fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Estudante de 12 anos se formará no ensino médio e na faculdade na mesma semana

Publicado

em

Mike Wimmer, da Carolina do Norte, aproveitou o tempo disponível na pandemia para cursar mais disciplinas na escola e aprofundar seus conhecimentos em robótica

O estudante da Carolina do Norte, Mark Wimmer, se formará no ensino médio e em um curso tecnólogo na faculdade com apenas 12 anos  – Foto: Reprodução/Mark Wimmer

Rachel Trent, CNN

Um garoto de 12 anos da Carolina do Norte usou o tempo de inatividade que teve durante a pandemia para fazer algumas aulas extras na escola. Agora, um ano depois, Mike Wimmer, de Salisbury, se prepara para se formar no ensino médio e na faculdade na mesma semana.

Wimmer completou quatro anos de escola em um ano – dois anos de ensino médio e um diploma de associado de dois anos (o equivalente a um diploma de tecnólogo no Brasil). Ele se formará no Rowan-Cabarrus Community College em 21 de maio e na Concord Academy High School em 28 de maio, onde é o orador da turma.

Mas esse nem sempre foi o plano, contou Wimmer. O aluno fazia duas aulas com matrícula dupla e percebeu que, no ritmo que estava indo, só precisava de mais algumas disciplinas para obter seu diploma de associado até a conclusão do ensino médio.

Ele afirmou que sua média de notas no Rowan-Cabarrus Community College é 4.0, enquanto no ensino médio é 5.45. As escalas de pontuações nos Estados Unidos, geralmente, são de 4.0 ou 5.0.

Amor pela robótica

Apesar de ser vários anos mais jovem do que seus colegas de classe, Wimmer disse que se dá bem com eles e até foi nomeado para o Tribunal de Boas-vindas no ano passado.

Wimmer, que tem interesse em robótica, afirmou à CNN que é “o cara da matemática e das ciências”. O estudante sempre teve afinidade com a tecnologia. Ele ganhou seu primeiro iPad quando tinha 18 meses de idade e se perguntou como funcionava.

Por meio de tentativa e erro e vídeos online, ele aprendeu quase todo o seu conhecimento de programação e robótica.

O garoto prodígio também criou sua própria startup, chamada Reflect Social, que “combina plataformas de mídia social populares com dispositivos de Internet das Coisas (IoT), proporcionando uma nova experiência social dinâmica”, de acordo com seu site Next Era Innovations.

A intenção de Wimmer para a startup é simplificar como a tecnologia de casa inteligente funciona, com o objetivo final de ajudar os outros. “Meu objetivo empresarial é construir tecnologia que permita às pessoas viverem uma vida melhor”, disse ele.

O que o futuro reserva

Os pais de Wimmer estão orgulhosos da pessoa que seu filho se tornou. “Se uma porta estiver trancada, ele encontrará outra maneira de descobrir como realizar seus objetivos”, ressaltou a mãe, Melissa Wimmer, à CNN.

Faltando apenas algumas semanas para a formatura, Wimmer disse que avalia muitas opções para seus próximos passos. Essas opções incluem ofertas de emprego dentro e fora dos Estados Unidos, além de uma bolsa de estudos que lhe permitirá expandir sua startup.

Mas ele explicou que quer que as pessoas saibam que ele ainda é uma criança e também arranja tempo para atividades infantis normais, como jogar basquete e construir legos. “Muitas pessoas pensam que desisti da minha infância ou de alguma forma a perdi”, relatou Wimmer, “e digo a eles que estou me divertindo muito.”

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Sebrae participa do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção

Publicado

em

Evento reuniu empresários, autoridades e líderes políticos

Reunindo empresários da Indústria da Construção, autoridades locais e líderes políticos, o Acre sedia a 6ª edição do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção (FNNIC), realizada nos dias 25 e 26 de abril, em Rio Branco. O evento busca compartilhar conhecimento e estimular a troca de experiências do setor imobiliário e das obras públicas.

A edição conta com apoio de instituições como o Sebrae, Governo do Acre, Prefeitura de Rio Branco, Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), Tribunal de Contas do Estado (TCE/AC), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Acre (CREA/AC), entre outras instituições e empresas.

O presidente do FNNIC, Marcos Holanda, destacou a satisfação em promover mais uma edição do evento com casa cheia. “Os assuntos abordados são importantíssimos, precisamos de cada um aqui presente para transformar o Norte e colocá-lo no eixo de desenvolvimento”, pontuou.

Durante dois dias, o Fórum discute temas relevantes relacionados à atividade econômica, com foco em aspectos financeiros, geração de emprego e renda. “Discutir políticas de desenvolvimento para nós é fundamental, e a gente precisa entender as dificuldades que se vive em estados como Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima e Amapá. A relação que temos com os sindicatos ligados à FIEAC e as políticas de capacitação, de fortalecimento e de construção de um ambiente de negócios cada vez melhor, são demonstrações da proximidade do Sebrae aos negócios locais”, destacou o diretor-superintendente do Sebrae no Acre, Marcos Lameira.

Com o painel “Como o SEBRAE pode ajudar a indústria da construção a ser mais produtiva”, o analista do Sebrae Nacional e head de Indústria e Construção Civil, Fábio Rabello, fez suas contribuições ao empresariado para o desenvolvimento do setor.

“O setor da Construção Civil não costuma entender que são empreendedores, e o Sebrae é a casa do empreendedor. Com isso, apresentamos alguns de nossos programas nacionais e projetos, mostrando como entregamos essa ajuda para este setor, que é uma mola propulsora do desenvolvimento do nosso país”, disse.

Atualmente, o FNNIC reúne construtores e incorporadores de uma ampla gama de estados, incluindo Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Ifac suspende Calendário Institucional 2024 em decorrência da greve

Publicado

em

Prédio do Ifac em Rio Branco. Foto: Pedro Devani/Secom

Por Raimari Cardoso – O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac) suspendeu, nesta sexta-feira, 26, o Calendário Institucional 2024 em decorrência do movimento de greve nacional de técnicos administrativos e docentes da Educação Básica, Científica e Tecnológica (EBTT).

A decisão foi tomada durante a 51ª Reunião Ordinária do Conselho Superior do Ifac (Consu) com aprovação por maioria absoluta.

Os conselheiros, representantes de alunos, de servidores técnicos e docentes, do Sindicato Nacional que representa os servidores (docentes e técnicos) da Rede Federal de Educação Básica, Técnica e Tecnológica – Sinasefe, dos egressos e da comunidade externa, deliberaram a pauta apresentada pela presidente do Consu, reitora Rosana Cavalcante dos Santos, de suspensão do Calendário Institucional 2024.

De acordo com a decisão, as aulas dos seis campi do Ifac estão temporariamente suspensas, sendo que as atividades letivas serão recuperadas posteriormente, tão logo termine a greve. As atividades essenciais e inadiáveis serão mantidas, de acordo com as deliberações realizadas em assembleias pelos Comandos de Greve Locais.

A Reitoria do Instituto Federal do Acre afirmou que acompanha o movimento e que tem mantido diálogo com os comandos de greve, com os estudantes e comunidade interna e externa, reiterando que o Consu e gestores apoiam e respeitam o movimento de greve de técnicos administrativos e docentes da instituição, conforme Moção de Apoio e Nota publicadas no site institucional.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acre participa de encontro internacional que discute erradicação da febre aftosa

Publicado

em

O presidente do  Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf/AC), José Francisco Thum, está no Rio de Janeiro (RJ) , acompanhado pelo diretor técnico do órgão, Alexandre Fernandes, onde participam de evento internacional que reúne países portadores do status de livre de febre aftosa com ou sem vacinação.

O objetivo do encontro é promover o debate entre os países da América do Sul e parte da América Central, para realização de ações necessárias para o controle e erradicação da febre aftosa no continente sul-americano, com orientações técnico-epidemiológicas e metodologias para abordar os principais desafios.

A Comissão Sulamericana de Luta contra a Febre Aftosa (Cosalfa) é promovida pelo Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa) da organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS), com apoio do governo federal, por intermédio do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Mapa da América do Sul e Panamá com área delimitadas e reconhecidas como livres de febre aftosa sem e com vacinação. Foto: Alexandre Fernandes/Idaf

O Acre já é reconhecido internacionalmente como zona livre de febre aftosa sem vacinação, porém os representantes do Idaf  buscam mais conhecimento por meio desse intercâmbio, para que o Acre continue apresentando bons dados em relação à doença.

“Estamos buscando mais conhecimentos para serem inseridos no estado, bem como a manutenção dos avanços até aqui alcançados, com os benefícios advindos dessa conquista à cadeia pecuária local, que vem propiciando a abertura de novos mercados, com reflexos diretos, como geração de renda e mais empregos para a nossa população”, ressalta José Francisco Thum.

Seminário

Durante a semana, o seminário propõe painéis com planejamento de ações futuras e troca de experiências com outros serviços veterinários oficiais que já são livres da doença sem vacinação.

“É possível ver como estão os andamentos de projetos de todos os países, a boa troca de informação com representantes de outros estados do Brasil, as metas de vigilância nas propriedades, a interação do setor público e privado, e também a importância  de a sociedade manter o Acre sem febre aftosa”, explica Alexandre Fernandes.

Além do Brasil, participam dos eventos: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Argentina, Suriname, Venezuela e Uruguai.

Ao receber o reconhecimento, o estado ganha novas oportunidades de negócios de exportação. Foto: Luã Garcia/Idaf

Área livre de febre aftosa sem vacinação

O Acre recebeu o selo de reconhecimento internacional como área livre de febre aftosa sem vacinação em 27 de maio de 2021, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (Omsa).

O trabalho, realizado pelo governo do Estado, por meio do Idaf, por entidades privadas ligadas ao setor e principalmente pelos produtores, contribuiu para colocar o Acre entre os cinco estados brasileiros que possuem esse status internacional.

A certificação representa um marco para a pecuária acreana, que hoje está apta a atender os mercados consumidores mundiais mais exigentes quanto às questões sanitárias. As exportações já são uma realidade, estando o Acre habilitado a exportar para diversos países do mundo.

Comentários

Continue lendo