Geral
Estado realiza encontro com gestores escolares sobre segurança
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) e da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) realizou, na manhã desta quarta-feira, 19, no auditório da SEE, um encontro com gestores escolares sobre a questão da segurança nas escolas.
No encontro participaram o secretário Aberson Carvalho (SEE), o secretário adjunto da SEE, professor Tião Flores, o secretário-adjunto da Sejusp, coronel Evandro Bezerra, além de representantes do Corpo de Bombeiros (CBMAC) e da Polícia Penal.

Gestores participaram de encontro com representantes da SEE e da Sejusp. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
Na oportunidade, foi distribuída uma cartilha com várias orientações sobre as medidas a serem adotadas em casos de invasão e de agressões dentro das unidades escolares. A cartilha faz parte do Programa Escola Segura.
De acordo com o secretário Aberson Carvalho, os protocolos de segurança servem de orientação não apenas aos estudantes e profissionais da Educação, mas também para a própria família. “A partir de agora vamos estar entregando essas cartilhas com as orientações”, disse.

Cartilha irá orientar gestores em caso de violência nas escolas. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
Além das ações que já foram tomadas pelo governo, como uma portaria de orientações, também será sugerida a mudança da programação de conteúdos com as temáticas relacionadas a violência e que seriam debatidas apenas no mês de setembro. “Vamos propor trabalhar as disciplinas de forma integrada com os nossos alunos agora no mês de maio”, ressaltou.
Ele destacou, ainda, a necessidade de trabalhar as várias questões ligadas à violência, como a psicológica, além da própria agressão física. “Estamos trabalhando nos protocolos essas melhorias, para garantir um ambiente harmônico. Nesse momento, o Estado está cumprindo o seu papel”, afirmou.

Aberson Carvalho: “famílias também precisam assumir responsabilidades. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
“Importante esclarecer que a família tem a sua responsabilidade, portanto os pais devem estar olhando as mochilas dos seus filhos, vistoriando os celulares. Isso faz parte da responsabilidade dos pais, que precisa ser cumprida também”, enfatizou. Na terça-feira, foi publicada portaria, com autorização de vistoria das bolsas e mochilas para tentar garantir um espaço mais seguro. A polícia está dando apoio e suporte. Temos ampliação de investimentos no Proerd, e a questão da compreensão de que o ambiente é pedagógico”, enfatizou.
Para o subsecretário de Segurança Pública (Sejusp), coronel Evandro Bezerra, o encontro trata-se de uma proposição da Sejusp em parceria com a SEE voltada ao combate e prevenção à violência nas escolas. “Tivemos algumas ocorrências que atentavam contra a comunidade escolar e a Sejusp propôs trazer à comunidade escolar orientações com a confecção de cartilhas voltadas à prevenção nas escolas”, ressaltou o subsecretário.
Comentários
Geral
Brasileia conquista Selo Ouro e alcança marca histórica em transparência pelo Radar Nacional da Transparência Pública

Por Fernando Oliveira- Secom/ Prefeitura de Brasileia
O município de Brasileia, alcançou, pela primeira vez, o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando-se como referência estadual e nacional em transparência e gestão pública responsável.
O resultado foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (04), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).
Com nota de 86,28%, Brasileia atingiu um dos níveis mais elevados.

Comentários
Geral
Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio
Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada
O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.
De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.
Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.
A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.
Comentários
Geral
PCAC prende homem de 45 anos por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul
A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas

DEMPCA efetua prisão de homem por estupro de vulnerável nesta sexta-feira em Cruzeiro do Sul. Foto: cedida
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Proteção da Criança e do Adolescente (DEMPCA), realizou mais uma prisão nesta sexta-feira, 5, em Cruzeiro do Sul, reforçando as ações de combate à violência e proteção às vítimas no município.
O detido, identificado pelas iniciais D.G.A., de 45 anos, foi preso em cumprimento de mandado decorrente de condenação por estupro de vulnerável.
A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas, duas por violência doméstica e duas por estupro de vulnerável.
“As operações refletem o comprometimento das equipes da DEMPCA e demais unidades policiais em garantir a proteção de mulheres, crianças e adolescentes, além de assegurar a responsabilização de agressores”, declarou o delegado Vinícios Almeida.
Almeida destaca que seguirá empenhada no enfrentamento firme e contínuo aos crimes que atingem grupos vulneráveis, reforçando a importância das denúncias e da atuação integrada para coibir abusos e assegurar justiça às vítimas.

Você precisa fazer login para comentar.