Cotidiano
Estudantes caminham 8 quilômetros de ramal até parada e ônibus escolar não aparece
Secretaria Estadual de Educação afirmou que o ônibus que atende a comunidade apresentou problema técnico e que o fornecedor contratado atrasou na resolução do problema. Segundo a SEE

Por
Imagina todo dia sair de casa às 4 da manhã e ter que caminhar 8 quilômetros por um ramal para chegar até o ponto onde passa o ônibus?
Essa é a realidade diária de alunos que moram no Ramal do Mutum e que estudam na escola Elozira dos Santos Thomé, localizada na região do Alto Alegre.
Agora imagina fazer isso, chegar no ponto e simplesmente o ônibus não aparecer?
Não é à toa a indignação da dona de casa Jesuína Alves Braga, moradora do Ramal.
Jesuína tem três filhos, dois de 15 e um de 11 anos, que estudam na escola e desde a semana passada andam em vão os oito quilômetros de ramal. Quando chegam ao ponto do ônibus, esperam por horas e nada de aparecer o escolar que deveria levar a criançada à escola.
“Isso nunca aconteceu. Meus filhos andam 8 quilômetros até a ponta do asfalto e quando chegam lá não tem ônibus e ninguém nem avisa. Meus meninos já perderam a semana de provas na semana passada e a única coisa que a direção da escola diz é que não tem mais ônibus”, afirma Jesuína.
A mesma situação tem sido vivida pela filha de Jozilene da Cruz. “Estamos todos nessa situação. Não tá tendo transporte para eles virem para o colégio”.
A diretora da escola Elozira dos Santos Thomé, Clécia de Souza, diz que já comunicou a situação a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEE). “Hoje pela manhã já mandei uma mensagem para o setor responsável e recebi a garantia de que estão tentando resolver o problema”.
Consultada, a Secretaria Estadual de Educação afirmou que o ônibus que atende a comunidade apresentou problema técnico e que o fornecedor contratado atrasou na resolução do problema. Segundo a SEE, a previsão é que o ônibus volte a transportar os estudantes da região do Ramal do Mutum nesta quarta-feira.
Comentários
Cotidiano
Morador em situação de rua é espancado a golpes de ripa no bairro Papouco, em Rio Branco
Vítima teria sido submetida a “disciplina” imposta por facção criminosa; homem foi socorrido pelo Samu e levado à UPA
O morador em situação de rua Antônio José Rodrigues Santana, de 41 anos, foi brutalmente agredido a golpes de ripa na tarde deste sábado (7), na Rua Rui Barbosa, no bairro Papouco, em Rio Branco. Segundo relatos de testemunhas, a agressão teria sido uma espécie de “disciplina” aplicada por integrantes de uma organização criminosa que atua na região.
De acordo com as informações, Antônio foi abordado por membros da facção e passou a ser violentamente espancado, sofrendo golpes nas costas, costelas, abdômen e pernas, além de apresentar hematomas no rosto. Mesmo bastante ferido, o homem conseguiu caminhar até as proximidades do Hotel do Papai, onde acabou caindo na calçada, sem forças para continuar.
Populares acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que enviou uma ambulância de suporte básico ao local. Após receber os primeiros atendimentos, a vítima foi encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Franco Silva, na Baixada da Sobral, em estado de saúde estável.
Até o momento, a Polícia Militar não foi acionada para atender a ocorrência. O caso expõe mais uma vez a vulnerabilidade de pessoas em situação de rua e a atuação de facções criminosas em áreas da capital acreana.
Comentários
Cotidiano
Corrida da Socioeducação reúne mais de 500 participantes em Rio Branco
O governo do Estado, por meio do Instituto Socieducativo do Acre (ISE), realizou na manhã deste domingo, 8, a 2ª edição da Corrida da Socioeducação. A largada foi dada no Palácio Rio Branco, às 7h, reunindo servidores do ISE, representantes das secretarias estaduais convidadas e comunidade.

O evento teve como objetivo divulgar a instituição e os trabalhos desenvolvidos por ela. Além do incentivo à prática de atividades físicas, aos hábitos saudáveis e proporcionar um ambiente de lazer, inclusão e bem-estar aos participantes, consolidando-se como uma importante ação de promoção da qualidade de vida.
Os atletas puderam escolher entre os percursos de 5 km e 10 km, com premiação em troféus e medalhas para os 3 primeiros colocados. A corrida contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Acre, da Polícia Militar e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), garantindo a segurança e organização do percurso.

Durante a abertura, o presidente do Instituto Socioeducativo do Estado do Acre (ISE)), Mário César, destacou a importância da iniciativa e o fortalecimento do evento no calendário oficial do Estado.

“Estamos na 2ª edição da Corrida da Socioeducação, um evento que vem para homenagear, divulgar a instituição socioeducativa e o trabalho realizado por esse importante órgão. Esta atividade já faz parte do nosso calendário e é uma ação do governo do Estado, com a assinatura do governador Gladson Camelí e da vice-governadora Mailza Assis. Agradeço a todos os servidores e à população que vieram participar em peso”, afirmou.
A organização da prova ficou a cargo da empresa Acre Running, representada por Mailson Leal, que comemorou o sucesso da segunda edição.

“É um prazer enorme estar na 2ª edição dessa corrida. O esporte está em crescimento no mundo inteiro, no Brasil e no Acre não poderia ser diferente. Tivemos recorde de inscrições, com mais de 500 participantes, e a expectativa é a melhor possível”, destacou.
Entre os corredores, a servidora pública Andréia Nunes, atleta amadora, participou pela segunda vez de uma prova oficial e elogiou a iniciativa.

“Estou iniciando agora no esporte, essa é minha segunda corrida. Comecei nos 5 km, que é o meu nível no momento, e futuramente quero aumentar. Acho a iniciativa muito importante, inclusive para dar mais visibilidade à instituição. Parabenizo todos os organizadores”, ressaltou.
A Corrida da Socioeducação reforça o compromisso do governo do Acre com a promoção da saúde, do esporte e da integração social, fortalecendo ações que impactam positivamente a qualidade de vida da população.
The post Corrida da Socioeducação reúne mais de 500 participantes em Rio Branco appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Cotidiano
Diretoria do Vasco fecha a contratação do auxiliar Kinho Brito
A diretoria do Vasco fechou neste sábado, 7, a contratação do auxiliar técnico Kinho Brito. O profissional foi demitido do Independência nessa sexta, 6, por contenção de despesas.
“Fui convidado pelo professor Erick e vamos trabalhar para ajudar o Vasco nos seus objetivos”, declarou Kinho Brito.
Estreia na terça
Kinho Brito vai estrear na comissão técnica do Vasco na partida de terça, 9, às 17 horas, na Arena da Floresta, contra o Independência. A equipe vascaína precisa vencer para entrar no G4 da primeira fase do Campeonato Estadual Sicredi de 2026.
Mais um dia
Com a mudança na data do jogo contra o Independência, o Vasco ganha mais um dia de preparação. Contudo, o técnico Erick Rodrigues deve definir a equipe no trabalho deste domingo, 8, na Fazendinha.
O post Diretoria do Vasco fecha a contratação do auxiliar Kinho Brito apareceu primeiro em PHD Esporte Clube.
Fonte: Conteúdo republicado de PHD ESPORTES - ESPORTES
























Você precisa fazer login para comentar.