Acre
“Estão buscando conhecimento, não apenas o certificado”, diz professor da Caravana do Desenvolvimento
Profissionais responsáveis por ministrar as capacitações do programa da FIEAC, em Brasileia, exaltam empenho dos alunos e a importância dos cursos gratuitos ofertados à população
Assim como os alunos, os professores também estão entusiasmados com os resultados que estão sendo obtidos pela Caravana do Desenvolvimento, em Brasileia. Fruto de uma parceria entre Sistema Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), prefeitura municipal e governo do Estado, a iniciativa oferta, desde o dia 22 do mês passado, diversos cursos gratuitos à população das cidades que fazem fronteira com a Bolívia.
O professor Samuel Araújo, que ministrou aulas de informática nos turnos da manhã, tarde e noite, capacitando mais de 35 alunos, elogiou a dedicação dos participantes que se inscreveram nos cursos da Caravana do Desenvolvimento. Segundo ele, muitos alunos deixaram de participar de um número maior de cursos por falta de tempo.
“Alguns alunos nos diziam que começavam um curso, gostavam, e já queriam iniciar outros. E dá para perceber claramente que são pessoas que realmente estão buscando o conhecimento, não apenas o certificado. São jovens, adultos e cidadãos da terceira idade procurando se reciclar, se preparar para um concurso público e até mesmo se qualificando para avançar no próprio negócio”, ressaltou Araújo.
O professor também enalteceu a importância da Caravana do Desenvolvimento, que, segundo ele, beneficia e proporciona resultados positivos à toda sociedade. “Esperamos e torcemos que essa iniciativa, de levar capacitações gratuitas para uma população que de fato necessita, sirva de exemplo e modelo para outras instituições, pois o ganho é de todos”, acrescentou.
Já Rosineide Dias Cretaro, que ministrou os cursos de pães e massas, confeitaria e também bombons e trufas para mais de 60 alunos, afirmou que é muito gratificante ter participado da Caravana, em Brasileia. “Os alunos se mostraram muito esforçados, valorizaram mesmo essa grande oportunidade. Houve participante, por exemplo, que nos contou que adquiriu no curso conhecimento que não aprendeu em anos trabalhando em panificadoras. Isso nos enche de alegria”, pontuou Rosineide.
O professor de mecânica automotiva Lucas Braga de Souza, que é do quadro de funcionários do SENAI/AC desde 2010, participou em Brasileia de sua segunda Caravana do Desenvolvimento. Ele revela que é ex-aluno do SENAI e inclusive já participou da Olimpíada do Conhecimento.
“Acredito que muitos alunos terão êxito após essa capacitação. Tivemos muitos participantes que atuavam na área de mecânica, no entanto, aprenderam o ofício por conta própria e não tinham o conhecimento teórico. Todos bem interessados, participaram ativamente das aulas e colherão frutos positivos em breve. O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Acre e os parceiros da Caravana realizam um trabalho de excelência”, enfatizou o professor.
Curso restaura pintura da Praça Hugo Poli
Outro curso que rendeu resultados primorosos foi o de pintura. Sob responsabilidade do professor Alexandre Janngles, a capacitação atendeu cerca de 40 alunos, que, durante o aprendizado, trabalharam na restauração da Praça Hugo Poli, no centro de Brasileia, espaço onde foi realizada toda a programação da Caravana do Desenvolvimento.
“A praça estava deteriorada e a população praticamente nem frequentava mais. Agora, após as pinturas especiais com toque de brilho que os alunos fizeram, a população voltou a lotar o espaço. Ou seja, o curso não beneficiou apenas os alunos, mas toda a cidade”, comemorou Janngles.
Segundo o professor, dos participantes da capacitação, quatro já atuavam na área e o restante do grupo era formado por iniciantes. “Esse curso mudou a vida de muitos deles. Vários alunos já me falaram que começaram a pegar serviços e estão completamente empolgados. Eles aprenderam técnicas que outros pintores da cidade nem sequer conhecem e, com isso, já ficarão à frente dos demais no mercado de trabalho”, concluiu.
Sobre a Caravana do Desenvolvimento em Brasileia – A Caravana do Desenvolvimento teve início em Brasileia no dia 22 do último mês com a expectativa de realizar mais de 1,3 mil atendimentos com diversos cursos que oferecidos pelo SESI, SENAI e IEL. As unidades móveis das instituições ficarão à disposição da população do município até esta sexta-feira, 16, visando auxiliar na preparação para o mercado de trabalho e atender a uma demanda carente de mão-de-obra no interior do Estado. A formatura, com a entrega de certificados, será realizada neste sábado, 17, às 18h30, no Instituto Odilon Pratagi.
Comentários
Acre
Rio Juruá sobe 11 centímetros em Cruzeiro do Sul, mas segue abaixo da cota de alerta
Nível chegou a 11,44 metros nesta terça-feira (13); Defesa Civil monitora situação e não há registros de alagamentos ou famílias desabrigadas
O nível do rio Juruá segue oscilando em Cruzeiro do Sul e, nesta terça-feira (13), atingiu a marca de 11,44 metros, o que representa uma elevação de 11 centímetros em relação à medição do dia anterior. Apesar da subida, não há registro de bairros atingidos nem de residências alagadas no município.
De acordo com a Defesa Civil Municipal, a situação permanece sob monitoramento constante. Na cabeceira do rio, no Peru, o movimento das águas é de descida, fator que contribui para a estabilidade do nível em Cruzeiro do Sul.
A cota de alerta do rio Juruá no município é de 11,80 metros, enquanto a cota de transbordamento é de 13 metros. Até o momento, nenhuma família precisou ser retirada de casa em razão da cheia.
Segundo o representante da Defesa Civil Municipal, Iranilson Nunes, foi registrada apenas uma ocorrência de desbarrancamento às margens do rio, sem relação direta com a elevação do nível da água.
Ele informou ainda que o município possui um Plano de Contingência preparado para eventuais emergências. Caso haja necessidade de retirada de famílias, as escolas municipais serão utilizadas como primeira opção de abrigo, seguidas pelas escolas estaduais. Com o início do ano letivo, os abrigos seriam montados no ginásio Alailton Negreiros.
Em caso de necessidade, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193, que atua em parceria com a Defesa Civil Municipal em situações de alagação.
Comentários
Acre
Rio Acre permanece estável e não apresenta crescimento em Rio Branco

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
O nível do Rio Acre se manteve estável nesta terça-feira (13) em Rio Branco, sem sinais de crescimento, de acordo com o boletim da Defesa Civil Municipal.
As medições registraram 13,10 metros às 5h20, 13,27 metros às 9h e permaneceram em 13,27 metros ao meio-dia.
A cota de alerta para o manancial é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo é de 14 metros. Até o momento, não há registros de alagamentos ou necessidade de retirada de moradores.
Comentários
Acre
Obras de asfalto do Deracre garantem melhores condições de circulação em Tarauacá

Como parte do pacote de obras executadas pelo governo do Acre em Tarauacá, o asfalto da Avenida Avelino Leal garante melhores condições de circulação para ambulâncias, ciclistas, motociclistas e veículos que utilizam a via diariamente. A intervenção foi realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre).
Com investimento de R$ 1,4 milhão, proveniente de emenda parlamentar e contrapartida do Estado, a obra devolveu à população uma via estruturada e preparada para o tráfego intenso. Os serviços incluíram tapa-buraco, remendo profundo, restauração do pavimento e aplicação de microrrevestimento em toda a extensão da avenida.
A presidente do Deracre, Sula Ximenes, destacou que a obra atende o dia a dia da população. “A Avenida Avelino Leal é muito usada pela população de Tarauacá. Muita gente passa por aqui de bicicleta todos os dias, além de carros e ambulâncias. Esse asfalto deixa o trânsito mais seguro e facilita o acesso ao hospital e aos serviços da cidade”, afirmou.

A Avenida Avelino Leal é a principal via urbana de Tarauacá e concentra grande fluxo de veículos e pedestres. A via liga bairros residenciais ao centro comercial da cidade e garante acesso direto ao Hospital Dr. Sansão Gomes e à rodoviária, pontos de grande movimentação no município.
Com o pavimento recuperado, o trânsito no local ocorre de forma mais organizada, facilitando a passagem de ambulâncias e o deslocamento de moradores que utilizam a bicicleta como principal meio de transporte, realidade comum na cidade.
A intervenção na Avenida Avelino Leal se soma a outras ações do governo do Estado em Tarauacá voltadas à melhoria das vias urbanas e à organização do trânsito.






Você precisa fazer login para comentar.