Acre
Estudantes brasileiros denunciam perseguição de bioquímica em faculdade boliviana
Da redação
Os acadêmicos brasileiros de medicina de uma faculdade na cidade de Cobija, capital de Pando/Bolívia, procuraram as autoridades daquele País, juntamente com o consulado boliviano no Brasil, para denunciar possíveis maus tratos praticados por uma docente que é bioquímica, mas vem lecionando em disciplinas que somente podem aplicadas por doutores.
A faculdade em questão, já foi palco de várias reclamações por parte dos acadêmicos que são mais de 90% brasileiros e pagam mensalidades que o dobro na cidade de Cochabamba, por exemplo. Além dessas reclamações, agora surge maus tratos praticados por professores.
Desta vez, pouco mais de 30 acadêmicos assinaram um documento pedindo a transferência da bioquímica Zoila Castro, que leciona no quarto semestre de medicina na Universidade Técnica Provada Cosmo – UNITECP. O documento foi entregue no consulado boliviano no Brasil e até um advogado, foi contratado para o caso.
Acusam a boliviana de usar termo discriminatórios e chamar os brasileiros de “animais” durante as aulas. No comunicado, ameaçam não participar das aulas quando forem administradas pela bioquímica que, tornou o ambiente insuportável e estaria ameaçando prejudicar os acadêmicos que estão entrando em fase final de semestre.
Diante do fato, os acadêmicos denunciam e pedem ajuda às autoridades tanto do Brasil, quanto da Bolívia para que não sejam prejudicados pela bioquímica. Os mesmo estão esperando uma posição do consulado boliviano no Brasil, que já foi comunicado do caso.
Comentários
Acre
Homem é acusado de estuprar prima de 14 anos em ramal de difícil acesso em Cruzeiro do Sul
Suspeito fugiu após o crime; Polícia Militar não realizou buscas devido às condições da via e limitações operacionais
Comentários
Acre
Água invade ruas, casas e deixa praça submersa

Foto: David Medeiros
A forte chuva que atinge a capital acreana desde a madrugada desta sexta-feira (26) continua causando transtornos em diversos pontos de Rio Branco. A reportagem do ac24horas Play segue acompanhando a situação e esteve no bairro Plácido de Castro, na Travessa Tabosa, onde a água já invadiu residências.
De acordo com o repórter David Medeiros, que entrou na área alagada para registrar a situação, a água tomou as ruas do bairro e invadiu várias casas. Com o avanço da enxurrada, veículos já não conseguem trafegar pelo local, e moradores precisaram retirar carros das garagens às pressas para evitar prejuízos.

Foto: David Medeiros
Ainda segundo os relatos, o sistema de drenagem não suportou o volume da chuva, problema recorrente na região. Imagens registradas pela reportagem mostram a pracinha do bairro completamente submersa.
Morador da área, Roni relatou a preocupação com o aumento constante do nível da água e o risco de transbordamento para dentro da residência. “A água tá aumentando, tá subindo. Já chegou na área da frente e na de trás, agora tá entrando dentro da casa. Toda vez que chove forte acontece isso aqui. Ainda bem que agora estão mexendo nas galerias, senão já estaria tudo debaixo d’água”, afirmou.

Foto: David Medeiros
Com a continuidade das chuvas, moradores do bairro amanheceram tentando salvar o que é possível dentro de casa, enquanto quintais e áreas externas seguem completamente alagados.
Comentários
Acre
Estrada do Calafate volta a ficar debaixo d’água em Rio Branco

Foto: Eduardo Gomes e David Medeiros
Mais uma vez, como ocorre sempre que chove, moradores da região do bairro Calafate enfrentam dificuldades para trafegar pela estrada de acesso ao bairro, que ficou alagada em razão das chuvas registradas nesta sexta-feira (26), em Rio Branco.
Imagens captadas pela reportagem mostram a via completamente tomada pela água nas proximidades da Igreja Batista do Bosque (IBB) e da Havan, área que costuma registrar transtornos recorrentes durante períodos de chuva intensa, dificultando a passagem de veículos.
O trecho é uma baixada historicamente afetada por alagamentos, o que gera preocupação entre moradores e condutores. Em meio ao avanço da água, algumas pessoas aguardam em pontos de ônibus, enquanto a mobilidade no local se torna cada vez mais comprometida.
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, informação divulgada pelo repórter David Medeiros, a previsão é de que as chuvas continuem pelo menos até as 13h desta sexta-feira, mantendo o alerta para novos alagamentos na capital. Nas últimas 24 horas, o volume de chuva já ultrapassou os 70 milímetros em Rio Branco.


Você precisa fazer login para comentar.