fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Estado realiza entrega 5,2 mil itens mobiliários na em Rio Branco, Alto Acre e outros municípios do Estado

Publicado

em

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE), via Divisão de Almoxarifado, realizou entre os meses de abril e maio a distribuição de quase 5,2 mil itens de mobiliários às escolas, tanto da capital quanto do interior do estado, totalizando mais de R$ 2,8 milhões em investimentos.

Entre os elementos distribuídos, constam fornos industriais, cadeiras giratórias, bombas d’água, cadeiras universitárias, quadros brancos, mesas escolares, bebedouros, gaveteiros, impressoras, nobreaks, ventiladores de parede, bancos de refeitório, estantes para biblioteca e diversos outros artigos.

Na Escola São Pedro I, mobiliários foram entregues na última sexta-feira, 27. Foto: Stalin Melo/Arquivo SEE

Além de Rio Branco, os municípios contemplados foram Plácido de Castro, Cruzeiro do Sul, Acrelândia, Feijó, Marechal Thaumaturgo, Assis Brasil, Senador Guiomard, Brasileia, Tarauacá, Sena Madureira, Xapuri, Santa Rosa do Purus, Manoel Urbano e Capixaba.

Na última sexta-feira, 27, a entrega foi realizada na Escola Rural São Pedro I, na Vila Acre, na capital. Lá o mobiliário foi entregue juntamente com a obra reconstrução e revitalização do espaço.

“Como gestor, agradeço o governo do Estado, pois uma escola nova pede móveis também novos para que a gente possa iniciar o ano letivo”, afirmou o gestor da unidade, Marcos Antônio Belo.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo do Estado entrega 94 diplomas de conclusão em cursos técnicos do Ieptec

Publicado

em

Por

A formatura é um momento muito especial para famílias e formandos que vivenciam essa conquista. Especialmente, nesse mês de maio, o governo do Estado, por meio do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), tem proporcionado essa alegria na vida de muitas pessoas, como a entrega de 94 diplomas, na tarde de sexta-feira, 17, na Escola Maria Moreira, em Rio Branco.

Participaram da solenidade, formandos de Rio Branco, Senador Guiomard e Capixaba. Foto: Ascom/Ieptec

O Centro de Educação Profissional e Tecnológica (Cept) em Serviços Campos Pereira foi a unidade do Ieptec responsável pelos cursos técnicos concluídos por estudantes do Itinerário de Formação Técnica e Profissional (IFTP), nas áreas de segurança do trabalho, informática, administração, serviços públicos, comércio e vendas.

Simultaneamente ao curso, os estudantes de escolas da rede pública estadual de ensino, concluíram o ensino médio em 2023. Foto: Ascom/Ieptec

Todos os cursos foram presenciais, exceto uma turma do curso de administração cujo as aulas foram realizadas na modalidade EaD (semipresencial). De acordo com o professor do curso, Sidiclei Silva, as aulas a distância são tão eficazes quanto às presenciais. “As aulas em EaD não deixam nada a desejar com relação aos cursos presenciais, inclusive, é mito essa história de que o curso EaD é fácil, pelo contrário, o nosso curso foi bem puxado”, acrescentou.

Foram 25 formandos nos cursos técnicos em administração e vendas realizados na modalidade semipresencial (EaD). Foto: Ascom/Ieptec

O formando do curso Técnico em Administração, Adevison Barbosa, comemorou muito a sua conquista. “Foi um ano e meio de batalha, de luta, mas bem compensador, e o curso só vem a agregar no meu currículo profissional”. Para a formanda no mesmo curso, Andressa Hermes, “o curso foi muito bom, e vai me ajudar a me especializar mais na área. Aprendi bastante”, comentou a jovem.

Adevison faz parte da equipe técnica do Cept Campos Pereira, onde atua no apoio às atividades acadêmicas e administrativas. Foto: Ascom/Ieptec

Para a coordenadora do Cept Campos Pereira, Susie Lamas, “esse foi um momento de muita gratidão, porque cada um aqui enfrentou seus desafios, seus medos, suas ansiedades, tiveram suas conquistas e hoje, graças a Deus, esse momento se concretizou, e é muito gratificante para nós poder entregar para o mercado de trabalho novos profissionais capacitados”.

“Que cada um deles possa fazer as melhores escolhas profissionais e que elas venham deles, e não porque alguém quer que eles façam essas escolhas”, completou Susie. Foto: Ascom/Ieptec

Somente no mês de maio, o governo do Estado entregou 294 diplomas em cursos do Ieptec em áreas como a da saúde, bioeconomia, recursos humanos, contabilidade, secretaria escolar, bovinocultura, agropecuária, dentre outros.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Campanha “Nunca é Tarde” do TJAC contra abuso e exploração sexual infantil é divulgada em sites, TVs e rádios

Publicado

em

Por

Com objetivo de intensificar as ações de proteção às crianças e adolescentes e aderir a mobilização nacional do Maio Laranja, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) lançou no início do mês a campanha para juntar poderes públicos e sensibilizar sociedade

A campanha “Nunca é tarde: proteja, denuncie, eduque”, contra o abuso, exploração e violência sexual infantil do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) foi lançada no último dia 9 de maio e mobilizou os três poderes, Defensoria Pública e Ministério Público estadual para juntarem as ações de enfrentamento a esses crimes cometidos contra 500 mil crianças e adolescentes por ano no país.

O dado acima foi divulgado no site de outra mobilização, Maio Laranja, a qual o Judiciário acreano adere e busca intensificar com esta campanha, organizada por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJAC e conta com a parceria de 21 veículos de comunicação na divulgação, são eles: TV Gazeta, TV Acre, TV 5, TV Amazônia, TV Norte, TV Rio Branco, CBN, Gazeta FM, Ecoacre, Rádio Amazônia FM, Rádio Boas Novas, Difusora, Aldeia FM, Gazeta.net, A Gazeta do Acre, Portal Norte, ContilNet, Juruá em Tempo, Site Correio 068, Acre da Hora e Notícia da Hora.

Conscientizar

A mensagem é clara, nunca é tarde para denunciar, nunca é tarde para agir contra esses crimes, e as peças estarão exposta no telão de Led na frente da sede do Tribunal em Rio Branco, em outdoor, nas mídias digitais do TJAC, em vídeo disseminado pelas TVs e sites, cartaz, selo, spot para rádio e banner que está sendo colocar nos sites.

Já logomarca é une dois símbolos, o “coração coreano” feito com dois dedos das mãos, segurando a flor da campanha Maio Laranja, para simbolizar o amor e a esperança na luta contra a violência infantil e juvenil.

Todo conteúdo foi produzido pela Agência Cidade, sob a coordenação da Diretoria de Informação Institucional (Diins) da Justiça. 

“Nunca é tarde”

Veja abaixo as peças da campanha “Nunca é Tarde”:

Vídeo

Spot Júnior vai colocar o spot ainda

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Campanha “Nunca é Tarde” é desenvolvida nos municípios acreanos

Publicado

em

Por

A campanha “Nunca é Tarde” não se encerra com o “Maio Laranja”, o Tribunal de Justiça do Acre mantém o enfrentamento ao abuso e assédio infantil durante todo o ano

Em todos os municípios estão sendo multiplicadas ações da campanha “Nunca é Tarde”. A magistratura acreana voluntariou-se em atividades educativas, fortalecendo o impacto da mobilização do Maio Laranja, que faz referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Assédio Infantil celebrado neste sábado, 18.

Contudo, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, enfatiza que o enfrentamento não se limita a esse período, uma vez que é necessária a continuidade desse trabalho preventivo, para a promoção de direitos das crianças e adolescentes.

Deste modo, a campanha está sendo apresentada a outras instituições públicas, palestras estão sendo levadas para as escolas, bem como material informativo está sendo distribuído nas comunidades. Assim, o fortalecimento da rede de proteção tem se materializado pela conscientização das famílias, profissionais e pelas próprias crianças sobre essa temática.

Educar e sensibilizar

Muitas ações foram realizadas nas escolas, uma vez que esse é um local de convívio do público infanto-juvenil, onde podem ser percebidos os sinais de abuso e assédio. Com efeito, grandes passos foram dados nesse sentido.

Nesta semana, a juíza Gláucia Gomes, titular da Vara Única de Mâncio Lima, palestrou nas escolas Francisco Freire de Carvalho, Antônio Oliveira Dantas e Colégio São Francisco. O desafio alcançou as comunidades. Com pátios cheios e muita interatividade, as dúvidas foram solucionadas.

O juiz Eder Viegas, titular da Comarca de Manoel Urbano informou que o lançamento da campanha ocorreu na praça municipal. Para que isso fosse possível, foi realizada uma sequência de reuniões, o que teve como resultado positivo a organização de um ciclo de palestras. Houveram atividades em unidades escolares urbanas e rurais. No “Dia D”, cerca de 500 estudantes participaram da programação.

Na última sexta-feira, 17, a juíza substituta da Vara Criminal da Comarca de Tarauacá Stephanie Moura convocou uma reunião de alinhamento com lideranças comunitárias, para que fossem discutidas as diretrizes e organizado um cronograma de ações no município.

Também o juiz Jorge Filho, titular da Vara Única de Rodrigues Alves participou das ações

Proteja, denuncie, eduque

Por meio da Diretoria de Informação Institucional do TJAC, a campanha vem sendo veiculada nos veículos de comunicação (veja mais). O vídeo também está disponível nas redes sociais: assista aqui.

“A ideia foi impactar as pessoas com histórias reais, impressas nos processos do Judiciário acreano. Então, trechos de depoimentos de crianças de vítimas de violência foram apresentadas no vídeo. As frases geram empatia e indignação, pois é possível entender a fragilidade das crianças e a importância de promover segurança em nossa sociedade”, afirmou a diretora de Informação Institucional do TJAC, Andrea Zílio.

No rádio e tv também é repetido que o silêncio tem destruído essas vidas. Portanto, “Nunca é tarde” para denunciar. Após as denúncias, a rede de proteção pode interferir no ciclo de violência e a Justiça efetivará a coibição do crime. O ato de denunciar salva vidas e todos podem fazê-lo, inclusive de forma sigilosa, pelo Disque 100.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo