, reitera, enfatizando que, até o momento, foram feitas apenas duas das três convocações necessárias para a finalização do edital.

Os alunos alegam ainda que, por conta da demora na convocação, não é possível mais convocar professores substitutos de um outro edital, que é mais atualizado e vigente. “Na prática, essas falhas burocráticas estão prejudicando diretamente a realidade do curso de Psicologia, pois atualmente praticamente todas as turmas do curso estaõ sem professor em alguma disciplina, uma vez que ainda que tenhamos ciência do edital atual e dos professores substitutos a serem convocados, não é possível dar início ao processo”.

Os universitários complementam ainda que este é um problema antigo. “A Psicologia enfrenta problemas relacionados à falta de docentes há anos, contudo, agora ele está mais grave ainda”, dizem, solicitando que a convocação da PROGRAD nº 53/2018 seja feita de modo urgente. “Tendo em vista que o período letivo está correndo, as disciplinas estão desfalcadas e a formação das turmas finais está comprometida”.

A reportagem entrou em contato com a assessoria da Ufac, que afirmou que a universidade convocou a sexta colocada do concurso público, atendendo à solicitação do Centro Acadêmico de Psicologia. “Desde o início do processo, a Ufac tem seguido rigorosamente os trâmites institucionais”, diz, em nota.

Ainda segundo a Ufac, no dia 17 de dezembro de 2024, o Centro Acadêmico entrou em contato, solicitando a chamada; no dia 19, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) encaminhou o processo à Reitoria. “Inclusive, foi a Pró-Reitoria de Graduação que informou à direção do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da existência do banco de candidatos classificados do Edital 53/2018, que ainda estava vigente. A partir desse momento é que o Centro começou com o processo solicitando a contratação, permitindo que as demandas fossem atendidas de forma legal”, explica.

Segundo a universidade, o processo encontra-se, desde o último dia 23 de dezembro, na Coordenação de Seleção e Admissão (CSA). “A previsão é que a nomeação ocorra no dia 13 de janeiro, juntamente com os aprovados no edital 04/2024, conforme informado pelo responsável pelo setor”.

Leia a nota na íntegra

A Universidade Federal do Acre (Ufac) informa que a convocação da sexta colocada no concurso público foi realizada, atendendo à solicitação do centro acadêmico responsável. Desde o início do processo, a Ufac tem seguido rigorosamente os trâmites institucionais.

No dia 17 de dezembro, o centro solicitou a chamada, e a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) encaminhou o processo à Reitoria em 19 de dezembro. Inclusive, foi a Pro-Reitoria de Graduação que informou à direção do CFCH da existência do banco de candidatos classificados do Edital 53/2018 que ainda estava vigente. A partir desse momento é que o Centro começou com o processo solicitando a contratação, permitindo que as demandas fossem atendidas de forma legal.

O processo encontra-se atualmente na Coordenação de Seleção e Admissão (CSA) desde o dia 23 de dezembro. A previsão é que a nomeação ocorra no dia 13 de janeiro, juntamente com os aprovados no edital 04/2024, conforme informado pelo responsável pelo setor.

A Ufac reforça seu compromisso com a transparência e agilidade nos procedimentos, sempre priorizando a excelência acadêmica e administrativa.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Estado republica editais do processo seletivo da Educação

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead) e da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), republicou, por correção de inconsistências, editais relacionados ao Processo Seletivo Simplificado (PSS) destinado à formação de cadastro de reserva para contratação temporária de profissionais da educação. A republicação foi divulgada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira, 10. Os documentos apresentam o resultado final da prova objetiva e a convocação de candidatos que se declararam pessoas com deficiência (PcDs) para a etapa de perícia médica.

De acordo com o Edital nº 007, foi homologado o resultado final da prova objetiva do processo seletivo. A publicação apresenta a relação definitiva dos candidatos classificados, após análise dos recursos interpostos contra o resultado preliminar. O certame contempla cargos destinados ao atendimento das demandas da rede pública estadual de ensino, conforme critérios estabelecidos no edital de abertura do processo seletivo.

Já no Edital nº 008 consta convocação dos candidatos que se inscreveram nas vagas reservadas para pessoas com deficiência para a realização da perícia médica, etapa obrigatória para validação da condição declarada no ato da inscrição. A avaliação tem como objetivo verificar se o candidato atende aos requisitos previstos na legislação e nas normas do processo seletivo.

Os convocados devem observar atentamente as orientações relativas às datas, aos horários e à documentação exigida para a realização da perícia, conforme estabelecido no edital. O não comparecimento ou a não apresentação dos documentos solicitados pode resultar na eliminação do candidato do processo seletivo.

 

 

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

AAVP abre temporada com torneio feminino na categoria Sub-19

Publicado

em

Foto AAVP: As duplas premiadas pelo primeiro torneio de 2026

A Associação Acreana de Vôlei de Praia(AAVP) abriu nesse domingo, 8, na AABB, a temporada de 2026 com um torneio feminino na categoria Sub-19. As melhores atletas acreanas estiveram em quadra.

A dupla formada por Sara Ico/Duda conquistou o título do torneio. Alicia e Nicolly Caldeira terminaram na segunda colocação e Nicole/Karen ficaram em terceiro.

Festival de Escolinhas

Com atletas entre 8 e 13 anos, foi promovido o 1º Festival Inter Escolinhas com 17 duplas.

“Conseguimos atingir o nosso objetivo tanto com os atletas mais e as garotas do Sub-19. Temos um grande expectativa para a temporada”, comentou o presidente da AAVP, professor Cláudio Baixinho.

Parceria encaminhada

Segundo Cláudio Baixinho, existe a possibilidade de uma parceria com a Federação Acreana de Voleibol(FEAV) para a atual temporada.

“Nos reunimos com o professor João Petrolitano e pode ser feito um trabalho em conjunto. Nosso objetivo é a evolução da modalidade”, afirmou Cláudio Baixinho.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Vasco e Independência se enfrentam precisando vencer

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Leozinho, um dos destaques do Vasco, é o artilheiro do Estadual com 4 gols

Vasco e Independência fazem uma partida decisiva nesta terça, 10, a partir das 17 horas, na Arena da Floresta, pela fase de classificação do Campeonato Estadual Sicredi de 2026. O Vasco ocupa a 5ª colocação somando 4 pontos e o Independência é o lanterna com 1 ponto, por isso as duas equipes precisam vencer para manter as chances de lutar por uma vaga nas semifinais.

Vasco

O Vasco terá a estreia do goleiro Lucão e a reestreia do meia Manga. O técnico Erick Rodrigues definiu a equipe, mas a deixou para divulgar somente horas antes do confronto.

“Uma vitória nos coloca dentro da zona de classificação. Vamos manter o padrão tático utilizado desde o início da competição”, comentou Erick Rodrigues.

Independência

No Independência, o técnico Ivan Mazzuia terá a volta do zagueiro Léo Japão, recuperado de uma lesão muscular. O volante Joel pode começar a partida entre os titulares.

“Tenho dúvidas para definir a equipe. Precisamos ganhar e por isso as escolhas precisam ser certas”, afirmou Ivan Mazzuia.

No apito

José Lima comanda Vasco e Independência. Renô Cassiano e Carlos Alberto serão os auxiliares.

Comentários

Continue lendo