Cotidiano
Estudante do Acre é aprovada para cursos em Harvard e Yale, nos EUA: ‘Sempre foi um sonho’
Luanna Souza Gama, de 16 anos, é a primeira acreana a ser aprovada nesses cursos que formam líderes e estimulam a propor soluções para problemas no mundo. Ela precisa arrecadar R$ 34 mil para custear gastos com os dois eventos, que ocorrem em janeiro e fevereiro de 2025.

Jovem acreana, Luanna, passa em processo seletivo para estudar em Harvard e Yale — Foto: Arquivo pessoal
Por Hellen Monteiro
Dedicada, inteligente, amorosa e carinhosa. É assim que a estudante Luanna Souza Gama, de 16 anos, é descrita por sua família. A adolescente é bolsista em uma escola particular de Rio Branco, no 2º ano do ensino médio, e foi a primeira acreana a ser aprovada para representar o Brasil e o Acre na ‘Harvard Model United Nations’ e ‘Yale Model United Nations’, que acontecem nos Estados Unidos em janeiro de 2025.
A família da jovem busca recursos para realizar o sonho de Luanna: participar dos cursos em New Haven, no estado americano de Connecticut, e em Bostonno estado de Massachusetts. A garota precisa arrecadar o valor de R$ 34 mil para custear a viagem, hospedagem e inscrição.
A adolescente, que já faz parte do projeto Jovens Cientistas Brasil como escritora e editora, assegura que tem uma grande paixão pela leitura e está sempre em busca de novos conhecimentos.
“Quero aproveitar ao máximo essa oportunidade única de crescimento acadêmico e pessoal, porque sempre foi um sonho meu: ir para Harvard. Eu nem estou acreditando que isso tá acontecendo, mas eu acho que esse apoio, e suporte que eu estou recebendo de pessoas maravilhosas, vai ser o que vai transformar essa oportunidade em uma conquista, não só pra mim, mas para todas as pessoas que estão me ajudando”, diz.
O pai de Luanna é programador, e a mãe Rosiane Dantas de Souza, 47 anos, que é professora, diz que desde pequena a filha se destaca em tudo. “Mãe sempre é coruja, mas eu como mãe acredito que ela tem altas habilidades”, afirma.
Para ser aprovada nos cursos, a jovem precisou passar por um extenso processo seletivo que incluiu envio da documentação, comprovação da proficiência dela no inglês, redações com temas diversos e uma entrevista final em que ela teve de apresentar uma solução para um problema global e opinar sobre as medidas que tem sido tomadas pelos países para resolvê-lo.
Agora, ela irá compor a delegação do Instituto Internationali, uma organização que visa democratizar o acesso à diplomacia e soft-skills [habilidades comportamentais] como oratória, liderança e negociação na América Latina.
“Eu pretendo com essa oportunidade, além de levar o nome do Acre a um cenário global e mostrar que a nossa educação tem força e também retornar com experiências valiosas que beneficiarão a minha comunidade”, garante ela.
Luanna destaca que além de ser a primeira jovem do Acre a participar dessa iniciativa, acredita que a participação pode abrir portas importantes para seu futuro acadêmico.
“Estou aqui, compartilhando essa meta de vida com todos aqueles que podem me ajudar a realizar esse objetivo. Essa conquista não é apenas pessoal. É um marco significativo para minha comunidade e para o potencial educacional no Acre”, declara.
Apoio
A jovem diz que a sua ida aos Estados Unidos pode ser um estímulo para sua geração. “Pretendo utilizar essa experiência para inspirar outros jovens em minha comunidade e promover o desenvolvimento educacional em nossa região, e fazer com que esse não seja um raro acontecimento, mas sim o primeiro de muitos”, complementa Luanna.
Na Yale Model United Nations, por exemplo, ocorre de 23 a 26 de janeiro de 2025 em New Haven e “os alunos pesquisarão disputas e conflitos históricos, investigarão crises e respostas humanitárias e trabalharão em prol da colaboração para resolver os problemas internacionais atuais mais urgentes”.
Já no Harvard Model United Nations, que será de 30 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025 em Boston, traz a mesma vertente de discussão, mas focado em fazer com que os estudantes assumam “os papéis de líderes mundiais e tomadores de decisão internacionais” e debaterem questões do dia a dia.
Com apenas 16 anos, ela diz que após participar de diversas palestras, inclusive na Organização das Nações Unidas (ONU), compreendeu a importância de seu papel como jovem na construção de um mundo mais justo e sustentável. “Essas conferências oferecem oportunidades excepcionais de crescimento pessoal e intelectual, algo que me apaixona desde o primeiro dia”, falou.
Para ajudá-la a viver esse sonho, a família de Luanna faz rifas com produtos estéticos como prêmio e buscam ajuda de doações.
Nas redes sociais da jovem, ela também vende rifas para custear o valor. “Estou buscando apoio para tornar esse sonho realidade e aproveitar ao máximo essa oportunidade única de crescimento acadêmico e pessoal”, assegura.
Comentários
Cotidiano
Gaúchão: Internacional vence Novo Hamburgo por 2 x 1 de virada
Internacional marcou dois no segundo tempo e venceu de virada o confronto diante do Novo Hamburgo na estreia do Campeonato Gaúcho
Jogo
O Novo Hamburgo levou perigo logo no primeiro ataque da partida. Com 2 minutos de jogo Allison recebeu um belo cruzamento e cabeceou no gol para grande defesa do goleiro Anthoni.
Depois de assustar a defesa do Internacional, Allison teve outra oportunidade e não desperdiçou. Em cobrança de lateral, o meio-campista recebeu de Parede e acertou uma linda bicicleta no ângulo do gol Colorado para abrir o placar da partida.
Na segunda etapa, o Novo Hamburgo cometeu um erro que custou a vitória. Aos 15 minutos, o zagueiro João Marcus cabeceou contra o próprio gol após cruzamento de Alisson. O goleiro Omar tentou afastar o ataque na área mas passou pela bola e confundiu o companheiro de time.
O Internacional lutou até o final para buscar a vitória e conseguiu. Os donos da casa venceram com gol de Diego Coser. O atacante recebeu um passe do capitão Ronaldo e chutou cruzado. A bola desviou no adversário e tirou a chance de defesa do goleiro Omar.
Atual campeão do Campeonato Gaúcho, o Internacional volta a entrar em campo nesta quinta-feira (15/1) para enfrentar o Monsoon FC no Estádio Francisco Novelletto Neto, em Porto Alegre.
O Novo Hamburgo, por sua vez, encara o Juventude na quarta-feira (14/1), às 19h.
Comentários
Cotidiano
Reforço do Mirassol marca e Leão Caipira vence o São Paulo por 3 x 0
Com dois gols marcados no primeiro tempo, Mirassol vence o São Paulo dentro de casa e inicia campanha no Campeonato Paulista
O Mirassol estreou com pé direito no Campeonato Paulista. O time que mais surpreendeu na temporada 2025 venceu o São Paulo por 3 x 0 neste domingo (11/1) no Estádio Campos Maia. O Leão Caipira contou com gols de Lucas Mugni, reforço da equipe, e gol contra de Alan Franco, ambos ainda no primeiro tempo. Nos acréscimos do segundo tempo, José Aldo fechou o placar.
Jogo
Os donos da casa abriram o placar logo no início da partida com Lucas Mugni. Um dos principais reforços para a temporada marcou seu primeiro gol com o novo clube aos 6 minutos do primeiro tempo. O meio-campista aproveitou o rebote na finalização de Shaylon que parou na trave e precisou apenas empurrar para o fundo das redes.
O Mirassol ampliou o marcador ainda no primeiro tempo em uma infelicidade de Alan Franco. Ferraresi vacilou na saída de bola e permitiu Alesson a disparar para a área. O atacante bateu de trivela mas a bola desviou no jogador tricolor e acabou no gol.
Shaylon quase marcou o terceiro na reta final da primeira etapa. Aos 38 minutos, o meio-campista arriscou bem mas mandou para fora. Apesar disso, o lance já havia sido paralisado por impedimento.
Lucas Mugni, que fez a sua estreia diante do São Paulo, quase deixou o seu segundo gol na partida. O meio-campista disparou em contra-ataque do Mirassol e finalizou no canto de Rafael, que se esticou para evitar que os donos da casa aumentassem a vantagem.
Apesar dos esforços para não sofrerem mais gols no segundo tempo, o São Paulo não aguentou a pressão do Mirassol, que fechou o placar com José Aldo. Nos acréscimos, o meio-campista aproveitou a falha de Rafael ao afastar o cruzamento de Gabriel e deixou Aldo com espaço e condições.
O Mirassol volta a entrar em campo nesta quarta-feira (14/1) para enfrentar o Primavera às 19h. Enquanto isso, o São Paulo busca somar seus primeiros pontos no Campeonato Paulista no duelo diante do São Bernardo nesta quinta-feira (15/1) às 21h45.
Comentários
Cotidiano
Atlético-MG empata em 1 x 1 com Betim na estreia do Campeonato Mineiro
Reinier marca seu primeiro gol com a camisa do Atlético-MG mas Galo apenas empata na estreia do Campeonato Mineiro; time busca sétimo título
Em jogo de muita intensidade, o Atlético-MG empatou em 1 x 1 com o Betim pela 1ª rodada do Campeonato Mineiro, neste domingo (11/1), na Arena MRV. Com time mesclado, o Galo empatou com o adversário da região metropolitana com gol de Reinier ainda no primeiro tempo; Jardel deixou tudo igual para o Betim.
Jogo
O Betim iniciou a partida dando um susto na defesa do Atlético-MG. Erick Salles desceu pela direita e cruzou na área para Maycon, o atacante dominou e finalizou no canto do goleiro Éverson com apenas um minuto de jogo.
O Galo respondeu com Cuello. O argentino que se lesionou na metade da temporada passada voltou a ser titular do time mineiro após cinco meses. O atacante recebeu na esquerda e bateu colocado mas a finalização parou por cima do gol.
Reinier foi quem abriu o placar da partida para os donos da casa aos 21 minutos. O ex-Real Madrid fez bela jogada em tabela com Rony para liberar espaço dentro da área e encobrir o goleiro do Betim. Foi o primeiro gol do camisa 19 com a camisa do Atlético-MG.
O alvinegro quase ampliou no primeiro tempo com Cadu. O atacante das categorias de base do Galo recebeu um passe de Cuello em contra-ataque, puxou a jogada para o meio e arriscou uma bomba de fora da área para grande defesa do goleiro Jori.
O roteiro da primeira etapa se repetiu no segundo tempo. O Betim voltou melhor do intervalo e começou melhor a partida, dessa vez, com gol. Logo no primeiro minuto, Diego Jardel aproveitou o vacilo do Galo no meio campo, driblou o zagueiro e encobriu o goleiro Éverson pra empatar o confronto.
Próximos jogos
O Atlético-MG volta a entrar em campo nesta quarta-feira (14/1) para enfrentar o North Esporte Clube em Montes Claros-MG. Será o primeiro confronto na história entre as equipes. O time do interior mineiro foi destaque da divisão de acesso do estadual e garantiu a vaga para a elite da disputa.
Enquanto isso, o Betim joga sua primeira em casa no Campeonato Mineiro e enfrenta o Uberlândia na mesma data na Arena Vera Cruz.




Você precisa fazer login para comentar.