Conecte-se conosco

Acre

Tá no Diário: Acre e Bolívia criam Gabinete para plano de segurança na fronteira

Publicado

em

Ponte Wilson Pinheiro, que liga as cidades Brasileia à Cobija, capital do estado de Pando/Bolívia. Foto: Alexandre Lima

Por Leônidas Badaró

A Secretaria de Segurança Pública do Acre (Sejusp) instituiu pelo Diário Oficial destas segunda-feira, 29, o Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira Internacional – GGIF – I, entre o Estado do Acre/Brasil e o Estado Plurinacional da Bolívia, com o objetivo de coordenar todas as ações de segurança transfronteiriça envolvendo os referidos países, abrangendo toda a região de fronteira do Estado do Acre com a Bolívia, em consonância com a Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras – ENAFRON.

O Gabinete é um fórum colegiado, de caráter deliberativo, consultivo e executivo, que opera por consenso, sem hierarquia, respeitando a autonomia das instituições que o compõem, devendo manter boa relação entre os Países e instituições envolvidas, buscando a integração para a melhoria da segurança e a qualidade de vida dos habitantes da faixa de fronteira.

Os objetivos principais são elaborar, implementar, coordenar e executar o Plano Estadual de Segurança Pública de Fronteiras no Estado, com a apreciação do Gabinete de Gestão Integrada Estadual – GGI-E e aprovação do Secretário de Estado de Segurança Pública, além de organizar a agenda de reuniões táticas e operacionais, inclusive participar das reuniões operacionais nas Regionais de Segurança dos respectivos municípios de fronteira, propor operações integradas dos órgãos de segurança pública do estado e articular ações com os demais órgãos estaduais, federais e municipais com a finalidade de reduzir a criminalidade e aumentar a sensação de segurança dos habitantes das áreas de fronteira, elaborar estudos e análises situacionais para subsidiar a tomada de decisão nos níveis da governança, estratégico, tático e operacional do Sistema Integrado de Segurança Pública – SISP.

Irão compor o grupo de convidados natos formados por representantes da Segurança Pública, Polícia Civil do Estado do Acre – PCAC, Polícia Militar do Estado do Acre – PMAC; Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre – CBMAC; e) Presidente do Instituto de Administração Penitenciária – IAPEN; f) Presidente do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN/AC.

Já os convidados permanentes são Superintendente Regional da Agência Brasileira de Inteligência; Representante da Polícia Rodoviária Federal; Representante do Tribunal de Justiça do Estado do Acre; Representante do Ministério Público do Estado do Acre; Representantes dos Municípios localizados na linha de fronteira do Estado; Representante da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SEMEIA; Representante do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA; Representante do Instituto de Defesa Agroflorestal do Acre – IDAF/AC; Representante da Agência Brasileira de Inteligência – ABIN; Comandante do 7º Batalhão de Engenharia e Construção e Comandante do 4º BIS; Superintendente Regional da Polícia Federal; Delegado(a) Regional da Receita Federal; Interlocutor da ENAFRON no Estado do Acre. Ministro de Governo Plurinacional da Bolívia e Comandante da Polícia Nacional de Pando – Bolívia

Comentários

Acre

Câmara de Brasiléia adquire moto para agilizar processos de entregas de documentos e oficios

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira, 30, o presidente Marquinhos Tibúrcio em nome desta Casa Legislativa, recebeu uma motocicleta modelo Honda Pop Moto 110i, Ano 2023.

A Motocicleta foi adquirida com recurso próprio por meio do Pregão N° 002/2023 e tem como finalidade, atender as necessidades da Câmara Municipal de Brasiléia.

De oportuno, a empresa ganhadora do pregão, Star Motos Ltda, doou para a Câmara Municipal de Brasiléia um capacete e um baú.

Comentários

Continue lendo

Acre

Arlenilson Cunha repudia recepção calorosa dada a Nicolás Maduro em visita a Brasília

Publicado

em

O deputado Arlenilson Cunha (PL) utilizou a tribuna durante sessão desta terça-feira (30), para repudiar a forma com que o líder venezuelano, Nicolás Maduro, foi recebido pelo presidente Lula (PT) em Brasília. O parlamentar disse que é inconcebível receber um ditador com tanta honraria.

“Venho fazer um relato sobre algo que despertou atenção do mundo inteiro, que foi a vinda do ditador tirano Nicolás maduro ao Brasil. A forma que ele foi recebido, com honras de um chefe de estado e toda pompa, é algo inaceitável”, repudiou.

Arlenilson seguiu dizendo que abordou o assunto pois não poderia deixar de se pronunciar devido a recepção calorosa dada a Nicolás Maduro. “Acredito eu que a visita se deu por possíveis acordos comerciais. Mas toda essa pompa fere a democracia, pois uma pessoa que persegue opositores, censura a imprensa e assassina manifestantes, jamais deve ser bem-vinda ao nosso país”.

Texto: Andressa Oliveira

Foto: Sérgio Vale

Comentários

Continue lendo

Acre

Operação Delere da Polícia Civil prende 16 integrantes de organização criminosa com alto nível hierárquico

Publicado

em

A Polícia Civil do estado do Acre, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas – DRACO, Delegacia de Repressão ao Narcotráfico – DENARC e Delegacia da 2ª Regional deflagraram na manhã desta terça-feira uma operação policial que cumpriu 21 mandados de prisão preventiva e 26 mandados de busca e apreensão domiciliar.

A operação policial contou com o apoio investigativo e operacional do Departamento de Polícia da Capital e do Interior – DPCI.

Esta ação coordenada visa responder às ações criminosas ocorridas em bairros do 2° Distrito da capital, especificamente os ocorridos no Bairro Cidade do Povo. Visando extirpar ações criminosas daquela localidade.

Durante a deflagração foram presos 16 integrantes de organização criminosa com alto nível hierárquico, entre eles os responsáveis pela disciplina e tidos como responsáveis pelo estado do Acre.

Foram lavrados ainda dois autos de prisão em flagrante, pelo crime de tráfico de drogas, totalizando 18 prisões. As prisões em flagrante se deram em consequência do cumprimento de mandados de busca e apreensão em locais previamente identificados como ponto de venda de droga no varejo.

Em dois locais foram apreendidas 31 pedras de crack, 03 porções de skunk e 01 pino com cocaína. Já no segundo endereço foram apreendidas 379 trouxinhas de cocaína, 105 sacos de maconha, 6 sacos médios de cocaína e ainda a quantia de quatro mil e cinquenta e um reais.

Participaram da operação policial mais de setenta policiais civis, incluindo policiais recém empossados nos cargos de delegado, agente e escrivães de polícia.

A Polícia Civil do Estado do Acre continua atenta as demandas da sociedade e está apta a respondê-las.

Comentários

Continue lendo

Em alta